Preconceitos, julgamentos, intolerâncias e a coerência nas nossas relações sociais

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# set/11


Preconceitos, julgamentos, intolerâncias e a coerência nas nossas relações sociais

Você jovem, sofreu ou praticou quais desses na sua vida? Qual foi mais constante?

Você que posa de perfil para a eternidade querendo combater o Bullyng, lutando contra a intolerância religiosa, contra o racismo, contra o machismo e outros ismos, já parou pra se perguntar se enquanto você defende um, ou aquele que lhe convém, por outro lado você não pratica outro mesmo sem perceber?

Pode ser que não né, não tô afirmando. É só uma pergunta, quem sabe você seja uma pessoa coerente.

Você religioso, já parou pra pensar que todas as religiões estão no mesmo patamar? Já pensou que a melhor opção é seguir a sua do jeito que acha certo e não se afirmar perante os outros? Que alguém só deve seguir se for por vontade própria e não por "wololo"?

Você ateu, que já foi religioso até antes de escutar Iron Maiden, já foi vítima dessa intolerância religiosa por parte de algum ateu na internet distribuindo ofensas baratas? E depois de ateu, foi vítima por parte de algum religioso?

Contem suas experiências como preconceituosos e como vítimas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Você religioso, já parou pra pensar que todas as religiões estão no mesmo patamar?

O deus judaico-cristão na bíblia prega que isso daí não é verdade.

Já pensou que a melhor opção é seguir a sua do jeito que acha certo e não se afirmar perante os outros?

O deus judaico-cristão manda levar a palavra dele a todos.

Se alguém segue esta religião, não deveria fazer como você, Bruno, acha que é o certo.
O que conta é o que o deus que elas seguem diz.

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


Ilustrando a intolerância dos religiosos.

brunohardrocker
Veterano
# set/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Die Kunst der Fuge
O deus cristão na bíblia prega que isso daí não é verdade.

Procure pela palavra religião na Biblia e depois crie um tópico pra falar disso, esse aqui é sobre preconceitos.

O deus cristão manda levar a palavra dele a todos.

No dicionário consta que levar não é o mesmo que forçar.
Se o julgamento vem de cima e é por dentro, ninguém contra a própria vontade pode fingir que está acreditando. Isso não é teologia, é linguagem simples.

Se alguém segue esta religião, não deveria fazer como você, Bruno, acha que é o certo.
O que conta é o que o deus que elas seguem diz.


Existe uma explicação para isso, mas partiria para outros assuntos. Tem a ver com vaticano, ecumenismo e uma frese dita por Cristo a Pedro.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Mas não fiquem assim gente, o enunciado do tópico é outro.
Deixem as trolladas para outros.

Basta responder. Esse é o objetivo.

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


uma frese dita por Cristo a Pedro.

Muito discutida entre os próprios religiosos...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Basta responder. Esse é o objetivo.

Eu respondi e você falou merda nada a ver com o que eu falei, se essa é a recompensa por responder, não recomendo que respondam não.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_
Ilustrando a intolerância dos religiosos.

Não sabia que o 9/11 foi a mando de Meca.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_

Quando você era crente, como era essa situação?

brunohardrocker
Veterano
# set/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu respondi e você falou merda nada a ver com o que eu falei, se essa é a recompensa por responder, não recomendo que respondam não.

Isso aqui sim não é muito gratificante, achei que fosse captar a mensagem. =]

E você não respondeu. Só quis defender o ateísmo por aqui, sendo que só perguntei sobre preconceitos e tal.

Headstock invertido
Veterano
# set/11
· votar


Qual é o negócio, Frota?

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Floodaram o tópico todo =/

Moderação, favor dar um jeito ae.

Volunteer
Veterano
# set/11
· votar


Eu tenho alguns preconceitos por motivos de estatística e conforto. Como tenho pavor de experiências ruins, se a chance da experiência ruim for muito alta, mesmo que não seja 100%(exemplo: conversar a sério com religiosos fanáticos, funkeiros, etc), eu vou escolher não tê-la.

Eu respondi e você falou merda nada a ver com o que eu falei, se essa é a recompensa por responder, não recomendo que respondam não.

AEUHUAHEUHAEUHAE que coice, pqp

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Quando você era crente, como era essa situação?

