Tópico para parecermos mais inteligentes do que realmente somos.

Autor Mensagem
Henry Chinaski
Veterano
# ago/11


Poste algo que justifique o título.

Por exemplo, uma citação em inglês:

A First Sign of the Beginning of Understanding is the Wish to Die.
Kafka

ghostbastard
Veterano
# ago/11
· votar


Henry Chinaski


Cara, vc sabia que Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924) foi um dos maiores escritores de ficção da língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa). O corpo de obras suas escritas— a maioria incompleta e publicadas postumamente[1] — destaca-se entre as mais influentes da literatura ocidental[2].?

E que seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915) e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retrata indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático?


Já sua família Kafka era de classe média judaica em Praga, capital da Boêmia. Seu pai, Hermann Kafka (1852–1931), foi descrito como um "enorme empresário egoísta e arrogante" e por Kafka se considerava um "verdadeiro Kafka em força, saúde, apetite, a sonoridade da voz, eloquência, a auto-satisfação, presença de espírito e o conhecimento da natureza humana". Hermann era o quarto filho de Jacob Kafka, um abatedor kosher e veio a Praga a partir de Osek, um judeu de língua checa, perto da aldeia Písek no sul da Boêmia. Depois de trabalhar como representante de vendas da viagem, ele se estabeleceu como um varejista independente de homens e mulheres de bens de fantasia e acessórios, que empregam até 15 pessoas e usando uma gralha (Kavka em checo) como seu logotipo nos negócios. A mãe de Kafka, Julie (1856-1934), era filha de Jakob Löwy, um cervejeiro próspero em Poděbrady e foi melhor educada que seu marido.

Franz era o mais velho de seis filhos. Ele tinha dois irmãos mais novos, Georg e Heinrich, que morreram com a idade de 15 meses e 6 meses, respectivamente, antes de Franz completar 7 anos, e três irmãs mais novas: Gabriele ("Elli") (1889-1944), Valerie ("Valli") (1890-1944) e Ottilie ("Ottla") (1892-1943). Em dias úteis, os pais estavam ausentes em casa. A mãe de Franz ajudou a administrar os negócios do marido e trabalhou neles até 12 horas por dia. As crianças foram criadas em grande parte por uma série de governantas e funcionários. A relação de Kafka com seu pai foi gravemente perturbada, conforme explicado na carta a seu pai, em que ele se queixou de ser profundamente afetado pelo exigente caráter autoritário deste.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as irmãs de Kafka foram enviadas com suas famílias para o Gueto de Lodz e morreram ali em campos de extermínio. Ottla foi enviada para o campo de concentração de Theresienstadt e, em seguida, em 7 de outubro de 1943, para o campo de extermínio de Auschwitz , onde 1.267 crianças e 51 encarregados de educação, incluindo Ottla, foram asfixiados com gás até a morte.


Kafka aos cinco anos.Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.

No ano de 1902 conhece Max Brod, seu grande amigo, e no ano de 1922 pedirá a ele para que destrua todas as suas obras após sua morte.

Em 1903, Kafka tem sua primeira relação sexual, o que lhe trará insegurança por toda a sua vida. Nesse ano também, ele fará sua primeira visita a um sanatório. Teve vários casos amorosos mal resolvidos, uns por intervenção dos pais das moças, outros por desinteresse próprio.

Entre 1914 e 1924, Kafka esteve três vezes perto do casamento. Desistiu sempre. Tentou primeiro por duas ocasiões com Felice Bauer, uma alemã com quem se correspondeu até 1917. A última vez foi com Julie Wohryzek, mais nova do que ele.

Kafka falece no dia 3 de junho de 1924 no sanatório Kierling perto de Klosterneuburg na Áustria. A causa oficial da sua morte foi insuficiência cardíaca, apesar de sofrer de tuberculose desde 1917.


Pelo que eu lembro Kafka aprendeu alemão como sua primeira língua, contudo era quase fluente em tcheco. Kafka se considerava incapaz nos estudos, tanto que em uma carta a Felice Bauer ele declara que não acreditava que conseguiria concluir o ensino médio. No momento de decidir que carreira seguir, Franz Kafka opta por cursar Filosofia, no entanto é impedido pelo seu pai, com quem não tinha uma relação de afetividade. Tendo de decidir entre Química e Direito, Franz opta pela faculdade de Química junto com seu grande amigo Max Brod. Permanece 15 dias no curso e desiste, entrando de vez para a faculdade de Direito, que será tema de boa parte de suas obras. Formado em Direito em 1906, trabalhou como advogado a princípio na companhia particular Assicurazioni Generali e depois no semi-estatal Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho. Solitário, com a vida afetiva marcada por irresoluções e frustrações, Kafka atingiu pouca fama com seus livros, na maioria editados postumamente. Mesmo assim era respeitado nos círculos de literatura que frequentava.

Acho interessante que o seu livro A Metamorfose (1915) narra o caso de um homem que acorda transformado num gigantesco inseto; O Processo (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; em O Castelo (1926), o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. O livro A Colônia Penal (1914) fala sobre uma máquina que tem o poder de executar sentenças. Trata-se de uma história absurda sobre uma Colônia que usa esta máquina para torturar e matar pessoas, sem que estas sequer saibam o porquê de sua morte. O livro é uma crítica aos sistemas despóticos de poder. Essas quatro obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio carácter do século: kafkiano.

Autor de várias colectâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora Carta ao Pai (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance Amerika e mesmo alguns capítulos de O Processo - cujos capítulos foram escritos sem ordem cronológica da obra e há controvérsias se a edição oficial do livro é a definitiva - também ficaram inacabados.

