Música erudita é cultura, jazz é inteligência

Autor Mensagem
Volunteer
Veterano
# fev/12 · Editado por: Volunteer
· votar


tambourine man
O que me lembra um piada antiga muito boa


"Conheci uma donzela ótima ontem, ela é bonita, inteligente, engraçada e NÃO toca piano"


Pior que eu não comprei o piano pra tocar, dei pra minha esposa. Ela vendeu pra comprar crack

Valeu pela página 2 \o

Scrutinizer
Veterano
# fev/12
· votar


Definitivamente.



Mas é claro, isso no campo da erudição tradicional, de harmonia e contraponto, porque se entrar no experimentalismo aí a discussão é outra.

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


Scrutinizer

experimentalismo faz parte da tradição erudita, não há ruptura

Scrutinizer
Veterano
# fev/12
· votar


tambourine man
Eu vejo a ruptura quando os compositores deixaram de se concentrar nos símbolos da partitura e começaram a pensar puramente na organização do som.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


O estilo que se julga superior é o mais imbecil de todos

brunohardrocker
Veterano
# fev/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


erudição tradicional, de harmonia e contraponto, porque se entrar no experimentalismo
experimentalismo faz parte da tradição erudita, não há ruptura
Eu vejo a ruptura quando os compositores deixaram de se concentrar nos símbolos da partitura e começaram a pensar puramente na organização do som.

彼らはギリシャ語で話している。

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


Scrutinizer

a partitura é somente uma forma de organizar o som, mas que se tornou inútil quando a tonalidade é abandonada [fica muito sujo como anotação] e quando barulhos começam a ser inseridos.

Tmusic
Veterano
# fev/12
· votar


Volunteer
Sei lá, não conheço tanto de jazz, e dos "dinossauros da musica erudita" eu só destaco Vivaldi, Mozart e pouquinhas coisitas do Bach.

É isso.

Concordo com vc quando diz q erudito atual é mais legal.

Casper
Veterano
# fev/12
· votar


Prefiro a Julia Nunes:



Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Denunciei, agora é só esperar.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


Neste tópico: Coltrane desconstruindo a utilização burguesa da partitura.

Cavaleiro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


E as músicas que utilizam a proporção áurea?

Simetria é tudo.

Musicoo
Veterano
# fev/12
· votar


jazz é inteligência

Muito estudo, isto sim.

Eu acabo com a suposta superioridade do jazz com esta fala: Se não existisse a musica erudita, e rolasse oque rolou musicalmente não existiria o jazz hj, em suma, o jazz dependeu do erudito, mas o erudito não dependeu nem depende do jazz nem da musica popular. =)

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


"O número de ouro está presente nas famosas sinfonias Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 9, de Ludwig van Beethoven, e em outras diversas obras. Outro fato interessante registrado na Revista Batera, em um artigo sobre o baterista de jazz Max Roach, é que, em seus solos curtos, aparece tal número, se considerarmos as relações que aparecem entre tempos de bumbo e caixa. O compositor húngaro Béla Bartók utiliza esta relação de proporcionalidade constantemente em sua obra. Este fato pode ser visto na análise da música de Bartók feita por Ernö Lendvai (Béla Bartók: And Analysis of his Music)."

SODAPOP
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
o Bartók deliberadamente usou a seção áurea para a construção de arquétipos sonoros e da macro-estrutura e eu curto pra caramba o Bartók, mas não deixa de ser a maior baboseira esse treco de seção áurea na música

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


Volunteer
Vivaldi, Haydn, Tchaikovsky, Bach, Mozart, Chopin, Liszt, Schubert, etc

Jazz > eles


Eu pedi pra explicar, não pra falar quem...

tambourine man
Veterano
# fev/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Cavaleiro
E as músicas que utilizam a proporção áurea?

música é um fenômeno físico, e não matemático, ok? Leve as suas ideias para o mundo de silêncio do Platão e fique lá curtindo a sua maximização de utilidade em um mundo recriado pela técnica triunfante. Enquanto isso vou estar por aqui entre o som e a fúria

Die Kunst der Fuge

X9 morre cedo, malandro!

Cavaleiro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


tambourine man

Sim.

Mas ainda assim pode ser calculado. No caso da música tem o tamanho, frequencia e período da onda, além de toda teoria musical que utiliza fortemente a matemática em suas representações temporais.

O phi pode ser uma baboseira na música sim, mas ignorar a utilização da matemática na música é como a própria definição diz: ignorância. Ou trollagem

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro

mezzo a mezzo

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


TG Aoshi
Eu pedi pra explicar, não pra falar quem...

Esse não é um tópico de discussão, nem explicação, nem de justificativa dos pontos, é só trollagem pura.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade queria mais é ver aonde ele chega. Pra saber se o fundo do poço é o limite.

tambourine man
Veterano
# fev/12
· votar


^
^
troll assumido

Will Bejar
Veterano
# fev/12
· votar


Ah!

Random_Rampager
Veterano
# fev/12
· votar


Dire Straits > Hard Rock > Blues > Slash > Frank Sinatra > Música Erudita > Outros Jazz.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12
· votar


Leia uma análise detalhada de um fuga de Bach que você saberá o que é inteligência.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


duplo

Filhada
Veterano
# fev/12
· votar


Fala serio, querendo comparar dois estilos assim...
E como comparar o Shinigami com Thor. Quem e o mais foda?
Nao da! Os dois sao!

O exemplo pode ser tosco, mas e serio.

E um segundo ponto, dificuldade nao faz uma musica melhor. So deixa ela.....mais dificil.

Penta_Blues
Moderador
# fev/12 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Volunteer
A regra sobre comparações tem a finalidade de evitar discussões que não levam a lugar algum, principalmente quando logo de cara o autor desdenha da parte que não lhe agrada.

Regras do Fórum Cifra Club
1. Criação de tópicos
1.6. Não se deve criar tópicos ou posts de comparação do tipo "Fulano VS Sicrano", nem tópicos cujo título não faça relação com o conteúdo, ou conteúdo que não explique título do tópico;

Valeu!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Música erudita é cultura, jazz é inteligência