Sobre nossa provável contradição entre o que fizemos e o que queremos para nossos filhos

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: brunohardrocker


    Você com certeza deve ter, ou ter tido, conflitos de pensamentos com seus pais na juventude. Por isso você fazia muita coisa que achava divertido, longe dos olhos deles.

    Aí você sonha em ser um pai ou uma mãe totalmente liberal, pra superar o que seus pais foram com você. Mas a execução prática da sua teoria, só vai ocorrer quando você tiver os seus filhos. Aí o bicho pega. Você pode não ser aquilo tudo que idealizava, por mais que seja melhor que os seus pais.

    Neste último final de ano, eu e o cunhado passávamos pela entrada de uma estrada que ia para o precipício de uma empresa que utilizava a montanha pra extrair pedra britada pra fazer asfalto, na antiga cidade onde morávamos. Falávamos sobre as vezes que íamos até lá pra ver o rio lá de cima, jogar pedras, sentar na beira do paredão, e etc.
    Perguntei pra ele se deixaria hoje o meu sobrinho (filho dele) ir a um lugar desses com os amigos quando quisesse. Ele falou que nem morto deixaria. A gente ia porque era divertido e nossos pais nunca ficavam sabendo.

    O que você tem a dizer sobre o assunto?

    mikia
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Minha cara esse tópico, né

    Bob Mauley
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu vou guardar o post, e escrever alguma coisa quando a preguiça passar

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mikia

    =o

    Bob Mauley

    =/

    Cavaleiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu=meu pai + minha mãe/2

    Este negócio de ficar mais revoltado com os pais é coisa de adolescente, a diferença é que tem gente que nunca cresce.

    Você pode corrigir uma coisa ou outra que achou errado, mas no fim vai acabar agindo praticamente da mesma forma que eles.

    Espero que eu seja um pai tão bom quanto os que eu tive, só isso.

    PS: Estou falando em condições normais.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cavaleiro

    Eu também não tenho do que me queixar. Defeitos todo mundo tem.

    Pra mim foi dada muita liberdade, se comparado a maioria. Tanto é que cresci sem revolta. Apenas com a idealização de que a mãe dos meus filhos não tenha o medo que a minha mãe teve e que eu consiga superar o silêncio do meu pai. Acho que filho tem que ouvir algo, po! Por bem ou por mal.

    Cavaleiro
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    Isto tem uma boa explicação racional, você (como um todo, mas com foco em comportamento/crenças) é definido pela sua genética e pelo meio. A genética você já tem dos pais e o meio divide-se na socialização primária e secundária.

    Se você teve pais presentes enquanto era criança, há uma tendência muito grande de ficar muito parecido com eles, diria que é quase diretamente proporcional ao tempo despendido com cada um deles, a socialização primária vai definir suas crenças iniciais.

    Depois você vai para socialização secundária, principalmente no colégio e defronta todos os valores que teve dos seus pais com o que a comunidade tem, se você mora em um ambiente propício onde seus valores familiares convergem com os valores da sociedade ou comunidade local você acaba tomando-os como verdade e fica bem parecido com seus pais.

    Musicoo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ah, esta coisa de revolta passa. Depois que você amadurece um pouco percebe que seus pais só queriam seu bem. Foi assim comigo, e eu vi que sem aquelas broncas, surras, etc. valeram a pena, pq se não fosse por isso, hj eu não teria a conciencia que eu tenho de tudo. Eu pretendo ser rigido com meus filhos, só que vou tentar educar sem bater, e tendo meus filhos também como amigos. Assim que eu idealizo.

    Abraço!

    Cavaleiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker

    Pra mim foi o contrário, ouvi até demais.

    Mas apesar de ter reclamado muito durante a vida, hoje agradeço por isto, justamente como a minha mãe havia predito quando brigava comigo "você ainda vai me agradecer por isto" hahah

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cavaleiro

    Bem verdade. Com o silêncio deles eu tive que aprender muita coisa sozinho, a sorte deles é que fui curioso. Mas eles não deixaram de passar o exemplo, na falta da autoridade.

