O BNDES e a tragédia da Região Serrana do Rio - Pequeno testemunho

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Konrad


    Bom,

    Como todos sabem, houve aqui na Região Serrana em meados de janeiro uma tragédia sem precedentes. Mais de 1.000 mortos - bem mais, já que ainda há desaparecidos aqui em Petrópolis, e imagino, os há em Teresópolis e Friburgo também- , danos materiais enormes e prejuízos para o já cambaleante setor turístico da região.

    O fato é que como se tratava de situação emergencial, houve mobilização federal para a liberação de recursos para os chamados microempreendedores que tivessem sido prejudicados. Os principais agentes aqui em Petrópolis foram o BB, Itaú e HSBC com recursos do BNDES, atuando de forma direta, emprestando dinheiro com carência de 2-3 anos e juros abaixo do que paga a poupança. Mui digno, não?

    O problema surge ai: o setor comercial foi muito pouco prejudicado aqui na cidade. A enxurrada atingiu um bairro residencial (Cuiabá), e a bem da verdade alguns resorts de luxo. Empresa, propriamente dita, apenas uma. Uma pequena cervejaria que, curiosamente, não conseguiu acesso aos recursos pois não teria como apresentar "garantias" (vejam o contra-senso). Muitos dos prejuízos alegados por quem de fato conseguiu o empréstimo podiam ser recuperados com água e sabão.

    O que aconteceu foi simples, e é bem típico. Empresários que tiveram algum tipo de prejuízo por conta da enxurrada que chegou à Itaipava conseguiram os empréstimos dando como garantia outros negócios que têm em áreas não atingidas, como o Centro da cidade.

    Com base no suposto prejuízo, empréstimos de 500 mil a 2 milhões (Petrópolis recebeu o maior número de operações empréstimos, e o segundo maior volume de recursos) foram concedidos majoritariamente a quem de fato não precisava deles. E onde está o dinheiro? Pelo que eu apurei pessoalmente (por meio do simples questionamento já que conheço pelo menos 6 empresários que se beneficiaram dessa "mamata') o dinheiro foi basicamente parar no mercado imobiliário - que aqui vive um boom; um dos sujeitos fez considerável sucesso "brincando" (palavra dele) em derivativos. Com dinheiro público. Que se paga se for aplicado na poupança, e que deveria estar financiando/subsidiando quem de fato necessita dele.

    E os pobres?

    Ah sim, os pobres. O governo municipal de Petrópolis até hoje não fez absolutamente nada quanto às famílias que perderam as casas. E não é figura de linguagem. Nada foi feito. Algumas famílias já voltaram para a região, já que não têm para onde ir. Nem o aluguel social saiu do papel ainda. O INEA até outubro não havia nem começado a fazer o mapeamento da região, o estudo teria como objetivo minimizar futuras eventualidades. O MP exigiu que fosse feito em 120 dias, a disputa está emperrada em algum lugar da distópica Burocracia Brasileira.

    Em Teresópolis já houve comprovadamente desvio dos recursos; o secretário de obras pediu exoneração e está sendo investigado. O prefeito também já foi afastado.

    Enfim, é isso. Essa é a realidade em que vivemos, e da qual, por razões profissionais eu sou obrigado a participar sem nada fazer. Fica a lição. O Brasil não é uma Democracia. É uma Cleptocracia.

    1 - http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=22011

    2 - http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/18/cgu-aponta-desvio-de-r ecursos-nas-obras-de-reconstrucao-em-teresopolis-empresas-fantasmas-sa o-investigadas.jhtm

    3- http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/07/cpi-vai-investigar- desvio-de-dinheiro-publico-na-regiao-serrana-do-rio.html

    4- http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Instit ucional/Sala_de_Imprensa/Galeria_Arquivos/perbalanco_tabela.pdf

    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Brasil não é uma Democracia. É uma Cleptocracia.

    Desculpe a inconveniência, mas o que é uma cleopstocracia?

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Brasil não é uma Democracia. É uma Cleptocracia.

    *Murillo Wendell pulando de alegria*

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bob Mauley
    é que a gente é PENTA...

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bob Mauley
    Desculpe a inconveniência, mas o que é uma cleoptocracia?

    Governo dos ladrões.

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    mas falando sério, passei por essa região por aí há um tempo atrás, nunca tinha ido. Muito bonita, etc. Como conclusão do que vc disse, parece que o Brasil tá "vendido", já que as empresas possuem o país a ponto de abocanhar os direitos dos próprios cidadãos. Em Brasília é impossível uma pessoa física tirar escritura de algum terreno (tem que esperar o aglomerado de pessoas virar uma cidade, para regularizarem), mas toda hora eles dão autorização pra empresas de construção civil fazerem o diabo que for com qualquer pedaço de terra. Aí é comum um Paulo Octavio da vida construir um prédio enorme tomando como medida inicial expulsar a pobraiada que tiver por perto.
    É curioso como apesar desse livre arbítrio das empresas, ainda reclamam de intervencionismo exagerado do governo.

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    SODAPOP
    É curioso como apesar disso, ainda reclamam de intervencionismo exagerado do governo. Discordo pra caramba dessa opinião na maioria dos setores

    Mas é o próprio governo que apoia e suporta esse sistema. Veja bem, o BNDES tem função social, e faz um merda dessas..... em que se difere de um banco privado? Está atuando igualzinho.

