Pessoas que fazem ou fizeram Economia

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# nov/11


Poderiam dizer aqui em linhas gerais do que mais gostaram, do que menos gostaram, se a matemática focada nos cursos geralmente é pesada, em que área atuam hoje em dia, quais são as áreas com potencial, como é a carreira acadêmica.... enfim. Qualquer opinião de quem sabe do que fala é muito bem-vinda.

Estou considerando seriamente essa mudança de área, já que tenho trabalhado na área nos últimos tempos e tenho gostado. Bom, gostaria de opiniões e repostas às perguntas acima.

Agradeço de antemão!

AnaClara
Veterano
# nov/11
· votar


Gostei da área de macroeconomia.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


AnaClara
Gostei da área de macroeconomia.

Eu fiz duas cátedras Macro I e II e gostei muito também.

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Fiz Adm na UnB. A minha 2ª opção (na época em que vestibular previa esse lance) era Economia. Fiz algumas matérias da Eco e achei legal demais. Boa sorte ai, mermão!

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Simonhead
Fiz algumas matérias da Eco e achei legal demais.

Quais?

Boa sorte ai, mermão!

valeu! Vou precisar....

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad

Introdução (básica), HEG, Economia Rural (eu tinha esperanças que o Depto. de Adm. fosse incluir Adm. Rural no currículo, o que não ocorreu (snif)), FEB, Economia Política. São as que eu me lembro. Fiz uma matéria básica de Micro, também.

EternoRocker
Veterano
# nov/11
· votar


As aulas que tive de economia foram mais voltadas para complementação do curso de direito.

No geral, o que foi exposto foi bem legal... embora muito do que aprendi tenha ficado apenas na esfera dos conceitos.

Prefiro Processo Civil.

Igão
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoas que fazem ou fizeram Economia

Eu to fazendo.













Recessão, você sabe como é...

Igão
Veterano
# nov/11
· votar


Brincadeiras à parte, eu ia me inscrever para economia no vest esse ano, mas me inscrevi pra rel. int.

Me arrependi :\

Lucas Borlini
Veterano
# nov/11
· votar


Eu estou tendo aulas de economia.
Estou gostando muito e pretendo começar uma graduação (ou pós) em economia assim q me formar. Achei muito bom legal mesmo.

qew
Veterano
# nov/11
· votar


Fiz um semestre de micro e to terminando mais um de macro... eu gosto, embora tenha tido só superficialmente. Logo...

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Simonhead
FEB

O que seria essa?

EternoRocker
Prefiro Processo Civil.

Você é advogado, não?

Igão

Arrependeu-se por quê?

Lucas Borlini
qew

Quais os cursos de vocês?

Valeu!

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Fiz dois anos, curti muito história econômica, economia política. Sofri com a parte de matemática, mas dá para levar. Economista mesmo são poucos, quase todos viram administradores de empresa na prática. Conheço muita gente que foi para a área acadêmica, tão dando aula por aí, nas Pucs e federais da vida.

Gansinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Gansinho
· votar


Eu tive 2 matérias de economia na facul.. Economia da Engenharia e Economia do Petróleo.. Me amarrei bastante.

Quando eu fiz vestibular, eu prestei pra Economia na federal e Engenharia na particular.. Inclusive passei em Economia na federal (nada muito difícil), mas resolvi fazer só Engenharia.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Fiz dois anos, curti muito história econômica, economia política. Sofri com a parte de matemática, mas dá para levar

Basicamente isso.

Mas ainda não terminei o curso.

Igão
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad

Me arrependi de me inscrever pra Relações Internacionais em vez de economia, pois eu desisti com medo da matemática. Aí descobri que é "sussa" a matemática de Economia aqui na UFS.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Igão

Qual é essa de Relações Internacionais?

Eu vejo mó galera hoje em dia prestando pra isso. No IRI é absurda a proporção candidatos/vaga pra um curso novo na USP.

E na real, tudo o que parece ser RI é um Economista que fez algumas optativas na área de "ciências" políticas e sabe falar meia dúzia de línguas.

Mas eu não sei, não conheço, qual é a do curso?

The Fixer
Veterano
# nov/11 · Editado por: The Fixer
· votar


Konrad

Opa, eu comecei economia e tô gostando bastante. A matemática até então não me atrapalha, mas é só o primeiro semestre então não tenho como falar muito sobre isso.

É um curso abrangente e tem coisas muito interessantes tanto para o lado de humanas quanto para o cálculo em si. Na verdade, a matemática me pareceu muito mais interessante quando aplicada às teorias econômicas (do pouco que eu já aprendi/li sobre).

