Autor |
Mensagem |
kiki Moderador |
# mai/12
· votar
Die Kunst der Fuge Era sério u.u eu falei sério. só que numa escala temporal geológica.
numa perspectiva menos longinqua, acho que vão continuar poluindo tudo a torto e a direito, mesmo que isso signifique comprometer os recursos naturais nao renovaveis e tambem a saude de todos os habitantes do planeta.
ja sofremos com a perspectiva de escasses de petroleo e com o aumento cronico de problemas respiratorios nas grandes cidades, e nem por isso muda-se de fato a matriz de transportes de meios mais poluentes e menos eficazes (automoveis) para meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos).
porque quem manda é interesse economico dos empresarios. a industria automobilistica ainda é o "carro chefe" (curioso ser essa a expressao pra isso ne?)
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/12
· votar
Windmills ftw
|
Bizet Veterano |
# mai/12
· votar
ja sofremos com a perspectiva de escasses de petroleo e com o aumento cronico de problemas respiratorios nas grandes cidades, e nem por isso muda-se de fato a matriz de transportes de meios mais poluentes e menos eficazes (automoveis) para meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos).
Isso não é em todo lugar, é? Que eu saiba na Europa isso tem mudado bastante, talvez o coltrane que foi lá recentemente saiba dizer isso melhor, ou se alguém tiver uma estatística aí(preferencial, óbvio).
|
kiki Moderador |
# mai/12
· votar
Bizet putz, mesmo na europa, onde o negócio é melhorzinho, ainda não ta bom. ainda se usa e ainda se usará mais carro do que seria necessário para reduzir o quadro tanto de poluição como de consumo de combustivel.
e mesmo que melhore lá, tem todo o resto do mundo. enquanto na europa ta melhorando, aqui ta piorando cada vez mais. a economia vai bem, o brasileiro aumenta a renda e compra um carro. o que aumenta de uso de carro no brasil é bem mais do que o que deixa de aumentar na europa. pense em todos os paises "emergentes", os tais dos brics.
|
Snakepit Veterano |
# mai/12
· votar
Qualquer coisa é melhor do que a maldição dos biocombustiveis, uma verdadeira ameaça a humanidade.
|
tambourine man Veterano |
# mai/12
· votar
Bizet
Sim, as pessoas usam transporte público (que tem a preferência sobre o individual). Mas mesmo assim todos têm carros, e a forma de transporte de carga que mais cresce é a rodoviária (pode olhar as estatísticas).
E como o kiki falou, tem milhões de pessoas pelos Brics' que estão comprando carros ou vão comprar muito em breve
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mai/12
· votar
tambourine man (a única energia renovável que eu conheço é a metabólica)
Hein?
|
tambourine man Veterano |
# mai/12
· votar
Die Kunst der Fuge
sim, biocombustíveis são inviáveis pois tomariam toda a área para a produção de alimentos, além disso são altamente dependente de todo tipo de insumo petrolífero. Os moinhos de vento do Cavaleiro ou a energia solar ainda gastam mais energia na sua fabricação do que geram.
|
kiki Moderador |
# mai/12
· votar
tambourine man sim, biocombustíveis são inviáveis pois tomariam toda a área para a produção de alimentos, eu sempre desconfio desse tipo de justificativa, dado o tamanho do nosso país e a quantidade de área gasta com agroexportação. pode ate ter um fundo de verdade, mas eu acho que é mais usado como justificativa ideológica da nossa "vocação agricola" colonial.
além disso são altamente dependente de todo tipo de insumo petrolífero. Os moinhos de vento do Cavaleiro ou a energia solar ainda gastam mais energia na sua fabricação do que geram. é sempre interessante pensar em toda a cadeia produtiva. um daquele3s cataventos de energia deve realmente ser bem caro de produzir, o negocio é complexo como um aviao!
pra quem tiver interesse meios mais eficientes energeticamente e menos poluentes (transporte coletivo, preferivelmente de alta capacidade, e eletricos). Custos da Mobilidade http://portal1.antp.net/site/simob/Lists/csts_1003/rlt1.aspx
estudo da ANTP sobre o custo relativo dos modos de transporte. vale olhar pelo menos o primeiro grafico com atenção.
como é nacional, pega só auto, moto e onibus, pois nao tem trem e muito menos metro por todo o pais. mas dá uma boa noção. garanto que metro rende ainda mais.
|