O fim do petróleo NÃO está perto.

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Era sério u.u
eu falei sério. só que numa escala temporal geológica.

numa perspectiva menos longinqua, acho que vão continuar poluindo tudo a torto e a direito, mesmo que isso signifique comprometer os recursos naturais nao renovaveis e tambem a saude de todos os habitantes do planeta.

ja sofremos com a perspectiva de escasses de petroleo e com o aumento cronico de problemas respiratorios nas grandes cidades, e nem por isso muda-se de fato a matriz de transportes de meios mais poluentes e menos eficazes (automoveis) para meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos).

porque quem manda é interesse economico dos empresarios. a industria automobilistica ainda é o "carro chefe" (curioso ser essa a expressao pra isso ne?)

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Windmills ftw

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


ja sofremos com a perspectiva de escasses de petroleo e com o aumento cronico de problemas respiratorios nas grandes cidades, e nem por isso muda-se de fato a matriz de transportes de meios mais poluentes e menos eficazes (automoveis) para meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos).

Isso não é em todo lugar, é? Que eu saiba na Europa isso tem mudado bastante, talvez o coltrane que foi lá recentemente saiba dizer isso melhor, ou se alguém tiver uma estatística aí(preferencial, óbvio).

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Bizet
putz, mesmo na europa, onde o negócio é melhorzinho, ainda não ta bom. ainda se usa e ainda se usará mais carro do que seria necessário para reduzir o quadro tanto de poluição como de consumo de combustivel.

e mesmo que melhore lá, tem todo o resto do mundo. enquanto na europa ta melhorando, aqui ta piorando cada vez mais. a economia vai bem, o brasileiro aumenta a renda e compra um carro. o que aumenta de uso de carro no brasil é bem mais do que o que deixa de aumentar na europa.
pense em todos os paises "emergentes", os tais dos brics.

Snakepit
Veterano
# mai/12
· votar


Qualquer coisa é melhor do que a maldição dos biocombustiveis, uma verdadeira ameaça a humanidade.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Bizet

Sim, as pessoas usam transporte público (que tem a preferência sobre o individual). Mas mesmo assim todos têm carros, e a forma de transporte de carga que mais cresce é a rodoviária (pode olhar as estatísticas).

E como o kiki falou, tem milhões de pessoas pelos Brics' que estão comprando carros ou vão comprar muito em breve

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
(a única energia renovável que eu conheço é a metabólica)

Hein?

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

sim, biocombustíveis são inviáveis pois tomariam toda a área para a produção de alimentos, além disso são altamente dependente de todo tipo de insumo petrolífero. Os moinhos de vento do Cavaleiro ou a energia solar ainda gastam mais energia na sua fabricação do que geram.

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


tambourine man
sim, biocombustíveis são inviáveis pois tomariam toda a área para a produção de alimentos,
eu sempre desconfio desse tipo de justificativa, dado o tamanho do nosso país e a quantidade de área gasta com agroexportação.
pode ate ter um fundo de verdade, mas eu acho que é mais usado como justificativa ideológica da nossa "vocação agricola" colonial.

além disso são altamente dependente de todo tipo de insumo petrolífero. Os moinhos de vento do Cavaleiro ou a energia solar ainda gastam mais energia na sua fabricação do que geram.
é sempre interessante pensar em toda a cadeia produtiva.
um daquele3s cataventos de energia deve realmente ser bem caro de produzir, o negocio é complexo como um aviao!

pra quem tiver interesse
meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos).
Custos da Mobilidade
http://portal1.antp.net/site/simob/Lists/csts_1003/rlt1.aspx

estudo da ANTP sobre o custo relativo dos modos de transporte.
vale olhar pelo menos o primeiro grafico com atenção.

como é nacional, pega só auto, moto e onibus, pois nao tem trem e muito menos metro por todo o pais. mas dá uma boa noção.
garanto que metro rende ainda mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O fim do petróleo NÃO está perto.