A inflação esta de volta? Situação economica atual do Brasil

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# nov/11 · Editado por: Snakepit


Não quero ser aqueles pessimistas ao extremo, mas quem le jornal, seja qual for, sabe que apesar de fora euforia internacional dizendo que o Brasil é o país do momento, o sinal de alerta já ligou.

A inflação está começando a voltar, aumentou em 5 de 7 capitais pesquisadas pelo FGV mesmo com ações do governo. Já foi reduzido imposto sobre a gasolina pra amenizar os efeitos.

E o pior de tudo é essa inflação não esta vindo por causa do crescimento da economia, pois estamos beirando a recessão.

O dólar ta subindo (estrangeiros estão tirando o dinheiro daqui) e quando quem compra matéria prima com cotação em dólar começar a repassar a conta, a situação vai piorar mais ainda.

Enfim... não sou economista, mas to começando a sentir que quando a Europa e os EUA saírem da crise o Brasil vai entrar de cabeça.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


Já foi reduzido imposto sobre a gasolina pra amenizar os efeitos.

Alguém me explica como se reduz inflação incentivando o consumo.(sério)

dibass
Veterano
# nov/11
· votar


Snakepit
...vale lembrar que ela, a inflação, sempre esteve aqui.
Mas depois do governo Collor, FHC, foi-se sentida grandes variações na mesma.

Mas agora com a crise européia e mundial e por que não brasileira...não estou muito positivista quanto a isso..

Podemos usar de exemplo o etanol e gasolina. Só nas ultimas semanas aqui na região houve uma variação de cerca de 30% nos preços.

Agora alia-se crise mundial a um governo mal administrado ...resulta nas perspectivas econômicas que temos.


...falei besteira?? Se falei, me corrijam hehe

Snakepit
Veterano
# nov/11 · Editado por: Snakepit
· votar


Black Fire
Alguém me explica como se reduz inflação incentivando o consumo.(sério)

Não foi incentivado o consumo pois o preço não foi reduzido. No dia que baixou o imposto a Petrobras reajustou o preço da gasolina pois ele estava defasado. A petrobras estava segurando esse aumento a um bom tempo para não provocar a inflação. Ou seja, o preço continuou o mesmo.

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/governo+deve+reduzir+impo sto+sobre+gasolina+para+evitar+inflacao/n1300078574951.html

Snakepit
Veterano
# nov/11
· votar


dibass
...vale lembrar que ela, a inflação, sempre esteve aqui.
Mas depois do governo Collor, FHC, foi-se sentida grandes variações na mesma.


O Collor não fez nada. Alias, fez merda. Congelou os preços, confiscou poupança, etc. Quem fez foi o Itamar com o FHC como ministro em 1993. Eles criaram o plano Real que estabilizou a economia e a inflação. Isso rendeu ao FHC duas eleições.

Agora alia-se crise mundial a um governo mal administrado ...resulta nas perspectivas econômicas que temos.

Não qual relação a crise economica mundial pode ter com a inflação. Com a recessão ou fraco crescimento economico sim, mas inflação?

Kensei
Veterano
# nov/11 · Editado por: Kensei
· votar


Black Fire
Para cada tipo de bem existe uma elasticidade preço/demanda, ou seja, apura-se o quanto se altera a demanda marginalmente dado uma alteração no seu preço. O que se constata no caso dos combustíveis, no cenário atual, é que a elasticidade é baixa, ou seja, uma alteração no seu valor pouco altera a demanda pelo produto. Considere ainda que o estoque de combustível, ou sua oferta, seja suficiente para atender a demanda.

Tem que se observar, ainda, o peso dos combustíveis na apuração do índice de inflação, que creio eu seja relevante na maioria dos índices divulgados, uma redução na CIDE portanto implicaria em combustíveis com menores preços (considerando o "equilíbrio" na oferta x demanda), gerando uma deflação;

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


a inflação tá aí há muito tempo, só que os índices são maquiados.

Kensei
Veterano
# nov/11
· votar


Snakepit
E o pior de tudo é essa inflação não esta vindo por causa do crescimento da economia, pois estamos beirando a recessão.

O dólar ta subindo (estrangeiros estão tirando o dinheiro daqui) e quando quem compra matéria prima com cotação em dólar começar a repassar a conta, a situação vai piorar mais ainda.


