Autor |
Mensagem |
Murillo Wendel Veterano |
# ago/11
A Persistência da Memória
Fazia muito tempo que eu queria comentar algo relacionado a isso.
Esse quadro de Salvador Dali mexe com a minha mente, por incrível que pareça, eu já sonhei com essa imagem antes mesmo de ver e saber que era uma famosa pintura.
Segue informações dessa, que para mim, é a maior pintura de todos os tempos:
"Em 1934, Salvador Dali, pintor catalão radicado em Paris e uma das figuras líderes do grupo surrealista, expõe numa galeria de Nova Iorque, o quadro "A persistência da memória", o que se tornaria num dos momentos fundamentais da sua carreira artística, responsável pelo incremento da sua notoriedade pública. De facto, os relógios moles - designação muitas vezes atribuída a este quadro - transformaram-se de imediato num dos ícones mais fortes e característicos da sua obra.
Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Segundo o próprio autor, a solução formal dos relógios derivam de um queijo camembert que Dali se encontrava a observar enquanto pintava. As suas formas sensuais têm uma evidente conotação sexual, nomeadamente o que se encontra no centro do quadro, estendido sobre uma pedra que simula o retrato do artista.
Dali via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo. O facto de os dotar de formas orgânicas remete-os para o universo de prazer, recordando a dimensão fugidía do tempo e o sentido de ambiguidade que a evolução temporal introduz pelo cruzamento da perceção da realidade com a casualidade e inexplicabilidade da memória.
Esta pintura traduz o interesse do pintor pelas conquistas da ciência moderna, cruzando teorias mais abstratas de física, nomeadamente a relatividade de Einstein, que colocou em causa a ideia de espaço e tempo fixos, com as pesquisas de Freud relativamente ao inconsciente e à importância dos fenómenos dos sonhos. A duplicidade de sentido das imagens e as inúmeras interpretações que promovem assim como a tendência para a criação de cenas absurdas repletas de signos indecifráveis, levaram a Dali a designar esta forma de arte de crítica paranoica, em tudo oposta a uma visão racional do mundo.
De um ponto de vista técnico, esta pintura, assim como grande parte das criações de Dali, perseguem um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objetivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas.
Contém uma grande quantidade de referências de carácter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch.
O quadro Persistência da Memória (também conhecida por Relógios Moles), foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque."
Vocês gostam de quadros? pinturas?
Postem imagens daquelas que vocÊ mas admira!
=D
|
Jeehs Gata OT 2012 |
# ago/11
· votar
O Grito
O Grito (1893) - Edvard Munch
esse quadro me inspira *-*
|
# ago/11
· votar
Jeehs
FODA!
|
Jeehs Gata OT 2012 |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
quero um desse no meu quarto de frente pra minha caama, quando eu acordar eu vejo isso, e meu dia ficará seempre bom!
haha
|
# ago/11
· votar
Jeehs
Você é macabra!
|
-Dan Veterano
|
# ago/11
· votar
Dali tem outras obras bem legais.
Depois tento postar aqui.
|
Jeehs Gata OT 2012 |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
macabra pq?
|
# ago/11
· votar
Jeehs
Esse enigmático quadro Edvard Munch é macabro e belo.
Você vai colocar de frente para sua cama um quando de nome "O Grito" auheaehuea
|
Jeehs Gata OT 2012 |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
haushaushausa esse quadro me passa a sensação que o cara ali está sentindo dor, haushuasa
adoro ver pessoas sentindo dor :O:O:O:O
|
# ago/11
· votar
Jeehs adoro ver pessoas sentindo dor :O:O:O:O
E depois pergunta pq não é macabra!
SADOMAZOQUISTA!
aehuehu
|
Jeehs Gata OT 2012 |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel mas mas mas mas,
isso não é tão ruim assim? é?
|
Benva Veterano |
# ago/11
· votar
Tem um filme criado por Dali e Walt Disney chamado Destino, é muito louco. =P
|
Simonhead Veterano |
# ago/11
· votar
Vocês gostam de quadros? pinturas?
