È um crime não saber Matemática, física e química?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


TODAS as matérias ensinadas no colégio são importantes.

No mesmo mundo onde não há atrito com o solo, o fio é ideal, o sistema é adiabático e o gás é perfeito.

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
· votar


sistema é adiabático

Sistema sem diabo lol lol lol

McBonalds
Veterano
# ago/11
· votar


Strato_Master
as "temidas" fórmulas que você é estimulado a aprender no ensino médio são os casos específicos mais básicos das leis "de verdade"...


se a pirralhada usasse dois neurônios para entender o que a "formula" ta dizendo, veria que não tem que decorar **** nenhuma.... é só pensar um pouco....


Pois é, só que mesmo que se entenda essas fórmulas do jeito que você falou, para que se usa elas no cotidiano? É interessante como curiosidade, mas não que tenha algum uso prático para quem não trabalha com química. Foi isso o que eu quis dizer, e que o bando de exatóides que não sabe interpretar textos se apressou em negativar.

são exatamente essas áreas que fomentam o crescimento econômico pesado de um país, e é o que vai nos impedir de crescer nos próximos anos, pela deficiência dos brasileiros em exatas

Eu não disse que química e física são inúteis (eu corrigi a primeira frase), eu disse que o conhecimento de química e física são inúteis para a maioria da população.

Christina Amaral
Veterano
# ago/11
· votar


Física e química são inúteis para a maioria da população

AH, na boa... Dizer uma coisa dessas é ignorância. E isso sim é crime.

McBonalds
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho que não saber interpretação de texto é mais feio do que não saber química e física.

Tamehiro
Veterano
# ago/11
· votar


quimica é mais de buena, me fodo mesmo em fisica e matematica



tenho prova de matematica 2 amanha, fodenha :/

TaylorBass
Veterano
# ago/11
· votar


só matéria de filhodaputa
desnecessário

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


Já escolhi minha profissão (Direito)
e a faculdade que eu quero, cai apenas matérias da áreas de humanas.

boa, quando você se formar ai vai entender que devia ter estudo pra entender um processo, ai ter coisas assim:

o seu cliente reclama do calculo de juros da poupança que não foi utilizada a taxa de juros compostos corretamente e que devido issoa não pagou seu emprestimo que estava calculado na tabela price e passou a corrigir pela taxa selic mais multa por inadimplência fora o que o I.R. comeu dele errado com a segunda alicota durante 10 anos, refaça os calculos e entre com o processo

ou explicar para o juiz o porque de seu cliente errou e usou ácido salicilico erradamente na comida no lugar de ácido glutâmico

os mostrar para um juri que um carro a 60km/h com massa de uma tonelada não daria 3 capotadas e caido em uma ribanceira se não fosse um defeito mecanico pelo projeto errado de uma peça

Excelion
Veterano
# ago/11
· votar


Foda-se física véi.

Meu bom senso é o suficiente no dia-a-dia.

QUARESMA
Veterano
# ago/11 · Editado por: QUARESMA
· votar


Física e química são inúteis para a maioria da população

...
Christina Amaral
AH, na boa... Dizer uma coisa dessas é ignorância. E isso sim é crime.

Sim até porque 97% da população trabalha no CSI

GuitarHouse
Veterano
# ago/11 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Die Kunst der Fuge
TODAS as matérias ensinadas no colégio são importantes.

No mesmo mundo onde não há atrito com o solo, o fio é ideal, o sistema é adiabático e o gás é perfeito.


Caro, como eu disse, o ser humano apenas utilitarista é medíocre.

A capacidade de raciocínio e desenvolvimento educacional também possui resultado aprimorado por esses conteúdos que você acabou de citar. Teorias são formadas e desenvolvidas a partir de conceitos abstratos que, ao final, podem ser úteis. Mas o estudo desses conceitos quando não é DECOREBA faz a pessoa pensar. São extremamente superficiais tais conceitos, mas desenvolvem o raciocínio da pessoa.

