Autor |
Mensagem |
Dylan Thomas Veterano |
# jul/11
Raisuddin Bhuiyan, um imigrante de Bangladesh que ficou cego após ser atingido por um tiro no rosto, está processando o governador do Texas, Rick Perry, para tentar converter para prisão perpétua a sentença de pena de morte de Mark Anthony Stroman. A execução de Stroman está marcada para próxima quarta-feira, 20, por injeção letal.
Na esteira dos ataques às Torres Gêmeas, em Nova York, ele matou a tiros um indiano e um paquistanês alegando "patriotismo" e motivado pelo desejo de vingança pelo atentado. Stroman disse que escolheu as suas vítimas porque elas "pareciam muçulmanas". "Não sou um assassino em série. Estamos em guerra. Fiz o que tinha de fazer", disse, após ser preso, na época. A irmã dele estava em uma das torres que desabaram após serem atingidas por aviões. No dia 15 de setembro de 2001, Stroman matou a tiros o paquistanês Waqar Hasan, de 46 anos, que trabalhava fazendo hambúrgueres em Dallas. Seis dias depois, atirou no rosto de Rais Bhuiyan em um posto de gasolina da cidade. O imigrante bengali sobreviveu, mas ficou cego de um olho. No dia 4 de outubro, em outro ataque a uma loja de conveniência de um posto de gasolina no subúrbio de Mesquite, Stroman matou o indiano Vasudev Patel. Os crimes racistas de Stroman causaram revolta e geraram protestos por parte da comunidade do sul asiático nos Estados Unidos, que organizou manifestações para reforçar a sua distância com os autores dos ataques. Um júri condenou-o à morte em abril de 2002 pela morte de Vasudev Patel, que era adepto do hinduismo.
Redenção
Entretanto, Bhuiyan, o único sobrevivente dos ataques, diz que perdoou o seu agressor e que a aplicação da pena de morte para o pai de família só trará mais tristeza para todos os envolvidos. "Perdoei-o muitos anos atrás. Na verdade, nunca o odiei. Nunca odiei a América pelo que me aconteceu. Acredito que ele (Stroman) era um ignorante incapaz de distinguir entre o certo e o errado. Se fosse diferente, não teria feito o que fez", escreveu, no site de sua organização World Without Hate (Mundo Sem Ódio). O bengali diz acreditar que Stroman não apenas se arrependeu do que fez, como poderia ser um porta-voz em favor da causa contra crimes racistas. A dias da execução de seu agressor, Bhuiyan está processando o governo do Texas alegando que não pôde não teve concedido o direito de se encontrar, através de mediação, com o seu agressor, como prevêem as leis relativas ao direito das vítimas. "Por favor, faça a coisa certa: salve a vida de um homem", pediu.
Preso e esperando o sua dia no corredor da morte, o pai de três meninas e um menino disse que a atitude de Bhuiyan é uma "demonstração de grandeza". Em seu blog que atualiza na prisão, o condenado à morte diz que está arrependido. "Não posso dizer que eu sou um homem inocente. Não estou pedindo que sintam pena de mim e não vou esconder a verdade. Sou um ser humano e cometi um erro terrível de dor, amor e raiva. Acreditem, estou pagando por esse erro a cada minuto e isso me assombra mesmo nos meus sonhos."
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110718_crime_eua_pu.s html
...
Há alguma justificativa para o perdão da vítima que não incorra em metafísica ou numa espécie de relativismo que equipare o criminoso à condição de vítima e delegue a culpa ao Estado? Nesse caso, em específico, o perdão faz algum sentido?
|
Dylan Thomas Veterano |
# jul/11
· votar
relativismo que equipare o criminoso à condição de vítima e delegue a culpa ao Estado
by Foucault
|
AndersonMatos Veterano |
# jul/11
· votar
first
|
Sedank Veterano |
# jul/11 · Editado por: Sedank
· votar
AndersonMatos first
?
|
AndersonMatos Veterano |
# jul/11
· votar
Sedank Não interessa pra você palhaço!
|
jm18 Veterano |
# jul/11
· votar
AndersonMatos fail
|
LeD_HaleN Veterano |
# jul/11
· votar
Eu acho tão lindo sentença de morte. Me alegro só de ler que algum bandido foi condenado a ela.
|
russobass Veterano |
# jul/11
· votar
O pessoal dos direitos humanos devem estar indignados com tal situação.
