Mesmo sem raízes orientais, mesatenista define-se como 'falsa japonesa'.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12


    Atleta brasileira, que sonha disputar sua terceira Olimpíada, convive há 17 anos com a cultura asiática.

    A única integrante da seleção brasileira feminina de tênis de mesa que tem puro sangue ocidental é Lígia Silva. Apesar disso, a atleta se define como "falsa japonesa". Ela explica que os anos de convivência com a modalidade, dominada por chineses, japoneses, coreanos e seus descendentes, foram responsáveis por uma transformação em sua postura.

    - São 17 anos convivendo com o mundo oriental. A vida no tênis de mesa é muito ligada a esses países, então temos que entrar no padrão deles. Com o tempo, fui aprendendo. Posso dizer tranquilamente que sou uma falsa japonesa - contou Ligia.

    No primeiro dia de competição do Torneio de Equipes do Campeonato Latino Americano, realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro, Lígia ajudou o Brasil a garantir vaga na semifinal. O time, formado por ela, Jessica Yamada e Carolina Kumahara, venceu as peruanas e chilenas e ficou com o primeiro lugar do Grupo A.

    Natural de Manaus, a atleta de 30 anos revelou que, no início, sentia um pouco de diferença entre os mundos (oriental e ocidental). Para Lígia, que já representou o Brasil em dois Jogos Olímpicos (Athenas-2004 e Pequim-2008), o jeito mais fechado e concentrado dos japoneses é inspirador.

    - Temos que ter como lição o modo de vida deles. Nós aqui somos muito relaxados – explicou a atleta, que mora em Santos e é patrocinada pela prefeitura da cidade.

    Filha de pai japonês e mãe brasileira, descendente de japoneses, Caroline Kumahara, de 16 anos, é a integrante mais nova da seleção. A ótima relação com a experiente Lígia Silva deixou a atleta à vontade para falar sobre a "tia".

    - Nesse tempo que a Lígia está na seleção, acredito que ela tenha somado em termos de vibração. E nós passamos para ela muito da nossa concentração - disse a "pentelha", como foi carinhosamente chamada por Lígia.

    A fonte

    Fonte

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Post pro TG Aoshi

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Sendo nikkei 50%, casado com uma nikkei 100%, tendo convivido com gente da colônia japonesa no Brasil e tendo morado no Japão por vários anos, é com alguma autoridade que digo o seguinte (com ênfase):

    Cultura de nikkei brasileiro é diferente de cultura japonesa.

    Essa tal de "cultura japonesa" que tem no Brasil é tipo jabuticaba, só tem por aqui mesmo. Mas é só pensar um pouco... Não existe cultura estática. O Japão mudou nos últimos 80 anos. Os hábitos dos descendentes daqueles japoneses que vieram 70, 80 anos atrás, foi moldado também pela cultura brasileira. Estranho seria se a tal "cultura japonesa" dos brasileiros descendentes de japoneses fosse igual àquela dos japoneses de hoje em dia.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tênis de mesa rulez!

    melhor que futebol...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    Não existe cultura estática. O Japão mudou nos últimos 80 anos. Os hábitos dos descendentes daqueles japoneses que vieram 70, 80 anos atrás, foi moldado também pela cultura brasileira. Estranho seria se a tal "cultura japonesa" dos brasileiros descendentes de japoneses fosse igual àquela dos japoneses de hoje em dia.

    Semelhante a um processo de especiação quando existe algum isolamento genético entre duas populações.

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Exatamente, com o agravante de que neste caso uma das populações entrou em contato com outra espécie com a qual pode se reproduzir - ou seja, os japoneses que vieram para o Brasil e seus descendentes assimilaram componentes da cultura brasileira. O que existe hoje é um tipo híbrido, uma mistura dos memes* da cultura japonesa de 80 anos atrás, da cultura brasileira que se desenvolveu neste período, mais um punhado de coisas que só existem no meio daquele grupinho (todo grupinho tem sua cota de memes* próprios).

