a vantagem de ser um diletante

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# jan/12


É estar sempre descobrindo coisas novas ao mudar de campo de prática/estudos. No início de qualquer um deles se aprende muito mais rápido do que depois, quando o árduo aprofundamento torna as coisas repetitivas e maçantes.

discorram em prosa livre pós-tonal

tambourine man
Veterano
# jan/12 · Editado por: tambourine man
· votar


post para HD Thoreau

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Ilustrando o tópeco.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


fataço

e viva as cadeiras de letras

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


tambourine man

Quais campos de estudo você passou? Todos os cursos da fefeleche?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Acho que a parada mais interessante de estudar deve ser Teoria Geral dos Sistemas.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Comuna CCCP

agora estou fotografando

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Multidisciplinaridade não funciona bem, no fim você se concentra na área que tem mais afinidade, experiência própria no [url=www.egc.ufsc.br]EGC[/url]

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Uau.

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


o que é um dilatante?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Cavaleiro
Multidisciplinaridade não funciona bem, no fim você se concentra na área que tem mais afinidade

Mas isso é um problema?
A multi-disciplinaridade pode te dar uma visão diferente sobre a sua área e até te fornecer soluções.

Por exemplo, o método que os Sistematas utilizam pra organizar as espécies em árvores filogenética (meio que uma árvore genealógica evolutiva das espécies), de forma a obter sempre a maior parcimônia possível, na verdade foi adaptado de um método desenvolvido pelos correios americanos, que era usado pra calcular os trajetos das ruas que eles percorriam, sem que precisassem ficar dando várias voltas desnecessárias.

Traçar trajetos de ruas e determinar parentesco evolutivo aparentemente não tem nada a ver, mas no fundo funciona pelas mesmas regras, as mesmas soluções são válidas.

Uma coisa que eu gosto de ver em multidisciplinaridade é quando as engenharias chegam a solução de um problema e este mesmo problema já tinha sido encontrado e resolvido pela própria natureza e seleção natural. Eu acho que a solução pra um grande número de problemas podem ser encontrada pensando desta forma.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Pra mim era, tinha muita aula chata hahah

Mas traz soluções sim, uso até hoje algumas idéias do design e engenharia de produção no trabalho.

O problema é que é difícil entender a linha de raciocínio em um mestrado de área diferente se você não está acostumado com a leitura (no meu caso engenahria, adm e design).

Normalmente as aulas de design tem o pessoal de comunicação participando da aula e o pessoal de engenharia e adm quase durmindo e vice-versa.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Cavaleiro

Ah, mas aí você está falando de uma aula interdisciplinar chata e/ou ruim, não da interdisciplinaridade em si.
Mas sei coé.

tambourine man

Acho que ser diletante é o único caminho de aprender, sabe?
Só aprendi coisas que tive prazer em estudar, tudo que me foi forçado foi esquecido.
bjo.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Após séculos de brainstorm epistemológicos verifica-se que o empecilho fundamental da omnisciência é meramente físico, temporal. Está-se imerso numa corrida sem vencedores e fadada ao fracasso.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


^
^
Fetiche pela loucura.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Nos encontramos vez ou outra.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

Quando ela passa pela rua eu viro a cara, mudo o rumo, mas as vezes não se tem escapatória.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Que sapatos ela veste? Aposto que são altos e vermelhos. Prada.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare

Sou mais seduzido pelos peitos e quadril, mas primeiro eu olho no rosto, como todo homem faz.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


Up.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Uma das vantagens é que este termo ainda não foi estigmatizado.
Ninguém ofende o outro chamando de "pseudo-diletante".

Como seria o estereótipo de um diletante pra vocês?
E do quarto de um?

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


e viva as cadeiras de letras

h

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


diletante


Gustoau
Veterano
# mai/12
· votar


Só não pode ter objetivos. Se você não sabe o que está fazendo nem tenta entender, só observe tudo quanto puder e ao chegar em casa beba e chore até adormecer.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho um grande amigo de infância - que é bem boiolão, por sinal - que uma vez me disse:

- Estudar grécia antiga é um saco, tem que decorar um monte de nomes e tudo mais.

Tá aí uma das vantagens de ser diletante, você tá lendo a parada porque gosta, não porque vão te cobrar na prova, daí tu não precisa ficar decorando os mínimos detalhes, tu absorve o que tu achar relevante. Se precisar pra entender, tu volta até a parte e lê de novo.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

eu ri

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar



post para HD Thoreau


Post pro cara que ele plagear.

Bizet
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bizet
· votar


Eu tenho um grande amigo de infância - que é bem boiolão, por sinal

uhaeuha

Gustoau
Veterano
# mai/12
· votar


Eu sou um grande amigo seu? yay

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mai/12
· votar


Malditos sejam diletantes e gente que fala complicado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a vantagem de ser um diletante