Autor |
Mensagem |
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
Dylan Thomas
huahuhauhaua
Devil Boy
Na verdade o marxismo admite uma forma de verdade a ser desvelada pela crítica. Mas não é uma verdade científica que resulte em uma teoria que vai explicar o real, não é ciência.
Muito bom o vídeo. Uma pena que o terreno em Glasgow foi medido por um agrimensor para poder ser vendido.
então nada do que você diz sobre ciência social alguma merece credibilidade
não quero credibilidade, só que você responda minhas críticas. Mas você sempre foge quando o caldo engrossa para o seu lado.
Você se esquivou dessa, se escondendo atrás de critérios inválidos de hard science para delimitar aquela utopia positivista dos economistas neoclássicos de uma certa "economics" (termo criado para parecer "physics" e dar um banho de credibilidade científica para um retórica política muito conhecida). Onde está o laboratório com resultados reprodutíveis?
Ainda espero resposta dos meus outros posts que você deixou em aberto em vários outros tópicos.
|
Zandor Veterano |
# mar/11
· votar
Ha o alavancamento das direções preferenciais no sentido do progresso
|
Frodo Rei do Hobbits da Terra Média Veterano |
# mar/11
· votar
Devil Boy
hsuhaushau
o vídeo ficou fera demais, man
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/11
· votar
J. S. Coltrane 1x 0 Devil Boy
|
Devil Boy Veterano |
# mar/11 · Editado por: Devil Boy
· votar
J. S. Coltrane Na verdade o marxismo admite uma forma de verdade a ser desvelada pela crítica. Mas não é uma verdade científica que resulte em uma teoria que vai explicar o real, não é ciência.
Eu sei disso. É só trollagem inútil mesmo, como eu já disse no meu primeiro post.
Muito bom o vídeo. Uma pena que o terreno em Glasgow foi medido por um agrimensor para poder ser vendido.
E em que isso afeta a lei da utilidade marginal?
Mas, de qualquer forma, se você acredita que não existem proposições econômicas válidas e que é tudo uma questão de "retórica política", então você não pode sequer tentar argumentar nada a favor da Economia marxista sem automaticamente se denunciar como charlatão.
não quero credibilidade, só que você responda minhas críticas. Mas você sempre foge quando o caldo engrossa para o seu lado.
Mas é justamente esse o ponto. Você realmente não faz a menor idéia do que é um ad hominem? PQP!
As idéias de Keynes sobre como o mundo funciona servem a seus interesses práticos. Logo, as idéias de Keynes são falsas.
As idéias de Hayek sobre como o mundo funciona servem a seus interesses práticos. Logo, as idéias de Hayek são falsas.
As idéias de Delfim Netto sobre como o mundo funciona servem a seus interesses práticos. Logo as idéias de Delfim Netto são falsas.
As idéias de J. S. Coltrane sobre como o mundo funciona servem a seus interesses práticos. Logo, as idéias de J. S. Coltrane são falsas.
Se "servir a interesses" é por si só um critério para se invalidar as idéias de alguém, então nenhuma idéia em absoluto pode ser considerada válida, uma vez que todos os seres humanos inexoravelmente têm interesses. Fazer ataques ao emissor de uma proposição não são de maneira alguma ataques à proposição do emissor. Você pode acusar ele de ser burguês, de ser comunistóide, de ser um analfabeto cachaceiro de 9 dedos, de ser feio e ter cabeça de melão, etc., mas isso não refuta NADA, absolutamente NADA, do que ele diz.
E já que você parece bem mais interessado nas minhas opiniões do que eu nas suas, vou deixar bem explícito o que eu penso: nada pessoal, mas suas "críticas" são bullshit puro. Minha filhinha de 3 anos já produz questionamentos intelectualmente mais relevantes. Sinceramente, eu chego até a sentir vergonha de mim mesmo por me pegar escrevendo algo tão primário quanto o que eu escrevi no parágrafo de cima. É realmente constrangedor um negócio desses.
Você se esquivou dessa, se escondendo atrás de critérios inválidos de hard science
Bem, eu confesso que não sei como as coisas ficam quando você usa LSD, mas, no mundo em que eu vivo, "inválido" é alguém acreditar que usar falácias lógicas é um preceito metodológico aceitável em alguma disciplina que seja.
