O mito da idade do ouro

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# nov/11


Tema recorrente nos livros antigos, a idade do ouro pressupõe a degenerescência da humanidade a partir de um passado glorioso. No "Elogio da loucura", de Erasmo de Roterdam podemos ler:

"Os homens da idade do ouro não conheciam de modo algum essas ciências vãs e perniciosas. Dóceis aos impulsos da natureza, seguiam cegamente os movimentos do seu instinto. [...] Cheios de respeito pelos deuses, não tinham essa curiosidade sacrílega que busca penetrar nos segredos da natureza. [...] Estavam convencidos de que os frágeis mortais não podem transpor impunemente os limites que a natureza prescreveu à sua inteligência. Quanto ao desejo de conhecer o que existe para além do céu, é uma extravagância que nunca lhes passou pela cabeça"

discorram

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


post de misericórdia

Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


Idade da ignorância.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


"Meia Noite em Paris" é um filme que contraria este mito (na verdade, o mito de sempre endeusar as gerações antigas e considerar que a atual é uma merda).

Conhecendo as pessoas e a si mesmo, é mole imaginar de onde vem esta baboseira.

"Os homens da idade do ouro não conheciam de modo algum essas ciências vãs e perniciosas. Dóceis aos impulsos da natureza, seguiam cegamente os movimentos do seu instinto. [...] Cheios de respeito pelos deuses, não tinham essa curiosidade sacrílega que busca penetrar nos segredos da natureza. [...] Estavam convencidos de que os frágeis mortais não podem transpor impunemente os limites que a natureza prescreveu à sua inteligência. Quanto ao desejo de conhecer o que existe para além do céu, é uma extravagância que nunca lhes passou pela cabeça"

Odeio textos escritos assim.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Odeio textos escritos assim.

Bem?
Há 500 anos atrás?
Como? Não entendi.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Bem?

Bem? É, tá tudo certinho, mas fica enfeitando as coisas, cheio de frufrus, viajando, ao invés de dizer logo o que queria dizer.

Não gosto disso.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Esse livro foi escrito há meio milênio atrás.
Queria que fosse escrito como?

"Ae lek, a parada é que tipo assim..."

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Queria que fosse escrito como?

"Ae lek, a parada é que tipo assim..."


Eu também não gosto de textos escritos assim o.o'

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Ahaheaehuae porra.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/11
· votar


O Root não gosta de literatura que não seja científica.

Não entendi, qual é a conclusão que ele faz após estabelecer aquilo ali? Ja hesitei algumas vezes em ler esse "Elogio da loucura", sobretudo quando o Konrad disse que era muito bom.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas você gosta de músicas escritas assim.

tudo certinho, enfeitando as coisas, cheio de frufrus, viajando, ao invés de dizer logo o que queria dizer.

;O

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Mas você gosta de músicas escritas assim.

Pois é, pra você ver! Ás vezes penso sobre isso.

E tem gente que é o contrário, que gosta de textos assim e não gosta de músicas assim...

One More Red Nightmare
O Root não gosta de literatura que não seja científica.

Não precisa ser igual artigo científico também não, mas gosto mais das coisas escritas como em textos e livros de divulgação científica.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
Estavam convencidos de que os frágeis mortais não podem transpor impunemente os limites que a natureza prescreveu à sua inteligência. Quanto ao desejo de conhecer o que existe para além do céu, é uma extravagância que nunca lhes passou pela cabeça"

Mas eu acho melhor ser punido mesmo.

Volunteer
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não precisa ser igual artigo científico também não, mas gosto mais das coisas escritas como em textos e livros de divulgação científica.

Depende da intenção também. Se a intenção for fazer um texto artístico, beleza, mas se o cara quer passar uma idéia, escrever bem realmente vira "passar o máximo de informação com o mínimo de esforço", se fizer diferente o cara tá é escrevendo mal. Mesmo que com palavras bonitas e coesão.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Volunteer
Depende da intenção também.

