erro na matematica(n eh meio dividido por meio da um quarto)

Autor Mensagem
AdrielRodrigues
Veterano
# mai/11 · Editado por: AdrielRodrigues
· votar


2+2 = 5

Quase nada
Veterano
# mai/11 · Editado por: Quase nada
· votar


erico.ascencao
Agora o negócio de 0,99999... é igual a 1 é um troço filosófico. O termo mais correto talvez não seja é igual a e sim tende a. É mais ou menos a mesma coisa que dizer que 1/0 tende a infinito, e não é igual a infinito. Este termo "tende a" é muito usado em Cálculo Diferencial e Integral, disciplina de cursos superiores de Exatas, numa parte da matéria chamada limites.
Hmm, acho que não hein.. assim, como 0.33... = 1/3 que é um número por si só, 0.999... também é, e pode ser representado por 1.
wiki
outrosite

mas concordo que existem controvérsias:
outro
outro2

mais ->

artigo

rodsom
Veterano
# mai/11
· votar


Moderador do fcc sendo advertido? Essa é nova.
(2)
sera que levou ban tambem?

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
Moderador
Esse post foi marcado como inapropriado ocultar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.


=O

Villts
Veterano
# mai/11
· votar


uma coisa que eu acho curiosa:

tenho um metro. quero dividir em três. em metros não dá exato.

Mas e se eu invento uma medida por exemplo que chama Villts e 1 metro exatamente igual a 3 Villts?

é 1 Villt pra cada um.

Curioso isso não? Entenderam o que eu quero dizer?

E se 1 metro teria exatamente 9mil bolinhas em fila? E quisesse dividir em 3

Eu conseguiria dividir em 3. A medida de 3mil bolinhas seria uma dízima? Não, só se fosse calculadas em metro. Por isso eu acho que é tudo irreal.


Eu to pirando.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Na verdade,
Mas e se eu invento uma medida por exemplo que chama Villts e 1 metro exatamente igual a 3 Villts?

é 1 Villt pra cada um.


vai estar exata em villts, mais vai continuar inexata em metros, não tem nada curioso.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Esse problema do tópico é um problema de sequência infinita, 3.3 X 3 = 9.9, 3.33 x 3 = 9.99, 3.333 x 3 = 9.999, quantos mais casas você considerar, mais perto de dez estará, como 10/3, gera infinitas casas, quando você multiplica por 3, pode dizer que ele está infinitamente próximo de dez, se está infinitamente próximo de dez é dez.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Villts
na verdade,se vc somar treis villts,vai falta pra da um metro
mais eh esse tipo de coisa q me faiz perguntar se matematica eh realmente uma ciencia exata(tentativa de pensamento filosofico)

qew
Veterano
# mai/11
· votar


tende a 10

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar



na verdade,se vc somar treis villts,vai falta pra da um metro


Não vai, se 1 villts vale 1/3 de metro, 3 villts valem um metro, não importa se 1 villts vale uma medida redonda em metros, impossível que seja tão difícil de entender.

Widdly Scuds
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Velho, vai com calma, não é a matemática que tá errada, é você. Deu uma olhada no link da wikipédia que eu passei?
Aqui, ó.

qew
Veterano
# mai/11
· votar


Villts

1 Villts = 1/3 metros

E se 1 metro teria exatamente 9mil bolinhas em fila? E quisesse dividir em 3

Eu conseguiria dividir em 3. A medida de 3mil bolinhas seria uma dízima? Não, só se fosse calculadas em metro. Por isso eu acho que é tudo irreal.


Cada 3.000 bolinhas teriam 1/3 metros

AnaClara
Veterano
# mai/11
· votar


Porque voces não aceitam que é só arredondar?

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire
mais n da um terço exatamente,pq n da pra dividi um metro em trez partes,por mais perto q vc chegue,nunca vai da certo

qew
Veterano
# mai/11 · Editado por: qew
· votar


guizimm
mais n da um terço exatamente,pq n da pra dividi um metro em trez partes,por mais perto q vc chegue,nunca vai da certo

Porque a medida não é exata.

_ _
3,3 . 3 = 9,9


vai tender a 10 infinitamente.

