O Espírito anti-natalino

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 26/dez/22 13:01
· votar


Insufferable Bear

"casca de laranja cristalizada e uva passas molhadas em cachaça. fermentação natural por 72h"

Adoro Panetone. Principalmente com café preto (eu e o makumba..hehe).

Se fizer o ano que vêm, dá um toque... fiquei com vontade.

Lelo Mig
Membro
# 26/dez/22 14:08 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Fazer aquilo na noite de Natal é pecado, ome!"

Pedrão, mas eu sou um pecador.

Gosto de comer bem, beber boas bebidas, namorar boas mulheres... com moderação, mas sem culpas.

Vivo num mundo material onde coisas boas produzem prazer físico; Obedeço a natureza, ou seja, sou entregue aos prazeres da carne.

Viva Jesus e viva Darwin!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 26/dez/22 16:58
· votar


brunohardrocker
por fazer aniversário no mesmo dia, não quer dizer que estejam comemorando o mesmo aniversário

Então é que Jesus NÃO nasceu em 25 de Dezembro, justamente por isso que é o aniversário do deus Sol mascarado...

Jesus nunca fez questão de dessa exaltação.

Pois é, nem de distribuir presentes nem de se celebrar o aniversário, que como já disse, é oq menos pensam... Natal é só uma desculpa pra o consumismo...

Lelo
como Rá ou Mitra.

Aí que tá, realmente o culto ao "deus filho" ao "deus pai" e à "deusa mãe" é beeeem mais antigo que a teologia da Trindade, que nada mais é que outra incorporação pagã nas religiões da cristandade

É por isso que as TJs também não acreditam nesse dogma

Wanton
Veterano
# 26/dez/22 17:20
· votar


Jonas Kahnwald
justamente por isso que é o aniversário do deus Sol mascarado

Você acredita no deus Sol?

Lelo Mig
Membro
# 26/dez/22 17:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Você acredita no deus Sol?"

Você duvida da existência do Sol?

O Deus Sol é o único que têm prova de existência. Fez, mantém e rege a vida na Terra. E você, mesmo sendo um pagão vagabundo, pode vê-lo e senti-lo, basta ir lá no quintal sem camisa. (ele não gosta muito de ser encarado, olha rapidão, senão ele te cega).

Lave essa boca prá falar do Deus Sol seu herege!

megiddo
Membro
# 26/dez/22 20:27
· votar


Jonas Kahnwald
Mano, esse papo é irrelevante, a não ser como curiosidade histórica - e olhe lá. Nossa cultura ressignificou a parada, relaxa e goza.

makumbator
Moderador
# 26/dez/22 20:45
· votar


Wanton
Você acredita no deus Sol?

Eu acredito. Ele aparece nos céus todas as manhãs, e se retira ao anoitecer. O cara é firmeza e está presente conosco faz alguns bilhões de anos.

makumbator
Moderador
# 26/dez/22 20:46
· votar


Lelo Mig
Principalmente com café preto (eu e o makumba..hehe).

Agora que vi essa ofensa!!!

Lelo Mig
Membro
# 26/dez/22 21:14
· votar


makumbator

Ia te convidar para um Panettone do IBear com café... mas você declinou.

Wanton
Veterano
# 26/dez/22 21:39
· votar


Lelo Mig
basta ir lá no quintal sem camisa.

Não posso, os paparazzi estão à espreita.


makumbator
Ele aparece nos céus todas as manhãs, e se retira ao anoitecer.

Isso é o que eles querem que você pense!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/dez/22 07:05
· votar


Wanton
Você acredita no deus Sol?


Acredito do mesmo jeito que os demônios acreditam no Deus judaico cristão. Acreditar não é depositar fé

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/dez/22 07:07
· votar


megiddo
Eu tô relaxado mano, cê acha que eu realmente espero que alguém mude de opinião em pleno 2022, por um fórum de internet? Só tô espalhando conhecimento, quem quiser pegar pegue!

brunohardrocker
Veterano
# 27/dez/22 12:45
· votar


Jonas Kahnwald
Então é que Jesus NÃO nasceu em 25 de Dezembro, justamente por isso que é o aniversário do deus Sol mascarado...

Não importa o dia em que nasceu. Nem o deus Sol nasceu nesse dia.
Ou importa para você o dia que você foi concebido?

Pois é, nem de distribuir presentes nem de se celebrar o aniversário, que como já disse, é oq menos pensam... Natal é só uma desculpa pra o consumismo...

Pelo contrário. É dia de beber um bom vinho, degustar um cordeiro, uma cerveja, um chester Perdigão.

Wanton
Veterano
# 27/dez/22 15:50
· votar


Deus Sol = Amaterasu

É a bola vermelha da bandeira do Japão e da nova bandeira do Brasil:



Pedro_Borges
Veterano
# 27/dez/22 16:09
· votar


A nossa bandeira, jamais será vermelha!