Exato, mas em geral eu não gosto de textos que tenham esta intenção:

Se a intenção for fazer um texto artístico, beleza

Não consigo ter a leitura deste tipo de coisa como um prazer ou entretenimento, quando eu leio alguma coisa é pra obter conhecimento, e a única forma d'eu gostar disso é com a pessoa escrevendo de maneira clara, direta e concisa.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


One More Red Nightmare
Ja hesitei algumas vezes em ler esse "Elogio da loucura", sobretudo quando o Konrad disse que era muito bom.

Então o que eu acho bom não é bom?

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Tema recorrente nos livros antigos, a idade do ouro pressupõe a degenerescência da humanidade a partir de um passado glorioso. No "Elogio da loucura", de Erasmo de Roterdam podemos ler:

Legal mesmo é sentar atrás de um computador e achar que tudo é relativo, que nada muda e que tudo foi e sempre será assim; e se achar o máximo por ter descoberto o relativismo.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad
Pelo contrário, só fui atrás do livro após sua recomendação. Hesitei por outros motivos que não recordo.

ashusauhhas agora que eu vi, escrevi exatamente o oposto do que eu queria dizer.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Se o Konrad e o tambourine man começarem a debater, boto fé no tópico.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker

Discutir com relativistas (como o amado Coltrane) é o maior exercício de autoflagelamento intelectual que alguém pode fazer.

One More Red Nightmare
agora que eu vi, escrevi exatamente o oposto do que eu queria dizer.

Álcool.

Dylan Thomas
Veterano
# nov/11
· votar


"Os homens da idade do ouro não conheciam de modo algum essas ciências vãs e perniciosas.

Eram suficientemente arrogantes a ponto de definir o logos ao bel-prazer de suas idiossincrasias.

M!

Ademais tenho a impressão de que o Coltrane se esforça no desvelo das subjetividades, cultuando uma hipotética, oculta e inescrutável estrutura da natureza. No fim pode-se reduzir tudo a estruturas e a um pertinente "como"; o "porquê" é um luxo desnecessário à nossa análise – talvez ele nem ao menos exista.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Dylan Thomas
No fim pode-se reduzir tudo a estruturas e a um pertinente "como"; o "porquê" é um luxo desnecessário à nossa análise – talvez ele nem ao menos exista.


=')

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad
Discutir com relativistas (como o amado Coltrane) é o maior exercício de autoflagelamento intelectual que alguém pode fazer.

Chamou pro ringue! =P

Dylan Thomas
talvez

Essa palavra é muito importante para mim. Vlw!

Dylan Thomas
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker

Apenas mantive a imparcialidade. Dependendo do recinto, troco o "talvez" por um "com certeza".

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Dylan Thomas

Uhm.
O "recinto" é um critério lógico?

neologist_
Veterano
# nov/11 · Editado por: neologist_
· votar


Só estão faltando Caveleiro e Devil Boy pra esse tópico ser uma constelação.

Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


Discutir com relativistas (como o amado Coltrane) é o maior exercício de autoflagelamento intelectual que alguém pode fazer.

Físico também. A impaciência pode levar a um estado de fúria e o cara sair batendo a cabeça na parede.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu dei até uma editada para ficar mais clean. Esse filme é legal, e trata desse mito de certa forma

One More Red Nightmare

a conclusão é que o autor é foda e erudito pra caraleo

Dylan Thomas

Voltou manolo! Dá para esclarecer o seu post? Posta tipo um desenho, sei lá

Konrad

=*

brunohardrocker

Estamos pagando por isso até hoje

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Foda-se, quanto mais antigo, mais foda.

Por isso dou meus rolês num Studebaker ouvindo LPs de Wagner no toca-disco enquanto leio cantigas de amigo do século XIV.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
Estamos pagando por isso até hoje

Na vida, necessitamos ter dívidas para pagar. Se não fica tudo muito monótono, sem objetivo. =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mito da idade do ouro