Superqualificação - Max Gehringer

Autor Mensagem
DrZaius
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Mas eu não discordei deste ponto, talvez só seja um pouco complicado generalizar. A minha mãe é funcionária pública, médica de hospital de oncologia

Quando se fala em funcionalismo público, provavelmente ninguém tem em mente as profissões que existiriam independentemente do estado ter assumido seu controle, mas sim dos verdadeiros burocratas.

Benva
Veterano
# abr/12 · Editado por: Benva
· votar


tambourine man
Isso ocorre muito porque o RH virou uma entidade à parte, sendo que eles nem sabem como funcionam as diversas funções. Aí pedem um monte de coisa genérica só para garantir que o caboclo seja no mínimo alfabetizado

Coisa que já vi acontecer em empresa:

Pedirem pessoa graduada (inglês e pós como diferencial) para, pasme, fechar envelopes.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Lucas Borlini
Pra uma pessoa que está entrando no mercado, com todas as barreiras e dificuldades de se arrumar um bom emprego hoje em dia, ou pra uma pessoa velha, que está fora da faixa etária do mercado e não consegue ser contratada nem a pau, passar num concurso público é uma maravilha.
Pode ser, eu falo por mim mesma, não consigo quieta rsrs e a minha função já está saturando. Estou louca pra mudar de cargo, aprender coisas novas e tals. Mas o que vc falou aí é bem válido.

Cavaleiro
Mas eu não discordei deste ponto, talvez só seja um pouco complicado generalizar. A minha mãe é funcionária pública, médica de hospital de oncologia, poucas pessoas trabalham tanto e com tal afinco e se atualizam de tal forma, as pessoas do mercado de trabalho em geral (mainstream) também são bastante acomodadas.
Acho que estou acostumada a associar funcionário público = repartição pública, coisa de escritório.. Não considerei profissionais da saúde, professores...

No sentido de que como casal, eu vou ter a certeza do salário dela no fim do mês, então posso empreender com uma certa segurança.
Ah blz, isso é verdade!

Tudo bem, mas a dinâmica do mercado não é necessariamente a dinâmica do profissional do mercado. Há uma tendência de que no mercado privado a pessoa sempre busque aprimorar-se mas normalmente não é isto que acontece, principalmente no Brasil.
Pois é, assim como tem func público que se aprimora, tem func privado que se acomoda. Aqui no meu setor tem uma que tá há 4 anos na mesma função, eu tô há um e meio, quase surtando, doida pra trocar rsrsrs

Outra questão é que salário não motiva, ele é fator higiênico, se você tem um salário alto você não se sente motivado, simplesmente adequa sua vida a ele, agora se tem um salário baixo sente-se desmotivado. Por isto que o plano de cargos e salários funciona bem, a busca pelo crescimento profissional é motivadora, mas não o salário ao longo do tempo depois de alcançado.
Questão de salário é complicada. Pessoalmente não é o fator mais importante, mas é importante. Na teoria, o salário baixo deveria te motivar a buscar um maior, subir na hierarquia, assumir mais responsabilidade, mas como sabemos, tem gente que acha que 1.000 tá ótimo e fica por isso mesmo.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Benva
Pedirem pessoa graduada (inglês e pós como diferencial) para, pasme, fechar envelopes.
Aí vc vê o que é a necessidade: uma pá de gente se candidata.
=/

jimmy vandrake
Veterano
# abr/12
· votar


Fora o fato que as empresas pedem curso superior completo, o que deve custar em torno de R$45.000,00 para o candidato, ou algo em torno de R$1.100,00 por mês e oferecem salários inferiores ao investimentos. Isto que não estou falando em medicina entre outros cursos onde a formação completa chega a R$600.000,00.

Lucas Borlini
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari
Pode ser, eu falo por mim mesma, não consigo quieta rsrs e a minha função já está saturando. Estou louca pra mudar de cargo, aprender coisas novas e tals. Mas o que vc falou aí é bem válido.


Você é que nem a minha irmã.
Minha irmã é advogada e quando eu falei pra ela tentar concurso pra Juíza ela disse coisa semelhante ao que você disse aí. Ela falou que gosta da adrenalina e correria do dia-a-dia e das audiências e tal, que se sente mal quando fica parada no escritório.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Lucas Borlini
Pois é, tem gente que gosta da adrenalina mesmo.
Dias movimentadíssimos que vc acha que não vai conseguir fazer tudo, mas no final consegue >

Tem gente que gosta de ficar na boa, faz suas tarefas, mas não quer muita responsabilidade.

E tem gente que trabalha a força, faz tudo aos empurrões, se contenta com o pouco e ganha e acha que os outros conseguem as coisas pq tem sorte.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


DrZaius

Indeedão

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original