[Doença III] Esquizofrenia

    Autor Mensagem
    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Frodo Rei do Hobbits da Terra Média


    Em alguns meses fará quase um ano que não escrevo sobre nenhuma doença. Resolvi parar porque algumas pessoas acharam "perigoso" haver tópico sobre assuntos médicos.
    Pensei, refleti e conclui que apenas dei informações peculiares sobre determinadas doenças; a meu ver, nada de mais. Todavia, se alguém insistir que é inútil ou realmente perigoso escrever sobre doenças hei de parar imediatamente, ok? Lado outro, ressalto:

    1 – o tópico é meramente informativo
    2 – posso responder as perguntas que não entrarem no mérito pessoal
    3 – se alguém julgar que entrei no mérito é só avisar

    Meus tópicos anteriores foram sobre a herpes e a depressão. Hoje, resolvo falar sobre a esquizofrenia. Não tão incidente como as outras, mas de suma importância.

    Podemos começar casualmente perguntando: o que é a esquizofrenia?
    Particularmente acho tal "doença" uma das mais intrigantes do mundo. É a famosa loucura. Incidindo sobre uma pessoa, pode essa fazer ou deixar de fazer coisas inimagináveis. Do ponto de vista médico amplo a esquizofrenia abrange transtornos mentais; então genericamente podemos falar que a esquizofrenia é um transtorno mental. Há de se ressaltar que dentro do "termo" esquizofrenia há inúmeros transtornos que podem incidir sobre um indivíduo – obviamente. Em uma pessoa que possui um quadro de esquizofrenia há uma desorganização total em seus processos cerebrais. PODE afetar a capacidade de pensamento, pode afetar o quadro emocional, reflexos (aumentar ou diminuir) e principalmente as relações interpessoais.

    O que ocorre quando uma pessoa tem um quadro de esquizofrenia?
    Ocorrem alusões psíquicas, distúrbios momentâneos ou longos, mudança de humor, alucinações, visões, delírios, entre outras coisas.

    Obs: geralmente, aos usuários de substâncias psicotrópicas, entorpecentes e afins, ao os incluir em quadro esquizofrênico há um processo muito mais minucioso do que o processo relacionado às pessoas que não usam drogas. Isso ocorre porque o uso do próprio entorpecente afeta a capacidade mental, havendo os mesmos pontos sintomáticos da esquizofrenia.

    Obs²: como muitas outras doenças – assim como a depressão – a esquizofrenia é uma reunião de fatores. É a amálgama de fatores biológicos, genéticos, locais e ambientais. Pode ocorrer de uma pessoa se imbuir em esquizofrenia somente pelo ponto biológico ou local, ou seja, pode acontecer da esquizofrenia ser decorrente de um daqueles fatores isolados. Contudo o fator mais comum é a genética. As estatísticas dizem que filhos de pessoas esquizofrênicas têm a chance de 10% a 15% de possuírem a doença; diferente de uma pessoa que não possui tronco ancestral com a doença, nesse caso a chance é de 1% a 2%.

    Como é feito o diagnóstico?
    O diagnóstico é feito por um criterioso estudo sobre todo o contexto de vida do paciente. Não existe para essa doença característica biológica específica (como um câncer, por exemplo), mas podem ser feitos alguns exames computadorizados que produzam em imagem a atividade cerebral do indivíduo (são as chamadas neuro-imagens); é a tomografia eletrônica e a principal delas: a ressonância magnética! Esses exames são complementos do estudo sobre a vida do paciente. Um complementa o outro. É um ponto em comum com o diagnóstico da epilepsia!
    O médico vendo que o paciente possui um grau esquizofrênico, logo ele tem de ir resumindo a gradação da doença, ou seja, eliminando as possíveis áreas de afetação, por exemplo:

    "Maria, por perícia médica, foi diagnosticada com um quadro esquizofrênico, gritava durante a noite e comia plástico (só durante a noite). Cabe ao médico eliminar as áreas que não são afetadas pela doença. No caso, Maria consegue trabalhar, pois a doença não está interferindo nas relações interpessoais. Logo, os medicamentos aplicados à Maria serão doutro turno, medicamentos com química mais leve."

