Ecovilas - Você toparia morar em uma?

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# out/11


Primeiramente o conceito, by wikipedia:

Ecovila é um modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Para alcançar este objetivo, as ecovilas incluem em sua organização muitas práticas como:
Produção local e orgânica de alimentos;
Utilização de sistemas de energias renováveis;
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável);
Criação de esquemas de apoio social e familiar;
Diversidade cultural e espiritual;
Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
Educação transdisciplinar e holística;
Sistema de Saúde integral e preventivo;
Preservação e manejo de ecossistemas locais;
Comunicação e ativismo global e local.


Mais aqui: wiki

---------------------------------------------------------------------- ----------

Bom, seria só mais um tema do discurso ecológico se eu não tivesse conhecido estudiosos de Permacultura com um planejamento real de construir uma Ecovila em Minas, próximo de Belo Horizonte, inclusive.


Não entrarei em detalhes do projeto e sim farei a pergunta (mais diretamente direcionada aqueles com discurso anti-capitalista, defensores na natureza, e apontadores de defeitos do atual sistema, como o Tambourine Man, seu namorado Die Kunst Der Fuge e o vocalista do System of a Down.)

Você toparia morar numa dessas?

Excelion
Veterano
# out/11
· votar


Se cobrarem 20 pila de pedagio pra andar de carro pela cidade como as Ecovias, nem fodendo.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


Eu li "Ecovias"


Já imaginei o pedágio criando casas ao redor da imigrantes devido aos gigantescos congestiomentos para ir a praia.

Kaíque
Veterano
# out/11
· votar


Ecovila é um modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Para alcançar este objetivo, as ecovilas incluem em sua organização muitas práticas como:
Produção local e orgânica de alimentos;
Utilização de sistemas de energias renováveis;
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável);
Criação de esquemas de apoio social e familiar;
Diversidade cultural e espiritual;
Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
Educação transdisciplinar e holística;
Sistema de Saúde integral e preventivo;
Preservação e manejo de ecossistemas locais;
Comunicação e ativismo global e local.


até parece
se fosse mesmo eu ia!

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Kaíque
até parece
se fosse mesmo eu ia!


Os caras que estão planejando, não os conheço a fundo, mas sei que é necessário ter um pé de meia legal pra participar.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Kaíque

Isso já existe e é assim mesmo, o problema é que isso não funciona em escala global.

Volunteer
Veterano
# out/11
· votar


Isso tá mais parecendo uma comunidade hippie, só que com paz e amor voltados pras plantas.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


-Dan

conheço um pessoal fazendo isso, vou para lá ano que vem ver como andam as coisas. Se eu gostar, vou mesmo

Comuna CCCP
Isso já existe e é assim mesmo, o problema é que isso não funciona em escala global.

é bem por aí mesmo, fazer funfar globalmente é o problems

Kaíque
Veterano
# out/11
· votar


estou me mudando, adeus

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Não tenho a menor consciência ambiental.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man
conheço um pessoal fazendo isso, vou para lá ano que vem ver como andam as coisas. Se eu gostar, vou mesmo

Serio msm? Onde que é? O pessoal é tudo vegetariano msm?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


mais diretamente direcionada aqueles com discurso anti-capitalista, defensores na natureza, e apontadores de defeitos do atual sistema, como o Tambourine Man, seu namorado Die Kunst Der Fuge e o vocalista do System of a Down.

Hein?

Mas respondendo: Não.

Só isso daqui me interessou:

Utilização de sistemas de energias renováveis;

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Não te chamei de defensor da natureza, veja bem.

Viveria do que plantasse?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Viveria do que plantasse?

Nem fodendo, eu não plantaria.
Agora sou um animal domesticado demais pra esse tipo de coisa.

Excelion
Veterano
# out/11 · Editado por: Excelion
· votar


Ecovila é um modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Para alcançar este objetivo, as ecovilas incluem em sua organização muitas práticas como:
Produção local e orgânica de alimentos;
Utilização de sistemas de energias renováveis;
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável);
Criação de esquemas de apoio social e familiar;
Diversidade cultural e espiritual;
Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
Educação transdisciplinar e holística;
Sistema de Saúde integral e preventivo;
Preservação e manejo de ecossistemas locais;
Comunicação e ativismo global e local.



Dão atenção demais a esses eco-hipsters. Parece até que o projeto foi feito na fefelech.

Trilha sonora da cidade:



Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


Ecovila é um modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Para alcançar este objetivo, as ecovilas incluem em sua organização muitas práticas como:
Produção local e orgânica de alimentos;
Utilização de sistemas de energias renováveis;
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou Arquitetura sustentável);
Criação de esquemas de apoio social e familiar;
Diversidade cultural e espiritual;
Governança circular e empoderamento mutuo, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
Educação transdisciplinar e holística;
Sistema de Saúde integral e preventivo;
Preservação e manejo de ecossistemas locais;
Comunicação e ativismo global e local.


Traduzindo:
Uma comunidade hippie!



Cara eu moraria nessa parada aí!
Paz e amor!
Deve ser muito massa viver numa vila de ripongas!

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Excelion
Edita e tira essa porcaria desse vídeo.