Acho que quem pode te dar explicações mais profundas sobre o curso é o Kensei.

Aliás, esse não é o primeiro tópico que pergunta como é o curso. Parece que economia está voltando a ser um curso mais procurado.

Igão
Veterano
# nov/11
· votar


Excelion

Quando se fala em Relações Internacionais o povo pensa logo, não sei porque, em "Diplomata". É de bate pronto. "Vou fazer RI" - "Ah, vai ser diplomata!". Que eu saiba (sei muito por cima) o curso trata das relações internacionais (oohh), nos aspectos jurídicos, sociais, culturais, etc.

Eu escolhi o curso pois é uma casadinha famosa com Direito (que eu já curso), pareceu útil na época. Mas no fundo eu queria fazer economia :\

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Igão

Que eu saiba (sei muito por cima) o curso trata das relações internacionais (oohh), nos aspectos jurídicos, sociais, culturais, etc.

Bom, é de fato um diplomata pelo que você falou. Faz a diplomacia de relações entre empresas internacionais imagino.

Pensei que estivese mais próximo de economia.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/11
· votar


Konrad
Quais os cursos de vocês?

Eu faço Processos Gerenciais.

Joseph de Maistre
Veterano
# nov/11 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Konrad
Pessoas que fazem ou fizeram Economia

Eu não sou formado em Economia (minha graduação foi em Direito, apesar de eu ter passado grande parte dela lendo Hayek e ter hoje renegado a burocracia), mas paguei quatro cadeiras na faculdade, cursei um doutorado e dou aulas de História do Pensamento Econômico para graduandos em Economia. Posso postar mesmo assim? =)

se a matemática focada nos cursos geralmente é pesada

Depende da faculdade. Você é do RJ, correto?

Segundo uns conhecidos meus da PUC daí, ela é a filial brasileira da Escola de Chicago. E Chicago a partir da segunda geração (i.e., de Friedman e Stigler até hoje) é álgebra, geometria e estatística. O IBMEC (uma espécie de CEFET para especuladores profissionais, mercado de trabalho em que a última moda de Paris é a cada três meses calibrarem um modelo econométrico novo para tentarem "prever" as variações das Bolsas...) não deve ser muito diferente.

Na UFRJ, em contraste, você vai encontrar uma concentração relativamente grande de fósseis comunistas, como a quase-finada Maria da Conceição Tavares. É impossível você concluir um curso de Economia sem ter estudado alguma Matemática, mas como comunistas normalmente acreditam que até matrizes e probabilidade são instrumentos burgueses de dominação da classe trabalhadora, duvido que eles dêem alguma ênfase nisso em detrimento da dinâmica da luta de classes e do multiplicador mágico de Quêinis.

De qualquer modo, toda a Matemática que você pode precisar ao lidar com Economia está contida nestes três livros, nem mais nem menos:

http://www.amazon.com/Mathematics-Economists-Carl-P-Simon/dp/039395733 0
http://www.amazon.com/Game-Theory-Evolving-Problem-Centered-Introducti on/dp/0691140510/ref=pd_sim_b_1
http://www.amazon.com/Bounds-Reason-Unification-Behavioral-Sciences/dp /0691140529

E você sequer vai de fato precisar da maior parte do que está aí. Dependendo do seu campo de especialização (micro, macro, comércio internacional, finanças públicas, mercado de trabalho, meio-ambiente ou instituições) e da(s) seita(s) a que você inevitavelmente se converterá (Chicago boys, austríacos, schumpeterianos, teóricos dos jogos, fractalistas, keynesianos jurássicos, neo-keynesianos, novos-keynesianos, pós-keynesianos, marxistas, feministas, foucaultianos, ecoterroristas, etc.), você pode ser: a) um econometrista quantofrênico, obcecado em extrair todas as funções e proporções geométricas imagináveis das estatísticas representadas no plano cartesiano e que crê piamente que pode usá-las para negar o livre-arbítrio humano e a incompletude e imprevisibilidade do conhecimento sem cair em contradição no próprio ato; b) um pós-modernista anti-estatística, anti-geometria, anti-matemática, anti-teoria, anti-investigação e anti-tudo; c) um apriorista pedant... ops! digo, um oráculo da Razão que acredita que a linguagem matemática é apenas um meio e nunca um fim, que a estrutura da realidade está condicionada por categorias puramente abstratas e dedutivas, tais como estratégias adaptativas, jogos cooperativos e vantagens comparativas, e que, como todo grande profeta incompreendido, luta com fervor para espalhar a verdadeira Fé kantiana e salvar a academia das trevas da Pseudo-Física e da Heresia Pós-Moderna; d) alguma mistura incoerente de dois ou três desses tipos caricatos.

quais são as áreas com potencial

As cinco de sempre: administração, contabilidade, especulação, academia e governo.

como é a carreira acadêmica....

