Autor |
Mensagem |
Atom Heart Mother Veterano |
# mar/12 · Editado por: Atom Heart Mother
O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos. Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos habitantes ameríndios. Os campos de jogo de bola pré-colombianos têm sido encontrados desde o Arizona até à Nicarágua e também em várias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano. Apesar de poder ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes jogos formais eram acontecimentos rituais. (Mais)
Pra ilustrar:
Tem jogo mais engraçado do que este? Dissertem em rimas pré-colombianas.
|
# mar/12
· votar
Post pros títulos de tópicos digitados em maiúsculo sem querer.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/12
· votar
Na minha opinião há 3 assuntos onde não existe discussão:
Política, religião e jogo de bola mesoamericano.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/12
· votar
tempos pré-colombianos
\m/
|
# mar/12
· votar
Die Kunst der Fuge
BTW: Ulama >>> Pelota basca.
|
russian_ Veterano |
# mar/12
· votar
Bora marcar uma partida de Ulama do OT?
|
Filhada Veterano |
# mar/12
· votar
russian_ o/
Marca o local e horario. Eu ensino como se joga.
/fingindojogaoff
|
russian_ Veterano |
# mar/12
· votar
Filhada 16 anos, Salvaterra / PA, Brasil
Se bobear sabe jogar mesmo...
|
Filhada Veterano |
# mar/12
· votar
russian_ pq? Sim, tenho 16 anos, mas nao fico falando mer por ai. Eu acho que a idade de uma pessoa e o de menos. A idade mental e o que importa. Se ela age como uma crianca ou como um adulto.
Enfim, porque eu saberia jogar? O que tem a ver minha idade/moradia?
|
russian_ Veterano |
# mar/12
· votar
Filhada Sim, tenho 16 anos, mas nao fico falando mer por ai. Eu acho que a idade de uma pessoa e o de menos. A idade mental e o que importa. Se ela age como uma crianca ou como um adulto.
nossa, só tava fazendo um paralelo jocoso entre sua localização geográfica e o povo praticante do esporte.
relaxa aí.
|
McBonalds Veterano |
# mar/12
· votar
Porra, de todas as maneiras possíveis de se lançar uma bola (com as mãos, com os pés, com a cabeça), os caras vão escolher logo a pior: com a bunda.
.
|
# mar/12
· votar
É engraçado.
|
Filhada Veterano |
# mar/12
· votar
russian_ Ah! Desculpa :) Costume, e o extresse, esses trolls que existem pela internet... Ai as vezes eu confundo ok? Desculpa ai denovo...
|