A nossa bandeira, jamais será vermelha!

A nossa bandeira, jamais será vermelha!

Kkkkkkkkkkkkkk (só pra irritar o Wanton, rsrsrs)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/dez/22 16:20
· votar


Wanton
Quase toda religião tem o seu "deus sol"... Pras igrejas da cristandade que não sabem oq estão fazendo é Jesus

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/dez/22 17:00 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


"11. E ele proibiu que os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol entrassem na casa de Jeová pela sala de Natã-Meleque, o oficial da corte, a qual ficava no pórtico. E ele queimou no fogo os carros de guerra dedicados ao sol. 12 O rei também demoliu os altares que os reis de Judá tinham feito no terraço do quarto superior de Acaz, bem como os altares que Manassés tinha feito nos dois pátios da casa de Jeová. Ele os reduziu a pó e espalhou o pó no vale do Cédron."

2 Reis 23:11,12

Mas oq esperar das religiões que não sabem/reconhecem o nome do Deus que deveriam adorar, é claro que dariam continuidade à uma festa pro deus sol sem se importar...

Wanton
Veterano
# 27/dez/22 17:05
· votar


Pedro_Borges
só pra irritar o Wanton

Eu me delicio com a estupidez da direita, cara. Vocês têm mania de achar que eu fico indignado, bravo, revoltado. Pura bobagem! Sou mais calmo do que monge tibetano.


A nossa bandeira, jamais será vermelha!

O que dói na vista é separar sujeito e verbo com vírgula.

brunohardrocker
Veterano
# 27/dez/22 20:46
· votar


Ih, alá o nerdola falando que o natal é uma data consumista!

Pedro_Borges
Veterano
# 28/dez/22 10:59 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
O que dói na vista é separar sujeito e verbo com vírgula.

Tá certo, porém, trata-se de uma referência a uma cantiga e há uma pausa entre o sujeito e o verbo (fôlego).

Wanton
Veterano
# 28/dez/22 16:26
· votar


Pedro_Borges
há uma pausa entre o sujeito e o verbo (fôlego)

Entendo, mas vírgula não é pra isso. Se é cantiga, joga para a próxima linha. O formato já está consolidado, inclusive, admitindo que se retome a frase começando com letra maiúscula.

Nossa bandeira
Jamais será vermelha


Alternativamente, pode-se utilizar barras, caso você tenha a necessidade de escrever tudo na mesma linha.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante / E o sol da liberdade, em raios fúlgidos / Brilhou no céu da pátria nesse instante

Note que há uma vírgula no verso e que ela não se confunde com a pausa rítmica.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/dez/22 19:31
· votar


Maquete temática: o que é o espírito natalino?
Na maquete não terá Jesus, mas terá um gordinho velho barbudo vestido de vermelho, carregando um saco cheio de presentes.
Cartão explicativo da maquete: a problemática do "espírito natalino" não é o que ele realmente representa, mas oq ele pretende representar e o que ele realmente entrega. Essa divergência de valores, caracterizada como hipocrisia e falsidade é que é o problema no caso.

P.S se alguém não entender a maquete, pergunte por mais informações no posto Ipiranga!

brunohardrocker
Veterano
# 28/dez/22 20:02
· votar


Uau, uma crítica contra a hipocrisia.

Lelo Mig
Membro
# 28/dez/22 20:05 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Falando sério, o Natal é uma simbiose de comemorações, quase no mundo todo.

Na antiguidade, havia a tradição de se trocar presentes na festa do solstício de inverno. Em Roma, se festejava a deusa Strenia, se fazia um altar com árvore enfeitada à ela. Nos países nórdicos, o deus Odin vinha a cavalo sobre uma nuvem e trazia presentes para as crianças.

São Nicolau era celebrado desde os anos 300 e o hábito da troca de presentes e festas em seu nome, e presentes para crianças, só cresceram e se popularizam, à ponto de na idade média já ser comemorado em toda a Europa. Haviam encenações teatrais medievais, disseminando sua fama.

A igreja romana não tinha como acabar com esta celebração e fez uma junção ao cristianismo, como fez com tantas outras festas e costumes.

O "formato consolidado" a colagem definitiva de todas estas figuras é recente, se dá nos século 20, quando a Coca-Cola, já os anos 30, apenas usa uma ilustração do ilustrador Haddon Sundblom, por sua vez, inspirado no Santa Claus de Thomas Nast, cartunista do século 18. Ele não esta de vermelho por conta da marca. A roupa é a mesma do Santa Claus de Nast.

Não há nada de errado nisso. Não há mentiras intencionais nem conspirações. Essas histórias falam de signos, símbolos e sentidos e não de verdades científicas ou teológicas. São forças sociais, arquétipos.

