JPEGmini reduz tamanho das imagens sem perder qualidade

Autor Mensagem
Bob do recife
Veterano
# set/11


Uma empresa israelense desenvolveu uma nova ferramenta que permite que o usuário reduza em até cinco vezes o tamanho de fotos em formato JPEG sem perder a qualidade da imagem, o JPEGmini.

O TechCrunch afirma que a empresa utiliza um mecanismo que imita o sistema visual humano e é capaz de identificar a qualidade das imagens. Com isso, a imagem pode ser reduzida que não irá afetar sua qualidade e resolução.

O JPEGmini adapta a codificação do JPEG para as fotos originais, permitindo que as imagens sejam compactas para o menor tamanho possível no formato JPEG.

Para utilizar o serviço é muito simples, basta o usuário acessar a página principal do JPEGmini e fazer o upload da imagem que deseja compactar. O software faz a compressão automaticamente e depois exibe o resultado ao lado da imagem original.

Fonte

Site da JPEGmini

Boa tarde

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


a empresa utiliza um mecanismo que imita o sistema visual humano

formato JPEG sem perder a qualidade da imagem


tá bom, então. Vou fingir que isso é possível e que um computador pode "olhar"

viniciusra
Veterano
# set/11
· votar


Uma empresa israelense desenvolveu uma nova ferramenta

Do jeito que eles falaram ai, parece que eles desenvolveram uma máquina limpadora de cús, sendo que é apenas um software.

fill.zanchez
Veterano
# set/11 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Só tenho uma coisa a dizer... ÓTIMO! Realmente não dá pra notar a diferença na compactação! E o tamanho? 478k -> 119k

Intolerante
Veterano
# set/11
· votar


Uma empresa israelense desenvolveu uma nova ferramenta que permite que o usuário reduza em até cinco vezes o tamanho de fotos em formato JPEG sem perder a qualidade da imagem, o JPEGmini.
Não acreditarei enquanto não provar.

Kaíque
Veterano
# set/11
· votar


Achei que fosse história de japonês

ghostbastard
Veterano
# set/11
· votar


Que empenho.

Snakepit
Veterano
# set/11
· votar


Achei meio balela a explicação, mas que já está na hora de criar um novo formato com maior compressão que o JPG isso ta.

Bob do recife
Veterano
# set/11
· votar


mas pelo jeito o negocio funfa mesmo

Bog
Veterano
# set/11
· votar


tambourine man
Vou fingir que isso é possível e que um computador pode "olhar"

Eu não mexo com compressão de imagens, mas minha área é visão computacional. Então, de certa forma, eu posso afirmar que um computador pode sim 'olhar'.

Intolerante
Veterano
# set/11
· votar


um computador pode sim 'olhar'.
É só colocar uma câmera.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Intolerante

Er... não.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Deveria se chamar jp3.

-Toolbar-
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
jp4, jp5


jpx

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Não é um novo formato, só um algoritmo de otimização do JPG com perda mínima da qualidade.

Zep Rose
Veterano
# set/11
· votar


Mudou minha vida ._.

GuitarHouse
Veterano
# set/11 · Editado por: GuitarHouse
· votar


tambourine man
tá bom, então. Vou fingir que isso é possível e que um computador pode "olhar"


Sabe para que servem o CAPTCHA (aquelas letras para confirmar num cadastro, login etc)? Servem para confirmar se é um ser humano que está ali, e não um sistema automatizado,um BOT.
Antes, os captchas eram simples, com fonte normal de escrita.

E sabe o motivo de as letras serem difíceis de ler nos últimos tempos, inclusive por humanos? Porque BOTS evoluiram e podem decifrar as palavras nas imagens. Mas isso é mole.

GOOGLE STREET VIEW. Ele "enxerga" as placas e rostos das pessoas SOZINHO e tampa. Aquilo não é manual. As partes são automaticamente tampadas.

Agora veja essa imagem:

http://ibxk.com.br/materias/4865/17445.jpg

Isso parece que agora será usado no StreetView. Foi desenvolvida por um estudante, a partir de uma programação existente de leitura de imagens, a tecnologia em que o software lê, entende que são pessoas, estuda a imagem e preenche o fundo, retirando a pessoa e tampando o lugar "encoberto" pelo que deve ser.