Kafka morreu num sanatório perto de Viena, onde se internou com tuberculose. Desde então, seu legado - resgatado pelo amigo Max Brod - exerce enorme influência na literatura mundial.

Resumindo, A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e abrange os temas da alienação e perseguição. Os seus trabalhos mais conhecidos abrangem temas como as pequenas histórias A Metamorfose, Um artista da fome e os romances O Processo, América e O Castelo. Os seus contos são julgados como verdadeiros e realistas, em contato com o homem do século XXI, pois os personagens kafkianos sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje. No mundo kafkiano, os personagens não sabem que rumo podem tomar, não sabem dos objetivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planejaram, pois todos os acontecimentos se viraram contra eles, não lhes oferecendo a oportunidade de se aproveitar da situação e, muitas vezes, nem mesmo de sair desta. Por isso, a temática da solidão como fuga, a paranoia e os delírios de influência estão muito ligados à obra kafkiana, sendo comum a existência de personagens secundários que espiam, e conspiram contra o protagonista das histórias de Kafka (geralmente homens, à exceção de alguns contos onde aparecem animais e raros onde a personagem principal é uma mulher). No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, onde ele expõe os seus medos, a sua angústia perante o mundo, a sua solidão interior, sua problemática em lidar com a família e círculo social.[carece de fontes?].

Que eu li, dos livros e contos dele foram só Cenas de um Casamento no Campo (1907)
Considerações (1908)
Aeroplano em Brescia (1909)
Amerika (1910,1927)
O Veredicto (1912)
A Metamorfose (1912, 1915)
A Sentença (1912, 1916)
Meditação (1913)
Contemplação: O Foguista (1913)
Diante da Lei (1914, 1915)
A Colônia Penal (1914, 1919)
O Processo (1914,1925)
Um Relatório para a Academia (1917)
A Preocupação de um Pai de Família (1917)
A Muralha da China (1917, 1931)
Carta ao Pai (1919)
Um Médico Rural (1919)
Poseidon (1920)
Noites (1920)
Sobre a Questão das Leis (1920)
Primeiro Sofrimento (1921)
Cartas a Milena (1920, 1923)
Investigações de um Cão (1922)
Um Artista da Fome (1922, 1924)
O Castelo (1922, 1926)
Uma Pequena Mulher (1923)
A Construção (1923)
Josefina, a Cantora ou O Povo dos Ratos (1924)
Sonhos


Tem várias adaptações dele pró cinema, mas isso já não lembro muito bem e acho melhor não falar coisas que eu não domino.

brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


Nunca ganhei uma libertadores.

(Sócrates)

Gui
Veterano
# ago/11 · Editado por: Gui
· votar


o Rock acabou, melhor ligar sua tv.
(FREIRE, Paulo - 1988)

Henry Chinaski
Veterano
# ago/11
· votar


haha esse tópico é patrocinado por:

Wikipédia, a enciclopédia livre

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar




brunohardrocker
Veterano
# ago/11
· votar


When I'm here, I live this beautiful moment.
King Robert Carl

Volunteer
Veterano
# ago/11
· votar


After coming into contact with a religious man I always feel I must wash my hands.

Friedrich Nietzsche

Headstock invertido
Veterano
# ago/11
· votar


ghostbastard
[carece de fontes?].

Hahahaha.

ghostbastard
Veterano
# ago/11
· votar


Headstock invertido


Coloquei isso porque ouvi falar por ai essas informações. Sou astuto o suficiente para não afirmar nada categoricamente, afinal, só falo sobre o que sei.

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


O que é ser inteligente?

O que é ser?

O que é que?

O?


/Sócrates

Gui
Veterano
# ago/11
· votar


oi.

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


Use a busca, já tem um tópico desses!

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


O que é ser inteligente?

O que é ser?

O que é que?

O?


/Sócrates


Entrei pra postar isso, mas sem a tag

Acabei de descobrir que sou filósofa

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
e nós acabamos de descobrir que vc acha que filosofia são só os jargões sem ter nenhum desdobramento argumentativo depois hauhua

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


SODAPOP

Eu estava brincando. Eu até sei mais ou menos o que e filosofia, pq, né, eu estudo filosofia

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


E eu odeio gostar tanto de filosofia

SODAPOP
Veterano
# ago/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


AnaClara
estuda nada, tu é uma bogotá

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


SODAPOP

Não sou uma cidade da República Tcheca

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


AnaClara
por isso a inicial minúscula

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


SODAPOP
tu é uma bogotá

AnaClara
Não sou uma cidade da República Tcheca


O.o

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


SODAPOP

Uhum. Voce editou sacana

AnaClara
Veterano
# ago/11
· votar


A Metamorfose (1912, 1915)

Livro mó bom

humm Meninaao
Veterano
# ago/11
· votar


Só sei que nada sei.

Um homem nunca banha duas veses no mesmo rio.

...


Não me sinto mais inteligente. =/

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Homem é homem... menino é menino... macaco é macaco e baitola... é baitola.

Falcão (1988)

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


"O cu também" (Taylorbass sobre a frase acima)

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Eu sou burrão - não preciso tentar parecer inteligente. ; )

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/11
· votar


Henry Chinaski
Poste algo que justifique o título.

Se eu fosse fazer isso hoje, criaria um nickname com o nome de um personagem de um livro "cult" e seria #epicwin, já que bastaria escrever qualquer idiotice que meu nome iria sugerir que eu sou culto também.

E também usaria palavras em inglês e tags nos meus textos.

:P

Chespirito
Veterano
# ago/11
· votar


Nunca ganhei uma libertadores.

Nem Copa do Mundo!!!

(Sócrates)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico para parecermos mais inteligentes do que realmente somos.