Factos e factóides - Um tópico contra a reforma ortográficas brasileiras.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11


Talvez você nunca tenha percebido, que pessoas excepcionais são excepções, ou que os egípcios tenham vindo do Egipto, ou que os factóides derivam de factos, culpa dos brasileiros, que tentam legislar sobre a língua portuguesa e só fazem hagada,

Dissertem.

Headstock invertido
Veterano
# dez/11
· votar


O fatóide de que os egícios são pessoas excecionais.

LeandroP
Moderador
# dez/11
· votar


http://objetos.radiometropole.com.br/img_original/2011_12_3019_28_2134 231serra.jpg

Chap
Veterano
# dez/11
· votar


Eu odeio isso, sempre pronuncio a consoante muda. =/

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


bf, o maior filólogo do brazil.

qew
Veterano
# dez/11
· votar


factos

faquitos.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Up.

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
bf, o maior filólogo do brazil.

boto fé também

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Eu achei a reforma mto light. Ridiculamente light.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Um item extremamente útil, pratico e economico, seria:

Fica banido o uso dos Porques e todas as suas variancias, sendo substituído, sempre, pelas letras "pq".

Objetivo: poupar tempo, aumentando a produtividade de todos os setores, alem de economizar energia eletrica, poupando o meio ambiente, e economizar carga horaria nas aulas de português.

Exemplo da inutilidade do modelo atual: O porque na pergunta é separado para se saber que está perguntando? O ponto de interrogação não serve pra isso??


Próximo item de analise: A inutilidade dos acentos. Pq nunca matou ninguem pronunciar rubrica errado.

Gustoau
Veterano
# mai/12
· votar


ica banido o uso dos Porques

logo percebe-se o porquÊ de você não gostar dos porquês

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Fizeram a tal reforma pra unificar a língua nos países que falam a Língua Portuguesa. o que foi totalmente equivocado e os demais países nem tchum pra nós. Portugal continua com a sua língua, qu eé muito diferente da nossa.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


eu apoiaria o Black Fire em uma eventual cruzada contra a crase

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


bah realmente crase não serve pra muita coisa

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Gustoau
logo percebe-se o porquÊ de você não gostar dos porquês

Na verdade aprendi como se usa todos eles. Infelizmente.


snowwhite
tambourine man

Crase estaria banida na minha reforma tb. Por sinal, a palavra "também" seria reduzida a "tb".

Foucault
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
"Leve a mulher."
"Leve à mulher."

Muda totalmente o sentido. Na minha opinião, crase é sim muito útil.

-Dan
Veterano
# mai/12 · Editado por: -Dan
· votar


Foucault
"Leve a mulher."
"Leve à mulher."


Fala sheldom! =] Nesse caso, a crase está corrigindo um problema que ela msm criou.

Poderia se dizer:

Leve a mulher.
Leve para a mulher.

Pronto, resolvido sem o uso da crase.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Graças a deus que vocês não participam da comissão que decide as novas normas referentes à reforma ortográfica.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Foucault
Muda totalmente o sentido. Na minha opinião, crase é sim muito útil.

De fato. Mas a gente se acostuma a se entender através de outros sinais que leval ao significado, como em outras línguas .
Além do mais, como você entende quando a língua é falada? Não tem crase alguma.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


-Dan
Leve a mulher.
Leve para a mulher.

Pronto, resolvido sem o uso da crase.


É isto.

-Dan
Veterano
# mai/12 · Editado por: -Dan
· votar


snowwhite
De fato. Mas a gente se acostuma a se entender através de outros sinais que leval ao significado, como em outras línguas .
Além do mais, como você entende quando a língua é falada? Não tem crase alguma.


Pela lógica, a língua escrita serviria para facilitar a comunicação, criando símbolos que representassem a comunicação verbal. Penso que, qto mais simples e prática, melhor. Aí me vem, por exemplo, o uso dos porquês, uma total inutilidade, que complica a linguagem verbal qto representada da forma escrita, não sei por qual motivo.

Existem os defensores do como-está-tem-que-ficar que nem raciocinam sobre a coisa. Aquelas pessoas anti-mudança, que nem sequer pensam. Não pensam que a ortografia serve pra representar a fala e invertem a coisa: as pessoas passam a ter que corrigir a fala pra se adequar à ortografia. Então se alguém fala: "Para mim fazer", ou começa uma frase usando pronome, é tido como um ignorante quase criminoso, mesmo que a mensagem/informação, que é objetivo principal da coisa, estava sendo passada tranquilamente.

