Conselho Geral do OT - E não volte aqui sem minha cerveja e uma porção de bacon o/

Autor Mensagem
john s mill
Membro
# set/13
· votar


gostei da gestão de escopo do go horse:

Os burocratas do PMI inventaram um monte de baboseiras para gerir o escopo do projeto… WBS, declaração do escopo, blá, blá, blá…

O Go Horse não perde tempo com asneiras como essas, pois se preocupa com o fundamental: ganhar a conta do cliente.

Não adianta perder tempo com previsões e futurologia… tem que dizer para o cliente que tudo o que ele quer vai ser entregue no prazo que ele deseja – só assim se ganha a conta. Depois, se dá um jeito pra fazer tudo – basta jogar a bomba no colo da equipe do projeto.

O gerente de projetos Go Horse deve submeter a sua equipe a um estado permanente de terror, de modo que a mesma trabalhe horas extras para cumprir o escopo, não apenas sem reclamar, mas pensando que não faz nada além da obrigação.

Às vésperas da entrega do projeto, após várias madrugadas de trabalho (por parte da equipe, não do gerente, claro), entrega-se o escopo completo, mas nas coxas. Enquanto o cliente testa, o time segue corrigindo os erros que sabe que existem. Perda de tempo zero, sucesso total.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


john s mill

tenqui u

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


hahaha quero ser um gerente go horse

john s mill
Membro
# set/13
· votar


Mary Lennox

a maior parte dos gerentes é go horse. só virar gerente e seguir o fluxo.

FláviaTaline
Veterano
# set/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Tira um cochilo aí. \o

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


john s mill

hahaha adorei esse nome

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


john s mill

huahuahua muito foda esse go horse pm

john s mill
Membro
# set/13
· votar


st.efferding

sim, hahahaah, o de gestão de RH mesmo é o que eu mais vejo acontecer na prática:

O processo burocrático do PMI para gestão dos recursos humanos vai desde criar uma matriz de responsabilidades para o projeto, passando pelo recrutamento de profissionais que preencham as vagas requeridas, até o treinamento dos membros da equipe para que estejam aptos a exercer as suas tarefas.

Tudo isso é muito bonito, mas só funciona na teoria, em um mundo de fantasias. Em Neverland, talvez.

O Go Horse não perde tempo com esse monte de bobagens, pois, ao contrário do PMI, parte das premissas corretas:

- As pessoas são podres: em uma estrutura matricial, gerentes funcionais não liberam os seus recursos mais valiosos para projetos que não digam respeito a (apenas) suas respectivas áreas. Isso porque a preocupação de gerentes funcionais é mostrar resultado aos seus superiores a fim de serem promovidos um dia.

- Diretores executivos não liberam verba a rodo para treinamento: isso impactaria no bônus anual recebido por eles, e comprometeria o valor das diárias das suas viagens de negócios a Las Vegas.

Para o recrutamento de pessoal para um projeto, o Go Horse prega a utilização de apenas uma ferramenta: o sponsor poderoso. O gerente de projetos deve ter costas quentes para que seja apoiado no processo de recrutamento.

Além disso, as posições devem ser preenchidas apenas de acordo com a disponibilidade das pessoas. Fazer um estudo das competências de cada profissional, como sugere o PMI, é pura perda de tempo – um tempo precioso que poderia estar sendo dedicado ao trabalho de verdade.

O PMI diz que a equipe do projeto deve ser desenvolvida e treinada. O Go Horse diz: BULLSHIT! Treinamentos são caros e demandam tempo. Tem que tocar o barco e ir fazendo o trabalho! Se um membro da equipe não possui o conhecimento necessário para a execução das tarefas que lhe serão atribuídas, ele que se vire para estudar e aprender. Como o horário de trabalho deve ser usado para trabalho de verdade, esse aprendizado deve ser realizado FORA do horário. Horas extras que nunca serão pagas, ou seja, a empresa não será onerada. O estado de terror em que o funcionário se encontra não apenas faz com que ele não cobre as horas extras com o auto-estudo, como o faz sentir-se culpado pela sua ignorância.

Está provado: Go Horse é muito mais rápido, efetivo e barato!

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


FláviaTaline
Tira um cochilo aí. \o
Nossa, nem dá, eu to no trampo. :\

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


john s mill

Go Horse é um way of life pra 99,9% da população mundial, I believe

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


john s mill
Vai CAVALO!!!
huhauahuah
Esse comentario ficou meio bicha...