Logo não existe razão para dizer que 1/3 de metro não é igual a 3,3...

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Logo não existe razão para dizer que 1/3 de metro não é igual a 3,3...
mais n foi isso q eu disse,eu disse q 3,33333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333 3333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333 3333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333 33333333... n eh uma medida fixa

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


guizimm
Cara, pega um pedaço de madeira com 1 metro, e quebra em 3, é obviamente possível, se você quiser eu faço um vídeo demonstrando.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire
ai q eu qria chegar
se vc medir as partes do bloco as madidas n vao estar iguais,por mais q sejam parecidas,mais isso se o bloco tiver uma medida q n eh divisível em três partes

AnaClara
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Qual parte do 10 não é multiplo de 3 vc nao entendeu?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Você está dizendo que é impossível dividir algo em 3 partes iguais?
...

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


ai q eu qria chegar
se vc medir as partes do bloco as madidas n vao estar iguais,por mais q sejam parecidas,mais isso se o bloco tiver uma medida q n eh divisível em três partes


DUH.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


AnaClara
eu n to mais discitundo isso

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker
intao,eu to querendo dizer q vc n vai conseguir dividir o bloco de madeira q vc flo em treis parte iquais
And the meek shall inherit the earth
dependendo desse algo,sim

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
intao,eu to querendo dizer q vc n vai conseguir dividir o bloco de madeira q vc flo em treis parte iquais

É possível sim.

O Metro não é uma unidade de medida absoluta. Tanto que existe os Pés, Léguas e Milhas.

O pedaço de madeira em si, o objeto físico, pode sim ser dividido em 3 partes iguais, porém o "Metro", que é a unidade de medida só resulta numa dízima periódica quando dividido por 3.

É importante pra você não persistir nesse erro.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mai/11
· votar


É importante pra você não persistir nesse erro.
hauhauhauhauhauahuahua

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker
O pedaço de madeira em si, o objeto físico, pode sim ser dividido em 3 partes iguais, porém o "Metro", que é a unidade de medida só resulta numa dízima periódica quando dividido por 3.
mais a terça parte do pedaço de madeira vai medir quantos cm?
n tem como dividir esse pedaço em três partes iguais,eh isso q a dizima representa
mas vamos desconsiderar o pedaço de madeira,vamos partir da seguinte suposição:
eu tenho cem reais,e quero dividir entre eu,vc e um amigo nosso,igualmente.
n tem como,mesmo que divida os centavos,alguem vai fica com menos(ou mais)

_FrEd_
Veterano
# mai/11 · Editado por: _FrEd_
· votar


guizimm

eu tenho cem reais,e quero dividir entre eu,vc e um amigo nosso

\o/

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/11
· votar


Mais legal mesmo era o negocio de digitar qualquer número (geralmente era 666) na calculadora e ir apertando raiz quadrada até chegar no um.

jm18
Veterano
# mai/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
isso é o tipo de coisa que voce faz quando não ta no OT?

brunohardrocker
Veterano
# mai/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


guizimm

mais a terça parte do pedaço de madeira vai medir quantos cm?
n tem como dividir esse pedaço em três partes iguais,eh isso q a dizima representa


Não misture as coisas. O objeto físico é uma coisa, a unidade de medida é outra. O objeto físico, por mais que meça 1 metro, pode ser cortado em 3 partes iguais. Porém, o calculo matemático (1/3) só resulta em uma dizima periódica pois o 1, o 10, o 100, não são múltiplos de 3.

Pegue o mesmo pedaço de madeira: se eu disser que ele mede 3 madeirímetros. E agora, ele poderá ser dividido em 3 partes iguais?

Você tá jogando fora qualquer sonho de se formar em alguma área de exatas.

eu tenho cem reais,e quero dividir entre eu,vc e um amigo nosso,igualmente.
n tem como,mesmo que divida os centavos,alguem vai fica com menos(ou mais)


Agora você misturou valores monetários. É o mesmo erro. Só que aqui você tem a chance de perceber mais claramente que 100 não é multiplo de 3. Junte mais 20 reais e cada um fica com 40.

Fale com seu professor, eu falaria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a erro na matematica(n eh meio dividido por meio da um quarto)