Sobre não querer ou não estar nem aí para um mundo melhor

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/12


Qual a sua opinião sobre este tipo de pensamento?

Pensar que estamos aqui, nesse asteroide, e salve-se quem puder. E que se o mundo estiver melhorando ou piorando pouco importa, apenas atribuir isso a sorte.

Cogitar desacreditar na liberdade e em todos os anseios sobressalientes que surgiram simplesmente porque existe o tempo, ele progride o nosso maldito cérebro raciocina. Os animais, eles não anseiam por nada. Apenas nascem, crescem, se reproduzem e morrem.
E se você fosse assim também?

Isso não é o que eu defendo, apenas to cutucando nisso pra ver o que acontece.

Critiquem.

Tmusic
Veterano
# abr/12
· votar


Eu já perdi as esperanças de um mundo melhor, pois isso não deende só de mim, e é dificil mobilizar alguns bilhões de pessoas para que alguma coisa boa seja feita.

Muita coisa bonita é falada, mas isso é na teoria. Na prática, poucos são os que fazem alguma coisa boa pelo planeta.

Eu simplesmente faço a minha parte de não piorar o que já está muito ruim. A esta altura do campeonato é dificil tentar melhorar alguma coisa.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Lembra a linha oriental (acho que budista) de desapego, no sentido de que se você não criar objetivos ou desejos materiais, não irá se frustar, porque a felicidade reside na ausência da tristeza, pois quando você tem um objetivo e é concluído, você tem uma felicidade efêmera que é substituído por outro objetivo, seguido de várias frustrações até alcançar a felicidade efêmera ciclicamente até sua morte.

Por isto o desapego material.

Não serve muito pra mim.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Estou só esperando a morte, a única certeza que temos.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

E a de que pensamos, logo existimos hahah

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/12
· votar


A questão é: não há o que se fazer. Não depende de mim.

Então eu vivo a minha vida da maneira que acho melhor e faço a minha parte em não piorar o que já está ruim.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
E a de que pensamos, logo existimos hahah

Há controvérsias. hehe
Talvez nossa sensação de que pensamos seja apenas a captaçãode um pensamento externo a nós. Talvez sejamos apenas uma maldita antena com muitas interferências. Talvez uma parte do nosso inconciente e nossos sonhos estejam fora de nós, por isto não temos controle sobre eles.

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


só farei algo quando aqueles comunistas da prefeitura quiserem fazer uma estação de metro em perdizes.

nem pensem em trazer gente diferenciada para o meu bastião da moral e ética.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/12
· votar


Talvez sejamos apenas uma maldita antena com muitas interferências.
Alguns com mais interferências que outros.

hahaha

-Dan
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Talvez sejamos apenas uma maldita antena com muitas interferências. Talvez uma parte do nosso inconciente e nossos sonhos estejam fora de nós, por isto não temos controle sobre eles.


Talvez isso seja uma manifestação divina superior.... hehe

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


François Quesnay
perdizes.

Já morei lá. Tinha que ir até a Barra Funda. isto faz mais de 20 anos.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/12
· votar


Talvez isso seja uma manifestação divina superior.... hehe

E lá vamos nós...

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


Já tentei mudar o mundo.

Consegui mudar a cama de lugar no meu quarto.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Assim como pode ser a morte.

Quando descartes cunhou a frase no Discurso do método foi na verdade para uma outra conclusão no capítulo seguinte.

O pensamento dele era que como estava escrevendo sobre um método e isto exigia uma criação, o método não se auto-criaria, precisaria de um criador e este criador tem que pensar (que é a matéria prima da criação), se ele estava criando é porque ele pensava. Se ele pensava e podia criar, ele existia.

Ele usou esta lógica depois para tentar comprovar a existência de Deus racionalmente.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


KaTy
-Dan
Talvez isso seja uma manifestação divina superior.... hehe

Ou inferior.

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


Já morei lá. Tinha que ir até a Barra Funda. isto faz mais de 20 anos.

como bom bairro conservador da moral e da ética, não muda.

ir até a barra funda continua sendo um incômodo necessário em prol de manter o bom nível no local.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Se isso influenciou os Japoneses de 1950 pra cá, de alguma forma é muito estranho.