Mas você ainda não entendeu, não é mesmo? =)
economistas neoclássicos de uma certa "economics" (termo criado para parecer "physics" e dar um banho de credibilidade científica para um retórica política muito conhecida). Onde está o laboratório com resultados reprodutíveis?
Assim como Delfim Netto, você também não se acanha nem um pouco de sair por aí fazendo afirmações categóricas sobre a metodologia alheia. Acho que não vai se importar então de eu lhe fazer quatro perguntas:
- Quais "economistas neoclássicos" você já leu na sua vida?
- Quais as diferenças epistêmicas e metodológicas das tradições de Lausanne, Viena e Cambridge?
- Game theory é apriorística ou empírica? Por quê?
- Qual o posicionamento de Ludwig von Mises e Friedrich von Hayek em relação à corrente acadêmica que o primeiro chamava de PANFISICALISMO?
Se você responder a estas perguntas de forma satisfatória(e não adianta ir procurar no Google, eu saberei), vou te dar o benefício da dúvida e presumirei que você é uma pessoa séria e comprometida com a razão; e que ainda que eu a princípio não entenda o seu raciocínio, você possui um ponto de vista minimamente respeitável e não se justifica uma postura agressiva de minha parte. Nesse caso, rezarei a Sócrates pedindo forças ao maior pedagogo da antiguidade e, por mais vergonhoso que isso me seja, continuarei te explicando o óbvio, com toda a paciência que eu dispensaria a uma criança. Prometo que só pararei quando tivermos chegado a um consenso final (i.e., eu virar marxista ou você virar burguês).
Agora... se não responder, presumirei que você nunca abriu um livro de Economia marginalista em toda sua miserável existência, que você usa drogas e vem depois gerar o seu lero-lero na internet, vomitando os espantalhos fajutos tirados de algum livro do Adorno ou Marcuse de 70 anos atrás. Nesse caso, abraços.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
editando... resposta em 5 minutos
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/11
· votar
Devil Boy
E em que isso afeta a lei da utilidade marginal?
Isso invalida ela, uma vez que o valor é dado pelo trabalho corporificado na mercadoria, como os colegas do vídeo tentaram refutar, mas não conseguiram. A lei da utilidade marginal se baseia em uma natureza humana que não foi verificada empiricamente pela etnografia no séc XX.
A matemática usada na teoria se converteu em mera retórica, uma vez que os resultados não podem ser reproduzidos (critério básico de hard science). Você se apoiou em uma falsa preposição ao tentar separar a economia do resto, ela não é e nunca será uma hard science (mas usa errôneamente os seus critérios de demarcação).
não pode sequer tentar argumentar nada a favor da Economia marxista sem automaticamente se denunciar como charlatão
sou só mais um no debate. Aqui nem acredito que seja o caso de interesses práticos, mas de legitimar um sistema que é dado como natural como as leis da física, mas que é histórico. É uma postura inconsciente mesmo, não é por "interesses pessoais". Acho que essa é uma lacuna bem grande na teoria de Marx, mas que Freud explicitou de forma clara.
Quais "economistas neoclássicos" você já leu na sua vida?
Eu fiquei só pelos manuais mesmo.
Game theory é apriorística ou empírica? Por quê?
Ela é apriorística, pois foi criada por um matemático. A matemática não é empírica, mas um sistema lógico.
alguém acreditar que usar falácias lógicas é um preceito metodológico aceitável em alguma disciplina que seja
esse espaço não é o mundo acadêmico com suas regras e disciplinas definidas, o seu orientador não está aqui para passar a mão na sua cabecinha. =)
|
Devil Boy Veterano |
# mar/11 · Editado por: Devil Boy
· votar
J. S. Coltrane Isso invalida ela, uma vez que o valor é dado pelo trabalho corporificado na mercadoria, como os colegas do vídeo tentaram refutar, mas não conseguiram. A lei da utilidade marginal se baseia em uma natureza humana que não foi verificada empiricamente pela etnografia no séc XX.
Mais bullshit. E com essa você certamente se denunciou.