Nunca sofri nessa posição. O que aconteceu, já enquanto ateu, foi receber em casa um crente que, depois de uma rápida tentativa frustrada de conversão, apontou tudo em que eu andava errado e descreveu o terrível futuro que me aguarda.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Volunteer
AEUHUAHEUHAEUHAE que coice, pqp

Eu diria que não é muito científico sair assim na torcida, apenas por uma relação de amizade, fechando os olhos para o fato de ELE não ter respondido o tópico e sim saído em defesa de uma bandeira mais uma vez.

Veja bem, eu me considero amigo de ambos, porém separo o amizade da discussão.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_
Nunca sofri nessa posição. O que aconteceu, já enquanto ateu, foi receber em casa um crente que, depois de uma rápida tentativa frustrada de conversão, apontou tudo em que eu andava errado e descreveu o terrível futuro que me aguarda.


Grato pela resposta!

Você prestou atenção que eu coloquei no enunciado do tópico sobre preconceito aos ateus, né?
Não saí em favorecimento apenas de um lado por conveniência.

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
O que eu quis dizer com meu primeiro post é o seguinte: a intolerância religiosa tem se mostrado muito mais perigosa.

Acho que muita gente morta, se pudesse, desejaria que o intolerante religioso fosse o mesmo que o ateu: um chato que tece comentários ácidos na internet. Mas, não. Ele é partidário do genocídio.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker
ELE não ter respondido o tópico

Cara, você não deve ter entendido a resposta, não é possível.

Como tu vem falar que eu tava defendendo bandeira se eu nem citei nenhuma outra "bandeira" no meu post?

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Você prestou atenção que eu coloquei no enunciado do tópico sobre preconceito aos ateus, né?
Não saí em favorecimento apenas de um lado por conveniência.


Sim. Mas, sinceramente, o que eu relatei não foi nenhum grande incômodo. Assim como eu não espero que nada do que eu diga em um fórum da internet seja - aliás, é só aqui que eu dou brecha pra isso mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_
Acho que muita gente morta, se pudesse, desejaria que o intolerante religioso fosse o mesmo que o ateu: um chato que tece comentários ácidos na internet. Mas, não. Ele é partidário do genocídio

Só que queimar igrejas e perseguir religiosos em sistema comunista não é o mesmo que tecer comentários.

Tudo bem, o ateísmo não justifica os atos. Nem a religião. A questão é ter peito pra admitir que o ser humano em si é assim.

Enquanto uma dezena pratica um ato terrorista, outros bilhões estão apenas se ajoelhando de tempos em tempos em direção a meca.

Volunteer
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Eu diria que não é muito científico sair assim na torcida, apenas por uma relação de amizade, fechando os olhos para o fato de ELE não ter respondido o tópico e sim saído em defesa de uma bandeira mais uma vez.

Veja bem, eu me considero amigo de ambos, porém separo o amizade da discussão.


Não foi por motivo de torcida, eu só achei engraçado. Foi tão grosso que eu não consegui segurar, cheguei a quase rir alto aqui uhaeuha

Eu não costumo apoiar ninguém quando fala besteira ou coisa fora do assunto, odeio esse negócio de "mob" tanto quanto você. Mas não vou deixar de postar uma risada quando vejo algo engraçado só porque não quero dar essa impressão de "montinho". Então deixa de nóia.

Btw, respondendo outra parte da pergunta(a da prática eu já respondi), um preconceito que eu sofri uma vez foi quando eu era criança e disse a um evangélico que eu era espírita. Ele me olhou torto, ficou perguntando se eu lia a bíblia, etc... mas nem deu nada, no outro dia ele já tava me tratando normalmente.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Cara, você não deve ter entendido a resposta, não é possível.

Entendi perfeitamente. Você não entendeu a minha.

Como tu vem falar que eu tava defendendo bandeira se eu nem citei nenhuma outra "bandeira" no meu post?

Você partiu pra uma discussão teológica num tópico que fala sobre preconceitos e intolerância.

Você mesmo acredita que todas as religiões estão no mesmo patamar. Por que está me contrariando?

neologist_
Veterano
# set/11 · Editado por: neologist_
· votar


brunohardrocker
Só que queimar igrejas e perseguir religiosos em sistema comunista não é o mesmo que tecer comentários.

