Da consistência do pensamento.

Autor Mensagem
Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12


Precisar ter coerência das suas palavras com suas ações parece uma máxima senso comum. Quando voce põe em prática aquilo que defende, seguindo uma linha de pensamento firme e coerente, sente-se realizado e mais consonante com a sua vida. Não contradizer a si mesmo também pode ser, talvez, uma das melhores formas de se realizar, pois leva-se a cabo seus proprios projetos e planos de vida. É como construir uma casa, pondo-se cada tijolo por vez. Sem essa constância, mínima que seja, não há casa, apenas projetos de casa... abandonados, mal resolvidos e confusos. Em último plano, isso leva a sentimentos de dissonância cognitiva e insatisfação generalizada.

O leve teor alcóolico no meu sangue pode estar afetando meu discurso, mas qual o pensamento dos senhores acerca disto? É preciso consistência? Como obter tal coerência?

Amplexos.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Não contradizer a si mesmo também pode ser, talvez, uma das melhores formas de se realizar, pois leva-se a cabo seus proprios projetos e planos de vida

Concordo. Mas se temos uma cabeça procurando conforto, o conforto só deve estar na contradição, no fingimento, na fuga, na ignorância, na indiferença ou então no popular "foda-se".

A consciência é uma doença.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Concordo. Mas se temos uma cabeça procurando conforto, o conforto só deve estar na contradição, no fingimento, na fuga, na ignorância, na indiferença ou então no popular "foda-se".

A consciência é uma doença.


Para você né?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

Sim. E pra você?
:]

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker

Pra mim não. A consciencia é uma dádiva e o conforto está na aceitação!
=]

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

Pra mim, encarar dessa forma é uma maneira de apaziguar o desconforto, tendo a doença controlada. :]

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Pra mim, encarar dessa forma é uma maneira de apaziguar o desconforto, tendo a doença controlada. :]


Se optas por chamar o conforto de apaziguamento de desconforto, tal qual o bem de apaziguamento do mal, o bonito de apaziguamento do feio, a consciencia de apaziguamento da inconsciencia...é a forma com que escolheu olhar. =]

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon
mais consonante com a sua vida.
sentimentos de dissonância cognitiva

Quando os músicos filosofam, by Little Salad.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
é a forma com que escolheu olhar. =]

Sei lá se escolhi alguma coisa e se os outros escolheram tb. :\

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Sei lá se escolhi alguma coisa e se os outros escolheram tb. :\



Se esclheu, não escolheu, ou se escolheram para você, ainda está em tempo de reescolher. =]

Atom Heart Mother
Veterano
# fev/12
· votar


Concordo.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


É preciso consistência?

Precisar para quem? Só posso supor o prazer que esse tipo de realização gera, outrossim o prazer (ou desprazer) que a não-realização gera, uma vez que eu ainda não tive tempo de ter alguma decepção intelectual muito relevante.

O engraçado é que a falta de coerência tratada neste tópico complementa aquele outro sobre a loucura; não uma loucura clínica per se, mas algum tipo de colapso espiritual mais severo..

Pessoalmente eu acho que essa coerência é dispensável, um tipo de utopia utilitarista do pensamento. O pensamento não precisa sair do plano teórico, não precisa deixar de ser somente masturbação.

Seus tópicos são excelentes.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

De 0 a 10, qual seria seu compromisso com a adequação do seu registro ao presente contexto discursivo, para estabelecer, literalmente, a comunicação e exitar em um discurso?

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Die Kunst der Fuge
10, sempre.

Por que, não fiz-me entender? Não fui inteligível? Fiz-me prolixo aos olhos de vossa interlocutoridade?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
10, sempre.

Imagine se fosse 0, hein.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Re li duas vezes e me parece bem escrito e inteligível. Tem certeza que o problema não é você?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
bem escrito e inteligível.

Mas não foi a estes aspectos que eu pedi a nota.

Tem certeza que o problema não é você?

Eu entendi.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Então ta me trollando.

ta, deu de desvirtuar o pótico do mano louco.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Você é o cara que eu esperava postar. Sua fala é de uma consistência e coerência felomenais. Talvez seja a influência científica. Mas invejo! Como você "clareia" seu pensamento com suas teias lógicas e encadeiamentos causais?

One More Red Nightmare

Precisar para quem? Só posso supor o prazer que esse tipo de realização gera, outrossim o prazer (ou desprazer) que a não-realização gera, uma vez que eu ainda não tive tempo de ter alguma decepção intelectual muito relevante.

É, eu já tive.

O engraçado é que a falta de coerência tratada neste tópico complementa aquele outro sobre a loucura; não uma loucura clínica per se, mas algum tipo de colapso espiritual mais severo..

Precisamente! Você leu minha alma neste momento.

