Sobre óculos embasado

Autor Mensagem
Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


southbass

Essa é a mais fulera possível.

Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


fill.zanchez

Nossa, na veia.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Sedank
ou não.

ghostbastard
Veterano
# mar/11
· votar


algum gaitista por aí para me ajudar no modelo?
hering free blues C
Essa é a mais fulera possível.


Sedank


tenha sempre em mente duas coisas, já que você vai começar a tocar gaita:

1. gaita não é guitarra: não pense que você vai comprar uma gaita hoje e ela será como a sua Lucille, e daqui 15 anos você criará coragem de fazer experiencias de lutheria nela. Uma harmonica, por ser um instrumento de palhetas livres, tem volume sonoro máximo. A partir de um ponto, só há desgaste do instrumento, resultando no ponto de stress máximo da palheta e sua consequente quebra. Ou seja, sua primeira gaita vai durar em torno de 3 meses, que é a média de vida da gaita de quem ta começando. Isso acontece porque você não terá controle da coluna de ar no início, destruindo o instrumento sem querer. Isso leva ao segundo ponto.

2. mais caro não significa melhor: existem gaitistas fantásticos por aí, com anos de estrada e que usam somente a free blues. O fato de um modelo ser mais caro que outro dentro de uma mesma marca só indica que ele possui algumas características que as outras gaitas não têm. Quando a diferença é de uma marca pra outra, entram outros pontos na equação: o histórico da marca, taxas de importação, etc. Essas características diferenciam os modelos de uma forma muito sutil. Algumas terão o som levemente mais encorpado, outras serão mais macias, talvez um pouco mais resistentes. Mas essas características só poderão ser aproveitadas por quem tem intimidade com o instrumento. Para alguem leigo, passarão totalmente despercebidas.

Além dessa questão, gostaria de ressaltar que, como a gaita tem uma vida curta nas mãos do iniciante, nada mais lógico do que começar com modelos baratos, mas de ótimo custo benefício. Afinal, é melhor gastar 50 reais a cada 3 meses numa free blues, do que 180 numa Marine Band, sendo que a única diferença será a fama do modelo. E pode ser ainda que õ corpo de madeira da Marine machuque sua boca.

Resumindo: qualquer gaita de marca séria será uma ótima gaita. Opte pelos modelos mais baratos: free blues, master blues, da Hering. Prima ou Anima da Bends. Evite as chinesas, como a Hohner Bluesband, apesar da hohner ser a marca com a melhor liga de palhetas do mundo, essa bluesband é produzida na china e não na alemanha, e é muito fraca.

Espero que você leia isso.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


ghostbastard
que bom que tu respondeu decentemente pro cara. eu nem me animei, devido à resposta extremamente ignorante dele quanto a minha sugestão...

ghostbastard
Veterano
# mar/11
· votar


southbass


é que hoje eu to com paciência. Mas essa pergunta cansa de responder mesmo. É dificil de explicar o conceito cheaper=better

Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


ghostbastard

Pô, li tudinho e positivei pelo trabalho que deu.

Mas, pelo que me falaram e que li por aí (e por aqui) a Free Blues chega a desafinar em questão de dias.

Tô meio confuso.

southbass

Calma rapazinho, não quis ser ignorante contigo, mas é que não entendo do assunto.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Sedank
resposta ignorante porque falou sem saber, e não por ter sido "ignorante" comigo

e minha free blues está comigo há mais de ano, e não está desafinada.. é a melhor compra. geralmente as pessoas que falam mal só repassam o que já ouviram falar, assim como você fez ali em cima. compra essa que é a melhor custo x beneficio...

comprei uma bends juke, de madeira (120 pila) e quase nem toco, prefiro muito mais a minha free blues

ghostbastard
Veterano
# mar/11
· votar


Sedank

Isso não é problema do modelo, ou da marca. É da pessoa.

Veja bem: O que produz o som na gaita é um pedacinho de metal, muito fino, preso por uma das extremidades. Esse pedacinho de metal não pode ser de qualquer metal, geralmente é bronze ou latão misturados pra formar uma liga especial. Cada marca vai ter a sua receita e sua forma de fazer, já que isso influencia diretamente no som produzido. Essas palhetas aguentam um tranco limitado, por isso, quando alguém esta iniciando é normal que ele ainda não saiba o ponto máximo em que as palhetas trabalham o que resulta no desgaste excessivo e quebra da palheta.

Quando comecei a tocar, cinco anos atrás minhas gaitas duravam 3 meses, que é a média pra um iniciante. Com o passar do tempo a vida delas aumentou gradativamente. As gaitas que tenho hoje têm mais de um ano e meio de vida, tuo o que preciso fazer é dar uma pequena lixada nas palhetas de vez em quando pra acertar a afinação que se perdeu pelo depósito de materiais na palheta, mas elas ainda estão ótimas.

Tudo é questão de controle da coluna de ar e respiração correta, pelo diafragma.

ghostbastard
Veterano
# mar/11
· votar


lembrando que tive algumas que duraram semanas, e que quase me fizeram desistir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre óculos embasado