Pelo menos, em sua defesa, São Nicolau existiu.

Feliz Ano Novo à todos.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 28/dez/22 20:08
· votar


Lelo Mig
Pelo menos, em sua defesa, São Nicolau existiu.

O Jesus histórico não?

Pedro_Borges
Veterano
# 28/dez/22 20:26
· votar


Em se tratando de religião, eu mais o Lelo só temos uma divergência. Ele não acredita em Deus, eu acredito sim e no grande arquiteto do universo. Mas abaixo dele não me apego a mais nada. Nem em Messias (Jesus, Maomé e etc) e nem nas propagadas palavras de Deus (Bíblia, Alcorão e etc). Mas devo confessar que sigo a filosofia cristã como regra norteadora de meus princípios e nas relações sociais. Afinal nasci, cresci, me batizei e fui criado num lar católico.

Lelo Mig
Membro
# 28/dez/22 20:53
· votar


Jonas Kahnwald

"O Jesus histórico não?"

Bastante provável que sim...

Ele era de Nazaré, foi batizado por João Batista e morto no governo de Pôncio Pilatos e estes dois existiram. Historiadores (cristãos e não cristãos) avaliam que os discursos atribuídos a Jesus nos Evangelhos faziam sentido no contexto em que, supostamente, ele viveu.

Existem as cartas de Paulo e os Evangelhos. Há também algumas referências (poucas mas há) em relatos não cristãos, como os de Flavio Josefo e de Tácito.

Mas, não é assunto dado como certo, não é questão fechada para todos historiadores.

Pedro_Borges

"sigo a filosofia cristã"

Não é preciso ser religioso, nem mesmo acreditar num Deus ou Deuses para concordar com partes da filosofia cristã. Filosofia não é religião.

A questão principal de Jesus, o cerne de sua pregação, é o amor. É bem mais profundo e visceral do que qualquer um, cristão ou não, pode alcançar.

"amaras ao próximo como a ti mesmo" é a única coisa que salvará a humanidade de fato, mas é intangível no momento. Não há um só ser humano no planeta que consegue isso, seja ateu ou cristão.

Não gosto muito dessa coisa de "ser cristão" porque é um "adjetivo" deteriorado. Minha mãe, que hoje esta morrendo numa cama, passou 70 dos seus 87 anos dentro de instituições de caridade auxiliando pobres e doentes... quase não dizia "sou cristã!". No entanto, conheço gente que anda com arma no porta luvas do carro, doido prá matar alguém, que enche a boca para dizer "sou cristão!".

Por isso costumo zoar os ditos "cristãos"... mas, claro, não os generalizo.

Pedro_Borges
Veterano
# 28/dez/22 22:15
· votar




Lelo, veja essa explanação do Dr. Enéias Carneiro. Talvez você continue não acreditando nas religiões e nos livros sagrados, assim como eu, mas passe a acreditar num Deus. E como é Deus, não sei, se é todo o universo, não sei, se é uma corrente magnética de inteligência, não sei.

Lelo Mig
Membro
# 28/dez/22 22:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"mas passe a acreditar num Deus"

Difícil hein? Tenho 60 anos, sou ateu há uns 20. Não sou desiludido com Deus, não sou revoltado com as religiões, não sou ateu Todynho... apenas as religiões (que, modéstia à parte conheço bem), a crença no sobrenatural não respondem minhas questões.

O Eneias, nesse vídeo usa, basicamente, 2 argumentos filosóficos que defendem a existência de Deus:

01- Argumento cosmológico da contingência. (Têm de haver alguma coisa em vez de nada).
02- Argumento teleológico. (Alguma coisa têm que ter projetado o Universo)

Seu pensamento pode ser reduzido ao "Arquiteto do Universo" e existem inúmeras contra argumentações para esse pensamento.

Ele parte de uma lógica meio torta, de que todo processo organizado têm de ter um projetista por trás.

"Milhões de relógios de pulso foram estudados, portanto, podemos concluir que em todos há um humano por trás".

"Milhões de processos organizados foram analisados, como um relógio de pulso ou um floco de neve, ou cristais e etc., portanto, podemos concluir que há um projetista por trás".

Creio que há muitas falhas argumentativas nessa visão. Mas, posso respeitar...

Pedro_Borges
Veterano
# 28/dez/22 23:19 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig
Ele parte de uma lógica meio torta, de que todo processo organizado têm de ter um projetista por trás.

Sim, em minhas divagações eu já pensei sobre isso. Nós humanos entendemos projetos como alguém externo a ele o tenha projetado. A natureza pode funcionar de forma autodeterminante ou autoprojetante.

O problema é que mesmo ela funcionando assim, ela estaria sujeita a algumas diretrizes lógicas para que tenha harmonia, e de onde vem essas diretrizes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Espírito anti-natalino