Mas é claro que é preciso que o aluno perceba a importância disso e dê valor. Famílias em que os pais são pessoas consciências e sabem desse valor, e que possuam formação cultural adequada, são bem mais propensas a ter filhos que também possam dar valor. Se não há o exemplo dentro de casa, dificulta bastante.

Enfim, na minha humilde opinião, tais matérias ajudam a desenvolver a inteligência do aluno, além de aumentar o campo de visão de mundo da pessoa.

Agora, cá pra nós, aquilo que se ensina no colégio é muito tranquilo. Só depois que você percebe.

Conto nos dedos os conhecidos que ao menos davam valor às matérias, apesar de chatas. Isso reflete no que são hoje, pessoas capacitadas profissionalmente e culturalmente. Mas não porque "deram valor" depois, mas que desde sempre tinha tal tendência de valoração.


Física e química são inúteis para a maioria da população

...
Christina Amaral
AH, na boa... Dizer uma coisa dessas é ignorância. E isso sim é crime.

Sim até porque 97% da população trabalha no CSI


Nada a ver. Como dito acima, os conceitos aprendidos em física e química acima de tudo servem também para conhecimento de mundo e desenvolvimento do raciocínio e do cérebro, fundamental na infância e adolescência.

Além disso, sem perceber vocês compreendem melhor o mundo pelo que aprenderam na escola. Ex: formações químicas, para entender que existem reações químicas ou forças físicas no dia-a-dia.

QUARESMA
Veterano
# ago/11
· votar


GuitarHouse
Haha nem leve a sério foi só pra fazer a piada mesmo...

Mas uma boa noção de Fisica pode salvar a vida da pessoa, por exemplo num acidente de carro que o mesmo invade a calçada, dependendo da situação o certo é a pessoa correr pra trás, mas a maioria corre pra frente, ai o carro invade a caçalda e sai rebocando a pessoa com tudo...

Lord Cachaça
Veterano
# ago/11
· votar


Vale a pena não. Eu sei todas essas matérias e isso não me serve de nada.

Bog
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar


McBonalds
Física e química são inúteis para a maioria da população, e qualquer calculadora substitui uma habilidade apurada em matemática.

Putz...

Antes de tudo, vou deixar bem claro: acho que o jeito que as ciências são abordadas no ensino brasileiro é bem falho. Como eu costumo dizer, tem algo muito errado quando depois de mais de 10 anos estudando ciências o guri sabe quais os componentes do etil (mesmo que não faça idéia do que isso quer dizer) mas não sabe dizer o que é ciência. Digo mais, em um sistema educacional que eu considero ideal, física e química no ensino médio seriam algumas entre um punhado de matérias optativas.

Agora, a tua afirmação sobre a matemática é pura e simplesmente errada. Habilidade apurada em matemática não é fazer continhas. É saber quais "continhas" fazer em determinada situação (e saber quando e por que eu devo usar um seno, um número imaginário, um logaritmo, uma integral...). Às vezes, também significa saber como implementar um determinado cálculo (altamente relevante para quem trabalha com computação e eletrônica). Afirmar que qualquer calculadora substitui uma habilidade apurada em matemática é tão absurdo quanto afirmar que qualquer dicionário substitui uma habilidade apurada em redação, que qualquer software de sequenciamento MIDI substitui uma habilidade apurada em composição musical, que qualquer banco de dados de jurisprudência substitui uma habilidade apurada como advogado...

A propósito, o que você disse pode ser um indicativo exatamente do quanto o ensino brasileiro é falho. Afinal de contas, em muitos lugares matemática ainda é ensinada mesmo como um monte de continhas.

Mais uma coisa sobre a maioria da população:

É verdade. Muito do que se estuda tem pouca utilidade para a maioria. O problema é que você não sabe quem é essa maioria a priori. Se com base nisso ninguém estudasse física e química, o país ficaria com sérios problemas para formar físicos e engenheiros em geral. É um dilema, porque é impossível você pegar um guri de 6 anos, olhar para ele, e decidir o que vai ter utilidade para ele daqui a 20 anos. E aí, como faz? Ensina para todo mundo, mesmo sabendo que só 5% usarão aquilo no trabalho? Não ensina para ninguém, e depois fica chorando porque não consegue formar os 5% que precisavam ter aprendido aquilo e agora não conseguem competir com os estrangeiros? Toma como base um teste não-científico e sem comprovação prática para escolher entre a população 5% de guris de 6 anos que vão usar aquilo no trabalho? Escolhe no chute quem serão os 5%? Comofas?

