Estou cheio da faculdade que estou fazendo, quero ser professor! Que faço?

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# mai/11


Eu estou no segundo período de Ciências da Computação, mas já nesse curto período, notei que tenho muito pouca afinidade com a matéria. Não me imagino passar a vida em frente a um computador programando ou fazendo outra coisa do tipo (não me dei nem um pouco bem com programação).

Porém, gostaria muito de ser professor, e a matéria que eu venho tendo melhor desempenho no curso é justamente Matemática. Estou pensando em começar uma licenciatura em Matemática para poder dar aulas pra ensino fundamental e médio.

Que acham disso, alguém já passou por situação semelhante, mesmo envolvendo outras disciplinas?

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


você pode se formar em Ciências da Computação e continuar na area acadêmica, dando aulas em cursos de Ciências da Computação

Thiago Teixeira
Veterano
# mai/11 · Editado por: Thiago Teixeira
· votar


JEFF_SAN

Vai se fuder pra ganhar pouco. Mas terá um dia da semana pra não fazer nada (mentira, nesse dia você vai ter que corrigir as provas) e férias todo ano.
Acho melhor continuar fazendo ciências heim..
Só se você tiver certeza que realmente quer ser professor e que mesmo sabendo que vai ser foda, ainda assim vai ser feliz profissionalmente.

Mr. Joe
Veterano
# mai/11
· votar


JEFF_SAN
Estou pensando em começar uma licenciatura em Matemática para poder dar aulas pra ensino fundamental e médio.

Tem de ter muito amor à profissão, senão vai desistir mais cedo do que o período que você já cursou Ciências da Computação.

pedirmaiscedo
Veterano
# mai/11
· votar


JEFF_SAN
Estou pensando em começar uma licenciatura em Matemática para poder dar aulas pra ensino fundamental e médio.

Nesse caso, é melhor ser músico.

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


Tô vendo que o pessoal aqui incentiva muito outros a seguirem a carreira de professor, hein?

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


JEFF_SAN

Vou contra o pessoal que está dizendo para você continuar na área. Ao meu ver, se você não leva jeito para a coisa, mesmo com um diplominha embaixo do braço está fadado a ser um profissional medíocre e frustrado. Conheci gente que entrou em computação "porque dá dinheiro" e ficou dando murro em ponta de faca até desistir e ir fazer educação física - e ficando feliz com a troca. Por outro lado, conheci gente que não se dava muito bem com programação mas que depois se deu bem trabalhando em áreas administrativas, suporte, etc. Ciência da computação não forma só gente que vai ficar o dia inteiro programando.

Enfim, antes de tudo você precisa ver as perspectivas futuras. Dentre os possíveis lugares que um curso de Ciência de Computação pode te levar, todos te causam aversão? Não tem algo que poderia te deixar satisfeito profissionalmente? E quanto à Matemática, você consegue antes de tudo encarar de frente as dificuldades e sacrifícios da vida de um professor de ensino fundamental e médio no Brasil, especialmente em escolas públicas?

ghostbastard
você pode se formar em Ciências da Computação e continuar na area acadêmica, dando aulas em cursos de Ciências da Computação

A não ser que o cara queira dar aula em um curso de 3a categoria, o esforço só vale a pena se ele gostar muito da coisa. Para dar aulas em uma boa instituição, notais ruins na graduação podem reduzir as chances de entrar em um bom mestrado, o que acaba com as chances de fazer um bom doutorado - e ambos são requisitos essenciais para quem quer entrar em uma instituição minimamente decente. A concorrência por essas vagas cresceu um monte nos últimos anos. Se o cara não gosta da área, a última coisa que ele quer é chegar aos 30 estudando sem parar.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Bog
Para dar aulas em uma boa instituição, notais ruins na graduação podem reduzir as chances de entrar em um bom fazer mestrado,



esqueci que não estavamos falando de humanas haha

Mr. Joe
Veterano
# mai/11
· votar


Ken Himura
Tô vendo que o pessoal aqui incentiva muito outros a seguirem a carreira de professor, hein?

Antes não seguir a seguir e depois se decepcionar.

Mr. Joe
Veterano
# mai/11
· votar


pedirmaiscedo
Nesse caso, é melhor ser músico.

Até professor ganha mais do que músico.

pedirmaiscedo
Veterano
# mai/11
· votar


Eu tenho um amigo que sempre diz: "O que dar dinheiro é o que o cara gosta de fazer, porque faz com dedicação".
Não adianta se formar no baralho a quatro e não gostar do que faz, será apenas mais um medíocre diplomado.

TG Aoshi
Veterano
# mai/11
· votar


Antes não seguir a seguir e depois se decepcionar.

Antes seguir e se decepcionar, que se arrepender de não ter seguido.

Thiago Teixeira
Veterano
# mai/11
· votar


TG Aoshi

Antes se arrepender de não ter seguido a tempo de recomeçar, que se decepcionar sem poder voltar atrás e mudar a decisão.

/jogo das frases, tema: Antes...

Thiago Teixeira
Veterano
# mai/11 · Editado por: Thiago Teixeira
· votar


Antes se arrepender de não ter seguido a tempo de recomeçar, que se decepcionar sem poder voltar atrás e mudar a decisão.