    Gourmet Erótico
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker
    EXCELENTE TÓPICO
    quando estiver em casa, de mente relaxada, eu vou discutir melhor o assunto
    for now, vou apenas acompanhar

    Strato_Master
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cavaleiro
    na verdade você = x*seu pai + y*sua mãe, x+y = 1


    mas o que você disse é verdade... as vezes você percebe que você age exatamente da mesma forma que seus pais... mesmo não gostando...

    Tmusic
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker
    Minha mãe sabe TUDO que já fiz, de certo e errado. Serião.

    Meu pai nem tanto, mas tbm sabe bastante coisa. E eu não faço nada escondido deles. Então...

    Sei lá, quando eu tiver filho(ou filhos), eu vou ensinar tudo o que tiver q ensinar. Se eles não quiserem seguir, problema é deles. Depois dos dezoito, não é mais responsabilidade minha. Vou continuar amando e os tratando como bebezinhos da mesma forma u.u

    Tmusic
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Strato_Master
    Você PRECISA parar de usar reticencias

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tmusic
    E eu não faço nada escondido deles.

    ¬¬

    Musicoo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tmusic
    Vc é o que cara? Um livro aberto?

    O.o

    Strato_Master
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tmusic

    eu não consigo.... é mais forte do que eu...

    Tmusic
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker
    Tmusic
    E eu não faço nada escondido deles.

    ¬¬


    Tipo, eu não moro com meu pai, então ele não vê nada do que faço, mas se visse, damn, não teria problema.

    Com a minha mãe, independente do que eu for fazer eu falo.

    Já fiz muita coisa escondido, obviamente, mas depois sempre falo tudo.
    E não sofro represalia por isso.

    Porém, não por eles, mas por mim mesmo, eu sou bem "tranquilo", pelo meu proprio bem. Mas se me bater uma doidera na telha e eu simplesmente quiser sair por aí aprontando igual um doido, eu simplesmente falo pra véia: "Mãe, to indo ali fazer isso, isso e aquilo, tchau", pego meu dinheiro, e pronto.

    Tmusic
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Strato_Master
    Vc não consegue parar de usar reticencias ou de fazer coisas escondidos dos seus pais? o.O

    Rafa-Ban
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu detesto dar satisfaçõs aos meus pais, mas como não aprecio mentira e esconder, eu conto tudo, por sorte meus pais não são quadrados e levam as coisas numa boa, mas acredito que qdo tiver meu filho, eu seja um pouco rígido, pq afinal, não gostaria que ele cometesse os mesmos erros que eu cometi e possivelmente cometerei

    Strato_Master
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tmusic

    usar Reticências....

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sou meio avesso a crianças...
    ñ kero ter filhos, mas se um dia tiver o desprazer, eles q se virem...
    já vo ter q dar comida, roupa, pagar contas, aguentar choro de noite..
    o custo-benefício disso eh praicamente Zero!!
    ñ compensa...
    e se ele apanhar na rua, apanha tbm em ksa...

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Agora que sou pai, vejo que vou "morder minha língua" muitas vezes...

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Will Bejar

    =\

    Eu tô vendo isso antes da hora.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker
    É previsível... na verdade a gente só tem noção de certas coisas quando cai na real e percebe que aquilo que vc fazia (ou queria fazer) é muito perigoso ou errado... se vc olhar pra trás e continuar achando aquilo certo, não vai reprimir seu filho (a) por causa disso!!! hehehehe... foda...

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Will Bejar

    haha
    Mas voltando a usar meu exemplo do precipício, até hoje eu voltaria lá, no mesmo lugar e faria a mesma coisa sem medo. Sabendo do perigo.
    É mais uma questão de segurança que a gente tem em nós mesmos e que não sentimos nos outros ou nos filhos!

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    brunohardrocker
    Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!!! hehehehe...

    CindyFerrari
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Se meus forem conscientes do jeito que eu sou, pra mim tá tranquilo, podem fazer oq quiserem...


    =)

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Legal é que todo mundo gosta de cometer esses "erros", ai quando chega a vez dos filhos...

    Vou educar meu filho na minha medida, tem coisas que abomino pra mim, não precisei experimentar pra saber disso, então usarei a mesma medida, tambem na parte liberal só que sempre conversando e tals...Pois penso que não da pra ser liberal sem estar presente, sem conversar e aconselhar se não da merda.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Não tenho filhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre nossa provável contradição entre o que fizemos e o que queremos para nossos filhos