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


Go Horse é um way of life pra 99,9% da população mundial, I believe

Sad, but true. E eu faço parte of that larg percentage

brunohardrocker
Veterano
# set/13
· votar


Go Horse é um way of life pra 99,9% da população mundial, I believe

Sad, but true. E eu faço parte of that larg percentage

Daqui a pouco o Excellion loga porque achou a conversa interessante.

john s mill
Membro
# set/13
· votar


st.efferding

é foda, mesmo certificando os produtos em CMMI, tendo pessoal de projetos com PMP, MBA e tudo mais e com vontade de fazer diferente, muitas das coisas acabam caindo em go horse por causa da pressão externa.

questão de cultura organizacional das pessoas que mandam, não dá pra simplesmente pedir pra alta diretoria fazer uma solicitação de mudança pra incluir no escopo um contrato de milhões e realizar todo planejamento antes da execução.

aí cai no ciclo vicioso que para resolver esse problema busca tornar o processo mais "ágil". SCRUM é bom e funciona, mas para empresas pequenas e com um bom recrutamento e seleção porque só funciona se todas as pessoas de todas as equipes são maduras/organizadas o suficiente e estão no mesmo barco.

e é difícil algum acionista delegar o controle para as equipes, por isto que gestão acaba tornando-se cargo de confiança.

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


john s mill

Não existe alguma metodologia para gestão de projetos implementada em médias empresas que consiga manter alguma agilidade se comparada às práticas mais usuais (e aqui destaco intencionalmente as mais demoradas ou pouco eficientes)?

Imagino que grandes empresas façam grandes projetos, ou uma grande quantidade de pequenos a médios projetos (medida qualitativa - pequeno, médio e grande, pois não tenho porralguma de experiência nessa visualização do tamanho de um projeto), aí uma subdivisão do staff, gerando equipes menores e mais adequadas provavelmente resultariam em projetos mais rápidos, imagino... como é feita a gestão de RH (especificamente a escolha da equipe para o projeto) nesses casos?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/13
· votar


The Crazy Horse

/salvando o conselho

john s mill
Membro
# set/13
· votar


st.efferding

bom, PMI não produz metodologia, apenas melhores (ou boas) práticas, a partir delas você constrói uma metodologia para sua empresa.

as metodologias propriamente ditas (que dizem como as coisas devem ser feitas) mais aceitas hoje são as ágeis e as de alto nível de controle: hoje em dia, na prática, SCRUM e Prince2, respectivamente.

Prince2 acaba burocratizando o processo por ter muitos marcos de controle, no fim de cada fase você replaneja tudo de acordo com a realidade alcançada x planejamento realizado.

É difícil ficar construindo metodologia porque são muitos os contextos empresariais (tamanho, setor, matriz hierárquica, cultura organizacional, layout de produção e etc), por isso o PMI não se meteu a tentar fazer isto e acho o melhor caminho, o ideal é que a própria organização monte uma metodologia com base naquilo que faz sentido para a sua realidade, não é um trabalho fácil, mas vale a pena.

E o melhor é que quando você não está adotando uma metodologia de mercado, você consegue realizar alterações com maior facilidade (tenta alterar alguma coisa que tá escrito no SCRUM e você terá muitos desenvolvedores raivosos) e melhorar o processo para que se encaixe naquilo que você precisa. É aquela máxima: a burocracia só é necessária se vale a pena realizá-la, confrontando o custo de fazê-la com os benefícios adquiridos, controle por controle é inútil.

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


john s mill

legal, valeu por compartilhar a experiência =D

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/13
· votar


itt: Cavaleiro sendo o Cavaleiro.

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


Die Kunst der Fuge

puxa um banco, pegue uma cerveja e entre na rodinha o/

john s mill
Membro
# set/13
· votar


st.efferding

por nada dude, morrendo muito no 5/3/1?

Die Kunst der Fuge

é, já fazia um tempo que não era o Cavaleiro :D

maior preguiça

como que estão as coisas?

st.efferding
Membro
# set/13
· votar


john s mill

Tá tranquilo essa semana, interessante é que estou tendo dores pós treino mesmo com poucas séries e treinos de 50 min no máximo

brunohardrocker
Veterano
# set/13
· votar


friend zone return o/

bom dia

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


Eae

john s mill
Membro
# set/13
· votar


st.efferding

85% RM?

brunohardrocker
Mary Lennox

bom dia :D

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


john s mill

Bom dia!

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


Nossa, acho que eu nunca senti uma dor de cabeça tão forte na minha vida.

brunohardrocker
Veterano
# set/13
· votar


Mary Lennox
john s mill

e ae povo!

chegou meu note o/

john s mill
Membro
# set/13
· votar


Mary Lennox
brunohardrocker

como estão?

john s mill
Membro
# set/13
· votar


brunohardrocker

\o/

já aproveita e compra GTA 5

e dê adeus a sua vida

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselho Geral do OT - E não volte aqui sem minha cerveja e uma porção de bacon o/