Analogamente, é como um software que, ao codificar a mensagem a ser transmitida, a complicasse mais ainda e inserisse um monte algoritmos inúteis, aumentando-a de tamanho e solicitando um decodificador mais complexo ainda para descriptografá-la.

Então alguém tenta simplificar esses softwares, simplificado sua forma, para que as msgs sejam transmitidas com mais eficacia, e os intelectuais se revoltam, em nome, talvez, de um glamour imbecil de "língua complexa".

Falemos vossa mercê como antigamente, então.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Existem os defensores do como-está-tem-que-ficar que nem raciocinam sobre a coisa.

Exacto, assim como existem os defensores de alguns aspectos do como-está-tem-que-ficar que raciocinam sobre a coisa, bom lembrar.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Exacto, assim como existem os defensores de alguns aspectos do como-está-tem-que-ficar que raciocinam sobre a coisa, bom lembrar.

Devem existir. Não conheço.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


-Dan

Muito prazer o/

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Eu sou a favor de botar o Lojban como língua oficial mundial.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Muito prazer o/

Olá! Tudo bem? Diz aí, pq é contra as reformas ortográficas?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


-Dan
Diz aí, pq é contra as reformas ortográficas?

Eu não sou contra as reformas ortográficas.
Só alguns aspectos mesmo. E seria contrário às proposições que vocês fizeram aqui neste tópico, mas felizmente, pra mim, elas ainda não foram levadas mais à frente.

Depois eu explico melhor os meus pontos de discordância.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu não sou contra as reformas ortográficas.
Só alguns aspectos mesmo. E seria contrário às proposições que vocês fizeram aqui neste tópico, mas felizmente, pra mim, elas ainda não foram levadas mais à frente.

Depois eu explico melhor os meus pontos de discordância.


Beleza. To fazendo um projeto de lei sobre aqui. haudhuadhad

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


-Dan
Aí me vem, por exemplo, o uso dos porquês, uma total inutilidade, que complica a linguagem verbal qto representada da forma escrita, não sei por qual motivo.

Tb não sei pra que inventaram isto. Acho que Portugal não tem esta porcaria.


Existem os defensores do como-está-tem-que-ficar que nem raciocinam sobre a coisa. Aquelas pessoas anti-mudança, que nem sequer pensam. Não pensam que a ortografia serve pra representar a fala e invertem a coisa: as pessoas passam a ter que corrigir a fala pra se adequar à ortografia. Então se alguém fala: "Para mim fazer", ou começa uma frase usando pronome, é tido como um ignorante quase criminoso, mesmo que a mensagem/informação, que é objetivo principal da coisa, estava sendo passada tranquilamente.

É o preciosismo. Eu sou meio chata com estas coisas porque se for liberar total, a língua se perde totalmente. Fora que o país é grande e às vezes já não consigo entender quando alguns nordestinos falam. Seria mais ou menos como na Espanha, onde na catalunha se usa o catalão, totalmente diferente. Mas lá é o contrário: na fala eles acabam usando o espanhol corrente. Mas a escrita é mesmo diferente.

Então alguém tenta simplificar esses softwares, simplificado sua forma, para que as msgs sejam transmitidas com mais eficacia, e os intelectuais se revoltam, em nome, talvez, de um glamour imbecil de "língua complexa".
Ah este argumento da riqueza da língua - e um orgulho imbecil em função disto- eu não entendo.

Mas é o que eu comentei ali em cima: a reforma foi para homogeneizar a Língua Portuguesa com os demais países. Mexeram aqui e ali e não igualaram NADA. Sei lá a quem entregaram esta tarefa, mas o cara não entendia patavinas.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu não sou contra as reformas ortográficas.
Só alguns aspectos mesmo. E seria contrário às proposições que vocês fizeram aqui neste tópico, mas felizmente, pra mim, elas ainda não foram levadas mais à frente.

Depois eu explico melhor os meus pontos de discordância.


Mas a reforma não era para transfornar o nosso Português e o de outros países que falam a mesma língua numa coisa só? Que eu saiba era esta a proposta. Não fizeram nada disto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Factos e factóides - Um tópico contra a reforma ortográficas brasileiras.