Chimpanzés gostam de ajudar uns aos outros.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11


    Pesquisa comprova que comportamento altruísta surgiu antes dos humanos.
    Até o momento, chimpanzés tinham sido egoístas na maioria dos estudos.


    Chimpanzés fêmeas gostam de ajudar espontaneamente as demais, em vez de agir de forma egoísta, afirmam cientistas em um estudo publicado esta segunda-feira. A descoberta contraria estudos anteriores, que não tinham detectado tal tendência entre os animais e indicavam que o comportamento altruísta seria exclusivamente humano.

    Cientistas do Centro de Pesquisa Nacional de Primatas Yerkes, no estado norte-americano da Geórgia, testaram sete chimpanzés fêmeas. Elas foram colocadas diante de dois símbolos coloridos. Um garantia uma porção de bananas apenas para a chimpanzé responsável pela seleção para dois, enquanto o outro daria as frutas para ela e para uma parceira.

    Em todos os casos, os animais demonstraram a tendência de fazer a escolha social, destacou o estudo, publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences". Os novos resultados nunca tinham sido obtidos em laboratório, mas confirmam observações feitas em campo, de que os chimpanzés colabotam entre si na natureza.

    Uma fotinha!

    Os cientistas também descobriram que as chimpanzés agiram com mais generosidade quando a parceira à espera marcava sua presença pacientemente, mas sem assediá-la para que escolhesse a porção para dois. Isso mostra que o altruísmo era espontâneo, e não consequência de intimidação.

    "Ficamos entusiasmados em descobrir que cada uma das fêmeas escolhia a opção que garantia alimento para ela e para sua parceira", afirmou Victoria Horner, diretora da pesquisa.

    "Também foi interessante para mim observar que ser excessivamente persistente não funcionou com aquelas que faziam a escolha. Revelou-se muito mais produtivo manter a calma e lembrá-las de que estavam ali de tempos em tempos", acrescentou.

    Os cientistas disseram acreditar que este estudo é mais apropriadamente projetado para julgar o comportamento dos chimpanzés do que estudos anteriores porque coloca o parceiro à espera à vista de quem faz as escolhas.

    "Sempre fui cético sobre as descobertas negativas feitas anteriormente e sua interpretação", disse o co-autor da pesquisa, Frans de Waal. "Este estudo confirma a natureza pró-social dos chimpanzés com um teste diferente, mais bem adaptado à espécie", concluiu.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------


    E ae? =]

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá, acho que chimpanzé é chimpanzé e homem é homem, por mais que tenham ancestrais em comum, muita coisa aconteceu depois disso..

    Bob Mauley
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá, acho que chimpanzé é chimpanzé e homem é homem

    eu acho que homem é homem, menina é menina, macaco é macaco e viado é viado

    Vick Vaporub
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Isso quer dizer que os altruístas são mais animais (pouco desenvolvidos) que os egoístas?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vick Vaporub
    Isso quer dizer que os altruístas são mais animais (pouco desenvolvidos) que os egoístas?

    Não.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá, acho que chimpanzé é chimpanzé e homem é homem,

    menino é menino, macaco é macaco e viado é viado.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bob Mauley

    Droga.

    Eu te odeio


    te odeio demais seu verme

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Murillo Wendel
    hauHAuhauaHAahuHAu

    Xeper
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Chimpanzés fêmeas gostam de ajudar espontaneamente as demais

    Agora só falta descobrir que elas falam mal uma das outras pelas costas.
    Ta no caminho

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Animais que comem os piolhos dos outros são true!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Xeper
    Agora só falta descobrir que elas falam mal uma das outras pelas costas.
    Ta no caminho


    Ou então que isso é uma autapomorfia humana =]

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=autapomorfia&oq=autapom orfia&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=0l0l1l3l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=o n.2,or.r_gc.r_pw.&fp=d9ee582617bd5ee7&biw=1360&bih=578

    Sedunk
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Curti a fotinha.

    Konrad
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Um ano atrás, esse tópico seria um gatilho para trollagens épicas e apartes muito loucos entre religiosos e "cientificistas".

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    comportamento altruísta

    Hehehe.

    Henry Chinaski
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Altruísmo é um delírio.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá, acho que chimpanzé é chimpanzé e homem é homem, por mais que tenham ancestrais em comum, muita coisa aconteceu depois disso..

    o elo existe, definitivamente. mas a coisa é mais complexa que isso. só espero que não comece o criacionismo x evolucionismo. ambas tem a sua lógica. o anseio do nosso interior de buscar um propósito maior à respeito de nossa criação, alem de apenas termos sidos feitos para comer, cagar e morrer. cada um dos lados tem sua pitada de razão, e apesar de antagônicas, dependo do ponto de vista, podem co-existir(não completamente, lógico).

    parei, quero começar troll wars não, so da paiz

    SODAPOP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    HAUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHU

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mas ao mesmo tempo é inegável que nos somos a forma final da evolução proveniente destes milhares de anos, que em algum ponto, temos essa semelhança mesmo que distante com estas outras espécies. mas isso de forma alguma exclui o outro lado, que é dito de uma forma metafórica. são esferas diferentes. Nenhuma anula a outra, é tudo questão de ponto de vista.

    LeD_HaleN
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    falando em chimpanzé.

    fiquei decepecionado com o filme: Planeta dos macacos - A Origem -


    achava que o filme iria ter sua história contada na africa.

    AnaClara
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Também foi interessante para mim observar que ser excessivamente persistente não funcionou com aquelas que faziam a escolha

    Faltou uma virgula ai

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Por um momento eu li os ultimos posts boquiaberto, aí eu vi que era o outro Die Kunst.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    brunohardrocker
    é uma antítese!!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Chimpanzés gostam de ajudar uns aos outros.