Sobre o Pragmatismo

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mar/12


"O pragmatismo é, antes de tudo, um método, do qual decorre uma teoria da verdade. Apesar de constituir um movimento aberto e antidogmático, e ainda que seus teóricos não tenham elaborado um sistema completo, há traços gerais comuns entre seus defensores.

Para os pragmáticos, o conhecimento é concebido como essencialmente modificador da realidade, portanto, a construção da verdade deve corresponder à construção da própria realidade. Conhecimento e ação se convertem em termos equivalentes.

O eixo central da teoria pragmática é a ênfase na utilidade "prática" da filosofia – tão combatida por Russell. Centrado na análise do significado da experiência, o pragmatismo foi entendido como uma perspectiva em torno do conceito de verdade que, em seu processo de expansão, atingiu os setores representados pela ética e a religião. A teoria pragmática da verdade sustenta que o critério de verdade está nos efeitos e conseqüências de uma idéia, em sua eficácia, em seu êxito, no que depende, portanto, da concretização dos resultados que espera obter. Verdadeiro e falso são, portanto, sinônimos de bom e mau, valores lógicos que têm caráter prático e só na prática encontram significado.

A rigor, o pragmatismo americano começou a tomar forma nas reuniões do Clube Metafísico de Boston, que existiu entre 1872 e 1874 e ao qual pertenciam, entre outros, Peirce e W. James. A primeira teoria pragmática foi publicada por Peirce, no artigo "How to Make Our Ideas Clear" (Como tornar claras nossas idéias), na revista Popular Science Monthly.

Seu objetivo era elaborar uma lógica da ciência que, mediante um estudo das relações entre os signos e seus objetos, possibilitasse a definição do significado preciso de um conceito, ou seja, suas conseqüências verificáveis na experiência. A partir da idéia segundo a qual "a função do pensamento é produzir hábitos de ação" e "o que dá sentido a uma determinada coisa é apenas o conjunto dos hábitos que a envolvem", Peirce desenvolveu a máxima pragmática: "Para averiguar o significado de um conceito intelectual, é preciso considerar que conseqüências práticas podem ser inferidas como resultantes, necessariamente, da verdade desse conceito. A soma dessas conseqüências constituiria o significado do conceito".

Em outras palavras, postula que, para ter significado, um conceito ou idéia deve apresentar, em primeiro lugar, um correlato prático suscetível de comprovação experimental; segundo, que suas "conseqüências" se diferenciem claramente das de outro conceito. Dessa forma, a verdade de um conceito seria seu processo de verificação. De acordo com essa tese, as idéias são concebidas como instrumentos e planos de ação, previsões acerca das prováveis conseqüências de determinada ação, hipóteses que, dependendo de sua eficácia, valor ou utilidade, permitem uma melhor organização da conduta do homem no mundo. No terreno metodológico, portanto, não rejeita a elaboração de hipóteses ou teorias, mas exige que estas partam dos dados da experiência e apresentem resultados práticos e verificáveis.

Em suma, o critério adotado para a construção das teorias deve ser o da maior utilidade possível para as necessidades e interesses humanos. Mais tarde, Pierce proporia o nome "pragmaticism" (pragmaticismo) para sua teoria, no intuito de diferenciá-la das correntes surgidas posteriormente."

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1719194-pragmatismo/#ixzz1pIntcfmz

Existe filosofia mais bonita e sem mimimi que esta?

Abraços pro Coltrane.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

_o_

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


E não dissertem, o poder é todo meu.

Caso contrário cairão na prisão de Foucault

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

Interessante. Poste um exemplo corriqueiro da teoria na sua vida.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


http://languagetesting.info/articles/store/epat.pdf

Belo diálogo.

brunohardrocker

Resumindo bastante: Gerenciamento de Projetos.

ROTTA
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro
Sobre o Pragmatismo

Eu gosto de pensar de forma prática. Não mantenho muito apreço por bunda-moles teóricos incapazes de modificar a realidade a partir dos seus "conhecimentos".

Abraços.

neologist_
Veterano
# mar/12 · Editado por: neologist_
· votar


Em suma, é o empirismo da filosofia. :)

Atom Heart Mother
Veterano
# mar/12
· votar


Muitas.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Atom Heart Mother

Especifique

Atom Heart Mother
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

Filosofia de avó é melhor.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


Eu gosto de pensar de forma prática. Não mantenho muito apreço por bunda-moles teóricos incapazes de modificar a realidade a partir dos seus "conhecimentos".

