Mitos sobre o vinil

    Autor Mensagem
    Chap
    Veterano
    # nov/11


    As described below, despite decades of arguments, there is no technical proof of the sonic superiority of the vinyl medium compared to CD. One vinyl record may sound better than its equivalent CD for extremely specific reasons. That does not mean the medium as a whole is superior.
    Many people do prefer listening to music to vinyl rather than on CD or digital formats. Many of those reasons have nothing to do with actual sound quality, and have more to do with the tactile characteristics of vinyl - its "feel" - like larger artwork and its required playback ritual. Others prefer listening to CDs for a different set of reasons. There is nothing wrong with preferring vinyl to CDs, as long as the preference is honestly stated on emotional terms, or is precisely quantified and tied to subjective experience, and not obscured with (fallacious) technical appeals.

    http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Myths_(Vinyl)

    DrZaius
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Até parece que um parágrafo sem referência e sem argumentos vai resolver uma questão que consome nerds da música há décadas

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Conhecendo a natureza saudosista, arbitrária e irracional das pessoas, não me surpreende que a tal superioridade do vinil seja fruto apenas de fatores emocionais.

    DrZaius
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não é obrigatoriamente um característica geral.
    Acontece que muitas masterizações pra CD foram feitas com qualidade inferior às que foram feitas na época do vinil.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Quando ouvia discos de vinil, usava um aparelho daqueles Gradiente, com baitas caixas de som. Quando passei a ouvir CD, escutava em "radinhos" daqueles pequenos, pq quando era novidade, os aparelhos de som com mais potência e qualidade de som melhores, eram uma fortuna. Daí vajo uma diferença na qualidade, mas não por causa do disco e sim do aparelho.

    E sim, pra mim não tem nenhum mistério que isso é fruto de um saudosismo, mas isso não quer dizer pra mim que isso seja ruim. Era realmente "emocionalmente bom" ouvir um disco. Ou mesmo a alegria de comprar uma fita K7 que tanto procurava, em tempos que não existia internet com milhões de musicas ao seu dispor.

    Hoje a emoção (algo essencial para a apreciação da música na minha opinião), se reduziu um pouco em virtude da GRANDE facilidade em conhecer novas coisas todo tempo, na minha opinião.

    Chap
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    DrZaius
    Não é só esse parágrafo, o texto contém algumas referências, tente copiar e colar o link.

    Tamehiro
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    superioridade do vinil comprovada

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    É saudosismo. Eu peguei o finalzinho da época do Vinil, me acostumei com o cd nos 8 anos mais ou menos que ele bombou sozinho, depois fui pro MP3.

    Uma coisa que o povo não dá muita moral nessa discussão mas que pra mim é o ponto da questão são as caixas de som. Elas foram meio que piorando com o tempo. Quer dizer, hoje temos surround, subwoofer e outras frescuras, mas as caixas não são tão boas como as da década de 90 e principalmente 80.

    Eu ainda uso meu som Pioneer, aquele de 25 CDs, que eu comprei em 1996. Até liguei ele no pc pra ouvir minhas mp3 em caixas de som BOAS. Mesmo assim, as caixas do velho vinilzão Gradiente (porra, todo mundo tinha um Gradiente? )que meu pai tem e comprou em 1982 ou alguma coisa assim ainda (ainda tá lá até hoje!!!) são melhores.

    Quanto ao som do vinil em si, particularmente eu acho o contrário, aquele "barulho de agulha" do vinil a medida que ele vai se desgastando meio que fode, mas tem gente que jura que isso faz parte e é a melhor coisa do mundo, então, no princípio do "cada um na sua", bom também.

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Tamehiro
    Bom com o vinil. Mas, provavelmente, melhor sem ele. ;)

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Random_Rampager

    Gradientão hoje tá na casa da minha irma, funcionando igual um Opala. =]

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    brunohardrocker
    Bom dimais cara! Eu desconfio que aquele Gradiente do meu velho vai durar mais que eu! Hoje os bagulhos meio que são feitos pra durar um tempo e depois vc comprar outro, mas as paradinhas antigas continuam aí funcionando se neguinho tiver o mínimo de cuidado. Por esse lado, o pessoal mais "saudosista" tem razão.

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    A única diferença para mim é o chiado de fundo. Alguns soam piores, outros melhores, depende da gravação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mitos sobre o vinil