    No fim das contas, chamam esse pessoal de japoneses no Brasil, mas quando eles vão para o Japão, não têm nada a ver com aquele povo. Em festas brasileiras, eles vão lá exercer toda a sua brasilidade, comer churrasco, tomar caldo de cana, dançar forró e axé. Eles só são vistos como brasileiros no Japão. Geneticamente, um nikkei com 100% de ascendência japonesa é igual a um japonês, mas a gente consegue diferenciar só olhando coisas como o jeito de andar, o jeito de se vestir, o jeito de se portar...

    *meme no sentido original do Dawkins, não como sinônimo de figurinhas toscas que postam em fóruns e no Facebook, hehe.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    com o agravante de que neste caso uma das populações entrou em contato com outra espécie com a qual pode se reproduzir

    Perfeito! A analogia ficou true! \o\

    mas a gente consegue diferenciar só olhando coisas como o jeito de andar

    O.O
    Pior que isso é espantoso mas nem duvido.

    Você por ter passado um tempo no Japão, anda como um japonês ou como um brasileiro?

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Você por ter passado um tempo no Japão, anda como um japonês ou como um brasileiro?

    Esse negócio do andar vale mais para as meninas. As brasileiras tendem a ter um jeito mais rebolado, as japas costumam andar mais duronas e com as pernas arqueadas para dentro. Penteados, maquiagem, roupas e coisas do tipo também entregam que a guria não é japonesa.

    tambourine man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ^
    ^
    fetiche detected

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/12
    · votar


    Bog
    É exatamente isso! Não tem muito a ver com o que acontece no Japão moderno. Alias, quem veio de lá pra cá há quase 90 anos, ainda tinha muita herança da era Meiji, onde ocorreu uma certa abertura ao ocidente. Alguns, apesar de estarem migrando para o ocidente, guardavam muito rancor da abertura excessiva desse período, paradoxalmente. A relação de amor e ódio com essa situação criou uma geração estranha: Mantinha alguns costumes da época para ressaltar a sua posição contrária a 'ocidentalização', mas alguns odiavam o próprio povo japonês (caso do meu pai), por terem mentido ao induzir a massa para a emigração. Confuso demais...

    O mais legal é que aqui eu sou o "japonês" do grupo. Lá eu era o "gaijin"! Coisa de vira-lata... =P

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    Bog
    É verdade! Pelo o que eu vi nos filmes e documentários as japas são meio magrelas e algumas tem cara de criança, não anima muito não.
    Prefiro as brasileiras mesmo.

    Acho legal aquele hábito que dizem ser dos japoneses que passam nos filmes de tirar os sapatos pra entrar dentro de casa (não tem daquela falsidade de "não tirar sapato", tem que tirar mesmo),.
    E de usar sandálias com meias.
    Isso procede ou é apenas mito hollywoodiano?

    Só digo que não existe nada mais elegante que uma mulher de Kimono.

    Filhada
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Viciado em Guarana
    So eu amo a cara de "menina" das japonesas? Kawaii desu! ^^

    Como exemplo, cito uma amiga, que e casada com um britanico "original". Ela fala ingles fluentemente, educacao diferente(melhor do que a maioria dos brasileiros...) branca de dar do, mas isso e reflexo do tempo que passou la fora.
    Ela e branca? Pra eles ela e muito escura. :)
    O marido as vezes da uns toques, ela as vezes e "mal educada", segundo os padroes de la.

    Meu ponto? A mistura adciona muito a uma cultura, mas isso a modifica nesse processo.
    Minha amiga nao e britanica, mais seus costumes sao diferentes dos nossos.

    Bog
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Christhian

    Nem o idioma é o mesmo. Minha vó fala, como seria de se esperar, em um dialeto interiorano dos anos 20. A gente até que consegue se comunicar, mas ambos precisamos jogar umas palavras em português no meio.

    Viciado em Guarana
    as japas são meio magrelas e algumas tem cara de crianç

    A magreza é verdade. Na média, os japas (homens e mulheres) são bem mais magros que os brasileiros. Não quer dizer que não tenha gente acima do peso lá, mas é bem menos.

    Já o estilo menininha existe, mas não é universal. Tem de tudo quanto é tipo.

    tirar os sapatos

    Verdadeiro e muito útil. Aqui em casa é assim, só não mando entregadores tirarem os sapatos porque não é costume no Brasil. Mas pessoas mais próximas não escapam, eheh.

    usar sandálias com meias.

