Tarso saúda Cesare Battisti

    Autor Mensagem
    DrZaius
    Veterano
    # jan/12


    Asilado político italiano agradece governador após reunião do Conselhão


    O que era para ser uma mera reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sobre a seca, na manhã dessa terça-feira, no Piratini, assumiu ares de encontro de relevância internacional. Isso porque o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, que participava do encontro, juntamente com o diretor-geral da ONU para a alimentação e agricultura, José Graziano, recebeu a visita do ex-guerrilheiro de esquerda italiano Cesare Battisti, asilado político em decisão polêmica do ex-presidente Lula, em 2010, em seu último ato como presidente.

    Battisti foi ao Piratini para "conhecer o Executivo gaúcho e agradecer a Tarso (ex-ministro da Justiça à época do pedido de asilo político) pelo tratamento dispensado" a ele, segundo suas próprias palavras. O ativista foi julgado e condenado na Itália pelo assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979, quando fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, das Brigadas Vermelhas.

    O julgamento italiano de Battisti, apesar de ter acontecido em um Estado democrático de direito, foi criticado pelo governador Tarso Genro a repórteres da Bandeirantes, presentes ao local.

    "O presidente Lula tomou a decisão correta de não entregá-lo ao governo corrupto, fascista e mafioso do Berlusconi (Sílvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano por três vezes e que foi primeiroministro entre 2008 e 2011)", afirmou.

    Ao contrário das duras palavras usadas para definir o governo italiano, Tarso foi simpático e desejou sorte ao ex-guerrilheiro, após o italiano levantar-se para cumprimentá-lo. "Bem vindo ao Rio Grande do Sul, tá bem? Utilize bem esses direitos que o povo brasileiro, através da Constituição, te deu para viver, trabalhar e produzir aqui. Boa sorte", disse.

    A assessoria do Piratini informou que o encontro foi informal e que não estava previsto na agenda do governador. Ainda explicou que as passagens e hospedagem da viagem de Battisti a Porto Alegre estão sendo pagas pelo Sindipetro (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo), entidade que está patrocinando o seu livro, com previsão de lançamento em março.

    Oposição critica

    Quem não gostou do encontro foi a oposição ao governo. O deputado estadual Giovani Feltes (PMDB) afirmou que a conversa entre os dois foi uma afronta à comunidade italiana gaúcha.

    "Imagino que na colônia italiana ele (Tarso) vai reavivar um sentimento de que o governador, que é de todos os gaúchos, receba um condenado por ter alvejado italianos, inclusive pelas costas", disse.

    http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000481810

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/12
    · votar


    Ele poderia saudar o piso salarial dos professores, como ele prometeu na campanha.

    cao fofo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cri cri cri cri...

    Redes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cri cri cri cri...

    Textos grandes, as pessoas se inibem à ler...

    cao fofo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Redes
    vc acha?

    megazord
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Redes
    YOU DON'T SAY

    Redes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cao fofo
    vc acha?

    A maioria delas, sim. Caso seja um assunto individualmente interessante, a pessoa não exita em ler.

    Redes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    E olha que a formatação do texto, apresentado pela nossa colega DrZaius está de boa...

    cao fofo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Redes
    num quedito o.O

    Redes
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cao fofo

    kkkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarso saúda Cesare Battisti