Crianças com menos de 6 anos no ensino fundamntal

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# abr/12


Você acha que pode? Tem maturidade?

MEC vai recorrer de decisão que libera matrícula de menores de seis anos no Ensino Fundamental


O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), da decisão da Justiça Federal em Pernambuco que permitiu a matrícula de crianças com menos de seis anos no ensino fundamental. O pedido tinha sido feito pelo Ministério Público Federal no estado e a decisão foi estendida esta semana às redes de ensino de todo o país.

Em resolução aprovada em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu que apenas crianças que completassem 6 anos de idade até 31 de março do ano em curso poderiam ser matriculadas no 1° ano do ensino do ensino fundamental. Os alunos que completassem 6 anos a partir de abril deveriam ser matriculados na pré-escola.

A decisão da Justiça Federal suspende a resolução do CNE e garante a matrícula dos menores de 6 anos desde que seja comprovado, por meio de avaliação pedagógica, a capacidade intelectual do aluno. Esse teste deverá ser aplicado pela própria escola.

O MEC informou que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC) sobre o mesmo assunto, impetrada em 2007 pelo governo de Mato Grosso do Sul. O argumento é que a decisão do STF poderá prejudicar a decisão da Justiça Federal em Pernambuco.

O objetivo da resolução do CNE era organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, já que, até então, cada rede de ensino fixava uma regra própria. O colegiado defendia, à época, que a criança poderia ser prejudicada ao ingressar precocemente no ensino fundamental sem o desenvolvimento intelectual e social necessário à etapa. As decisões do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação geral para os sistemas públicos e privados de ensino.

A sentença da Justiça Federal determina que a União deverá informar as secretarias de Educação sobre a mudança no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. No caso de descumprimento da decisão, a multa diária sobe para R$ 100 mil e, ainda, há previsão de multa de R$ 30 mil caso seja expedido 'qualquer ato normativo contrário à determinação judicial'.

Para o MPF, as regras do conselho ferem o princípio constitucional da isonomia porque não consideram as peculiaridades de cada criança, que devem ser analisadas de forma individual.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/04/mec-vai-recorr er-de-decisao-que-libera-matricula-de-menores-de-seis-anos-no-ensino-f undamental-3733777.html

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/12
· votar


maturidade é segregar pessoas baseados em quanto tempo estas estão vivas.

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


Pior pra elas.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


One More Red Nightmare

maturidade é segregar pessoas baseados em quanto tempo estas estão vivas.

Pois seria esta a questão. Idade não diz tudo. Mas é difícill definir através de uma avaliação pedagógica apenas.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Tem criança com 7 que não aguenta o tranco, imagina com 5. Mas depende da criança.

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


snowwhite

O 1o ano do ensino fundamental equivale ao antigo "jardim 3" - o ensino fundamental agora tem 9 anos, com o 9o ano equivalendo à minha 8a série do 1o grau.

Dito isso, como eu faço aniversário na 2a metade de Dezembro, tive 5 anos de idade durante toda a duração do jardim 3. Não tive problema algum por causa disso. Pelo contrário, como aprendi a ler com 4 anos, cheguei à 1a série (atual 2o ano) já alfabetizado. Pela regra do CNE, eu não poderia ter feito a 1a série sem completar 7 anos até Março.

Gansinho
Veterano
# abr/12
· votar


Quando eu tava no pré-2 com 5 anos, eu mostrei um avanço educacional acima dos outros alunos (minha mãe era professora primária e me ensinava algumas coisas, além de eu ter uma facilidade pra aprender). Aí quando eu ia pro pré-3, queriam me passar direto pra primeira série. Eu iria pra primeira série com 5 anos. Minha mãe não deixou porque não queria que perdesse 1 ano da minha infância ali, brincando no parquinho com as crianças da minha idade e tal.

Não sei se é certo ou errado, sei lá. Eu preferia ter sido adiantado.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

O 1o ano do ensino fundamental equivale ao antigo "jardim 3" - o ensino fundamental agora tem 9 anos, com o 9o ano equivalendo à minha 8a série do 1o grau.

É esqueci deste detalhe.


Dito isso, como eu faço aniversário na 2a metade de Dezembro, tive 5 anos de idade durante toda a duração do jardim 3. Não tive problema algum por causa disso. Pelo contrário, como aprendi a ler com 4 anos, cheguei à 1a série (atual 2o ano) já alfabetizado. Pela regra do CNE, eu não poderia ter feito a 1a série sem completar 7 anos até Março.

