A sopa primordial deu inicio a vida!

Autor Mensagem
Comuna CCCP
Veterano
# out/11


A sopa primordial é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. Quando se quer explicar como os organismos vivos apareceram na Terra, muitas vezes se lança mão da teoria da sopa primordial, que parece ser a explicação científica mais plausível.

Quando de sua formação, a Terra não tinha qualquer material orgânico. Mas, estamos aqui - bilhões de anos depois -, demonstrando que, em algum momento, material inorgânico transformou-se em material orgânico. O processo é conhecido como "abiogênese" (a-bio-gênese": origem não biológica), o que, teoricamente, seria extremamente difícil.

As condições na Terra, em seus primórdios, eram muito diferentes das condições atuais. A atmosfera não tinha oxigênio, sendo rica em hidrogênio, amônia, metano e água. Conforme a teoria da sopa primordial, essas substâncias foram preparadas para produzir aminoácidos, os quais teriam sido capazes de se combinar para criar material orgânico que, eventualmente, poderia ter dado origem à vida. A fim de que isso ocorresse, era necessário ter havido um catalisador; os aminoácidos não apareceram espontaneamente.

Pesquisas sugerem que um raio ou calor pode ter servido de "gatilho" para que se desse a formação de aminoácidos a partir de compostos inorgânicos no ambiente da Terra, gerando a sopa primordial e tornando o cenário propício ao desenvolvimento de organismos vivos. Em 1953, com a publicação do famoso Miller-Urey Experiment, no qual os pesquisadores fizeram uma réplica das condições e conseguiram produzir aminoácidos, a teoria saiu fortalecida. Os pesquisadores descobriram que quando os componentes da atmosfera primitiva da Terra eram selados em frascos de vidro, os materiais aquecidos e submetidos a descargas elétricas, os aminoácidos de fato emergiam.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


deu inicio
que podem ter dado origem

Bonita sua fé.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


É uma teoria válida!

Mais aceitável do que ser criado por um mago barbudo através da manipulação de argila!

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker

É que é uma teoria, não posso afirmar como fazem na bíblia, pois lá é ficção...

Frigeri.
Veterano
# out/11
· votar


Viciado em Guarana
Mais aceitável do que ser criado por um mago barbudo através da manipulação de argila!

Pensei que você fosse religioso.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP

Só achei sua fé linda. Assim como acho a dos Hindus, dos Budistas e etc.

É um sinal de respeito pela fé alheia.

Ciência até o momento, só a evolução.

DrZaius
Veterano
# out/11
· votar


Viciado em Guarana
http://en.wikipedia.org/wiki/Abiogenesis#Clay_theory

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


Frigeri.
Não véi! Eu larguei disso faz algum tempo!

DrZaius
Isso é o Gênesis escrito de forma científica!

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Atkins chama os homens que fazem alegorias na biblia de pessoas que estavam "enfadadas", por isso diziam aquilo.

Pois é, há minhares de anos um "enfadado" qualquer diz que o homem foi feito da argila, por Deus.
No séc XXI aparece a "Teoria da Argila" e ninguém está "enfadado".

A diferença pode estar nos métodos, e também na entidade "acrescentada". Mas a arrogância humana é gigantesca.

Frigeri.
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker

Há uma diferença enorme entre afirmar que o homem foi feito da argila, por Deus, e apresentar uma teoria baseada em observações.

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker
Atkins

Vi ele em agosto. =D

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker
Ah, e o problema não é a argila...

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Sopa primordial é aquela de manhã cedo antes de ir trabalhar?

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Frigeri.

Foi exatamente o que eu disse no meu post. Só quero saber onde está o pensamento científico, a lógica e a racionalidade em dar por encerrado algo que ainda não está nem na sola de estar provado?

No caso, fica demonstrado que o nosso amigo Comuna CCCP tem FÉ na sopa primordial. Porque até agora, não vi nenhum cientista dizer que tem ciência de que a sopa primordial realmente ocorreu.

Fé por fé, eu acredito num designer. É a mesma fé que se eu tivesse em um universo auto-contido.

É algo que a gente simplesmente acredita. Que tomamos por nós mesmos.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Outra coisa. Se eu nascesse de novo, num mundo onde a religião e a crença das outras pessoas não me fossem apresentadas, logo eu teria que investigar e me questionar sobre as coisas a partir do zero. A probabilidade de eu acreditar em Deus mesmo assim é muito maior.

Para a teoria da sopa primordial, foi necessário que alguém lançasse a idéia para que o Comuna CCCP acreditasse nela. Deus apareceria nas minhas crenças só por não ter base alguma, de forma natural, partindo de mim. Poi eu observaria tudo o que existe e projetaria essa entidade maior por mim mesmo. Provavelmente aconteceria o mesmo com ele se fosse submetido a mesma situação, sem que lhe fosse apresentada a sopa primordial e que alguém afirmasse que bastariam alguns experimentos (que se fossem tidos como conclusivos seriam de uma leviandade imensa) para afirmar que ela se torna mais verdadeira que qualquer outra fé.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


neologist_
Vi ele em agosto. =D

Disserte!

