Legalidade (tags: Campanha)

Autor Mensagem
Dylan Thomas
Veterano
# ago/11


A "Campanha da Legalidade" foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil em 1961, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica - que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - como em Cuba - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Legalidade


Celebremos a ameaça fantasma da foice e do martelo... Melhor, celebremos o fantasma da ameaça comunista que serviu de desculpa aos caprichos dos militares envolvidos no retardamento político/cultural do Brasil a partir dos anos 60. Concordem em hexâmetros dactílicos. haha

Dylan Thomas
Veterano
# ago/11
· votar


Os militares, sob influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - como em Cuba - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei...

Desculpa mais esfarrapada de todos os tempos...

Konrad
Veterano
# ago/11
· votar


Dylan Thomas

Os algozes da legalidade trocam de roupa, trocam de cores, mas continuam aqui.

Dylan Thomas
Veterano
# ago/11
· votar


Konrad

certamente

Konrad
Veterano
# ago/11
· votar


Dylan Thomas

Hoje infiltrados nas entranhas do Estado, usando a máquina júridica para garantir o poder eterno e sem oposição, legalmente, claro.

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa tarde!!!

Dylan Thomas
Melhor, celebremos o fantasma da ameaça comunista que serviu de desculpa...
Celebremos então os "revolucionários brasileiros" que usaram como desculpa a defesa da democracia para tentar implantar a ditadura do proletariado.
Celebremos os idolatradores de Fidel Castro que não têm coragem de morar em Cuba.
Celebremos os defensores do Comunismo que não dividem suas confortáveis casa com os "companheiros" menos favorecidos.

...aos caprichos dos militares envolvidos no retardamento político/cultural do Brasil a partir dos anos 60.
Celebremos os governos civis que implantaram a aprovação automática nas escolas.
Celebremos os partidos políticos livres para transformar o Estado em cabide de empregos e máquina de enriquecimento próprio.
Celebremos o povo que vota em semi-analfabetos e em desocupados para representá-los.
Celebremos os 20 anos de evolução trazida pelos atuais governos em comparação com os 20 anos de "ditadura militar"
Celebremos quem condena o que houve no Brasil, mas idolatra Cuba e a antiga União Soviética, quem tem como exemplo de líderes Castro, Stalin, Mao e Cia Ltda...

Celebremos...

Valeu!!!

Konrad
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Se você não estava presente em 64, é a favor da democracia, não precisa reagir tão visceralmente.

O fato de ser militar não deve fechar seus olhos para o fato de que militares foram pérfidos aqui.

De resto,

Celebremos então os "revolucionários brasileiros" que usaram como desculpa a defesa da democracia para tentar implantar a ditadura do proletariado.
Celebremos os idolatradores de Fidel Castro que não têm coragem de morar em Cuba.
Celebremos os defensores do Comunismo que não dividem suas confortáveis casa com os "companheiros" menos favorecidos.


Dignamente colocado.

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa tarde!!!

Konrad
Não defendo exageros de nenhum dos lados. Só acho que a história deve ser contada como realmente aconteceu e não como querem alguns.
Valeu!!!

Frigeri.
Veterano
# ago/11
· votar


li o título e pensei que fosse sobre a legalização da maconha

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Nossa, meu pai é militar reformado, nasci em Porto Velho / RO por causa do trabalho dele. Meu irmão estava se formando na escola militar de Campinas para seguir carreira militar.
Vivi minha infância morando em vilas militares em diversos lugares do país... mas nunca, nunca compartilhei ou presenciei pessoas que sofreram uma lavagem cerebral tão grande para defender a instituição falida do exercito desse jeito.

Por mais que pareça isso, meu nick é uma provocação a essas atitudes extremistas, tanto de militares quanto de ferrenhos defensores do sistema capitalista... obviamente eu não sou comunista, mas também não sou cego.

Óbvio que poderíamos ter tido tido uma fase comunista como aconteceu com vários países da América Latina, mas isso não justifica a tomada do poder pelo exercito brasileiro ( que deveria ser patriota), apoiada pelos EUA.

viniciusra
Veterano
# ago/11
· votar


ameaça comunista

fuck that shit

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa noite!!!

Comuna CCCP
obviamente eu não sou comunista, mas também não sou cego.
Tb não sou:
Enviado: 1/ago/11 18:55
Não defendo exageros de nenhum dos lados.


Valeu!!!

