Parede, Acústica e Água

    Autor Mensagem
    eduardo_njr
    Veterano
    # fev/12


    Pessoal, usei a busca do fórum mas não encontrei. Estou com uma situação curiosa para tentar resolver.

    Estou com um caso de uma construção, que fica em um bairro onde praticamente todo início de ano sofre com enchente e o acabamento (pintura, textura, etc) da parede fica inutilizado.

    Além disso, precisamos fazer um tratamento dessas paredes para melhorar a acústica do ambiente, reduzindo reverberação e ajudando na equalização do som.

    Me sugeriram colocar azulejo na parede para resolver o problema de lavagem da mesma, mas isso prejudicará muito a questão do som.

    A dúvida é: o que usar (qual tipo de material) para fazer o tratamento dessas paredes internas, de forma que as mesmas possam ser lavadas após as enchentes, sem perder o material utilizado?

    Algum tipo de pintura (tinta) que ajude na acústica e que possa ser lavada?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/12 · Editado por: Black Fire
    · votar


    Acho que revestimento vinílico resolve, mas não sou arquiteto (ui).
    http://www.acerevestimentos.com.br/pisos_vinilicos/gerflor/detalhes.ph p?codDesign=59&mural-club

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    eduardo_njr
    nao entendi nada.

    explica do começo: é uma casa ou um estudio?
    o que mais alaga? o que voce pretende fazer nesse ambiente? ensaiar?
    voce precisa revestir do lado de fora por causa da chuva e do lado de dentro por causa do tratamento?

    sim, botar azulejo vai melhorar pra limpar a agua e vai ficar ruim pra acustica. mas entao alaga do lado de dentro?
    se for isso, antes de se preocupar com a reverberação, acho que voce tem que se preocupar é com a agua!

    por exemplo fazer uma reforma grande, pra elevar o piso acima do nivel de alagamento.
    eu nao vejo sentido em investir em tratamento acustico de uma sala que alaga. nao dá pra deixar equipamentos dentro.

    Algum tipo de pintura (tinta) que ajude na acústica e que possa ser lavada?
    são duas coisas opostas. se impermeabiliza, nao absorve som. se absorve som, absorve agua.

    eduardo_njr
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Kiki,

    É uma igreja e é isso mesmo. Está em um bairro que alaga quando a cidade sofre enchente. E não tem como elevar o piso pois a água sobe cerca de 1 metro quando tem enchente. Aí o que fazem é retirar todos os instrumentos, aparelhos, equipamentos, cabos (incluindo multicabo), bancos, tudo que dá pra retirar e colocam num galpão no terraço.

    O problema é que quando a enchente acaba, a pintura e acabamento das paredes já eram, não limpam somente lavando. Além disso, há uma certa reverberação constante na igreja. Estava pensando em uma forma de "matar dois coelhos com uma cajadada só". Algum tipo de revestimento que pode ser feito nas paredes dentro da igreja, que possa ser lavado e ao mesmo tempo que não prejudique mais ainda o som lá dentro.

    O lado de fora é o que menos preocupa, pois limpeza e uma pintura pós enchente resolvem. O problema é dentro.

    Msess
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    troca de bairro.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/12
    · votar


    eduardo_njr
    eu já dei a solução, leia ali, maledeto.

    EternoRocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mete azulejo na parte que alaga e faz um tratamento caprichado onde a água não atinge...

    Talvez algumas placas removíveis na frente dos azulejos.

    Sei lá se estou visualizando o ambiente de forma correta.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Acho que o dinheiro pode ser melhor investido em algo pra evitar que água entre na casa, como em comportas, por exemplo.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    A água vai acabar com qualquer tratamento que você faça, mesmo que você proteja a parte que fica diretamente em contato com a água, a umidade vai destruir o resto.

    Em igreja geralmente o problema é muito espaço aberto e pé direito combinado com paredes reflexivas.

    Um jeito barato e que vai dar um resultado considerável é comprar lã de rocha com uma densidade legal, fazer painéis com uma espessura de uns 10cm e bolar um jeito de colocá-los nos cantos superiores, onde as duas paredes e o teto se encontram.

    Os painéis devem ser revestidos com algum tipo de tecido. Lã de rocha exposta ao ar pode causar problemas para a saúde.

    Se o pé-direito for muito grande, até pendurar alguns desses a uns 2,50m do piso, distribuindo pelo espaço, vai ajudar bastante. Variar a altura também vai ajudar.

    A idéia é quebrar a ressonância e eliminar ondas estacionárias, o que já vai melhorar muito. Efetivamente "tratar" um ambiente assim é impossível.

    Pensem num jeito de colocar os painéis de forma que possam ser removidos. Mesmo ficando no alto, umidade vai acabar com eles.

    NÃO faça revestimento com espuma seja do tipo que for. Só vai deixar o som ainda mais estranho. Se quiser quebrar a reflexão das paredes, use apenas pequenos painéis que possam ser removidos e distribuidos aleatoriamente. Variar o tipo de material também é boa idéia. Espumas perfiladas de espessuras e padrões diferentes, madeira, etc.

    Com uns R$3000,00 você resolve isso bem, a não ser que seja uma catedral. Não existe material que resista a enchente, você vai gastar 10 vezes esse valor e vai estragar do mesmo jeito. Ao invés de fazer algo que resista, faça de forma que possa ser removido.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    LeandroP
    como em comportas, por exemplo.
    eu pensei nisso, mas o problema da comporta é se um dia passar por ela, é pior do que antes, por que pega de surpresa...

    shoyoninja
    Ao invés de fazer algo que resista, faça de forma que possa ser removido.
    pois é, parece ser mais viavel.
    eles ja fazem isso com todo o equipamento. já é uma trabalheira hoje.

    dá pra equilibrar um tratamento acustico caso o piso seja reflexivo (tipo azulejo) e as paredes até 1m de altura?
    ou seja, quase toda a metade de baixo?
    me parece bem dificil...

    eduardo_njr
    E não tem como elevar o piso pois a água sobe cerca de 1 metro quando tem enchente.
    tem como, seria algo como construir uma laje a 1,5m de altura e fazer uma escada pra entrar. é praticamente reconstruir o espaço, mas elimina o problema.
    é algo pra se pensar a longo prazo.

    no mais, as dicas do nosso mestre shoyoninja são muito boas.

    Msess
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    pq voce não muda de casa?

    tambourine man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    pintura com cal sobre o cimento

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parede, Acústica e Água