Para quem manja de eletronica (Solda de componente)

    Autor Mensagem
    Jg Destroyer
    Veterano
    # mai/11


    Boas,

    Tenho aqui um case pra hd externo que liga e desliga com um switch desse estilo:

    http://pic.tradeage.com/smd-slide-mini-switch-ly-sk10-2058663.jpeg?w=1 60

    (6 perninhas, 3 de cada lado).

    O problema é que o switch quebrou e o hd nao liga. Eu queria deixar ele SEMPRE ligado. O que devo soldar ali (e aonde) pra que ele pense que a chavinha está na posição de ligado?

    Valeu!

    renansena777
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: renansena777
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    Pega um novo e olha as soldas, ai tu tenta deixar igualzinho o seu.

    Ps: Voce precisa de uma maquinha de solda

    Ps.2: Voce precisa de uma mascara de solda

    Ps.3: Eu nao entendo nada de eletronica

    Espero ter ajudado =]

    Jg Destroyer
    Veterano
    # mai/11
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    renansena777
    Opa, então:

    A chavinha não é soldada, ela desliza ali por trilhos de metal. Queria saber onde devo colocar solda pra poder jogar a chavinha fora hehe

    1 - eu tenho
    2 - eu tenho

    Não ajudou, mas tentou hehe

    Valeu

    Magrinho123
    Veterano
    # mai/11
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    use um multímetro para verificar como ocorre a mudança de contatos, e solde de acordo com a disposição dos mesmo quando o HD é ligado. Aliás, não precisa de máscara de solda nem maquina de solda, um simples ferro de solda já é suficiente !

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # mai/11
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    Jg Destroyer
    Ae brother.

    Tem que ver como estão ligados os fios nessa chave. Bem provável que deve só ligar ou desligar o positivo da alikmentação. Nesse caso é só 'desestanhar' os fios da chave e estanhar um fio no outro.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/11
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    Não é só ligar o fio que está numa perninha e corresponde a perninha do outro lado?

    Quantos fios estão ligados a chave?

    mvrasseli
    Veterano
    # mai/11
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    Jg Destroyer
    Faça o que o Magrinho123 falou! Não é necessario máscara de solda, afinal você vai fazer uma simples solda com o ferro de solda e estanho, não uma mig-mag... Na verdade você nem precise do multímetro, é só você tentar arranjar o datasheet do switch, vê se tem alguma coisa escrita nele.

    qew
    Veterano
    # 17/out/19 08:02
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    Só pra não criar outro tópico:

    tenho uma impressora que parou de funcionar e ao desmontar vi que tem um capacitor estufado, vi tb num fórum de eletronica gente com o mesmo problema que foi resolvido trocando esse componente

    porém tá marcado 200v / 120uf e não encontro esse treco em lugar nenhum

    existe a possibilidade de utilizar algum outro?

    JJJ
    Veterano
    # 17/out/19 08:50 · Editado por: JJJ
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    qew

    O mais importante é a capacitância, 120uF.

    Pelo que me lembro, a voltagem pode ser maior (é o quanto ele suporta), só não pode ser menor.

    Ah, e tem que ver o tipo de capacitor. Se for eletrolítico (deve ser) tem polaridade. Anota onde estão os pólos pra não soldar trocado depois. Se for daqueles comuns de guitarra que parecem uma lentilha ou um chiclete, não tem polaridade.

    qew
    Veterano
    # 17/out/19 10:23 · Editado por: qew
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    JJJ
    O mais importante é a capacitância, 120uF

    Cara, achei um 150uF / 200v e tava na esperança que funcionasse, não rola então?

    Se for eletrolítico (deve ser)

    é sim, valeu pela dica

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 17/out/19 10:35
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    Se a rede elétrica da sua casa é 110v e o problema do equipo era algo do tipo "não liga" ou "funcoina fraco", "desliga sozinho", então deve ser um capacitor de link DC da fonte. Se for o caso, pode colocar um com valor maior de capacitância, mas é capaz do bixo não caber aí (físicamente). O que o Jota falou tá correto, a voltagem pode ser maior, nunca menor. Neste valor (120uF) só pode ser eletrolítico, que parece uma latinha de coca zero, e tem polaridade.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 17/out/19 10:37
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    digo isso porque normalmente capacitor pra 200v em um equipo comum doméstico, provavelmente vem logo após a retificação da rede, daí presumo que a rede seja 110v e o capacitor seja do link DC. Se o tal capacitor estiver bem perto de onde liga a tomada, deve ser isso mesmo, daí pode enfiar esse 150uF sem medo.

    JJJ
    Veterano
    # 17/out/19 12:29
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    Achei um...

    https://www.dedcomponentes.com.br/capacitor-eletrolitico-120uf-x-400v. html

    st.efferding
    Membro
    # 17/out/19 13:06
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    Tensão de pico no capacitor vai ser entrada (110 V, 127 V) * sqrt(2) = 179 V no caso de a entrada ser 127 V, logo 200 V está ok. O resto já foi dito, lembrando novamente para cuidar a orientação do capacitor na hora de soldar.

    qew
    Veterano
    # 18/out/19 08:19
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    Obrigado pela ajudas, bros!

    acabaramosnicks
    "desliga sozinho"

    exatamente esse problema, ligava e desligava em seguida

    mas é capaz do bixo não caber aí (físicamente)

    pois é, se for só esse o problema, tento ver o que dá pra fazer

    a impressora é 110, mas a cidade aqui é 220, então sempre usei transformador (não sei se tem algo a ver)

    ligar direto eu acho que não aconteceu, pq sempre fui cuidadoso.. mas sempre tem quem mexe nas coisas dos outros lá em casa

    JJJ

    valeu! o 400v eu tinha achado tb, problema tá sendo achar 200v

    se funcionar volto contar para vocês!

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