Dylan Thomas
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Celebremos então os "revolucionários brasileiros" que usaram como desculpa a defesa da democracia para tentar implantar a ditadura do proletariado.
Celebremos os idolatradores de Fidel Castro que não têm coragem de morar em Cuba.
Celebremos os defensores do Comunismo que não dividem suas confortáveis casa com os "companheiros" menos favorecidos.
Celebremos os governos civis que implantaram a aprovação automática nas escolas.
Celebremos os partidos políticos livres para transformar o Estado em cabide de empregos e máquina de enriquecimento próprio.
Celebremos o povo que vota em semi-analfabetos e em desocupados para representá-los.
Celebremos os 20 anos de evolução trazida pelos atuais governos em comparação com os 20 anos de "ditadura militar"
Celebremos quem condena o que houve no Brasil, mas idolatra Cuba e a antiga União Soviética, quem tem como exemplo de líderes Castro, Stalin, Mao e Cia Ltda...


Você poderia ter feito ressalvas, salientado fatos históricos, expondo sua opinião. Ao invés disso opta por uma verborragia sem pé nem cabeça. Quer contar a história de maneira imparcial? Sinta-se à vontade, mas não venha com frases tendenciosas alegando que a situação atual também não é reflexo da ditadura.

Comunismo... Ditadura... digo que ambos são o mesmo lixo fascista digno de desprezo e como solução para tais pragas defendo (de forma contraditória...haha) um bom e demorado banho Nazista para ambos.

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Desculpe, mas o post em que você defende exageradamente a ditadura me pareceu mais convincente do que o post em que diz que Não defende exageros de nenhum dos lados.

Mas acho que foi um problema meu de interpretação...

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa noite!!!

Comuna CCCP
O fato de saberem que eu sou militar pode provocar equívocos de interpretação, pois eu não defendi a ditadura, mas quis mostrar como as coisas não estão melhores só porque a "ditadura" acabou.
Não há em nenhuma frase postada algo em defesa dos exageros cometidos ou que tente justificá-los.

Dylan Thomas
Você poderia ter feito ressalvas, salientado fatos históricos, expondo sua opinião.
Aprovação automática não é um fato histórico?
Partidos políticos enriquecendo ilicitamente não é um fato histórico?
Eleição de deputados medíocres não é um fato histórico?
Vc propôs celebrar uma coisa e eu propuz outra.
A hora que vc expuser sua opinião a respeito de um fato histórico e não copiar texto da wikipedia, talvez eu expresse minha opinião.
A não ser que vc tenha medo de optar de novo pela verborragia que neste caso só não foi sua por ter sido copiada...

alegando que a situação atual também não é reflexo da ditadura.
Justifique então que a situação atual é reflexo da ditadura, apesar de passados 20 anos desde o último governo militar...

Valeu!!!

Dylan Thomas
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Verborragia copiada não é arte minha como demonstra sua opinião acerca de física moderna e espíritos...

Justifique então que a situação atual é reflexo da ditadura, apesar de passados 20 anos desde o último governo militar...

Viu só? Mais problemas de interpretação da sua parte. Leia bem:
alegando que a situação atual também não é reflexo da ditadura.. Se vc não entende o sentido da palavra "também" na frase, peça para outro explicá-la pra vc, não faço caridade...

Valeu!!!
disponha.

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

mas quis mostrar como as coisas não estão melhores só porque a "ditadura" acabou.

Porque??

Ai que está entende?, para ser justo? qual foi a injustiça cometida?

Cavaleiro
Veterano
# ago/11
· votar


E viva o tea party

Penta_Blues
Moderador
# ago/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Dylan Thomas
Verborragia copiada não é arte minha
Se passou a adotá-la é sinal que aprova.

Se vc não entende o sentido da palavra "também" na frase,
Se vc não é claro no que escreve, não deve esperar que todos tenham bola de cristal para adivinhar o que vc quer dizer ou sejam telepáticos pra entrar na sua mente.
Vc insinua que a situação atual também é reflexo da ditadura ao distorcer minha opinião como se eu tivesse falado o contrário incluindo isso como uma herança vinda dos governos militares com a palavra também.

não faço caridade...
Não preciso e dispenso caridade de pseudo-intelectuais...

disponha
À semelhança de seu outro amigo pseudo-intelectual, vc tb não é o melhor exemplo de interpretação, pois minha saudação não foi um agradecimento...

Valeu!!!

Editado pra vc não se confundir: estou me despedindo e não lhe agradecendo, já que nada de útil vc apresentou.

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa noite!!!

Comuna CCCP
para ser justo? qual foi a injustiça cometida?
Na minha opinião a de querer se julgar um fato histórico à luz da situação em que vivemos agora. Trata-se de uma outra realidade, com outros valores, portanto não acho que se aplica para a época.
Quis então mostrar que se vai ser avaliado um fato histórico com os valores de hoje, que se considere também o que está acontecendo hoje.
Se propõe "celebrar" hoje o que aconteceu no passado, mas não se lembra de propor "celebrar" o que acontece hoje bem debaixo de nossos narizes...
Valeu!!!