Então, não se assuste quando criam tecnologias em software como essa, que afirma "ler" a imagem.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


A propósito, já que estamos falando de computadores que enxergam, um pouco de auto-propaganda:



O algoritmo encontra automaticamente a posição dos trilhos na imagem. :)

kiki
Moderador
# set/11
· votar


euli jpeg mimimi

GuitarHouse
eu acho isso foda. tem que evoluir decadas pra reproduzir coisas que a gente faz naturalmente. a cabeça da gente é um computador pesado.

GuitarHouse
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Cara, isso é simplesmente impressionante.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


GuitarHouse

Hehhe, não diria impressionante, mas eu acho interessante, pelo menos. :)

O que é realmente impressionante é como a gente consegue interpretar sem problemas um ambiente tão complexo. Tipo, para o meu algoritmo foi já uma grande vitória achar os trilhos mesmo quando tem um pouco de grama alta cobrindo algumas partes. Já os humanos conseguem adivinhar a posição dos trilhos mesmo quando eles nem aparecem na imagem, só olhando os arredores. ISSO é impressionante!

kiki

Existem várias barreiras para aquela idéia de "inteligência artificial" que se vê na ficção. Nem sequer existe uma definição objetiva e inambígua para "inteligência". E ninguém sabe realmente os detalhes de como funciona a inteligência. Uma coisa que trabalhar com visão computacional me fez enxergar (ehhe) foi o quanto de inteligência está por trás de aparentemente triviais, como receber um monte de feixes de luz nos olhos e interpretar a imagem como sendo a de um carro vindo correndo na nossa direção. A interação entre os sentidos também é bastante curiosa.

Os trabalhos clássicos da IA tendiam a separar os sentidos do raciocínio. Tipo, eles consideravam estruturas lógicas que já tomavam como base algo do tipo "carro", "velocidade" e "direção". Mas o próprio fato de vermos um carro (e não um objeto arbitrário) e percebermos o seu movimento (e não uma sequência desconexa de imagens) já envolve muita inteligência.

Enfim, eu poderia ficar aqui conversando por meses sobre IA. É a minha especialização. As duas matérias que eu gostaria de lecionar quando voltar para o Brasil são IA e Visão Computacional!

Putz, que nerd!

Zep Rose
Veterano
# set/11
· votar


Bog

Que foda! Quando vejo isso eu penso se daqui a uns anos vamos ser substituídos por máquinas com capacidade própria de se manusear.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Zep Rose

Em algumas áreas, isso já acontece.

Uma outra coisa curiosa é a área de carros autônomos. Eu entrei em contato com eles porque eles fazem parte da mesma 'família' dos meus "trens que enxergam".

Em 2004, os departamento de defesa dos EUA fez um desafio, no qual os carros precisavam percorrer automaticamente uma estrada de uns 240km no deserto. O carro que se saiu melhor conseguiu andar menos de 20km (é, vinte)!

No ano seguinte, repetiram o desafio com outro trajeto, e desta vez vários veículos já conseguiram terminar a prova. O campeão consegiu terminar com uma velocidade média de 30km/h.

Pula para ano passado, 2010, com os carros de uma turma de uma universidade italiana, que foram de Parma até Shanghai em uns 3 meses, se guiando automaticamente a maior parte do tempo, enfrentando deserto, neve, chuva, cidade, estrada de terra, o Kazaquistão (hehe)...

Mais recentemente, a imprensa tem falado do carro autônomo do Google. Um dos resposáveis pelo projeto é exatamente um dos chefes do time que ganhou o desafio de 2005.

O que eu acho mais doido nessa história é que eu consigo entender como os caras fazem essas coisas. É uma pena que esta área exija muito $$$, times grandes, e a disposição para trabalhar 12 horas por dia, hehehe. Levando isso em conta, eu nunca farei nada comparável. =P

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Bog

No meu TCC eu busquei algo para reconhecimento de caracteres, como a placa dos automóveis em fotos. Vi que havia muito pouca coisa pronta e preferi pegar um outro tema.