    O que não ocorre no seguinte caso ilustrativo:
    "João diagnosticado com a doença diz ouvir vozes que pedem para que ele mate algumas pessoas. Aqui, o tratamento será outro... Inclusive o tratamente de internação ambulatorial.

    E o tratamento?
    Não vou falar sobre remédios ou química aqui, mas posso falar sobre a ECT, eletroconvulsoterapia. Hoje, com a tecnologia nos ajuda muito, então o que era antes uma dor insuportável, hoje passa a ser um pouco mais suportável, resumindo um tratamento de estímulo à atividade cerebral, usado inclusive para o tramente de depressão. Antes, esse tratamento era, digamos, terrível; não vou enganar ninguém falando que o paciente não sente mais dor, porque sente, mas não se pode mais confundir com tortura. Com uma visão mais simplista posso explicar que o paciente se deita na cama, e é ligado a ele alguns "fios" (tento atenuar o nome), são os chamados cabos de estímulo ligados a pares de eletrodos planos e côncavos, e estes ligados ao bite-block; há de se ajustar o nível de carga elétrica... Aí que vem o grande porém! Ainda há dor, pois para que o choque chegar ao cérebro a carga ainda tem de ser muito alta. Ou seja, para atravessar a calota craniana e o tecido cerebral há de ser ter um uma carga elétrica bem forte... Por consequência, o estímulo ainda é muito doloroso...

    Obs: se alguém tiver alusões psicóticas, delírios, distúrbios momentâneos que afetem a cognição cerebral, procure imediatamente um médico.

    Lembrando que isso foi apenas uma introdução sobre a doença. Não posso falar de medicamentos e não posso fazer consultas virtuais. Esse tópico é meramente informativo.

    De toda forma, posso responder perguntas relativas à doença tranquilamente. blz?

    Tópicos antigos:

    Herpes simplex
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/259196/

    Depressão
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/259627/

    joaormrt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    malditas férias escolares

    qew
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ^
    Realmente.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joaormrt

    Realmente... Malditas férias escolares de medicina...

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tentou faculdade de medicina, não passou e agora faz enfermagem.

    Típico.

    qew
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: qew
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Ocorrem alusões psíquicas, distúrbios momentâneos ou longos, mudança de humor, alucinações, visões, delírios, entre outras coisas.

    Segundo o pouco que conheci da APAE, muitos casos disso aí lá, haviam alguns casos que provavelmente eram erros de diagnostico, pois, esquizofrenia é doença mental e deve ser tratada em hospitais psiquiatricos, diferentes do proposito da propria associação.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    O diagnóstico é feito por um criterioso estudo sobre todo o contexto de vida do paciente. Não existe para essa doença característica biológica específica (como um câncer, por exemplo), mas podem ser feitos alguns exames computadorizados que produzam em imagem a atividade cerebral do indivíduo (são as chamadas neuro-imagens); é a tomografia eletrônica e a principal delas: a ressonância magnética! Esses exames são complementos do estudo sobre a vida do paciente. Um complementa o outro. É um ponto incomum com o diagnóstico da epilepsia!

    Não levei fé nesse diagnóstico.
    Pode falar um pouco mais sobre o "criterioso estudo sobre todo o contexto de vida do paciente", pra ver se eu mudo de opinião?

    A genética também pode ser usada pra corroborar o diagnóstico?
    Os mecanismos celulares e moleculares causadores da doença são conhecidos, pelo menos parcialmente?

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

    Vc é psiquiatra?

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não levei fé nesse diagnóstico.
    Pode falar um pouco mais sobre o "criterioso estudo sobre todo o contexto de vida do paciente", pra ver se eu mudo de opinião?