A lei da utilidade marginal não pressupõe absolutamente nada sobre a "natureza humana" em termos de psicologia, biologia ou seja lá o que for. Ela pressupõe apenas que seres humanos agem, têm objetivos (hedonistas, morais, culturais, NÃO INTERESSA) e fazem escolhas. A análise econômica se aplica até a possíveis alienígenas que atendam a esse pressuposto.
Nenhuma vertente neoclássica afirma o contrário. Aliás, quem fez esse tipo de acusação pela primeira vez foi Talcott Parsons em 1937 em "The structure of social action", direcionando-a a alguns economistas que realmente estavam falando besteira na época. Mas, desde então, nenhum sujeito sério usa mais a tese edgeworthiana de que seres humanos são "máquinas de prazer".
Ou seja, você está fazendo uma "crítica" com 74 anos de atraso. Construa uma máquina do tempo e talvez os seus preconceitos econômicos adquiram alguma relevância.
Eu fiquei só pelos manuais mesmo.
Escritos por quem? Pelo Emir Sader? Por alguém que não sabe nem o que é a utilidade marginal, o pilar fundamental de toda a teoria econômica?
Pelas suas respostas neste tópico, eu só posso interpretar o seu comportamento de duas maneiras: a) ou você fez uma leitura muito porca de algum neoclássico mais matematizado e por isso projetou nele seus preconceitos marxistas; b) ou você não leu nada e só conhece os espantalhos que absorveu de algum comunistóide ultrapassado que também não sabe nada de coisa alguma.
Ela é apriorística, pois foi criada por um matemático. A matemática não é empírica, mas um sistema lógico.
Ao menos isso você acertou. =)
esse espaço não é o mundo acadêmico com suas regras e disciplinas definidas, o seu orientador não está aqui para passar a mão na sua cabecinha. =)
Eu não estou falando de regras de etiqueta acadêmica. Eu estou falando de princípios elementares de Lógica.
Acho que chegamos ao ponto crucial: você se recusa a raciocinar logicamente e eu me recuso a respeitar absurdos.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/11
· votar
a) ou você fez uma leitura muito porca de algum neoclássico mais matematizado e por isso projetou nele seus preconceitos marxistas;
Bingo! O mesmo vale para você e suas críticas ao marxismo. Valeu pela paciência, eu aprendo muito com esses debates (me lembrou a Tia Rute e o Bog)
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# ago/14
· votar
Up pra deixar o sábado de vocês bem melhor.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/14
· votar
A conseqüência lógica de se pensar o contrário do que eu acabei de falar é o completo niilismo, que não reconhece nenhum fundamento epistemológico com que se possa julgar a superioridade de uma idéia sobre a outra. Ou seja, se tudo é uma questão de retórica política a serviço da "classe dominante", então não existe verdade nenhuma para ser estudada, descoberta e articulada; só existem interesses e enrolação.
ideólogos do OT in a nutshell
É preciso ter discernimento ao acompanhar essas discussões, minha experiência diz que geralmente só o começo delas são aproveitáveis (depois vira tiroteio de trollagens e telefone sem fio)
|
brunohardrocker Veterano |
# ago/14
· votar
Morgenstern # mar/11
Já imaginou se fosse o proprio...
|
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/14
· votar
brunohardrocker pensei nisso também
|
Antoine Roquentin Membro |
# ago/14
· votar
Se você responder a estas perguntas de forma satisfatória(e não adianta ir procurar no Google, eu saberei), vou te dar o benefício da dúvida e presumirei que você é uma pessoa séria e comprometida com a razão
huahuahuahua que bosta
|
One More Red Nightmare Veterano |
# ago/14
· votar
post para a participação do Kensei, diminuta em relação a sua qualidade intelectual, em todos esses anos de trollagem vital
|
cafe_com_leite Veterano |
# ago/14
· votar
Caraça, esse débil boy precisa escrever um livro a cada post? Prefiro ver o quebra pau de Black Fire x mano dos tamburim (vulgo Coltrane)
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# ago/14
· votar
comprometida com a razão
Vindo do maluco que toma como autor isento, exato e imparcial qualquer um que concorde com ele.
|
sallqantay Veterano |
# ago/14
· votar
comprometida com a razão
M!
|