E os que morreram, qual a opinião das famílias?
Essa tal da pena de morte é um tema muito complicado para discutir.
|
Strato_Master Veterano |
# jul/11
· votar
O perdão é a única coisa que pode salvar esse mundo...
vingança e ódio só geram mais vingança e ódio...
grande atitude a do Raisuddin... todos deveríamos aprender com ele!
|
Xeper Veterano |
# jul/11
· votar
Acredito que ele (Stroman) era um ignorante incapaz de distinguir entre o certo e o errado.
Pedante...
|
LeD_HaleN Veterano |
# jul/11
· votar
Essa tal da pena de morte é um tema muito complicado para discutir.
Não é. é tão simples quando a justiça trabalha de verdade. Crime hediondo = sentença de morte. pros demais: correção.
|
LeD_HaleN Veterano |
# jul/11
· votar
O perdão é a única coisa que pode salvar esse mundo...
vingança e ódio só geram mais vingança e ódio...
grande atitude a do Raisuddin... todos deveríamos aprender com ele!
//aprendicomopastor.com.br
|
marcosshrp Veterano |
# jul/11
· votar
Acho que deveriam matar sim, sabe, tem muita gente no mundo... e eu não gosto de pessoas..
|
J. S. Coltrane Veterano |
# jul/11
· votar
eu acho que o cara quer fazer o mano sofrer a vida inteira na prisão ao invés de passar para a próxima mais rápido
|
highvoltage Veterano |
# jul/11 · Editado por: highvoltage
· votar
Não há castigo pior do que viver.
/miyagi-san
|
renansena777 Veterano |
# jul/11
· votar
eu acho que o cara quer fazer o mano sofrer a vida inteira na prisão ao invés de passar para a próxima mais rápido
o que o treinador da nossa seleçao tem a ver com isso?
|
Codinome Jones Veterano |
# jul/11
· votar
Eu acho que tudo isso ai é animalidade comprimida e racionalizada pela fraudulenta metamorfose do homem pós-moderno.
|
Arkkienkeli Veterano |
# jul/11
· votar
No caso, o sobrevivente que deveria ser executado.
|
fuska77 Veterano |
# jul/11
· votar
renansena777 o que o treinador da nossa seleçao tem a ver com isso?
Voce ainda pergunta?
|
brunohardrocker Veterano |
# jul/11
· votar
Dylan Thomas Há alguma justificativa para o perdão da vítima que não incorra em metafísica ou numa espécie de relativismo que equipare o criminoso à condição de vítima e delegue a culpa ao Estado? Nesse caso, em específico, o perdão faz algum sentido?
Se o cara é contra a pena de morte, ele só está deixando de ser hipócrita.
|
diegoloko12 Veterano |
# jul/11
· votar
Pra mim, tudo tem que se pagar com a mesma moeda.
Ainda que pena de morte é com injeçãozinha. Devia ser no paredão ainda.
|
ghostbastard Veterano |
# jul/11
· votar
J. S. Coltrane
Pensei na mesma coisa haha
|
ROTTA Veterano |
# jul/11
· votar
Sobrevivente de crime pede clemência para assassino
Legal, mas eu queria ouvir mesmo é a opinião dos que morreram. Abraços.
|
Rafa-Ban Veterano |
# jul/11
· votar
esse cara tem muita bondade no coração,no lugar dele,não sei se conseguiria ser clemente assim não
|
luiztx Veterano |
# jul/11
· votar
acho que boa parte das vitimas se pudessem fazer um pedido, seria pra ser o cara que aplica a injeção...
tamanha bondade do rapaz... nem ferrando eu seria capaz disto
|
Dylan Thomas Veterano |
# jul/11
· votar
brunohardrocker Se o cara é contra a pena de morte, ele só está deixando de ser hipócrita.
Não necessariamente. Ele não precisa perdoá-lo para ser contra a pena de morte, o conceito de perdão abrange outras esferas.
|