Pessoalmente eu acho que essa coerência é dispensável, um tipo de utopia utilitarista do pensamento. O pensamento não precisa sair do plano teórico, não precisa deixar de ser somente masturbação.

Mas ainda que ele não saia do plano teórico, sem uma ordem, o sujeito não dá conta de lidar nem mesmo com a sua vida prática, uma vez que ele não possui internalizada a consistência necessária pra entender onde ele entra nesse mundo, nem como manipular as coisas ao seu favor. Concorda comigo?

Seus tópicos são excelentes.

=*

brunohardrocker
Concordo. Mas se temos uma cabeça procurando conforto, o conforto só deve estar na contradição, no fingimento, na fuga, na ignorância, na indiferença ou então no popular "foda-se".

A consciência é uma doença.


Hmm... makes sense. Mas talvez não seja tão fatalista assim. Digo, manter a coerência também é entender como a realidade funciona e, consequentemente, sacar onde é o seu lugar no mundo, como funciona seus sentimentos e pensamentos, etc. Pode também ser o caminho do não surpreender-se.

SODAPOP
Veterano
# fev/12
· votar


Contradições existem... a maioria das vezes, aparece primeiro aos olhos dos outros, depois aos nossos. A questão é o que a gente faz diante disso

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon

Valeu pela consideração, fiquei até corado 8-)
Güenta ae então que depois eu posto.

neologist_
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon
Aceita spoilers?

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Você é o cara que eu esperava postar. Sua fala é de uma consistência e coerência felomenais. Talvez seja a influência científica. Mas invejo! Como você "clareia" seu pensamento com suas teias lógicas e encadeiamentos causais?


Ele está te cantando Die Kunst der Fuge. Olha a cilada hein...

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


neologist_

Sim, tava procurando seus spoilers no MSN ontem a noite, inclusive.

-Dan

Cantada científica. =(

SODAPOP

Perceber a ida e vinda das contradições também é aperceber-se da consistência, não? Digo, você passa a observar aquilo do lado de fora e a nota como um fenomeno recorrente. Isso é consistência.

neologist_
Veterano
# fev/12 · Editado por: neologist_
· votar


Dental Floss Tycoon
Ok, mas agora é spoiler mesmo, citação literal. Tem gente que olha torto, mas tô nem vendo!

É preciso consistência?

"O homem é uma entidade indivisível, uma unidade integrada de dois atributos - matéria e consciência -, e ele não pode admitir uma ruptura entre corpo e mente, entre ato e pensamento, entre sua vida e suas convicções." (página 341 do terceiro volume)

No mesmo capítulo você vai ver uma explicação mais minuciosa a respeito.

brunohardrocker
Mas se temos uma cabeça procurando conforto, o conforto só deve estar na contradição, no fingimento, na fuga, na ignorância, na indiferença ou então no popular "foda-se".

A consciência é uma doença.


Cito:
"Qualquer que seja o grau de conhecimento que se tem, estas duas coisas - existência e consciência - são axiomas inevitáveis; são os elementos básicos irredutíveis e imprescindíveis a toda e qualquer ação empreendida. [...]

Um processo racional é um processo moral. Vocês podem cometer um erro em qualquer momento desse processo, tendo como única proteção o seu próprio rigor, ou então vocês podem tentar falsear o processo, utilizar dados falsos e se esquivar do esforço da busca - mas, se a dedicação à verdade é o que caracteriza a moralidade, então não existe uma forma de dedicação maior, mais nobre e mais heroica do que o ato de assumir a responsabilidade de pensar.

Aquilo que vocês denominam alma ou espírito é a sua consciência, e o que denominam livre-arbítrio é a liberdade, a escolha que determina todas as escolhas que vocês fazem, que determina a sua vida e o seu caráter.

Pensar é a única virtude básica do homem, da qual todas as outras decorrem. E seu vício básico, a fonte de todos os males, é aquele ato sem nome que todos vocês praticam, porém se esforçam para jamais admitir: o ato de silenciar, de suspender voluntariamente a própria consciência, de se recusar a pensar. Não ser cego, mas se recusar a ver; não ser ignorante, mas se recusar a saber. É o ato de tirar de foco a mente e induzir uma névoa interior para fugir da responsabilidade do discernimento - com base na premissa jamais expressa de que uma coisa deixa de existir se vocês se recusarem a identificá-la, de que A não é A enquanto não pronunciarem o veredicto 'A é A'. O não pensar é um ato de aniquilamento, um desejo de negar a existência, uma tentativa de apagar a realidade. Porém a existência existe; a realidade não se deixa apagar, mas acaba apagando aquele que deseja apagá-la. Quem se recusa a dizer 'É' se recusa a dizer 'Sou'. Quem não utiliza seu discernimento nega a si próprio. O homem que afirma 'Quem sou eu para saber?' está afirmando 'Quem sou eu para viver?'.