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Penta, até concordo com alguns pontos de sua explanação, mas não posso concordar com a comparação do período ditatorial militar no Brasil com a situação atual no que tange a uma suposta "tentativa de ditadura do proletariado". Não sei, me parece muito exagerado, e até paranóico(desculpe usar tais termos...).


E ainda penso, que no geral a ditadura militar produziu muito mais efeitos nefastos do que positivos(como de resto, com todos os períodos ditatoriais). Imagino que vc tenha a mesma opinião nesse ponto.

E lembre-se que em materia de "camuflagem"(sem trocadilho militar...hehehe) de verdade histórica, as forças armadas ainda hoje me parecem demasiadamente empenhadas em tentar esconder certos fatos e práticas realizadas na ditadura.

Entretanto, sou um dos que não tem nenhum "rancor" a militares por conta do passado. Inclusive, tenho muitos amigos das forças armadas(principalmente músicos do exército), e já toquei e participei de muitos eventos musicais em quartéis com muito prazer.

Mas não concordo com a atitude dos comandos militares em relação à liberação de informação sobre seu passado ditatorial.

Dylan Thomas
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues

Tenha bom-senso, quem distorceu sua opinião foi vc mesmo ao dizer: "Justifique então que a situação atual é reflexo da ditadura". Tenha a dignidade de admitir seu engano.

Não fui claro? Até uma criança de 3ª série entende essa frase: "Sinta-se à vontade, mas não venha com frases tendenciosas alegando que a situação atual também não é reflexo da ditadura." O que não ocorreu no seu caso, já que sua réplica foi: "Justifique então que a situação atual é reflexo da ditadura", numa interpretação tendenciosa de que a situação atual é (unicamente) reflexo da ditadura.

Trato desses assuntos apenas por esporte, minha área é outra. Mas não fico enrolando, admito que sou incapaz de debater sobre manuseio de granadas ou tarefas administrativas da rotina de quartéis e blablabla.

À semelhança de seu outro amigo pseudo-intelectual, vc tb não é o melhor exemplo de interpretação, pois minha saudação não foi um agradecimento...
Vc que não entendeu que não foi uma cortesia...

Valeu!!!
Disponha.

estou me despedindo e não lhe agradecendo, já que nada de útil vc apresentou.
A julgar pelo seu critério, vc tb não apresentou nada de útil...

Quer algo útil? Digo que apesar de tudo, os tempos atuais são melhores que qualquer Ditadura simplesmente pelo fato das pessoas terem a liberdade de dizer publicamente que não gostam do governo sem que depois sejam torturadas ou enterradas numa vala. ;)

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


Dylan Thomas


Digo que apesar de tudo, os tempos atuais são melhores que qualquer Ditadura simplesmente pelo fato das pessoas terem a liberdade de dizer publicamente que não gostam do governo sem que depois sejam torturadas ou enterradas numa vala. ;)


Concordo totalmente nesse ponto. E por isso acho que o tempo atual não se parece em praticamente nada com uma "ditadura de proletariado" ou coisa parecida.

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa noite!!!

makumbator
comparação do período ditatorial militar no Brasil com a situação atual no que tange a uma suposta "tentativa de ditadura do proletariado".
Mas eu não fiz isso.
O que fiz foi usar o mesmo raciocínio de que não concorda com a motivo alegado pelos militares da época. Não concordo com os motivos alegados pelos revolucionários da época porque na verdade nenhum deles lutava pela democracia e sim pela implantação de uma ditadura diferente.

E lembre-se que em materia de "camuflagem"(sem trocadilho militar...hehehe) de verdade histórica, as forças armadas ainda hoje me parecem demasiadamente empenhadas em tentar esconder certos fatos e práticas realizadas na ditadura.
Não acho isso. Até mesmo o Bolsonaro é a favor da apuração da verdade.
O que eu não concordo é como certos grupos estão querendo apurar esta verdade. Veja o projeto apresentado para a implantação da Comissão da Verdade e analise se todos os aspectos envolvidos serão esclarecidos. Veja como será composta tal Comissão e avalie se há representantes de todos os setores envolvidos. Não será difícil perceber que não são exatamente os militares que têm medo da verdade ou querem esconder certos fatos.
Disse anteriormente e repito: sou contra exageros vindos de qualquer parte. Se militares erraram e forem considerados responsáveis devem ser punidos exemplarmente, mas também devem ser punidos aqueles que mataram, que roubaram, que sequestraram, que torturaram em nome da "revolução".

Valeu!!!

