Se baixa a bola é submisso, se enfrenta não tem respeito.

    Autor Mensagem
    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/11


    Em uma situação em que nego confronta-se com seu superior e tem que optar entre erguer a cabeça defendendo seu ponto de vista até o fim e baixar a bola e aceitar a hierarquia das coisas o que acontece é o seguinte:

    Na cabeça do subordinado:

    - Se eu me impor ele vai reconhecer que sou um guerreiro e luto até o fim pelas minhas ideias, que tenho garra e afinco.

    ou

    - Se eu aceitar a proposta ele vai achar que sou um funcionário competente, respeitoso, obediente e que enxerga e respeita a hierarquia.

    Na cabeça do superior:

    - Ele não desiste e ousa ir contra minhas ideias, colocando as dele em primeiro plano e ainda tem a audácia de tentar me convencer que é o melhor. É um insolente que não sabe seu lugar.

    - Ele desistiu de seu ideal. É um fraco, sem iniciativa e não vai prosperar.

    E isso acontece em tantos outros ambientes. Num namoro/casamento, por exemplo...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tá todo mundo errado, somos humanos.

    Chap
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quando acontecia comigo eu respirava, pensava um pouco e, se tivesse ânimo, continuaria discutindo, mas como meu superior era meio burro, eu quase nunca tive ânimo... =/

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Isso depende de cada pessoa. Quer dizer, as pessoas tem sua própria interpretação da realidade, o que torna inutil tentar se adequar ao pensamento de todas elas. Seja aquilo que você consegue ser e enfrente as consequencias disso.

    post clichê, porém verdadeiro.

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Já tive patrão exigente, cabeça dura e tudo mais.

    No meu atual emprego funciona diferente. A mim foi delegada uma função e eu tenho que cumpri-la, sou responsavel por ela.
    Faço as coisas do jeito que eu achar melhor e quando tem algo que precisa de opinião externa eu levo a sugestão até o meu patrão e decidimos o que fica melhor. Eu só devo apresentar os resultados.
    A profissão dele é de engenheiro, ele não quer ficar metendo o bico nas funções dos outros sendo que os contratou para isso. Ele só precisa entender como funcionam todos os processos, afinal a empresa é propriedade dele.

    Então é diferente você se referir a "empregados" ou a "colaboradores", no sentido prático da palavra.

    brunohardrocker
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Se baixa a bola é submisso, se enfrenta não tem respeito.

    E a sugestão é que não escolha um desses dois extremos. Não baixe a bola e nem enfrente.

    Faça seu trabalho da melhor forma possível, e quando houver um conflito ou uma divergência de idéias com alguém superior, tenha postura. Ao invés de enfrentar, converse com calma, tire a limpo e dê suas sugestões. Se perceber que está errado assuma e procure corrigir. Se o superior é uma pessoa coercitiva, fechada, que não dá ouvidos, simplesmente não merece o seu trabalho. Caia fora e arruma quem te queira.

    Sheev
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu também sou da opinião de que existe uma maneira de falar sobre suas ideias sem parecer desrespeitoso. Você pode até pegar um chefe vaidoso pela frente, que não aceita a opinião de quem lhe é inferior, mas ainda assim acho que não vale a pena ficar quieto. Com jeito exponha o que você pensa.

    Ainda que ele não te dê ouvidos na hora, vai pensar em tudo o que você disse depois.

    Ser complacente demais é um grande defeito no meio corporativo.

    Chap
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tô curioso. E no caso de você ser o chefe? Vocês são tão compreensivos e tudo mais de verdade? De verdade? n.n

    Igão
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Engraçado era eu dando idéia pro meu chefe:

    Chefe: Vá lá, entreviste ele, grave e volte.

    Eu olho pra entrevista, percebo que tem 4 perguntas redundantes.

    Eu: Pô Fellipe, essas perguntas aqui tão redundantes ó! É melhor tirar, deixa só as outras. Fora que vai ficar muito extenso e o cara vai ficar de frescura.

    Chefe: É né? hum...... (~pensa 2 minutos e parece que esqueceu o que eu acabei de falar~) Então pronto, vai lá e faz o questionário vou estar aqui esperando! :)

    Eu: .___.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Igão
    hehehehe!

    ROTTA
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Headstock invertido
    Em uma situação em que nego confronta-se com seu superior e tem que optar entre erguer a cabeça defendendo seu ponto de vista até o fim e baixar a bola e aceitar a hierarquia das coisas

    Como liderado, contra-argumentar não é pecado, especialmente se estiver embasado em fatos e dados. Mas esteja preparado para aceitar uma decisão mesmo contra seu argumento, pois podem existir (e geralmente existem!) outros fatos envolvidos.

    Como líder, o mínimo que se espera é abertura para ouvir o contraponto ou, no caso em que isto não for desejável ou possível, argumentar por quê.

    Essa lógica no "cala a boca e faz o que eu mando" não predomina mais em um monte de empresas (em especial naquelas que vão sobreviver e crescer).

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se baixa a bola é submisso, se enfrenta não tem respeito.