A Persistência da Memória

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# ago/11


A Persistência da Memória

Fazia muito tempo que eu queria comentar algo relacionado a isso.

Esse quadro de Salvador Dali mexe com a minha mente, por incrível que pareça, eu já sonhei com essa imagem antes mesmo de ver e saber que era uma famosa pintura.

Segue informações dessa, que para mim, é a maior pintura de todos os tempos:


"Em 1934, Salvador Dali, pintor catalão radicado em Paris e uma das figuras líderes do grupo surrealista, expõe numa galeria de Nova Iorque, o quadro "A persistência da memória", o que se tornaria num dos momentos fundamentais da sua carreira artística, responsável pelo incremento da sua notoriedade pública. De facto, os relógios moles - designação muitas vezes atribuída a este quadro - transformaram-se de imediato num dos ícones mais fortes e característicos da sua obra.

Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Segundo o próprio autor, a solução formal dos relógios derivam de um queijo camembert que Dali se encontrava a observar enquanto pintava. As suas formas sensuais têm uma evidente conotação sexual, nomeadamente o que se encontra no centro do quadro, estendido sobre uma pedra que simula o retrato do artista.

Dali via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo. O facto de os dotar de formas orgânicas remete-os para o universo de prazer, recordando a dimensão fugidía do tempo e o sentido de ambiguidade que a evolução temporal introduz pelo cruzamento da perceção da realidade com a casualidade e inexplicabilidade da memória.

Esta pintura traduz o interesse do pintor pelas conquistas da ciência moderna, cruzando teorias mais abstratas de física, nomeadamente a relatividade de Einstein, que colocou em causa a ideia de espaço e tempo fixos, com as pesquisas de Freud relativamente ao inconsciente e à importância dos fenómenos dos sonhos. A duplicidade de sentido das imagens e as inúmeras interpretações que promovem assim como a tendência para a criação de cenas absurdas repletas de signos indecifráveis, levaram a Dali a designar esta forma de arte de crítica paranoica, em tudo oposta a uma visão racional do mundo.

De um ponto de vista técnico, esta pintura, assim como grande parte das criações de Dali, perseguem um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objetivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas.

Contém uma grande quantidade de referências de carácter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch.

O quadro Persistência da Memória (também conhecida por Relógios Moles), foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque."












Vocês gostam de quadros? pinturas?

Postem imagens daquelas que vocÊ mas admira!

=D

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


O Grito

O Grito (1893) - Edvard Munch

esse quadro me inspira *-*

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs

FODA!

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

quero um desse no meu quarto de frente pra minha caama, quando eu acordar eu vejo isso, e meu dia ficará seempre bom!

haha

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs


Você é macabra!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Dali tem outras obras bem legais.

Depois tento postar aqui.

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

macabra pq?

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs


Esse enigmático quadro Edvard Munch é macabro e belo.

Você vai colocar de frente para sua cama um quando de nome "O Grito" auheaehuea

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

haushaushausa esse quadro me passa a sensação que o cara ali está sentindo dor, haushuasa

adoro ver pessoas sentindo dor :O:O:O:O

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Jeehs
adoro ver pessoas sentindo dor :O:O:O:O


E depois pergunta pq não é macabra!


SADOMAZOQUISTA!

aehuehu

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
· votar


Murillo Wendel
mas mas mas mas,


isso não é tão ruim assim? é?

Benva
Veterano
# ago/11
· votar


Tem um filme criado por Dali e Walt Disney chamado Destino, é muito louco. =P

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Vocês gostam de quadros? pinturas?

Muito. Sempre que posso, dou um pulo aqui no Museu de Arte Moderna bem perto do meu trabalho. Independente do artista/s em exposição, visitar um museu é sempre um bom programa.

Pedro_Borges
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

Belo tópico.

BuBu Vodka
Veterano
# ago/11
· votar


Monet


Os quadros dele são os melhores...

pra quem for ver a obra ao vivo lembrem-se.... afastem-se do quadro... pra ter visualização correta

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Pedro_Borges

Valeu!


=)


Simonhead
Benva
Pedro_Borges


postem ai as imagens dos seus favoritos!


BuBu Vodka

No meu ginásio, eu desenhava muito Monet, minha professora me ensinava algumas tecnicas "da pintura borrada".

russobass
Veterano
# ago/11 · Editado por: russobass
· votar


Murillo Wendel

Belo Tópico.

Gosto de pinturas expressando a sexualidade nos séculos passado.


Edit: Ou de qualquer século mesmo.

Sedunk
Veterano
# ago/11
· votar


Acho esse maneiro:

A Liberdade Guiando o Povo

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

Quando eu vi esse quadro do Salvador dali pela primeira vez eu fiquei horas olhando pq eu sabia que eu ja tinha visto ele tbm. Em algum lugar. medo de vc

Surrealismo é foda, Dali é foda tbm

Mas eu sou mais fã do Impressionismo, pelo contexto historico, e por ser tao inovador

A tarde eu posto meus quadros favoritos

Sedunk
Veterano
# ago/11 · Editado por: Sedunk
· votar


Melancolia


É um dos melhores em preto e branco.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Sedunk


Esse é muito louco hein?

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara


Posta ae depois!


o/

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Guernica de Pablo Picasso

Sedunk
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

Nem curto esse, a ideia é muito óbvia.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Sedunk
De qual?

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Sedunk


Eu gosto desse outro do Dali.

BuBu Vodka
Veterano
# ago/11
· votar


Murillo Wendel

No meu ginásio, eu desenhava muito Monet, minha professora me ensinava algumas tecnicas "da pintura borrada".


acho lindo esse estilo... quando fiz o curso de pintura a oleo era nisso que eu fui pensando... a pintura borrada

acho que dá maior realidade... pq não tem demarcação espacial entre os objetos

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


Esse é foda, tanto pelo quadro, qto pelo significa dele

Tem outra versao dele, em outro movimento mas eu nem vou postar =P

Cronos comendo um de seus filhos, Francisco de Goya

Esse do Monet é lindo!

http://2.bp.blogspot.com/_ZSieVRzr1mk/TNsZVKRshXI/AAAAAAAAAYo/o-Em4Ntv y2k/s1600/madamemonetandherson.jpg

Esse é lindo! Do Renoir, tbm é impressionista

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/renoir/renoir.filles-piano.jpg

Esse do Dali

http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/quadros-de-salvador-dali/ quadros-de-salvador-dali-13.jpg

Tem mais um milhao que eu gosto, mas to com uma puta preguiça de procurar.

AnaClara
Veterano
# ago/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Gosto pra caramba desse tbm

http://1.bp.blogspot.com/_WXnv5IEpRIg/SBXTOZqsQHI/AAAAAAAAA6Y/yspP2oXE HM8/s400/davi.jpg


e esse cara que eu nao conheço, mas gosto da pintura dele

http://www.leslielevy.com/images/orig_art/aorpiab5592.jpg

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


"O Beijo" de Gustav Klimt é muito foda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Persistência da Memória