Dude, nunca entrou tanto dolar no país em investimento direto, o Brasil recebeu US$ 56 bilhões em investimentos estrangeiros diretos (IED) nos primeiros dez meses deste ano, segundo o Banco Central. Isso representa um aumento de 90,83% em relação ao resultado no mesmo período do ano passado: US$ 29,345 bilhões. Você está certo se pensarmos apenas em outubro, mas essa alta no Dolar pode ter representado apenas um movimento de fluxo de caixa das empresas.

Outra coisa, quando você fala em repasse de preços nas matérias primas, o que ocorre é o movimento inverso, o Brasil é exportador de commodities (matéria prima), com o Dolar um pouco mais elevado, aumenta a competitividade das empresas brasileiras, que por sua vez faturam mais e podem contratar mais, caminhando então no sentido contrário ao da recessão. Mas inegável que o aumento do dolar reflete-se na cesta de produtos de muitos consumidores (na minha reflete bastante), mas a verdade é que nem mesmo os mais experientes economistas conseguem dizer qual seria o câmbio ideal, ou seja, que contemple a indústria nacional, e a o mesmo tempo funcione como preço sombra dos produtos feitos aqui, retraindo a inflação.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Quero virar fiscal do Sarney.

Darlan Felix
Veterano
# nov/11
· votar


Isso sempre vai ocorrer, mas como antes não. Lembre-se, somos um país rico e subdesenvolvido.

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/11
· votar


Estou com medo desse aumento que querem dar no salário mínimo para o ano que vem. O salário mínimo é o carro-chefe da inflação.

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


Excelion
Quero virar fiscal do Sarney.

Hhashsa! Sempre que falam disso lembro de quando era criança, e uma amiga da minha mãe fechou um supermercado atuando como "fiscal do Sarney". Para uma criança foi uma aventura super divertida! Hhehehe!

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/11
· votar


É obvio que a inflação aumentou!

É só vocês compararem os preços de produtos e serviços básicos praticados hoje com os preços desses mesmos produtos e serviços praticados a uns 7,8 anos atrás!

Antigamente 100 reais dava pra fazer a compra do mês!

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Viciado em Guarana
Antigamente 100 reais dava pra fazer a compra do mês!

Falou o pai de família que sustenta a casa.

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


Viciado em Guarana

Mas correção inflacionária sempre existe(seja ela inflação ou deflação). Por exemplo, há 10 anos, 5 dólares também tinha um valor de compra diferente do atual na economia americana.

Um certo nível inflacionário é não apenas inevitável, como até desejável. O problema é hiper inflação ou hiper deflação.

Na minha infância convivi com 80% de inflação mensal. Isso sim era foda! Os preços mudavam no decorrer do dia(e muitas coisas no comércio informal eram taxadas em dólares, para se evitar a corrosão financeira).

Quem podia aplicava no overnight, e se protegia do problema, mas os mais pobres se ferravam, pois tinham que correr após receber o salário para comprar o máximo antes que os dias destruíssem totalmente sua capacidade de compra.

Era sinistro!

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Mas correção inflacionária sempre existe(seja ela inflação ou deflação).
Um certo nível inflacionário é não apenas inevitável, como até desejável. O problema é hiper inflação ou hiper deflação.

Explicou tudo. =P

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Viciado em Guarana
É obvio que a inflação aumentou!

É só vocês compararem os preços de produtos e serviços básicos praticados hoje com os preços desses mesmos produtos e serviços praticados a uns 7,8 anos atrás!

Antigamente 100 reais dava pra fazer a compra do mês!


Na verdade, é óbvio que a inflação existe, não que ela aumentou. Se ela aumentou ou não, é necessário comparar os períodos. Por exemplo, da época que o Makumbator era criança, em relação aos dias de hoje, a inflação diminuiu.

Kaíque
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Um certo nível inflacionário é não apenas inevitável, como até desejável. O problema é hiper inflação ou hiper deflação.

Na minha infância convivi com 80% de inflação mensal. Isso sim era foda! Os preços mudavam no decorrer do dia(e muitas coisas no comércio informal eram taxadas em dólares, para se evitar a corrosão financeira).



Foda!

Snakepit
Veterano
# nov/11
· votar


Kensei
Dude, nunca entrou tanto dolar no país em investimento direto, o Brasil recebeu US$ 56 bilhões em investimentos estrangeiros diretos (IED) nos primeiros dez meses deste ano, segundo o Banco Central. Isso representa um aumento de 90,83% em relação ao resultado no mesmo período do ano passado: US$ 29,345 bilhões. Você está certo se pensarmos apenas em outubro, mas essa alta no Dolar pode ter representado apenas um movimento de fluxo de caixa das empresas.