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Para a teoria da sopa primordial, foi necessário que alguém lançasse a idéia para que o Comuna CCCP acreditasse nela. Deus apareceria nas minhas crenças só por não ter base alguma, de forma natural, partindo de mim. Poi eu observaria tudo o que existe e projetaria essa entidade maior por mim mesmo. Provavelmente aconteceria o mesmo com ele se fosse submetido a mesma situação, sem que lhe fosse apresentada a sopa primordial e que alguém afirmasse que bastariam alguns experimentos (que se fossem tidos como conclusivos seriam de uma leviandade imensa) para afirmar que ela se torna mais verdadeira que qualquer outra fé.

Isso é o que se chama de inteligência x ignorância.

brunohardrocker
Veterano
# out/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Ignorância é afirmar que não possui fé alguma.

Admitir que possui, pra mim é honestidade intelectual.

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Ignorância é afirmar que não possui fé alguma.

Só porque você não consegue não quer dizer que não seja possível.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Headstock invertido

Ilumina-me com vossa sapiência, ó mestre.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


Foi bom ter participado da primeira página. Daqui em diante fico na torcida pelo Mr Tambourine Man.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


de uma aminoácido para um RNA existe uma complexidade icomensurável e nem de longe explicada por nenhuma teoria.


Por que não fazem que nem os físicos, chamam de "singularidade" e vão estudar outra coisa?

DrZaius
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man
de uma aminoácido para um RNA existe uma complexidade icomensurável e nem de longe explicada por nenhuma teoria.

Essa afirmação não falseável não passa de uma falácia constantemente usada por crentes.

Excelion
Veterano
# out/11 · Editado por: Excelion
· votar


Qual o nome dessa religião?

Sopismo?

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


O que acho interessante é que foi provado que é viável, uma vez que realizaram a experiência...

O difícil mesmo é esperar a evolução dos aminoácidos até uma forma de vida complexa.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Excelion
Qual o nome dessa religião?

O nome eu não sei, mas se é religião, cade o dogma?

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


O difícil mesmo é esperar a evolução dos aminoácidos até uma forma de vida complexa.

Por isso o mais viável por enquanto é escolher no que ter fé.

mas se é religião, cade o dogma

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o

BokuWa
Veterano
# out/11
· votar


Lá se foi o disco voador!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Felizmente eu não possuo nenhum amiguinho imaginário que me dá ordens sobre como deve ser minha conduta, sendo assim, não tenho compromisso em ensinar nada a ninguém.

No mais, se a pessoa é burra o suficiente para tal, pode ficar gritando a sua ignorância aos 4 ventos, não me importo.

tambourine man
Por que não fazem que nem os físicos, chamam de "singularidade" e vão estudar outra coisa?

Como você sabe, dependendo da complexidade da questão, não dá pra chegar e explicar tudo de uma vez, portanto, as descobertas devem acontecer passo a passo. No caso, conseguiram explicar o surgimento espontâneo de AAs, você sugere que abandonem a pesquisa sobre o assunto só porque, supostamentes, não conseguiram explicar o surgimento espontâneo do RNA?

Se tivessem seguido esta sua proposta desde o início, nem teriam chegado a explicar os AAs, teriam parado logo na membrana lipídica, que foi de explicação bem mais simples.

de uma aminoácido para um RNA existe uma complexidade icomensurável e nem de longe explicada por nenhuma teoria.


Não entendi muito bem essa sua colocação.
Você está dizendo que não foi explicado o fato da molécula de RNA ser mais complexa do que um AA?

Enfim, este tópico já foi lotado de merda, mas se você quiser ver, como conseguiram presenciar a formação de RNA espontaneamente em laboratório:

http://www.wired.com/wiredscience/2009/05/ribonucleotides

Estamos cada vez mais próximos de uma teoria do surgimento espontâneo da vida, sem a necessidade de introdução de entidades mirabolantes não confirmadas/confirmáveis. Fique feliz.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


brunohardrocker
Por isso o mais viável por enquanto é escolher no que ter fé.

Não é fé, eu aguardo respostas e argumentos para essa teoria, que me parece mais plausível por enquanto.
Se eu realmente tivesse Fé, ia tornar o cientista (ou sei lá o que) que escreveu essa teoria um profeta, sem a duvida que eu tenho se isso é realmente verdade.

mas se é religião, cade o dogma

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o


Não entendi o que você quis dizer com isso, ao meu ver, para ser religião precisa ter dogma, ou não?

Die Kunst der Fuge

Não entendi o que você gritou ai, mas estamos em um fórum onde qualquer pessoa pode postar, então "take it easy".
Eu não preciso ser cientista politico para discutir politica, nem teólogo para discutir religião. Mas se você tem mais conhecimento nessa área, por favor , nos ensine.

Criei um tópico de curioso, com um texto que achei na internet mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A sopa primordial deu inicio a vida!