A idéia era um sistema de monitoramento dos automóveis nas cidades, com o intuito de detectar precocemente a evasão de veículos furtados.

Bog
Veterano
# set/11 · Editado por: Bog
· votar


The Blue Special Guitar

É uma boa idéia, e existe demanda comercial para este tipo de sistema. Eu sei que uma concessionária colocou dinheiro em um projeto de uma universidade para fazer reconhecimento de placas e contagem de carros usando as câmeras que eles já tem nos postos de pedágio e rodovias.

Eu estou voltando para o Brasil em breve, e pretendo fazer meu próximo projeto em algo relacionado com o reconhecimento de textos para auxiliar cegos. Não é OCR propriamente dito, mas um passo anterior. OCR é uma área relativamente madura, mas ainda depende de imagens bonitinhas com iluminação e enquadramento acertados - ou seja, a pessoa precisa usar um scanner, ou no mínimo apontar direitinho para o texto (tem uns apps para iPhone que funcionam assim). Fiz uns testes tirando fotos com os olhos fechados, e o troço sempre falha, porque tem distorção de perspectiva, a foto é toda torta, o foco nem sempre fica certo...

A área de visão computacional é uma das mais quentes atualmente, porque as câmeras digitais se espalharam por todo canto nos últimos anos. É um efeito parecido com o que a Internet teve na área de redes.

Hhaha, e esse papo todo porque alguém disse (possivelmente trollando): Vou fingir que isso é possível e que um computador pode "olhar". =P

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Bog
GuitarHouse
Bog
The Blue Special Guitar

esse "olhar" de que vocês estão falando é uma coisa bem mecânica e primária. Tá beeeeeem longe do "olhar" exigido na fotografia ou nas artes gráficas, e isso não é trollagem.

qew
Veterano
# set/11
· votar


É só ele diminuir o tamanho da imagem, oras haha

Bog
Veterano
# set/11 · Editado por: Bog
· votar


tambourine man

Lhe parece uma coisa mecânica e primária porque não é você que precisa desvendar os processos cognitivos envolvidos nela, nem tentar criar um algoritmo capaz de realizá-la. ;)

É a mesma coisa que linguagem. Para um poeta, um diálogo simples pode ser "mecânico e primário", mas na verdade é um processo sofisticado, que envolve faculdades mentais que não são completamente compreendidas, e estão longe de serem reproduzidas a contento por algum modelo computacional. Mesmo este texto, você pode pensar que está lendo de forma "mecânica e primária", está muito longe de ser literatura, mas mesmo assim, o teu cérebro está fritando para lê-lo.

Enfim, o algoritmo mencionado no tópico não faz interpretações artísticas, não infere contexto, nem sequer sabe o que são as coisas que "enxerga". Ele só "enxerga" matrizes de números produzidas por sensores, e usa um modelo inspirado no sistema visual humano para isso. Para o objetivo do algoritmo, que é comprimir dados, não faz a menor diferença se está beeeeeem longe do "olhar" exigido na fotografia ou nas artes gráficas. Ele enxerga aquilo que ele precisa enxergar.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Bog
Enfim, o algoritmo mencionado no tópico não faz interpretações artísticas, não infere contexto, nem sequer sabe o que são as coisas que "enxerga". Ele só "enxerga" matrizes de números produzidas por sensores, e usa um modelo inspirado no sistema visual humano para isso. Para o objetivo do algoritmo, que é comprimir dados, não faz a menor diferença se está beeeeeem longe do "olhar" exigido na fotografia ou nas artes gráficas.


Hehehe, imagina seu sistema se recusando a trabalhar pq achou a paisagem muito triste e árida...

-Dan
Veterano
# set/11 · Editado por: -Dan
· votar


tambourine man
esse "olhar" de que vocês estão falando é uma coisa bem mecânica e primária. Tá beeeeeem longe do "olhar" exigido na fotografia ou nas artes gráficas, e isso não é trollagem.

The Art of Trolling by Coltrane.

Se vc reparar bem, ninguem falou que estão desenvolvendo olhos humanos artificiais impecáveis com potencial para análise crítica da arte.
Estão apenas falando de compressão e novas tecnologias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JPEGmini reduz tamanho das imagens sem perder qualidade