    Isso também é normal. Eu, como bom brasileiro, usava Havaianas com meia, ehhehe.

    Filhada
    A mistura adciona muito a uma cultura, mas isso a modifica nesse processo.

    Exatamente. Agora imagina isso por 80 anos e 2 ou 3 gerações. É estranho o pessoal achar que alguém que nasceu no Brasil, cresceu ouvindo Paralamas e vendo Caverna do Dragão na TV, e foi na escola como todo mundo é menos brasileiro que o neto de italianos ou bisneto de poloneses (coisa que eu também sou)... só porque tem olho puxado (coisa que eu não tenho).

    Girl from Hokkaido
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O mais legal é que aqui eu sou o "japonês" do grupo. Lá eu era o "gaijin"! Coisa de vira-lata... =P

    Verdade verdadeira! hahaha...
    Não fui pra lá (ainda), mas todo mundo diz a mesma coisa acerca desse assunto...


    Filhada
    So eu amo a cara de "menina" das japonesas? Kawaii desu! ^^
    Oi! hihihi! ^_^V

    SODAPOP
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    véi, cultura asiática pra mim é sexo sem depilar

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    =*

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    =p

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não sei nem o que comentar, o Bog já disse praticamente tudo.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    Die Kunst der Fuge
    Você por ter passado um tempo no Japão, anda como um japonês ou como um brasileiro?

    A julgar por isso:
    Verdadeiro e muito útil. Aqui em casa é assim, só não mando entregadores tirarem os sapatos porque não é costume no Brasil. Mas pessoas mais próximas não escapam, eheh.
    já tá mais pra japonês que nipo-brasileiro, huahuahuahua! =p

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    TG Aoshi

    Hhehe, pô, mas fica tão mais fácil de limpar o chão!

    faith_girl
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    sempre acho engraçado esse povo q adota uma cultura e a coloca acima da de nascença como se fosse melhor...

    Bog
    Isso também é normal. Eu, como bom brasileiro, usava Havaianas com meia, ehhehe.
    com meia de dedinho ainda por cima :P

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    faith_girl
    com meia de dedinho ainda por cima :P

    Não não, meia normal mesmo. =P

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    As brasileiras tendem a ter um jeito mais rebolado, as japas costumam andar mais duronas e com as pernas arqueadas para dentro. Penteados, maquiagem, roupas e coisas do tipo também entregam que a guria não é japonesa.

    Por curiosidade, quais você prefere?

    Christhian
    O mais legal é que aqui eu sou o "japonês" do grupo. Lá eu era o "gaijin"! Coisa de vira-lata... =P

    Fiquei com pena, rejeitado em todos os lugares =/
    Não fique triste, tu é gente boa! o/

    TG Aoshi

    \o\

    SODAPOP

    Pensei que você fosse comentar sobre o tênis de mesa.

    faith_girl
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    ah rapazzz meia de dedinho é muito melhor!

    Die Kunst der Fuge
    pow isso n é meio obvio?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    faith_girl
    pow isso n é meio obvio?

    Não sei o.o'

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Por curiosidade, quais você prefere?

    A minha esposa, claro. =P

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    Por curiosidade, quais você prefere?

    A minha esposa, claro. =P

    ¬¬
    Sua esposa é brasileira ou japonesa?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    A minha esposa, claro. =P

    Bom rapaz!
    Mostra o post pra ela eheheh =P

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Viciado em Guarana
    Sua esposa é brasileira ou japonesa?

    Brasileira, nikkei. O melhor de dois mundos. :P

    Die Kunst der Fuge

    Eu na verdade não gostava muito de "japas" (i.e. brasileiras de olhos puxados) antes de ir para o Japão. Quando cheguei lá, achava as gurias todas meio feias. Em menos de 1 mês, meu jeito de vê-las já tinha mudado. Aí quando voltei para o Brasil, achei as gurias meio grandonas, não muito delicadas e "graciosas". É impressionante como o ambiente muda a nossa forma de ver as coisas, hehehaha.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Mesmo sem raízes orientais, mesatenista define-se como 'falsa japonesa'.