Esta, a qualquer momento, em qualquer questão, é a sua escolha moral básica: pensar ou não pensar, existência ou não existência, A ou não A, entidade ou zero."

-Dan
Se optas por chamar o conforto de apaziguamento de desconforto, tal qual o bem de apaziguamento do mal, o bonito de apaziguamento do feio, a consciencia de apaziguamento da inconsciencia...é a forma com que escolheu olhar. =]

Cito:
"Vocês que cultuam o zero jamais descobriram que realizar a vida não é equivalente a evitar a morte. O prazer não é 'a ausência de dor', a inteligência não é 'a ausência da estupidez, a luz não é 'a ausência da escuridão', uma entidade não é 'a ausência de uma nulidade'. Construir não é coisa que se realize simplesmente pelo fato de não demolir. Não adianta passar séculos parado, sem demolir: nem sequer uma viga se erguerá. [...] A existência não é uma negação de negações."

E, de novo:

brunohardrocker
Mas se temos uma cabeça procurando conforto, o conforto só deve estar na contradição, no fingimento, na fuga, na ignorância, na indiferença ou então no popular "foda-se".

A consciência é uma doença.


Cito:
"Toda vez que vocês cometeram o mal de se recusar a pensar e a ver, de isentar do absoluto da realidade um pequenino desejo seu, sempre que optaram por dizer: 'Que eu possa subtrair ao julgamento da razão os biscoitos que roubei, ou a existência de Deus, que me seja permitido um único capricho irracional, e serei um seguidor da razão em relação a tudo o mais' - foi esse o ato de recusa, de negação que subverteu sua consciência, que corrompeu sua mente. Foi assim que sua mente se transformou num júri comprado que recebe ordens de um submundo secreto, cujo veredicto distorce as provas para se adequarem a um absoluto intocável - e o resultado é uma realidade censurada, fragmentada, em que os pedacinhos que optaram por ver flutuam entre os abismos daquilo que não quiseram ver, unidos por aquele fluido embalsamador da mente que é a emoção isenta do pensamento."

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon
Mas ainda que ele não saia do plano teórico, sem uma ordem, o sujeito não dá conta de lidar nem mesmo com a sua vida prática, uma vez que ele não possui internalizada a consistência necessária pra entender onde ele entra nesse mundo, nem como manipular as coisas ao seu favor. Concorda comigo?


Eu acho que a coerência, a ordem que você fala é parcialmente atingida através de racionalizações. Ou seja, como estamos imersos num (quase) completo não-saber , invariavelmente as grandes questões ficarão ou em stand-by (a dúvida) ou serão respondidas por meio de certezas forjadas.

O ''entender eu no mundo'' é uma espécie de maculação do pensamento puro, ou seja, tentamos validar a nossa existência, a vida prática, utilizando o pensamento, prostituindo-o. E precisamente é uma maculação pois geralmente o pensamento leva a caminhos que tornariam a vida pratica inválida. Por exemplo, um sujeito chegar à conclusão que a vida é um erro e não vale a pena ser vivida; a única maneira de permanecer vivo é forjar o pensamento , racionalizar afim de continuar vivendo.

Brainstorm, nem liguem.

SODAPOP
Veterano
# fev/12
· votar


Dental Floss Tycoon
Depende de como vc reage diante de perceber a contradição, caralho! huhauahua

neologist_
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
Por exemplo, um sujeito chegar à conclusão que a vida é um erro e não vale a pena ser vivida; a única maneira de permanecer vivo é forjar o pensamento , racionalizar afim de continuar vivendo.

Mas por que continuar vivendo? Quem chegou a essa conclusão tem mais é que se matar mesmo.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# fev/12
· votar


neologist_

Nossa, eu preciso ler esse livro urgentemente.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


neologist_
Esses quotes são de qual livro? Achei-os muito bem escritos e verdadeiros.

Mas por que continuar vivendo? Quem chegou a essa conclusão tem mais é que se matar mesmo.


Das palavras de Camus:

"...Diante de tais contradições e tais obscuridades, é preciso acreditar, conseqüentemente, que não há nenhuma relação entre a opinião que se pode ter sobre a vida e o gesto que se faz para deixá-la? Nada de exageros nesse sentido. No apego de um homem à vida há alguma coisa de mais forte que todas as misérias do mundo. O julgamento do corpo vale tanto quanto o do espírito e o corpo recua ante o aniquilamento.

Adquirimos o hábito de viver antes de adquirir o pensar. Nessa corrida que todos os dias nos precipita um pouco mais para a morte, o corpo mantém esta vantagem inalterável. ..."


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da consistência do pensamento.