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11
· votar


Mais um futuro inútil de humanas pra tomar de quem produz.

o/

McBonalds
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Finalmente alguém entendeu quase tudo o que eu escrevi.
Concordo quanto à questão do ensino brasileiro. Mas eu também acho que ele é falho principalmente por ensinar coisas desnecessárias.

Por exemplo, você disse que é impossível você pegar um guri de 6 anos, olhar para ele, e decidir o que vai ter utilidade para ele daqui a 20 anos e é verdade. Mas você pode, já aos 6 anos, saber se ele vai ter mais facilidade em humanas em exatas, ou nas duas. Para um professor experiente e observador isso é evidente em cada criança.

Se na escola houvesse uma separação entre turmas de humanas e desumanas (digo, exatas), muito tempo de estudo poderia ser poupado e também muito sofrimento para as crianças, que não teriam mais que decorar coisas que não fazem sentido para elas.


saber quando e por que eu devo usar um seno, um número imaginário, um logaritmo, uma integral

Olha, eu por exemplo jamais usei isso na minha vida e pelo jeito também nunca vou usar. Creio que com a maioria das pessoas também seja assim.

Afirmar que qualquer calculadora substitui uma habilidade apurada em matemática é tão absurdo quanto afirmar que qualquer dicionário substitui uma habilidade apurada em redação, que qualquer software de sequenciamento MIDI substitui uma habilidade apurada em composição musical, que qualquer banco de dados de jurisprudência substitui uma habilidade apurada como advogado...

Gerador de lero-lero também conta? :P

E quantas redações a população média escreve por dia? E quantas músicas compõe? E quantas defesas de causas judiciais? Entendeu o que eu quero dizer?

Manubio
Veterano
# ago/11
· votar


McBonalds

Ai ai, cada merda que eu acabo lendo de curioso.

Se na escola houvesse uma separação entre turmas de humanas e desumanas (digo, exatas), muito tempo de estudo poderia ser poupado e também muito sofrimento para as crianças, que não teriam mais que decorar coisas que não fazem sentido para elas.

De verdade, se as coisas não fazem sentido, elas estão tendo péssimos professores. Na verdade, nada no mundo faz mais sentido do que física, química, matemática e biologia, pois geografia, história e linguas são algo simplesmente relativo, sim, relativo, cada país tem o seu, você consegue ter uma vida relativamente normal sem qualquer uma delas (tipo índio no meio do mato).

Agora se você tiver um pouco de conceito físico, você vai conseguir entender o porque do seu portão ser feito do jeito que é, e quando um trapaceiro for na sua casa fazer merda nele, você logo entende que tá errado.

Você vai entender como funciona seu computador, a luz da sua casa, e porque o seu aspirador faz a luz falhar um pouco quando você liga, e pode acabar resolvendo este problema no seu quadro de luz/energia.

Quando 10 gordinhos sentarem em um banco junto com você, você não vai ficar preocupado do banco quebrar devido a uma coluna colocada no meio dele que garante uma divisão de tensões diferentes.

Vai entender porque em determinados dias é melhor para surfar do que em outros, ou porque é preciso colocar óleo ou água no carro.

E mais importante do que qualquer outra coisa citada, vai descobrir que jogar água na sua mão quando por acidente cair ácido sulfúrico nela é a maior roubada.


O fato é que você encara a física, a matemática e a química como um monte de fórmulas, mas nunca se interessou em saber o que elas significam.

Abs

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Física e química são inúteis para a maioria da população


Bog para Ministro da Educação!! \o/

Sério hein!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


McBonalds
Por exemplo, você disse que é impossível você pegar um guri de 6 anos, olhar para ele, e decidir o que vai ter utilidade para ele daqui a 20 anos e é verdade. Mas você pode, já aos 6 anos, saber se ele vai ter mais facilidade em humanas em exatas, ou nas duas. Para um professor experiente e observador isso é evidente em cada criança.