Mas eu não me refiro a um desapego material. Na verdade seria uma apatia. Pensar tudo o que acontece é apenas realidade e não fugir disso, não depositar ideais de justiça, pensar que a liberdade de um certo nível em diante é apenas poesia... acho que um pouco disso, eu tenho.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Ele usou esta lógica depois para tentar comprovar a existência de Deus racionalmente.
E a que conclusão ele chegou?

Cavaleiro
Veterano
# abr/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


snowwhite

De que Deus existiria pelo mesmo processo, sendo o humano a "entidade criada"

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker
Na verdade seria uma apatia. Pensar tudo o que acontece é apenas realidade e não fugir disso, não depositar ideais de justiça, pensar que a liberdade de um certo nível em diante é apenas poesia...

É mais ou menos por aí. Lutar contra isto é para os que tem a fantasia de que utopias são viáveis.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
De que Deus existiria pelo mesmo processo, sendo o humano a "entidade criada"

Pobre Descartes.Por isto que eu leio tão pouco estes caras. Porque da minha reles condição de mortal e limitada, ainda acho que eles eram um tanto ou quanto ingênuos.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Estou só esperando a morte, a única certeza que temos.

Desafiarei a morte sendo cobaia da nanotecnologia:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/217955/

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Natural, por ter vivido há alguns séculos atrás.

Mas é interessante ler os filósofos antigos para ver como se deu a construção do conhecimento estruturado ao longo do tempo.

Tem coisas que se perderam no meio do caminho, uma coisa eu concordo com o Coltrane no reducionismo da lógica, o processo de validação do conhecimento tornou-se também o proponente e o filtro. E olha que isto é de Aristoteles.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Natural, por ter vivido há alguns séculos atrás.

Eu achava que a lógica, a inteligência e a percepção do óbvio eram atemporais. Mas pelo jeito o homem se deixa levar por falácias o tempo todo.

Tem coisas que se perderam no meio do caminho, uma coisa eu concordo com o Coltrane no reducionismo da lógica, o processo de validação do conhecimento tornou-se também o proponente e o filtro. E olha que isto é de Aristoteles.

Sem dúvida.

-Dan
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Eu achava que a lógica, a inteligência e a percepção do óbvio eram atemporais. Mas pelo jeito o homem se deixa levar por falácias o tempo todo.


Nunca foi. O óbvio muda constantemente. Até o que vc acha que é óbvio com unhas e dentes hoje, pode vir a não ser em outros tempos.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


-Dan
Nunca foi. O óbvio muda constantemente. Até o que vc acha que é óbvio com unhas e dentes hoje, pode vir a não ser em outros tempos.

O que eu não entendo é como a ciência de hoje pode, vez por outra e através de algumas mentes pensantes de vanguarda, continuar pensando num único deus que tu vê e tudo pode. Muito menos que ele seja justo e bondoso.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Eu achava que a lógica, a inteligência e a percepção do óbvio eram atemporais. Mas pelo jeito o homem se deixa levar por falácias o tempo todo.

Eu entendo a crença em Deus pelos filósofos antigos mais como uma incansável busca, e também como uma honestidade intelectual, não como uma simples limitação de questionamento.

Hoje, com a ciência moderna, ainda não vejo conclusão alguma. Mas admito que o desafio a fé é muito maior e que também as pessoas podem ter a opção de não crer mais bem alicerçada. Mas tendo todo esse conhecimento e não admitir que as questões ficaram ainda maiores e com mais necessidade de cautela e discernimento, ao meu ver é desonestidade.

-Dan
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
O que eu não entendo é como a ciência de hoje pode, vez por outra e através de algumas mentes pensantes de vanguarda, continuar pensando num único deus que tu vê e tudo pode. Muito menos que ele seja justo e bondoso.

Vai saber os motivos desses vanguardistas. Eu não entendo são as certezas absolutas das coisas. Tanto a certeza da existência desse deus de historinhas, qto a certeza do morreu-cabou, de big bangs e outras aleatoriedades.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


http://youtu.be/IDTs12pcvOM?t=5m19s

Simonhead
Veterano
# abr/12
· votar


pois isso não depende só de mim, e é difícil mobilizar alguns bilhões de pessoas para que alguma coisa boa seja feita.

Concordo, mas isso não significa que a gente não possa fazer a 'nossa' parte. Eu faço. Se melhora ou piora, eu bem não sei porque esse lance só é medido a longo, mas põe longo prazo nisso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre não querer ou não estar nem aí para um mundo melhor