    A questão é mais subjetiva do que o quadro de depressão. É uma tentativa de conversa com o paciente... Geralmente, uma pessoa que tenha algum quadro esquizofrênico não vai ao médico de livre espontânea vontade... Uma pessoa da família que o leva, como ocorre no hospital da Unb. Vou dar uma exemplo: já vi um caso que a mãe levou a filha que dizia estar sendo perseguida (já viu essa história em filmes). Bem, a menina se arranhava, se batia, se escondia, dormia embaixo da cama da mãe... A mãe a levou ao hospital e aí fizemos uma entrevista. De longe, o caso era estranho, pra mim era muito estranho porque eu apenas estudo medicina e não sou médico ainda... Acontece que fizemos alguns exames, como ressonância... A atividade cerebral da menina estava normal... Normal mesmo....... Repetiu-se duas vezes o exame... O caso foi estudado... Resultado: falta de atenção; a menina só queria chamar atenção da mãe que havia se casado com um homem onde este tinha mais dois filhos. A menina estava se sentindo preterida... Entendeu um pouco?

    A genética também pode ser usada pra corroborar o diagnóstico?
    Os mecanismos celulares e moleculares causadores da doença são conhecidos, pelo menos parcialmente?

    A genética é sempre a primeira a ser discutida.... Sempre mesmo. Os mecanismos celulares se desdobram nesse caso e são postos em segundo plano. Quando falamos de genética, vamos para alguma atividade de química cerebral em comum entre pai e filho, por exemplo.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Realmente... Malditas férias escolares de medicina...


    kkkk
    clássico

    estudantes de medicina arrogantes.

    pq não me surpreendo?

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    brunohardrocker

    Vc é psiquiatra?

    Estudante do 10º período de medicina, com expectativa de especialização na área de neurologia e psiquitria.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joaormrt

    Arrogante?

    Amigo, em nenhum momento eu te ofendi e você de cara já quer tirar sarro com o tópico, sem nem saber nada ao meu respeito... Simplesmente entra só pra trolar e eu que sou arrogante??
    Se eu fosse você, pensaria criteriosamente de quem parte a arrogância.

    Você nem leu o que está escrito e quer me chamar de arrogante? Piada mesmo...

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Briga! Briga! Briga!

    joaormrt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Amigo, em nenhum momento eu te ofendi e você de cara já quer tirar sarro com o tópico, sem nem saber nada ao meu respeito...

    Foi mal...mas pra mim OT é exatamente para isso.

    Você nem leu o que está escrito e quer me chamar de arrogante? Piada mesmo...
    Sim. Veja a forma que tu colocou. "estudantes de férias escolares de medicina. Mesmo que seja inconsciente, tu tentou dar um ar de superioridade ao escrever isso.

    Digo novamente: não me surpreendo.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sou a favor da não internação universal.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

    Uhm. Em psiquiatria se estuda tb linguagem corporal, não?
    Eu queria entender mais sobre isso.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joaormrt

    Sim. Veja a forma que tu colocou. "estudantes de férias escolares de medicina. Mesmo que seja inconsciente, tu tentou dar um ar de superioridade ao escrever isso.

    Não quis explicitar superioridade. Aí você está tendo uma interpretação extensiva demais... Só quis mostrar que eu não sou um estudante de ensino médio que coletou informações da internet e colocou aqui. Quis apenas mostrar que o que estava escrito lá é de um estudo profundo, resumido sinteticamente para melhor didática...
    O intuito é ajudar e não ser superior.
    Além do mais, o OT não é só para coisas irrelevantes, pelo menos eu não sabia disso porque já vi muitas coisas interessantes...
    Eu não tenho mania de superioridade porque não sou superior a ninguém, mas você com certeza tem mania de inferioridade. Só idiotas se ofendem com tudo.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    não me ofendi não brother, não levo nada a sério desse forum...
    que bom q não é o seu caso, pq a grande maioria dos estudantes de medicina tem essa característica, inclusive teve um tópico há um tempo atrás aqui no OT sobre isso.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Entendeu um pouco?

    Entendi.

