Ajuda com fundo de garantia e seguro-desemprego

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11


    Fui demitido...

    Mas só de mentirinha :)

    A empresa onde trabalho tinha 50% vinculado a um grupo, e hoje eles rescindiram com o grupo. Nisso eu fui "demitido" e serei readmitido logo.
    Meu chefe falou algo de pegar seguro-desemprego e quem quisesse era pra falar pra ele.

    Conversei com a minha irmã e ela me recomendou pegar o fundo de garantia e o seguro desemprego e guardar na poupança que rende mais.

    É o melhor mesmo?

    Igão
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DarkMakerX
    Conversei com a minha irmã e ela me recomendou pegar o fundo de garantia e o seguro desemprego e guardar na poupança que rende mais.

    É o melhor mesmo?


    Não, compre várias galinhas, alimento pra elas e tal.
    Vá vendendo os ovos.

    Pode ser um jeito caipira de resolver as coisas, mas rende mais.

    Kensei
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Jovem, vc fazer uso do seu fgts eu acho uma boa, em relação ao seguro desemprego, gostaria que fizesse a seguinte ponderação, vc acha justo usar o seguro desemprego estando empregado?

    Lembre-se, se fizer isso, não terá "moral" nenhuma para criticar os políticos desse país, por exemplo. Essa é a minha concepção. E não estou sendo hipócrita, passei por situação semelhante recentemente, e mesmo após insistência do contador, não solicitei o seguro desemprego.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Seu FGTS deve ser mixaria. Quanto tempo vc trabalhou e quanto é o seu salário-base? Esse você saca todo + multa de 40% do depositado no período. Provavelmente rolou acordo para vc devolver a multa, né?


    Seu seguro desemprego, se for desfrutar, guarde-o, se tiver como sua família se sustentar. Se tiver moral, não peça-o. Você fica recebendo de 3 a 5 meses dependendo do tempo que voce trabalhou, ou se recebeu salários nos últimos 6 meses etc. Quanto tempo vc trabalhou lá?

    Além disso, se a empresa estiver bem assessorada juridicamente saberá que não poderão contratar você novamente em menos de 6 meses, sob pena de eles poderem ser prejudicados pelo fato ser considerado "simulação de rescisão contratual", o que faria com que esse período que vc estivesse demitido fosse considerado período trabalhado, sendo-lhe devidos salários, anotação na CTPS, reflexos como férias, 13º, etc.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: DarkMakerX
    · votar


    Kensei
    Eu não planejava pegar o seguro, até porque nem sei como funciona direito. Fui falar de FGTS e acabou nisso. Também não acho certo, e sei que essas coisas voltam depois (meio que karma aeuhhaeuhuea), e quando realmente precisar não terei.

    GuitarHouse
    Esse você saca todo + multa de 40% do depositado no período. Provavelmente rolou acordo para vc devolver a multa, né?

    Não entendi.

    Sou completamente ignorante nesses assuntos. Ainda é meu primeiro emprego, e não conheço direitos os assuntos trabalhistas.

    Sobre não registrar a carteira em 6 meses minha irmã falou.

    Trabalho a 1 ano e 8 meses, mas só 10 meses de carteira assinada. Salário de R$ 910.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/11
    · votar


    Lembre-se, se fizer isso, não terá "moral" nenhuma para criticar os políticos desse país, por exemplo

    Se você tiver moral pra criticar eles vão continuar te roubando, se não tiver moral você vai receber dinheiro.

    ROTTA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu ia comentar, mas só positivei o post do Kensei mesmo. Disse tudo.

    Abraços.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fraude.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Black Fire
    Você está certo.


    Por que você vai ser honesto com um governo que que lhe estupra cobrando as maiores taxas de impostos do planeta?

    DarkMakerX
    Se não tiver grandes desempedimentos, pegue o dinheiro.
    Ponha na balança o que é melhor para você, não o que é "certinho e honesto".

    Mas ainda acho que pegar o dinheiro não seria uma boa, pois tenho certeza que vai vir uma minharia e vai ter um monte de treta embutida no meio, o governo só ferra o brasileiro.

    Coloque na balança e veja o que lucra mais.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DarkMakerX
    seu FGTS tem de ter uns 720 reais (8% do salário mensalmente, considerando os 10 meses)


    Quando a pessoa é demitida sem justa causa, tem direito a sacar o FGTS e o empregador tem de pagar também uma multa de 40% do valor que tiver depositado durante seu contrato de trabalho.

    Quando a pessoa pede demissão, não tem direito a sacar o FGTS (fica retido) e não tem a multa.

    O que rola? A imensa maioria faz acordo com as empresas. A empresa demite, mas a pessoa devolve a empresa essa multa de 40% por causa do acordo. Pra que isso? Porque só com a demissão sem justa causa vc saca o FGTS. Quando pede a demissão, não pode sacar.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    DarkMakerX
    Pelos meus cálculos, vc vai tirar de Seguro Desemprego 722 reais POR MES, limitados a 3 meses (valor e limite de tempo depende do tempo trabalhado).

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    GuitarHouse
    Aí não compensa mesmo não!

    DarkMakerX
    Se eu fosse você, deixava essa grana quieta aí.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Viciado em Guarana
    Seguro desemprego nao tem como deixar. Ou vc pede e pega o $$, ou não pega nunca, sacou? Ele nao fica depositado guardado e rendendo.

