Você acredita na redenção através da técnica?

Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12

Acredita que algum dia, com o avanço da tecnologia e do conhecimento, será possível que o homem não precise mais trabalhar, e toda produção que ele venha a realizar seja artística, artesanal ou cultural?

Não dissertem muito não, pois assim as chances de vocês falarem merda será enorme.

Abraços a todos que chegaram tão cansados no sábado passado que foram dormir sem escovar os dentes.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Obviamente, não se limitem ao pouco tempo de vida que lhes resta.

tambourine man
    Veterano
    # mar/12
    · votar

isso já é quase possível com o que temos hoje, mas paradoxalmente trabalhamos cada vez mais

Cavaleiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Não precise mais trabalhar at all acho difícil, mesmo num futuro longínquo.

O que acontece converge um pouco com o que o Coltrane falou, pode ser que aumentemos a produtividade, produzindo mais com menor esforço.

O trabalho do ser humano só vai poder ser totalmente substituído se um dia uma máquina passar de verdade no teste de Turing e suas variantes.

Até lá, temos que trabalhar para contrariar Malthus.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

tambourine man
    isso já é quase possível com o que temos hoje

Sério? Pra começo de conversa, como base de uma pirâmide, eu acho que seria necessária a viabilização de uma fonte de energia bem diferente da que usamos hoje. Renovável e tal. Se fosse a solar, por exemplo, o desenvolvimento tecnológico já permitiria seu empego em larga escala? Eu acho que não, hein.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Cavaleiro
    Não precise mais trabalhar at all acho difícil, mesmo num futuro longínquo.

O que acontece converge um pouco com o que o Coltrane falou, pode ser que aumentemos a produtividade, produzindo mais com menor esforço.

Desenvolva seu ponto, fiquei curioso.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

tambourine man
    mas paradoxalmente trabalhamos cada vez mais
    Cavaleiro
    aumentemos a produtividade, produzindo mais com menor esforço.

Um dos empecilhos talvez seja justamente a mentalidade do ser humano.

Tipo isso daqui:

Um terço da comida do mundo é desperdiçada, diz ONU

Cavaleiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Die Kunst der Fuge

A automação atualmente pode diminuir a quantidade de trabalho necessária, mas nunca fará extinguir totalmente, precisa de pessoas que operem as máquinas, o trabalho vai tornando-se cada vez mais especializado.

Além disto, há certas áreas que ainda não poderiam ser substituídas simplesmente com Inteligência Artificial como a própria ciência social, dificilmente deixariam de existir advogados, juízes, políticos, administradores e etc (e muitas outras áreas também).

Isto só aconteceria o dia que não conseguirmos mais distinguir um humano de uma máquina vendo em um monitor as respostas através de determinadas perguntas.

A própria área de tecnologia ainda é bastante complicada e tem muito a evoluir, principalmente em relação a suas definições e padrões, mas a idéia é acabar com trabalhos repetitivos e mecânicos e concentrar-se nos que geram maior quantidade de produtos (ou benefício)/esforço.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Cavaleiro
    A automação atualmente pode diminuir a quantidade de trabalho necessária, mas nunca fará extinguir totalmente, precisa de pessoas que operem as máquinas, o trabalho vai tornando-se cada vez mais especializado.

Mas isso [e o restante do post] se aplica quase que exclusivamente ao "atualmente", a proposta do tópico é pensar no futuro. Pensando pelo que nós pudemos ver da evolução tecnológica que ocorreu em tão pouco tempo e quanto ela poderia aumentar ainda mais e de forma cada vez melhor.

Eu não acho que hoje daria não, mas eu não me surpreenderia nem um pouco se fosse possível um dia.

brunohardrocker
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Não quero um mundo de vagabundos.

Cavaleiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Die Kunst der Fuge

Como eu disse, certos trabalhos só seriam possíveis automatizar se criarmos máquinas que passassem teste de Turing, este é o limite.

Até lá, tudo que podemos fazer é aumentar produtividade.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar

Cavaleiro

Não tem nada mais atual sobre o assunto do que um artigo de computação de 1950?

By the way:

By extrapolating an exponential growth of technology over several decades, futurist Ray Kurzweil predicted that Turing test-capable computers would be manufactured in the near future. In 1990, he set the year around 2020.[85] By 2005, he had revised his estimate to 2029.

Cool!

Comuna CCCP
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Die Kunst der Fuge

O jeito é descobrir um jeito dos outros trabalharem por você.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Comuna CCCP

Não quero.
    Só quero que máquinas trabalhem pra mim.

Eu só compro o ingresso do cinema na maquininha, não na bilheteria.

Cavaleiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Die Kunst der Fuge

Tem sim, mas a ideia segue esta mesma premissa, a evolução tecnológica não muda o que deve ser feito para passar-se em um teste que é um marco da IA.

Se tiver curiosidade dá uma olhada aqui:

http://www.filosofiadamente.org/images/stories/mentes_e_maquinas.pdf

http://www.brillig.org/~tinton/magni.name/antonio/academics/UnB/IA2/Cl assMaterial/MarceloLadeiraQualifier.pdf

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Cavaleiro

Vou olhar, valeu pelos links! \o\

Cavaleiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Die Kunst der Fuge

É porque já passa em 30% do teste aproximadamente, mas é difícil fazer estimativas nesta área, experiência própria haha

François Quesnay
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Não, o que ocorreria seria uma maior exploração do trabalhador (salários cada vez menores, jornadas mais longas, ...) pois a curto prazo isso é mais fácil do que 'baratear' o custo das máquinas.

Vick Vaporub
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Acredita que algum dia, com o avanço da tecnologia e do conhecimento, será possível que o homem não precise mais trabalhar(...)?

Até aqui é Wall-E. =)

dibass
    Veterano
    # mar/12
    · votar

O homem sabe que quer. Mas não o que quer.

A cada dia surgem novas necessidades. E pessoas criando os objetos de necessidades e pessoas criando necessidades. Portanto:

Acredita que algum dia, com o avanço da tecnologia e do conhecimento, será possível que o homem não precise mais trabalhar, e toda produção que ele venha a realizar seja artística, artesanal ou cultural?

isso é irrelevante.

laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar

dibass

O homem sabe que quer, mas não sabe o que quer.

puta bela frase. pensando bem, não é tão bela, é mais impactante do que bela.

eu concordo.

-Dan
    Veterano
    # mar/12
    · votar

Não acredito.

laerte_a7x
    Veterano
    # mar/12
    · votar

-Dan

nem eu,at até porque não faz o menor sentido. mas eu gostaria de não ter que trabalhar. :->