Eu penso justamente o contrário. Bunda mole é aquele que restringe sua realidade de tal maneira de modo que pode tornar-se soberano sobre ela. Geralmente essas pessoas ignoram continuamente o outro lado das coisas. Sempre decompondo os fatos até o ponto que é possível controlá-los e através deles fazer um juízo do todo.

megazord
Veterano
# mar/12
· votar


One More Red Nightmare
Perfeito.

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Tô dentro do pragmatismo: acabei de fazer um pótico para minar a autoridade de um saber e a arrogância de seus detentores

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/283384/#8209187

ROTTA
Veterano
# mar/12
· votar


One More Red Nightmare
Geralmente essas pessoas ignoram continuamente o outro lado das coisas.

Isto eu concordo que é limitante. Talvez eu não compreenda totalmente os fundamentos filosóficos do pragmatismo (e nem pretendo), mas penso que o pragmatismo não precisa ser fragmentador. Estou tão somente defendendo que não aprecio tanto as ideias sem compreender/discutir seus desdobramentos práticos.

Abraços.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


viver sob um método deve ser muito chato e, além do mais, é impossível.
ninguém é capaz de seguir uma escola de vida apenas, somos muito complexos

Cavaleiro
Veterano
# jun/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


snowwhite

Por isto que ele é antidogmático, é quase uma filosofia.

Você não precisa seguir a risca. Pode ter suas recaídas não pragmáticas, mas é um bom método pra não perder tempo com inutilidades.

Mas a crítica do One More Red Nightmare foi digna.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# jun/12
· votar


Não, é a melhor mesmo.

ninguém é capaz de seguir uma escola de vida apenas, somos muito complexos

M !!!

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


viver sob um método deve ser muito chato e, além do mais, é impossível.
ninguém é capaz de seguir uma escola de vida apenas, somos muito complexos


Devo ter mais de uma personalidade. Não lembro de ter escrito isto e nem sei o que significa. hehe

matias_bass
Veterano
# jun/12
· votar


Devo ter mais de uma personalidade. Não lembro de ter escrito isto e nem sei o que significa. hehe
quem duvida?! rsrs... Essas coisas acontecem.. todos temos uma outra personalidade (eu axo).. Ei, espere aí.. não fui eu que disse isso...

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


matias_bass
quem duvida?! rsrs... Essas coisas acontecem.. todos temos uma outra personalidade (eu axo).. Ei, espere aí.. não fui eu que disse isso...

Sério. Olho umas coisas que escrevi aqui e sinto muita estranheza.

matias_bass
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Pose... Mas eu duvido que exista alguém que não se esqueça das coisas que fala. Isso acontece... hehe...

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Olho umas coisas que escrevi aqui e sinto muita estranheza.

Deus queira que você leia novamente alguns tópicos aí, daqui 2 meses.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


brunohardrocker
Deus queira que você leia novamente alguns tópicos aí, daqui 2 meses.

Sobre alguns assuntos não há espaço para estranhamento pois faz umas 4 décadas que penso como penso. São temas por demais familiares, infelizmente.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


snowwhite
Não lembro de ter escrito isto e nem sei o que significa. hehe

Isso é bem comum quando se usa um nick de multi comunitário.

Não que eu esteja insinuando alguma coisa, mas note os agravantes:

- Não se lembra do que escreveu
- É nick feminino
- Tem uma foto com uma beleza bem acima da média
- Trolla religiosos como se não houvesse amanhã

Tem tudo pra ser multi =P

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Isso é bem comum quando se usa um nick de multi comunitário.

Não que eu esteja insinuando alguma coisa, mas note os agravantes:

- Não se lembra do que escreveu
- É nick feminino
- Tem uma foto muito bonita
- Trolla religiosos como se não houvesse amanhã

Tem tudo pra ser multi =P


hahaha Não, fih. É só problemas com o alemão mesmo. ;P

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

sprechen sie deutsch?

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


The Laughing Madcap
sprechen sie deutsch?

Und Alzheimer.

brunohardrocker
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Sobre alguns assuntos não há espaço para estranhamento pois faz umas 4 décadas que penso como penso. São temas por demais familiares, infelizmente.

Nunca é tarde.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Não, fih.

Falae, Random Rampager, beleza?

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


snowwhite

wie genau sprechen sie alzheimer?


alemão vai me matar, meu alemão de pimsleur só não é pior do que o jogo coletivo do CR7

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o Pragmatismo