Cara. Esse professor teria que ser um cara capacitado e minimamente valorizado (o que não é). Botar, pros nossos professores que não ganham 800 reais por mês, a responsabilidade de definir o futuro do guri ia ser tenso.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11
· votar


TODAS as matérias ensinadas no colégio são importantes.

No mesmo mundo onde não há atrito com o solo, o fio é ideal, o sistema é adiabático e o gás é perfeito.


[2]

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


McBonalds
E quantas redações a população média escreve por dia? E quantas músicas compõe? E quantas defesas de causas judiciais? Entendeu o que eu quero dizer?

Não sei se ele entendeu, mas eu não. E eu costumo ser bom em interpretação de texto =/. Explica aí.

-Dan
Veterano
# ago/11 · Editado por: -Dan
· votar


McBonalds
Olha, eu por exemplo jamais usei isso na minha vida e pelo jeito também nunca vou usar. Creio que com a maioria das pessoas também seja assim.

Extrapolando um pouco, as vezes por coisas assim que de vez em quando pessoas passam pasta de dente nas queimaduras, avivam incendios ao inves de apaga-los, capotam carros...

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Vale a máxima:

"Quem não cola não sai da escola."

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/11
· votar


fernando tecladista
Já escolhi minha profissão (Direito)
e a faculdade que eu quero, cai apenas matérias da áreas de humanas.

boa, quando você se formar ai vai entender que devia ter estudo pra entender um processo, ai ter coisas assim:

o seu cliente reclama do calculo de juros da poupança que não foi utilizada a taxa de juros compostos corretamente e que devido issoa não pagou seu emprestimo que estava calculado na tabela price e passou a corrigir pela taxa selic mais multa por inadimplência fora o que o I.R. comeu dele errado com a segunda alicota durante 10 anos, refaça os calculos e entre com o processo

ou explicar para o juiz o porque de seu cliente errou e usou ácido salicilico erradamente na comida no lugar de ácido glutâmico

os mostrar para um juri que um carro a 60km/h com massa de uma tonelada não daria 3 capotadas e caido em uma ribanceira se não fosse um defeito mecanico pelo projeto errado de uma peça


Afinal todos que se formam em Direito viram advogados né...

Bog
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar


McBonalds

Eu vou fazer algumas perguntas abaixo. Peço para que responda o que tiver "?". Não são perguntas retóricas.

Mas você pode, já aos 6 anos, saber se ele vai ter mais facilidade em humanas em exatas, ou nas duas.

Você conhece um teste confiável que meça isso, que já tenha sido demonstrado e cujos resultados sejam replicáveis a ponto do seu funcionamento ser (quase) consensual? Poderia indicar referencias?

Para um professor experiente e observador isso é evidente em cada criança.

E você deixaria a escolha recair sobre os professores?

Não me parece sábio se guiar por achismos e impressões subjetivas, especialmente se estivermos falando de determinar todo o futuro de um guri de 6 anos. E mais que isso, eu discordo totalmente de você. Com 6 anos de idade, eu tinha uma habilidade incomum para a leitura (sabia ler fluentemente). Aos 9 anos, cheguei a ganhar um concurso estadual de redação. Qualquer professor experiente e observador acharia evidente que o meu caminho tinha tudo a ver com as letras (e tem, mas de um jeito bem diferente do que ditaria o senso comum). Por outro lado, eu nunca tive muito jeito para matemática. E esse nunca é nunca mesmo - eu me bato até hoje. Mas e aí, se seguíssemos o teu raciocínio, eu nunca teria estudado matemática, nunca teria seguido na área da computação, e nunca teria entrado em uma carreira na qual sou, até o momento, bem sucedido e feliz.

Sem contar que a idéia de que as habilidades específicas para cada carreira são compartimentadas, onde quem vai ser computeiro precisa ser bom em matemática mas não precisa ter intimidade com as letras, enquanto o contrário vale para um advogado, é completamente errada.