Isso é impossível te responder sem que você tenha um plano de vida e uma orientação teórica já definidos.

Salvo engano meu, um professor doutor quantofrênico ganha na USP 7 ou 8 mil reais. Na Europa e nos EUA, se você for workaholic, dá para ganhar isso em euros/dólares e ter muito mais liberdade acadêmica.

do que mais gostaram

Nas cadeiras que cursei? Não gostei de nada.

Tive o azar e desprazer de pagar "Introdução à Economia" e "Economia Brasileira" justo com um professor marxista-lulista-maoísta-castrista-chavista (sim, ele fazia apologia de tudo isso em sala de aula) que: a) era filiado ao Partidão; b) dava aulas apenas metade do mês e passava o restante do tempo em Cuba ou Venezuela lambendo o saco de vocêsabequem; c) logo após o estouro do mensalão, se apressou em defender para nós alunos a tese de que corrupção não afeta o giro da economia e que, portanto, o moralismo da mídia golpista era hipócrita; d) vivia falando mal dos EUA ("é um povinho que só pensa em si mesmo") e sonhando em voz alta com o dia em que a China derrubaria a hegemonia estadunidense; e) dava aulas sobre Hayek usando como material de classe os textos de um historiador marxista, que, além de ser marxista, ainda tinha o desplante de igualá-lo a Friedman e dizer descaradamente que ambos queriam quebrar o poder dos sindicatos para aumentar o desemprego; g) colocava nas provas questões do tipo "Você acha que a causa do subdesenvolvimento brasileiro foi o fato de a Inglaterra ter se tornado uma potência exploradora durante a Revolução Industrial?" e "Disserte sobre a crise do neoliberalismo".

Eu devia ter apenas uns 19 anos na época e fui exposto de uma vez só, sem dó nem piedade, a todas as vigarices da esquerda. Olha só no que deu.

Comuna CCCP
Veterano
# nov/11
· votar


Eu devia ter apenas uns 19 anos na época e fui exposto de uma vez só, sem dó nem piedade, a todas as vigarices da esquerda. Olha só no que deu.

Um direitista conservador revoltadinho?

Joseph de Maistre
Veterano
# nov/11
· votar


Exato!

Comuna CCCP
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre

Mas você também toma essa postura parcial na sala de aula?? Como a sua colega comunista??

Joseph de Maistre
Veterano
# nov/11
· votar


Comuna CCCP

Ministrando o conteúdo, não. Eu sempre dou aula sobre as Escolas que me desagradam tendo como base os livros dos seus expoentes e não de terceiros.

(o que não me impede de deixar escapar um ou outro comentário sarcástico aqui e acolá para zoar os alunos mais esquerdinhas e moderninhos...)

Comuna CCCP
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre

Hahaha, tudo bem! Claro que ninguém consegue ser imparcial a todo momento... mas pelo menos se preocupar com isso já é uma grande evolução!

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre
(o que não me impede de deixar escapar um ou outro comentário sarcástico aqui e acolá para zoar os alunos mais esquerdinhas e moderninhos...)
que medo

mas eu acho bonito isso, geralmente quem é de direita tem medo de dizer. é como se ofendesse explicitar sua posição.

e da(s) seita(s) a que você inevitavelmente se converterá (Chicago boys, austríacos, schumpeterianos, teóricos dos jogos, fractalistas, keynesianos jurássicos, neo-keynesianos, novos-keynesianos, pós-keynesianos, marxistas, feministas, foucaultianos, ecoterroristas, etc.)
ficou uma curiosidade: voce acredita em alguma dessas "seitas"?

Comuna CCCP
Claro que ninguém consegue ser imparcial a todo momento...

eu acho na verdade que ninguem é imparcial nunca.
essa é uma das armas, fingir que é imparcial ou isento de um posicionamento.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre
(o que não me impede de deixar escapar um ou outro comentário sarcástico aqui e acolá para zoar os alunos mais esquerdinhas e moderninhos...)

Pena que devem estar todos dormindo, aí nem percebem =/

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre

Resumiu perfeitamente o curso e a carreira dentro da estilística de prosa OTniana.

Tiro mil chapéis ao sr.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pessoas que fazem ou fizeram Economia