Estudo explica por que ocidentais veem orientais todos "iguais"

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10


    Não, os japoneses não são todos iguais. O que acontece, mostraram agora os cientistas, é que o "software" de reconhecimento facial do cérebro tem as suas limitações, e uma delas é patinar sempre que se depara com um rosto de uma etnia diferente.

    Os pesquisadores selecionaram mais de 20 voluntários, metade de Europa e metade da Ásia. Mostraram a eles faces genéricas de orientais e ocidentais. Enquanto isso, observavam a sua atividade cerebral.

    Perceberam que os voluntários decoravam com facilidade rostos de gente da mesma etnia que eles. Mas quando um europeu começava a observar faces orientais, logo se perdia e já não sabia dizer se um novo rosto era inédito ou não --e vice-versa.

    Ao observar o que estava acontecendo no cérebro do coitado do europeu, perdido tentando lembrar se aquele chinês não era o mesmo que já tinha aparecido lá no começo, os cientistas notaram um significativo aumento na sua atividade neural.

    Tentativa de imagem

    É como se o cérebro do voluntário estivesse exigindo mais do "processador", sendo forçado a trabalhar mais para tentar encontrar alguma forma de conseguir reconhecer aquele sujeito na tela. Fosse um computador, o cérebro estaria esquentando. Com frequência, o esfoço extra acaba sendo em vão.

    Esse fenômeno é perceptível especialmente em algumas áreas do cérebro ligadas ao reconhecimento facial, como o córtex extra-estriado.

    Assim, um japonês que nunca saiu do seu país, ao desembarcar, digamos, na Alemanha, vai achar todos aqueles loiros muito parecidos e se questionar como é que eles conseguem saber quem é quem no dia-a-dia.

    A explicação evolutiva mais simples para esse bug cerebral passa pelo fato de que passear pelo mundo fazendo amigos é coisa recente. Por dezenas de milhares de anos, encontros com etnias diferentes eram muito raros. Só era necessário identificar gente parecida, e o cérebro se moldou para isso.

    CHINATOWN

    Roberto Caldara, neurocientista italiano-da Universidade de Glasgow (Escócia) e autor do trabalho publicado na revista científica "PNAS", diz que é interessante notar como esse cérebro limitado se adapta às grandes cidades cosmopolitas do presente, com gente de todo tipo nas ruas.

    "Se você for europeu, mas morar, digamos, em um bairro com muitos chineses, você vai ver muitos rostos orientais todos os dias. Mas, exceto se você tiver treinado seu cérebro para reconhecê-los no nível individual, tendo vários amigos chineses e sabendo diferenciá-los, você vai continuar achando todos muito parecidos."

    Isso vale, então, diz, para São Paulo: para parar de confundir orientais (e irritá-los chamando, por exemplo, coreano de japonês), é necessário se entrosar socialmente --só passear no bairro da Liberdade não adianta.

    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/824279-estudo-explica-por-que-oci dentais-veem-orientais-todos-iguais.shtml

    Prova irrefutável da existência de Deus que nos deu cérebros incapazes de identificar feições não similares, que na bíblia foi confundida da forma de metáfora não literal na torre de babel.

    Dissertem, ou não. O poder é de vocês.

    Sammy Page
    Gata OT 2011
    # nov/10
    · votar


    hmm... legal... mas mesmo assim... eles parecem todos iguais ainda O.o

    DarkMakerX
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra mim é tudo igual mesmo.

    Ed_Vedder
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    "A diferença entre a alemanha ocidental e oriental, é que de um lado, bebem cerveja e no outro, vodka."

    Seu Madruga

    Sedank
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bog ajuda a gente aew.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    verdade mesmo.

    GOREFESTA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Isso quer dizer que esse bug do cerebro acontece tbm com melancias?

    Sedank
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    GOREFESTA
    Isso quer dizer que esse bug do cerebro acontece tbm com melancias?

    Provavelmente, se elas tivessem cérebros.

    toty
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    GOREFESTA
    Boa tarde!
    Se tem alguma reclamação use a central de ajuda

    Eu ri...

    Sedank
    Isso quer dizer que esse bug do cerebro acontece tbm com melancias?

    Provavelmente, se elas tivessem cérebros.

    Eu ri (2)

    fill.zanchez
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sedank
    Isso quer dizer que esse bug do cerebro acontece tbm com melancias?

    Sim pra elas é mais fácil por ex. identificar um melão do que um pepino ou uma alface.

    GOREFESTA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sedank

    Provavelmente, se elas tivessem cérebros.

    E elas não tem? O.o

    Bog
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Engraçado é que os japas acham os ocidentais todos meio parecidos também. Para eles, o único diferencial são as cores. Todos os loiros são iguais, todos os negros são iguais, todos os demais são iguais. Claro, para alguém meio feio como eu, isso pode ser até uma vantagem - afinal as meninas sempre te acham parecido com alguma celebridade completamente diferente de você. Para dar uma idéia, já me acharam parecido com o Gael Garcia Bernal, o Tom Cruise e o Roberto Baggio!!!! O.o

    Konrad
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bog
    Gael Garcia Bernal, o Tom Cruise e o Roberto Baggio

    Tá bem na fita, hein?

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o Gael Garcia Bernal, o Tom Cruise e o Roberto Baggio!

    Já sei em que país morarei.

    O bom é que como terei dificuldades em destinguir japonesas, não vou ser muito seletivo.

    faith_girl
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Também achava japa tudo igual e ir pro Japão só me confirmou que eu tava certa
    :P

    Sammy Page
    Gata OT 2011
    # nov/10
    · votar


    Também achava japa tudo igual e ir pro Japão só me confirmou que eu tava certa

    ahsuhaushauhsuahs

    Dylan Thomas
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro
    mostraram agora os cientistas
    Os pesquisadores selecionaram mais de 20 voluntários

    Às vezes o Coltrane tem razão. Porra, os caras pegam 20 voluntários e dizem que explicaram a porra toda sem margem de erro. Imagina a quantidade de grana que eles jogaram fora com essa brincadeirinha.

    Prova irrefutável da existência de Deus que nos deu cérebros incapazes de identificar feições não similares, que na bíblia foi confundida da forma de metáfora não literal na torre de babel.

    Assunto polêmico!

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Dylan Thomas

    Eles não falaram que foi sem margem de erro.

    Mas demonstra uma tendência.

    Depois só fazer levantamento de dados primários.



    Assunto polêmico!

    Ninguém comenta mais, tenho que fazer de uma forma mais inteligente :(

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro
    Ninguém comenta mais, tenho que fazer de uma forma mais inteligente :(

    Introduza uma modificação seua de alguma frase histórica polêmica.

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    E tem que ser provocativo, sem contar qual seu propósito até o momento estratégico que alcançará o clímax da discussão.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Muito foda essa porra!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro
    E tem que ser provocativo, sem contar qual seu propósito até o momento estratégico que alcançará o clímax da discussão.

    Exatamente!
    Ninguém imaginaria que ainda seria possível conseguir um tópico de 10 págins sobre religião.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    Para dar uma idéia, já me acharam parecido com o Gael Garcia Bernal, o Tom Cruise e o Roberto Baggio!!!! O.o

    Auhauhaua Caraca.

    Headstock invertido
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pra mim todos eles tem Síndrome de Down.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pra mim todos eles tem Síndrome de Down.
    Só que ao contrário.

    Abacaxi14
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Não, os japoneses não são todos iguais.

    Ok, eles não são todos iguais... MAS PQ VC POSTOU ISSO NO CIFRA CLUB?

    ProgVacas
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Bom artigo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo explica por que ocidentais veem orientais todos "iguais"