Ao longo do ano sim, mas de alguns meses pra ca o Dolar vem subindo, e no meu entender o dolar sobre quando exite muita procura por ele. Pessoas trocam Real por Dolar e assim a sua cotação sobe.

-Dan
Na verdade, é óbvio que a inflação existe, não que ela aumentou. Se ela aumentou ou não, é necessário comparar os períodos. Por exemplo, da época que o Makumbator era criança, em relação aos dias de hoje, a inflação diminuiu.

Claro que continua muito melhor do que a 20 anos atras! Mas comparado a 5 anos atras a inflação esta subindo. Até os incides pra lá de suspeitos do governo comprovam isso. Quem vai ao super mercado já tem certeza!

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Acho que a tendência é dos preços sempre aumentarem. O problema é quando eles aumentam muito em um curto espaço de tempo;

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Snakepit
Claro que continua muito melhor do que a 20 anos atras! Mas comparado a 5 anos atras a inflação esta subindo. Até os incides pra lá de suspeitos do governo comprovam isso. Quem vai ao super mercado já tem certeza!

Mas de certa forma isso já era previsto, devido a esse aquecimento da Economia. Foda é ficar bem acima do previsto.

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Snakepit
Quem fez foi o Itamar com o FHC como ministro em 1993

1994! Eu lembro porque foi o ano da Copa. =P

makumbator
Isso sim era foda!

Pior que era mesmo. Eu tinha 13 anos quando veio a URV, e depois o Real. Eu lembro que antes disso a coisa era negra. Meu pai recebia o salário e ia correndo fazer uma "compra do mês". Como muita gente recebia o salário no mesmo dia, o [Jumbo Elektro] (hehe) ficava lotado de noite. O povo fazia estoque do que encontrasse, tinha até despensa em casa. Quando veio o Real, na TV eles fizeram reportagens estimulando a pesquisa de preços, porque ninguém mais tinha o hábito de fazer - não tinha sentido, já que até você ver o preço no segundo lugar, o do primeiro lugar já tinha mudado mesmo.

Ah, e eu tinha uma poupança que o Collor "tomou emprestada". Era para eu ter dinheiro o suficiente para comprar um [micro] (hehe2), no fim só sobrou para comprar um [kit multimídia] (hehe3). =P

Eu confesso que não entendo de economia, mas sempre fico preocupado de pensar na possibilidade de as coisas voltarem a ser como naquele tempo! Medo, muito medo.

Snakepit
Veterano
# nov/11
· votar


Bog
1994! Eu lembro porque foi o ano da Copa. =P

Ah, pequeno erro tecnico! heheheh

Eu confesso que não entendo de economia, mas sempre fico preocupado de pensar na possibilidade de as coisas voltarem a ser como naquele tempo! Medo, muito medo. (2)

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Campeões de inflação no ano no índice Konrad de consumo:

Leite
Tomate
Frango

emaniox
Veterano
# nov/11
· votar


De uma olhada no IGPM. O acumulado de 12 meses de hoje está menor do que estava a um ano.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad

O índice Excelion é complicado. Só percebo quando o negócio já tá hiperinflacionado.

O feijão por exemplo tá custando uns 130% pra mais do preço do começo do ano e eu fico olhando: Hm, não era mais barato?

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/11
· votar


Benva
Não seu tobó! Eu apenas ainda lembro quando meus pais ainda davam conta de comprar Kinder Ovo pra mim!

makumbator
É, to sabendo dessa época!
Mas mesmo assim, os preços não subiram além desse "nível inflacionário desejado"?

-Dan
Mas e a mudança pro plano Real? Tem que ver isso tbm!
Centenas de cruzeiros foram sacrificados, não?

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Viciado em Guarana
Mas e a mudança pro plano Real? Tem que ver isso tbm!
Centenas de cruzeiros foram sacrificados, não?


Como assim?

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Excelion
O feijão por exemplo tá custando uns 130% pra mais do preço do começo do ano e eu fico olhando: Hm, não era mais barato?

Eu só comecei a perceber a inflação quando a cerveja passou de 1,99 pra 2,09.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Excelion

Notar o aumento no feijão é mais digno.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A inflação esta de volta? Situação economica atual do Brasil