Uma das coisas mais nojentas que existe no universo.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
Serio msm? Onde que é? O pessoal é tudo vegetariano msm?

sério, é na Bahia [claro, onde mais?]. Tenho poucos detalhes, meu amigo vai para lá ano que vem, aí eu vou visitar ele e ver todos os detalhes. Ele é vegetariano, mas a mina dele nem é, não sei quanto ao resto

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


haha
Comunidade hippie?

Tem muitas "Vilas Rurais" no estado do paraná pelo que me lembro.

São só vilazinhas para assentar pessoas que vivem de agricultura familiar e subsistência.

Programa do governo, nada de mais.

steell0v0llmask
Veterano
# out/11
· votar


-Dan

Discurso de quem estudou na rural ou não gosta de trabalhar. Sugere que esconder e criticar mantém alianças vitais.
Não colocar sua posição justifica sua crítica medrosa, deixando aos outros, a responsabilidade da postura. Comportamento de aluno que pede á mãe para fazer seus deveres de casa. Espero estar errado e desculpando a sinceridade. Mas...

Se analisarmos os modelos de sociedade como, índios, astecas, maias e outros que nunca conheceram a competição capitalista, perceberão a possibilidade de sinergia com a natureza.
"Claro" que hoje não seria mais aplicado nem existe sombra de possibilidade pela vivência e conhecimento arraigado imposto goela abaixo na sociedade.
Mesmo trancados em suas vilas, terão que comprar sempre algo industrializado para garantir a subsistência. Apenas maquiagem ideológica encostada na palavra "eco", garantindo recursos via alguma ONG. Há inglês que vê. E ainda financia. Programa de Governo.
Ainda é possível reformar o capitalismo baseado em Robin Wood. "Claro", após a 4° guerra mundial que terá o povo em massa nas ruas. Sei que muitos vão arrepiar-se de dividir para ficar igual mas... um dia vão mesmo que seja através de filhos, netos, bisnetos...

steell0v0llmask
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Nem fodendo, eu não plantaria.
Agora sou um animal domesticado demais pra esse tipo de coisa.


Acho bacana a pessoa assumir-se tão profundamente. Parabéns! Seu dia a dia deve ser mais fácil assim.

Laurelindórenan Lothlórien
Veterano
# out/11
· votar


Viveria fácil num local desses.

steell0v0llmask
Veterano
# out/11
· votar


os multis nunca responderão por ela. Gostaria em algum momento uma gota de coragem sem contar com os "amigos" tão necessários...

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Nem fodendo, eu não plantaria.
Agora sou um animal domesticado demais pra esse tipo de coisa.


É. Pra mim ia ser difícil. Até gosto de plantar, mas sou apegado às modernidades, heuehue

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Volunteer
Isso tá mais parecendo uma comunidade hippie, só que com paz e amor voltados pras plantas.


É um pouco mais complexo que uma comunidade hippie, veja bem.



brunohardrocker
haha
Comunidade hippie?

Tem muitas "Vilas Rurais" no estado do paraná pelo que me lembro.

São só vilazinhas para assentar pessoas que vivem de agricultura familiar e subsistência.

Programa do governo, nada de mais.


Por aí. Pra quem gosta de roça e quer fugir das metrópoles, seria uma opção, dependendo da viabilidade da coisa.


tambourine man
sério, é na Bahia [claro, onde mais?]. Tenho poucos detalhes, meu amigo vai para lá ano que vem, aí eu vou visitar ele e ver todos os detalhes. Ele é vegetariano, mas a mina dele nem é, não sei quanto ao resto

Isso que é foda. A maioria desse pessoal é vegetariano. Me olhariam torto ao me ver matando uma galinha pra comer.


Laurelindórenan Lothlórien
Viveria fácil num local desses.

Mesmo? Comendo do que plantando e tudo?

-Dan
Veterano
# out/11 · Editado por: -Dan
· votar


steell0v0llmask
Discurso de quem estudou na rural ou não gosta de trabalhar. Sugere que esconder e criticar mantém alianças vitais.
Não colocar sua posição justifica sua crítica medrosa, deixando aos outros, a responsabilidade da postura. Comportamento de aluno que pede á mãe para fazer seus deveres de casa. Espero estar errado e desculpando a sinceridade. Mas...


O que não faltaria nessa vila seria trabalho. Isso aí, sou medrosão e minha mãe logo vem me limpar (to usando notebook no banheiro).


PS: um user falando de coragem escondido atrás de um multi!
audhuadhda, comédia!

Jeehs
Gata OT 2012
# out/11
· votar


-Dan
Ecovilas - Você toparia morar em uma?

certeza, adoro essa coisa ecológica.


eu poderia virar hippie ai ;D

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Jeehs
certeza, adoro essa coisa ecológica.


eu poderia virar hippie ai ;D


Teria que ter uma cachoeira perto =D

Jeehs
Gata OT 2012
# out/11
· votar


-Dan
Teria que ter uma cachoeira perto =D


sim sim, adoooro cachoeiras ;D

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Jeehs
sim sim, adoooro cachoeiras ;D

Procura depois uma cidade chamada Carrancas, em Minas. Os cidadãos que eu citei estão cogitando criar uma lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ecovilas - Você toparia morar em uma?