Muito. Sempre que posso, dou um pulo aqui no Museu de Arte Moderna bem perto do meu trabalho. Independente do artista/s em exposição, visitar um museu é sempre um bom programa.
|
Pedro_Borges Veterano |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
Belo tópico.
|
BuBu Vodka Veterano |
# ago/11
· votar
Monet
Os quadros dele são os melhores...
pra quem for ver a obra ao vivo lembrem-se.... afastem-se do quadro... pra ter visualização correta
|
# ago/11
· votar
Pedro_Borges
Valeu!
=)
Simonhead Benva Pedro_Borges
postem ai as imagens dos seus favoritos!
BuBu Vodka
No meu ginásio, eu desenhava muito Monet, minha professora me ensinava algumas tecnicas "da pintura borrada".
|
russobass Veterano |
# ago/11 · Editado por: russobass
· votar
Murillo Wendel
Belo Tópico.
Gosto de pinturas expressando a sexualidade nos séculos passado.
Edit: Ou de qualquer século mesmo.
|
Sedunk Veterano |
# ago/11
· votar
Acho esse maneiro:
A Liberdade Guiando o Povo
|
AnaClara Veterano |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
Quando eu vi esse quadro do Salvador dali pela primeira vez eu fiquei horas olhando pq eu sabia que eu ja tinha visto ele tbm. Em algum lugar. medo de vc
Surrealismo é foda, Dali é foda tbm
Mas eu sou mais fã do Impressionismo, pelo contexto historico, e por ser tao inovador
A tarde eu posto meus quadros favoritos
|
Sedunk Veterano |
# ago/11 · Editado por: Sedunk
· votar
Melancolia
É um dos melhores em preto e branco.
|
# ago/11
· votar
Sedunk
Esse é muito louco hein?
|
# ago/11
· votar
AnaClara
Posta ae depois!
o/
|
# ago/11
· votar
Guernica de Pablo Picasso
|
Sedunk Veterano |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
Nem curto esse, a ideia é muito óbvia.
|
# ago/11
· votar
Sedunk De qual?
|
# ago/11
· votar
Sedunk
Eu gosto desse outro do Dali.
|
BuBu Vodka Veterano |
# ago/11
· votar
Murillo Wendel
No meu ginásio, eu desenhava muito Monet, minha professora me ensinava algumas tecnicas "da pintura borrada".
acho lindo esse estilo... quando fiz o curso de pintura a oleo era nisso que eu fui pensando... a pintura borrada
acho que dá maior realidade... pq não tem demarcação espacial entre os objetos
|
AnaClara Veterano |
# ago/11
· votar
Esse é foda, tanto pelo quadro, qto pelo significa dele
Tem outra versao dele, em outro movimento mas eu nem vou postar =P
Cronos comendo um de seus filhos, Francisco de Goya
Esse do Monet é lindo!
http://2.bp.blogspot.com/_ZSieVRzr1mk/TNsZVKRshXI/AAAAAAAAAYo/o-Em4Ntv y2k/s1600/madamemonetandherson.jpg
Esse é lindo! Do Renoir, tbm é impressionista
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/renoir/renoir.filles-piano.jpg
Esse do Dali
http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/quadros-de-salvador-dali/ quadros-de-salvador-dali-13.jpg
Tem mais um milhao que eu gosto, mas to com uma puta preguiça de procurar.
|
AnaClara Veterano |
# ago/11 · Editado por: AnaClara
· votar
Gosto pra caramba desse tbm
http://1.bp.blogspot.com/_WXnv5IEpRIg/SBXTOZqsQHI/AAAAAAAAA6Y/yspP2oXE HM8/s400/davi.jpg
e esse cara que eu nao conheço, mas gosto da pintura dele
http://www.leslielevy.com/images/orig_art/aorpiab5592.jpg
|
Vick Vaporub Veterano |
# ago/11
· votar
"O Beijo" de Gustav Klimt é muito foda.
|