A questão é que existem "instituições" (por falta de nome melhor) que fomentam a intolerância e permitem que ela tenha vazão de forma violenta. O que você chama de sistema comunista foi uma dessas "instituições", assim como a religião organizada foi e continua sendo em partes do mundo.

Da minha parte, que sejamos contra todas.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_

Sei que esse é assunto pra outro tópico, mas é pertinente.

Você que é da sociologia, acredita que é possivel(provável) os grupos da sociedade que compartilham das mesmas crenças (e crenças aqui não se referem somente as religiosas), guardarem as mesmas em foro íntimo sem se reunir formando instituições naturalmente?

Considera que instituições podem ser pacíficas e benéficas?

neologist_
Veterano
# set/11
· votar


brunohardrocker
Você que é da sociologia, acredita que é possivel(provável) os grupos da sociedade que compartilham das mesmas crenças (e crenças aqui não se referem somente as religiosas), guardarem as mesmas em foro íntimo sem se reunir formando instituições naturalmente?

Sim.
Primeiro, quero só lembrar que esse termo "instituições" está sendo utilizado por nós muito porcamente. Outro termo meio duvidoso é o de "crenças". Ampliemos-lo para concepções, valores, práticas, gostos e etc, e, em conjunto, chamemos tudo isso de propriedades de existência. Tudo bem pra você?
Em relação à pergunta, eu acho que é possível que essas propriedades de existência sejam compartilhadas sem que isso implique na existência natural de grupos determinados por esse compartilhar. Um exemplo disso são as classes sociais: grupos que possuem propriedades de existência homogêneas e que, até certo ponto, só existem enquanto uma classe, de fato, em uma construção teórica. Não representam grupos encontrados na realidade: não representam, em nossos termos porcos, "instituições". É claro que isso não é válido para quando há uma classe mobilizada, pois essa sim existe concretamente na realidade objetiva.

neologist_
Veterano
# set/11 · Editado por: neologist_
· votar


brunohardrocker
Eu sei que escrevo de forma muito confusa. Trabalharei isso. =P

Sendo mais simples, as classes compartilham de concepções, valores, práticas, gostos e etc. - que existem, sim, em foro íntimo - sem que esse compartilhar implique na existência das classes enquanto grupos reais. São apenas construções teóricas. Não formam "instituições", até que, por meio de algum processo histórico, se mobilizem.

brunohardrocker
Veterano
# set/11
· votar


neologist_
Sim.
Primeiro, quero só lembrar que esse termo "instituições" está sendo utilizado por nós muito porcamente. Outro termo meio duvidoso é o de "crenças". Ampliemos-lo para concepções, valores, práticas, gostos e etc, e, em conjunto, chamemos tudo isso de propriedades de existência. Tudo bem pra você?


Sim, eu não tava encontrando outro termo. :]

Em relação à pergunta, eu acho que é possível que essas propriedades de existência sejam compartilhadas sem que isso implique na existência natural de grupos determinados por esse compartilhar. Um exemplo disso são as classes sociais: grupos que possuem propriedades de existência homogêneas e que, até certo ponto, só existem enquanto uma classe, de fato, em uma construção teórica. Não representam grupos encontrados na realidade: não representam, em nossos termos porcos, "instituições". É claro que isso não é válido para quando há uma classe mobilizada, pois essa sim existe concretamente na realidade objetiva.

É um raciocínio completo, entendi. Mas se sair das classes sociais e partir para "ateus se reúnem e formam a ATEA", e não se trata apenas de uma associação para combater o preconceito, ela também tem força política, força mais representativa que ateus individuais. E imaginando que os grupos religiosos passassem a não mais defender interesses políticos com base em suas crenças, deixando o Estado totalmente laico. Se todas as religiões se posicionassem a favor do social e contra as guerras. Quais seriam as consequencias negativas da existência dessas instituições?

Enfim, vou dormir agora. Mas seria interessante levar adiante esse assunto outra hora!

Boa noite.

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Já sofri intolerância quando no Ensino Fundamental. Normal.

No entanto, eu também fui intolerante em algumas ocasiões. Naquela época (^^) e há alguns anos atrás. Determinados seres humanos desprovidos de um mínimo de inteligência ou de sagacidade me deixavam louco.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Quando eu tava no pré eu cometia bullying.
Que chato isso... =/

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Tenho pre-conceito com funkeiros e funkeiras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preconceitos, julgamentos, intolerâncias e a coerência nas nossas relações sociais