Me lembrou uma frase:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier.

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


Até professor ganha mais do que músico.

Pô cara, vai se informar. Tem músico ganhando o mesmo que deputado por aí. Tem professor (principalmente doutores) que o salário básico da categoria não é menos que 8 mil.

E outra, não é salário que vai fazer ninguém ficar rico.

cocomaluko
Veterano
# mai/11
· votar


fazer musica eh faculdade de sonhador. extremamente competitivo. eh mesma coisa q fazer admistracao, tem varios vanhado um monte, mas a maioria nao esta. intaum concordo q ateh professor ganha mais.

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


cocomaluko
Extremamente competitivo? Tem lugar aos montes aí implorando por instrumentista pô...

DarkMakerX
Veterano
# mai/11
· votar


Eu acho que professor tem que ser aquele que gosta tanto do assunto que sente necessidade de ensinar.

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


JEFF_SAN
Estou pensando em começar uma licenciatura em Matemática

Meu pai é professor de matemática e não é nenhum miserável.
Com o número de faculdades por aí, não falta campo.

O problema é que tem que trabalhar muito e ter necessariamente, mas não apenas, mestrado.

luiztx
Veterano
# mai/11
· votar


Larguei engenharia pra fazer bacharelado em física, porque não largar ciências da computação pra fazer matemática..
recomendo que procure alguma instituição que te permita fazer um bacharelado e pegar como matérias optativas a parte de educação, pra que depois reingresse, só que em licenciatura,ai pega equivalencia de toda a parte matematica da coisa e da parte de educação que custou ai curse mais 1 ou 2 semestres e pegue a habilitação pra dar aula..
ai será um professor com um diferencial, e caso queira ingressar futuramente em um mestrado, esse diferencial também ajuda (você terá noção de um campo maior do que apenas o de pesquisa)

mas tenha em mente as dificuldades de inicio de carreira.. mas se for o que realmente quer e se empenhar nisso, ta tudo certo

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


Eu só vou concluir o curso que faço pra minha mãe ficar feliz por eu ter um diploma.

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


KaTy
Eu só vou concluir o curso que faço pra minha mãe ficar feliz por eu ter um diploma.

eu acho isso muito errado

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/11
· votar


joaormrt
Eu também. Mas não quero decepcionar minha mãe. Na verdade, se eu não tivesse bolsa de 100%, já teria caído fora. Eu cansei é de ir pra faculdade, o problema não está nem no curso não. Tô cansada mesmo. Se fosse à distância eu seria mais feliz. =]

Eu quero prestar concurso, e não em uma área específica, então tanto faz o curso que eu esteja. Futuramente faço algo na área da saúde, ou farmácia, verei.

Gui
Veterano
# mai/11
· votar


Estou pensando em começar uma licenciatura em Matemática para poder dar aulas pra ensino fundamental e médio.

valorizo fortemente.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Acho que você está idealizando a ideia de ser professor, simplesmente porque não se dá bem com ciências da computação, tente ver as coisas como elas são.

Assinado: Jesus

Mr. Joe
Veterano
# mai/11
· votar


Ken Himura
Músico, que ganha mais que deputado? Claro, tem. Mas tem de se esforçar pacas ou virar um tipo de modinha (o que não o daria nenhuma satisfação, já que seria músico por prazer).

Ken Himura
Tem professor (principalmente doutores) que o salário básico da categoria não é menos que 8 mil.

Eu estava falando de professores de Ensino Fundamental / Médio, que o salário não é menos que incríveis R$545.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


JEFF_SAN
Um amigo meu de faculdade (Engenharia) costumava dar aulas particulares de Matemática e Física nos primeiros anos de faculdade. Ele tinha (e ainda deve ter) dom pra ser professor.

No seu caso, acho que você deveria então experimentar ir pra Matemática. É um curso cabulosíssimo, muito abstrato. Enquanto você faz faculdade, pode procurar uma pontinha em cursinhos, aulas particulares, etc.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/11
· votar


Um detalhe importante que omiti, é que caso mudasse para Matemática, o ensino seria à distância, na faculdade que pretendo. Já o que eu estou fazendo de Ciências da Computação é presencial. Porém, mesmo sendo presencial, na principal matéria, que é programação em C, C++, etc, eu não tenho conseguido aprender nada em sala de aula, e tenho dificuldade em me motivar para estudar a matéria, pois não gosto dela e pois não vejo futuro pra mim nessa área. Como alguém disse aí, seria mais um concursado medíocre, e como na computação tudo muda em pouco tempo, em alguns anos eu já não saberia mais nada. Por isso acho o ramo da Matemática mais confiável, e pesa minha vontade de dar aulas.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/11
· votar


Faltam dois dias pro fim das incrições pra Matemática. Que faço?

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Já passei, eu quis largar meu curso no final, mas acabei terminando porque já tava no terceiro ano, depois fiz outro. No teu caso é mais tranquilo, logo no começo.

Mas eu faria Bacharelado, depois mestrado/doutorado pra dar aula em universidade.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Estou cheio da faculdade que estou fazendo, quero ser professor! Que faço?