Eu entendo. Mas tipo assim: geralmente o espaço físico do ensino fundamental é separado do espaço do Jardim. São mundos diferentes e algumas crianças sentem a passagem pro 'colegião', junto com "os grandes". A cobrança emocional é maior nesta convivência. E tem outra coisa: nem toda criança faz pré -escola. Algumas chegam cruas no primeiro ano. 5 anos não seria um pouco cedo para enfrentar este ambiente?

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Gansinho

Minha mãe não deixou porque não queria que perdesse 1 ano da minha infância ali, brincando no parquinho com as crianças da minha idade e tal.

Pois é, é disto que estou falando. São ambientes diferentes.

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Dito isso, como eu faço aniversário na 2a metade de Dezembro, tive 5 anos de idade durante toda a duração do jardim 3. Não tive problema algum por causa disso. Pelo contrário, como aprendi a ler com 4 anos, cheguei à 1a série (atual 2o ano) já alfabetizado. Pela regra do CNE, eu não poderia ter feito a 1a série sem completar 7 anos até Março.


Igualzinho eu, faço aniversario 27 de dezembro rsrsrs
Fiz o 1º ano inteiro com 6 anos e sempre fui o mais novo da sala. Sem contar o aniversario que ninguém lembra por ser perto do Natal ahsuahsuahs

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
E tem outra coisa: nem toda criança faz pré -escola.

Mas o 1o ano ao qual a norma se refere *É* o antigo jardim 3. Não sei qual é a grande diferença. Na verdade, eu fiz o jardim 3 (lembrando sempre que é equivalente ao atual 1o ano) em uma escolinha bem melhor do que aquela na qual eu estudei da 1a à 5a série. Tinha aula de inglês - que foi útil depois - já estava alfabetizado, já sabia fazer algumas contas, entendia a lógica por trás da tabuada. Isso quer dizer que a minha 1a série é que foi um ano quase perdido - e eu fiz ela com 6 anos de idade, o que, pela norma atual não seria permitido.

Essa coisa de idade - para entrar na escola, para dirigir, para votar, para ser preso - sempre é arbitrária, e tem mais a ver com a impossibilidade de se analisar cada caso isoladamente do que com uma medida objetiva de maturidade. Por isso, acho muito estranho afirmar que "aos 5 anos" isso ou "aos 6 anos" aquilo. Este é um dos problemas do ensino massificado no estilo "linha de produção": precisa-se de um critério para separar as turmas, e a idade funciona mais ou menos bem. Mas nunca podemos esquecer que este critério está longe de ser absoluto.

Gansinho

Você lembrou que o atual 1o ano é o nosso velho prezinho?

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


d.u.n.h.a.

Heheh, eu sei bem como é. Só deixei de ser o caçula da turma na faculdade, porque tinha uma menina 1 dia mais nova que eu. E sim, eu sei bem como é ganhar um presente de natalaniversário. E como é não poder convitar toda a turma da escola para a festinha (porque todo mundo está de férias, ehhe).

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

sempre é arbitrária, e tem mais a ver com a impossibilidade de se analisar cada caso isoladamente do que com uma medida objetiva de maturidade.

É. De fato.

Gansinho
Veterano
# abr/12
· votar


Bog
Você lembrou que o atual 1o ano é o nosso velho prezinho?

Então o ensino fundamental hoje seria o pré-3 de antigamente?
Então não poderia ir pra 1ª série atual com 5 anos?
Nossa, que tosco.
Eu quase fui pro que seria a 2ª série de hoje com 5 anos.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


Gansinho
Então o ensino fundamental hoje seria o pré-3 de antigamente?

Sim, o primeiro ano atual é equivalente ao antigo "jardim 3".

Então não poderia ir pra 1ª série atual com 5 anos?

Não. É exatamente este o motivo da discórdia. Pela regra atual, eu também não poderia ter entrado na 1a série - atual 2o ano - com 6 anos, e todo o resto da minha educação formal teria sido atrasado em 1 ano.

DrZaius
Veterano
# abr/12
· votar


Nos EUA, se aparece um gênio, ele vai com 14 anos pra faculdade de física.
No Brasil, o governo ri da cara dele e o obriga a ficar assistindo aula de comunossociologia com um bando de gangueiros.