Olha, eu por exemplo jamais usei isso na minha vida e pelo jeito também nunca vou usar. Creio que com a maioria das pessoas também seja assim.

É. Mas quem usa estaria perdido se não tivesse aprendido antes de entrar na faculdade. O que você propõe? Que um comitê de professores determinasse quem iria aprender a calcular juros e probabilidades?

E quantas redações a população média escreve por dia?

Poucas. A tua sugestão então seria que apenas aqueles que demonstrassem talento para as letras deveriam aprender a escrever?

E quantas músicas compõe?

Nenhuma.

E quantas defesas de causas judiciais?

Nenhuma.

Entendeu o que eu quero dizer?

Eu entendi. Você que não entendeu o que EU queria dizer. Eu nunca disse que todo mundo precisava aprender composição musical e direito (embora eu pense que nocões de direito seiram MUITO interessantes para estudantes do ensino médio). Eu estava apenas citando raciocínios tão furados quanto aquilo que você falou: que qualquer calculadora substitui uma habilidade aprimorada em matemática.

Só para deixar claro: eu não estou dizendo aqui que está tudo ótimo e certo. Ao meu ver, é sim válido que os estudantes dêem mais ênfase em certas matérias, particularmente no ensino médio, onde eles já podem fazer uma escolha - mas isso teria que vir acompanhado de um aconselhamento vocacional adequado, e envolver não apenas o jovem, mas a família e a escola. Então, eu concordo que nem todo mundo devia estudar química - assim como penso que noções de direito e administração (ambos com um viés PRÁTICO) seriam úteis para quase todos. Mas muito mais do que isso, existe um problema em COMO a química é abordada em muitas escolas. O mesmo vale para a matemática. Falo por experiência própria e por outros indícios - como por exemplo o teu comentário completamente furado sobre calculadoras, que indica que você é mais um que foi apresentado à matemática como um punhado de continhas e conceitos abstratos sem relação com o mundo real. O problema muitas vezes não é o nome da matéria que está na grade curricular, e sim a forma como a matéria é apresentada e cobrada.

Ah, isso tudo falando de ensino médio. Para crianças menores, eu realmente acho que o mais apropriado é apresentar um pouco de tudo, exatamente para que no ensino médio seja possível uma escolha mais criteriosa sobre o que focar com mais ênfase, o que deixar em segundo plano, e o que deixar de lado. Mas novamente, apresentar direito, não ficar ensinando a aplicar fórmulas e decorar nomes de compostos orgânicos.

BuBu Vodka
Veterano
# ago/11
· votar


não é crime.. é uma pena...

a Física, que por sinal eu amo, me ajuda muito em Arquitetura...

agora vc acha q a matematica não lhe serve?
vc fará bastante continhas dificeis se for advogado e tiver de cobrar algo do tipo.. processo trabalhista.. revisão de juros... separação de bens... tá bom ou quer mais?

bjinho da Bu

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Um artigo bem conhecido sobre uma visita que o Richard Feyman fez ao Brasil há várias décadas. Acho que já deve ter aparecido aqui no OT. É triste constatar que depois de tantos anos muita coisa continua funcionando da mesma forma. Inclusive, eu vivi situações parecidas até na universidade, e não era culpa do professor da discipina, e sim da forma com que os alunos esperavam que uma aula funcionasse.

http://physicsact.wordpress.com/2009/03/27/richard-feynman-e-o-ensino- da-fisica-no-brasil/

Pedro Rizza
Veterano
# ago/11
· votar


são exatamente essas áreas que fomentam o crescimento econômico pesado de um país, e é o que vai nos impedir de crescer nos próximos anos, pela deficiência dos brasileiros em exatas

O pior de tudo é que é verdade ://

qew
Veterano
# ago/11
· votar


Crime não, mas você é burro.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


È um crime não saber Matemática, física e química?

sim, o tribunal da técnica não perdoa ignorantes. Todos devem reverenciar o conhecimento, em especial aquele que é usado para subjulgar a natureza e reproduzir o capital. Conhecimento que é legitimado como forma social acima do bem e do mal quando agimos sob o mito/dogma do progresso.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a È um crime não saber Matemática, física e química?