    Kensei
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Konrad
    Baita testemunho.

    Mas pelo menos o ministério público está fazendo algo, o prefeito já foi afastado e o secretario exonerado, as instituições estão funcionando. Agora, no que tange a forma em crédito do BNDES está sendo utilizado é triste hein? Nessa questão específica sabe como está a atuação do MP ?

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    Konrad
    De qualquer forma, existe alguma força política no Brasil que tome firme posição no sentido contrário de tal sistema?
    Essa porraloucagem aí vai ter com o governo que for

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Kensei
    Nessa questão específica sabe como está a atuação do MP ?

    Não está.

    Teresópolis e Friburgo são mais "limpas". Lá eles têm alguma chance de conseguir ver alguma justiça sendo feita. O judiciário lá tem mais "independência" e "vontade política, por assim dizer.

    A minha cidade deve ser a maior lavadora de dinheiro da América Latina. A situação politica/econômica aqui é simplesmente bizarra. Eu não posso citar nomes, obviamente, mas aqui há dois empreendimentos imobiliários de luxo que são notadamente lavagem de dinheiro de um esquema de um Ministério. E lavam muito bem. Há pelo menos três concessionárias de carros de luxo que fazem o mesmo serviço, aliás, para o um grupo amigo do grupo anterior. Um deputado federal da cidade (meu vizinho... ahhaha) lava dinheiro com "anúncios" no jornal da cidade e com "serviços" de consultoria de uma firma de advogados. ele lava mensalmente uns 60 mil, às claras.

    Mês passado a PF fechou o BB daqui uma manhã inteira para coletar evidências de um esquema de desvio de verba do Mini. da Cultura.

    Dois gerentes já dançaram. Até caixa foi demitido.

    Como eu disse, nas outras cidades está havendo movimentação, aqui, não há nem haverá.

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    SODAPOP
    Essa porraloucagem aí vai ter com o governo que for

    Sem dúvida. É um problema moral.

    -Dan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bomxi bomxi bom bom bom

    Simonhead
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    E os pobres?

    Ah sim, os pobres. O governo municipal de Petrópolis até hoje não fez absolutamente nada quanto às famílias que perderam as casas. E não é figura de linguagem. Nada foi feito.


    Flórida ler isso tudo ai, Konrad.

    Sinto por todos os prejudicados de verdade e pela lentidão em se resolver os problemas de que mais sofreu com aquela tragédia. : (

    Obras emergenciais (e efetivas) foram realizadas ao longo de 2011 para se evitar que em 2012 isso tudo se repita?

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Haha, lembro uma vez que a Receita Federal mandou uma conta milionária pra eu pagar, sendo que mal havia feito 18 anos.

    Era um erro deles, mas levou um ano para eu vencer a burocracia e enquanto isso eles me trataram como culpado, só faltou me prenderem.


    Eu poderia processar, mas já encheu o saco essa burocracia. E é através dela que a sujeira é feita, como pode ser visto aí.

    Simonhead
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Era um erro deles, mas levou um ano para eu vencer a burocracia e enquanto isso eles me trataram como culpado, só faltou me prenderem.

    Me lembro desse relato, mas não me lembro do nick anterior.

    -Dan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    The Laughing Madcap
    Eu poderia processar, mas já encheu o saco essa burocracia. E é através dela que a sujeira é feita, como pode ser visto aí.

    eu processaria até a alma.

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Simonhead
    Obras emergenciais (e efetivas) foram realizadas ao longo de 2011 para se evitar que em 2012 isso tudo se repita?

    Nada. Nem em âmbito municipal, estadual ou federal.

    The Laughing Madcap

    Eu processaria até a alma. (2)

    Simonhead
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Konrad
    Nada. Nem em âmbito municipal, estadual ou federal.

    Desesperador pensar que tudo pode acontecer outra vez.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/11
    · votar


    "I think the government solution to a problem is usually as bad as the problem and very often makes the problem worse."

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Simonhead
    Desesperador pensar que tudo pode acontecer outra vez.

    Não vai acontecer com a mesma intensidade, mas as falhas estruturais estão todas no mesmo lugar.

    Black Fire
    "I think the government solution to a problem is usually as bad as the problem and very often makes the problem worse."

    É incrível. Eu queria acreditar que o BNDES tem uma função social, que estaria preenchendo uma lacuna (uma "falha de mercado") já que esses crédito jamais seria oferecido a essas condições por um banco privado.... mas.....

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Brasil é grande demais.

    Gui
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Konrad
    confesso que nem li tudo, mas fiquei pensando na parte do Os principais agentes aqui em Petrópolis foram o BB, Itaú e HSBC com recursos do BNDES, atuando de forma direta...bom..mesmo a grana não sendo deles, pode ter certeza que teve o dedinho do Itaú e do HSBC...que não dão ponto sem nó.
    Apesar de achar que parte da burrocracia exigida foi do BNDES...tenho CERTEZA que esses dois (e o BB, talvez com influencia igual) colocaram mais empecilhos.
    De certo, também facilitaram pra quem era correntista...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Up para que todos leiam e fiquem indignados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O BNDES e a tragédia da Região Serrana do Rio - Pequeno testemunho