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


DrZaius

O ensino regular brasileiro não está preparado para alunos superdotados. A idéia (não sei de quem foi...) é colocar todo mundo no mesmo balaio. Se tiver um aluno com síndrome de Down e outro com QI 150, os dois vão ter que ir no mesmo passo. Separar os dois não é bonito, porque é "segregar". Não sei, mas creio que é a nossa tadinhodelecoitadinhocracia em ação. Tudo pelo mais tadinhodelecoitadinho.

Eu conheci um cara superdotado, de verdade. O sujeito aprendeu a ler sozinho, só peguntando para a mãe o que estava escrito aqui e ali. Na faculdade, provava teoremas cabeludos em questão de segundos. Mas ficou a vida inteira no ensino regular. Ninguém soube tirar proveito da habilidade fora do comum do cara, nem no ensino superior. Ele chegou a ser mandado embora de um estágio porque estava jogando joguinhos durante o treinamento (mas tudo o que estava sendo ensinado era para ele de uma obviedade entediante). No fim das contas, ele foi nivelado - por baixo.

Acho que se em vez de matemática e lógica o talento dele fosse para futebol, teria sido melhor aproveitado.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


comunossociologia
tadinhodelecoitadinhocracia

LOL

jbn1
Veterano
# abr/12
· votar


Você acha que pode? Tem maturidade?

Eu acho q pode, pode não ter maturidade mais e dai
eu entrei com seis anos, não fiz jardim
mesmo assim não fiquei atrasada, Aprendi como todos
sem contar (já contando) q fiquei dois meses afastada da escola.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/12
· votar


Isso quer dizer que a minha 1a série é que foi um ano quase perdid

Eu tive quase o mesmo problema, só me deixaram entrar na primeira série com 7 anos completos (sendo que eu faço aniversário em dezembro), eu já tinha me auto-alfabetizado, a professora tentou me empurrar pra série posterior, mas a diretora disse que não podia, porque era regra e não sei o que. Tudo extremamente mal pensado.

Lìív
Veterano
# abr/12
· votar


Quando eu tava no pré-2 com 5 anos, eu mostrei um avanço educacional acima dos outros alunos Aí quando eu ia pro pré-3, queriam me passar direto pra primeira série. Eu iria pra primeira série com 5 anos.

Nenhuma escola me aceitou na época, ainda mais por fazer aniversário somente em outubro.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/12
· votar


todo mundo era prodígio, né? to ligads

Lìív
Veterano
# abr/12
· votar


One More Red Nightmare
Acho que o normal mesmo é uma criança aos cinco anos já ter aprendido a ler e tudo mais, as pessoas que postaram aqui estão dentro do "padrão" por assim dizer...
Deveria ser liberado que crianças com mais facilidade entrassem na escola antes.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


Eu tive quase o mesmo problema, só me deixaram entrar na primeira série com 7 anos completos (sendo que eu faço aniversário em dezembro), eu já tinha me auto-alfabetizado, a professora tentou me empurrar pra série posterior, mas a diretora disse que não podia, porque era regra e não sei o que. Tudo extremamente mal pensado.

aí o Teru pulou a adolescência e a adultidade e foi logo para a terceira idade

Bog
Veterano
# abr/12 · Editado por: Bog
· votar


One More Red Nightmare
todo mundo era prodígio, né?

Não. E isso torna a regra ainda mais questionável.

mvrasseli
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Se resolverem dar prova pra todo mundo que entra no ensino fundamental eu diria que muita gente que tá saindo do segundo grau não passaria nessa porr....digo, prova. Ia todo mundo puxar carroça mesmo :-P

mvrasseli
Veterano
# abr/12
· votar


Agora sem brincadeira, gostei dessa lei!

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


mvrasseli
gostei dessa le

Por que?

mvrasseli
Veterano
# abr/12
· votar


porque ela vai nivelar melhor as turmas do ensino fundamental.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


mvrasseli

E você tem indícios que sustentem esta hipótese? Pergunto porque aqui mesmo temos exemplos de não-gênios, não-prodígios que ingressaram de formas que não seriam permitidas pela nova regra, e que não tiveram problemas por isso.

Existem números que mostrem que crianças que completam 6 anos de idade após Março possuem desempenho inferior àquelas que completam 6 anos até Março, quando cursam o 1o ano (antigo "Jardim 3") do ensino fundamental? É possível generalizar com base em um critério arbitrário como a idade?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crianças com menos de 6 anos no ensino fundamntal