    Para outros casos, uma pergunta: Em todos os diagnósticos positivos, a atividade cerebral detectada é sempre anormal?
    São conhecidos um ou mais padrões de atividade anormal?

    A genética é sempre a primeira a ser discutida.... Sempre mesmo.

    Isso é bom! \o/

    Os mecanismos celulares se desdobram nesse caso e são postos em segundo plano.

    Mas você sabe dizer se a causa molecular é conhecida?
    E se existe alguma linha de pesquisa tentando descobrir marcadores moleculares pra diagnosticar a doença?

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joaormrt
    não me ofendi não brother, não levo nada a sério desse forum...
    que bom q não é o seu caso, pq a grande maioria dos estudantes de medicina tem essa característica, inclusive teve um tópico há um tempo atrás aqui no OT sobre isso.


    Tudo bem, rapaz. Admito que a maioria dos estudantes de medicina são arrogantes, assim como estudantes de direito. E sobre esse tópico que você se referiu, é inclusive de minha autoria > http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/261302/

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Simonhead
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Estudante do 10º período de medicina, com expectativa de especialização na área de neurologia e psiquiatria.

    Sucesso, meu caro. \o




    Orap 4 mg.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Para outros casos, uma pergunta: Em todos os diagnósticos positivos, a atividade cerebral detectada é sempre anormal?
    São conhecidos um ou mais padrões de atividade anormal?


    Na maioria das vezes sim. Mas há outros padrões, que um deles é o próprio estudo de vida. Em 1980, começou a se acreditar mais nesse padrão, porque as pessoas que não eram investidas em atividades cerebrais "anormais", porém apresentavam sintomas de forma intensa, como alucinações, eram submetidas a tratamento de choque (hoje, ECT) e, pela lógica, nenhuma pessoa "sã" iria querer levar choque no cerébro, certo?

    Mas você sabe dizer se a causa molecular é conhecida?
    E se existe alguma linha de pesquisa tentando descobrir marcadores moleculares pra diagnosticar a doença?

    Um pensamento lógico seria que um pai esquizofrênico iria possuir uma estrutura molecular X, o filho poderia ter também essa estrutura X (não necessariamente),mas não há um formato molecular que se coaduna sempre com algum tipo de esquizofrenia... Agora, eu posso afirmar que há estudos nessa linha sim, desde 98, mas não foram publicados. Há resquícios de estudo nessa linha no Manual Conciso de Psiquiatria Clínica, de Benjamin James Sadock. Só que não há nada concluso... Ele só discute um pouco a problemática, mas não dá nenhuma posição a respeito.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Simonhead
    Sucesso, meu caro. \o

    Esperava sua visita ao meu tópico! Pois sempre discutiu muito bem sobre os outros tópicos. Valeu mesmo!

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    qew

    Segundo o pouco que conheci da APAE, muitos casos disso aí lá, haviam alguns casos que provavelmente eram erros de diagnostico, pois, esquizofrenia é doença mental e deve ser tratada em hospitais psiquiatricos, diferentes do proposito da propria associação.

    Interessante que antes era a sua mãe que trabalhava na APAE, agora é o "pouco" que você conhece... Editou por quê?

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média

    No probs!

    Só não posto mais acerca da doença para não expor um problema familiar. No mais, acredito muito na psiquiatria e nos tratamentos que foram apresentados até agora.

    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Simonhead
    Só não posto mais acerca da doença para não expor um problema familiar. No mais, acredito muito na psiquiatria e nos tratamentos que foram apresentados até agora.

    A psiquiatria ainda tem muito de evoluir, muito mesmo, assim como evoluiu a neurologia. Seus métodos ainda são um pouco medievais.

    qew
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
    Interessante que antes era a sua mãe que trabalhava na APAE, agora é o "pouco" que você conhece... Editou por quê?

    Relí e preferi não fazer referencia =)

    De qualquer maneira, ambos os jeitos são verdadeiros. Ela deu aulas lá e eu sei bem pouco sobre. Só quis comentar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [Doença III] Esquizofrenia