Comuna CCCP
Veterano
# ago/11
· votar


Parei, eu quero paz e amor!!!

makumbator
Moderador
# ago/11 · Editado por: makumbator
· votar


Penta_Blues






Se militares erraram e forem considerados responsáveis devem ser punidos exemplarmente, mas também devem ser punidos aqueles que mataram, que roubaram, que sequestraram, que torturaram em nome da "revolução".


Em vista do processo de anistia. Considero que militares e revolucionários não devam ser processados. Foi a "solução" que o Brasil encontrou após o regime de ditadura, e apesar dos problemas que ela causou, foi o acordado na época. Concordo em não se romper tal arranjo.

Não será difícil perceber que não são exatamente os militares que têm medo da verdade ou querem esconder certos fatos.

Olha, eu acho que há elementos e grupos dos dois lados que não desejam a verdade histórica aparecendo(principalmente certos detalhes específicos). Acredito que há militares de alta patente que desejam a verdade exposta, mas há também aqueles que não concordam com isso de maneira nenhuma.

O que fiz foi usar o mesmo raciocínio de que não concorda com a motivo alegado pelos militares da época. Não concordo com os motivos alegados pelos revolucionários da época porque na verdade nenhum deles lutava pela democracia e sim pela implantação de uma ditadura diferente.

Concordo que parte dos revolucionários tentava implantar o sonho comunista no Brasil(e acho sinceramente que estavam agindo de boa fé, acreditando na viabilidade do projeto). Mas já li relatos de outros que se opunham ao regime de ditadura, sem querer implantar uma união soviética no país, e se aliavam com comunistas para destruir o inimigo comum(militares).

Mas o que entendi(erroneamente) de sua frase sobre o proletariado seria comparar o "aparelhamento do PT"(fenômeno até verdadeiro, sobre certo ponto) com uma escalada ditatorial rumo a uma variação Chavista. Era com isso que discordava frontalmente.

Penta_Blues
Moderador
# ago/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Dylan Thomas
Não fui claro?
Não, não foi e vou lhe mostrar porque. Analise estas duas frases:

"Sinta-se à vontade, mas não venha com frases tendenciosas alegando que a situação atual também não é reflexo da ditadura."
"Sinta-se à vontade, mas não venha com frases tendenciosas alegando também que a situação atual não é reflexo da ditadura."


Diferentes não?
Se vc não percebeu, o fato de vc me alertar para não dizer nada sobre a situação atual não ser um reflexo da ditadura leva a entender que na sua opinião isso acontece. Daí eu pedir que vc justifique tal pensamento.

admito que sou incapaz de debater sobre manuseio de granadas ou tarefas administrativas da rotina de quartéis e blablabla.
Só faltava dizer que entende...

Vc que não entendeu que não foi uma cortesia...
Tb não achei que tivesse sido. Vc não é tão altruísta assim...

vc tb não apresentou nada de útil...
Questão de opinião...

sem que depois sejam torturadas ou enterradas numa vala.
Neste caso eu gostaria de algo útil sim. Diga pra gente o nome de quem foi torturado ou enterrado numa vala não só pelos militares mas tb pelos opositores do regime. Me diga tb, caso vc saiba, se todos que opinaram contra o governo foram torturados ou enterrados numa vala. E caso sobre um tempinho, me diga quantos foram torturados ou enterrados numa vala.
Não que eu ache que justifique tais atitudes. É só pra verificar se vc também é incapaz de debater sobre tal assunto.

makumbator
E por isso acho que o tempo atual não se parece em praticamente nada com uma "ditadura de proletariado" ou coisa parecida.
Acho que eu já expliquei que não falei isso, mas se não fui claro posso tentar explicar de outra maneira... :)

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


Penta_Blues
Acho que eu já expliquei que não falei isso, mas se não fui claro posso tentar explicar de outra maneira... :)


Sim, sim! Eu que entendi errado. Compreendi depois o que vc estava colocando.

Konrad
Veterano
# ago/11
· votar


Penta_Blues
À semelhança de seu outro amigo pseudo-intelectual,

Refere-se a quem, exatamente?

Teria a hombridade de dar nomes aos bois ou vai fugir pela tangente?

Penta_Blues
Moderador
# ago/11
· votar


Boa noite!!!

Konrad
Teria a hombridade de dar nomes aos bois ou vai fugir pela tangente?
Esteja certo de que não é vc (seu nick, pelo menos...rs) e ele sabe a quem me refiro sem precisar citar o nome.
Hombridade não me falta e jamais saio pela tangente ao enfrentar qualquer questão, mas neste caso é desnecessário pois a mensagem foi captada.
Dizer pra vc não teria um objetivo prático, pois na minha opinião vc está apenas curioso e saber quem é não lhe acrescentaria nada.
Como eu disse, quem precisa saber, sabe...
Valeu!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Legalidade (tags: Campanha)