    FGTS sim, exatamente igual à poupança.

    NESCAU
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: NESCAU
    · votar


    É o melhor mesmo?

    Do jeito que você disse que será feito, pelo que eu entendi, você e a empresa estão simulando a sua demissão apenas para receber os benefícios da despedida sem justa causa, esse tipo de conduta geralmente se enquadram no art. 171 do código penal.

    Dê uma olhadinha nesse julgado aqui:

    PENAL. ESTELIONATO CONTRA O ERÁRIO PÚBLICO. SIMULAÇÃO DE DEMISSÃO DE EMPREGADO SEM JUSTA CAUSA. LEVANTAMENTO DO FGTS E PERCEPÇÃO DO SEGURO-DESEMPREGO. MATERIALIDADE E AUTORIA COMPROVADAS. CONTINUIDADE DELITIVA. RECONHECIMENTO.

    1. Configura o crime de estelionato contra o erário público a demissão com simulada ausência de justa causa, para a indevida liberação do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, bem como para obtenção do seguro-desemprego, fatos demonstrados nos presentes autos.

    2. Pela uniformidade de tempo e modo de agir, admite-se a continuidade delitiva entre as indevidas vantagens obtidas pela fraude, de saque do FGTS e percepção do seguro-desemprego, não sendo caso de crime único pela diversidade de condutas e dos sujeitos lesados.


    Fonte: TRF4 - APELAÇÃO CRIMINAL: ACR 121 PR 2005.70.03.000121-3

    http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/17136075/apelacao-criminal- acr-121-pr-20057003000121-3-trf4

    Teccláudio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Kensei
    GuitarHouse
    ROTTA
    Pra que ser honesto com um governo que dá aumento de 6% no salário mínimo e 130% nos salários dos políticos?. Se vc não pegar a grana eles darão um jeito de pegar para vc.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    NESCAU
    Do jeito que você disse que será feito, pelo que eu entendi, você e a empresa estão simulando a sua demissão apenas para receber os benefícios da despedida sem justa causa, esse tipo de conduta geralmente se enquadram no art. 171 do código penal.


    Vou explicar de novo, porque você não leu:

    A minha empresa era vinculada a um grupo que cuidava de outras empresas. 50% dela pertencia ao grupo, para ser mais exato.

    Ontem, o contrato foi rompido. Não fazemos mais parte deste grupo.

    Logo, disseram que irão terminar o contrato dos funcionários, pois nosso vínculo empregatício era com a empresa e o grupo. E o novo contrato será somente com a empresa.


    Esse negócio do seguro desemprego eu não quero pegar, pois é muito rolo e anti-ético. A minha pergunta é se é melhor eu pegar meu fundo de garantia e depositar em uma poupança que, pelo que me disseram, rende mais.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    GuitarHouse
    O que rola? A imensa maioria faz acordo com as empresas. A empresa demite, mas a pessoa devolve a empresa essa multa de 40% por causa do acordo. Pra que isso? Porque só com a demissão sem justa causa vc saca o FGTS. Quando pede a demissão, não pode sacar.

    Entendi, obrigado.

    Na verdade ainda não conversei direito lá. Não estou vendo meus chefes com frequencia, e foi na reunião de ontem que comunicaram.

    Tivertimailaif
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Na verdade, a multa do FGTS é de 50%, 10% fica para a CEF, e faça o acordo, vc criticando ou não os politicos, não vai te deixar mais feliz, não vai te fazer trabalhar com mais boa vontade, não vai fazer os politicos serem mais bonzinhos e nem vai fazer o corinthians ganhar a libertadores, então faça o acordo e receba o seguro desemprego, se mesmo assim, vc não achar isso legal e pah, faça o acordo, e o dinheiro do seguro desemprego que vc receber, doe para alguma instituição de caridade ^^

    Jiuvaskala
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e o dinheiro do seguro desemprego que vc receber, doe para alguma instituição de caridade ^^

    pode ser pra mim mesmo, eu to precisando...

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DarkMakerX
    Vou explicar de novo, porque você não leu:

    A minha empresa era vinculada a um grupo que cuidava de outras empresas. 50% dela pertencia ao grupo, para ser mais exato.

    Ontem, o contrato foi rompido. Não fazemos mais parte deste grupo.

    Logo, disseram que irão terminar o contrato dos funcionários, pois nosso vínculo empregatício era com a empresa e o grupo. E o novo contrato será somente com a empresa.


    Não existe isso de GRUPO. É uma ficção.

    Se vc é vinculado a uma empresa que é vinculada a um suposto GRUPO, você é contratado pela empresa (a não se se a empresa fosse SÓCIA de outras e deixou de ser, o que seria o tal grupo, com registro na junta comercial).

    Sendo apenas associação de empresas que foram um grupo apenas por serem empresas do mesmo dono, continua sendo falsa demissão.

    DarkMakerX
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    GuitarHouse
    É o seguinte:

    4 caras tem várias empresas. Todas deles, e com uma "controlando" todas as outras.

    Eles compraram 50% da empresa que trabalho (cada um comprou 12% +ou-). Agora eles não querem mais continuar juntos.

    Sei que é um rolo (principal motivo da minha empresa querer separar). Já recebi pela empresa principal do grupo, depois por outra, depois pela minha própria. Sei que é algo bem complicado.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Quanto ao seguro desemprego vc só poderá utiliza-lo enquanto não estiver registrado novo emprego em sua carteira de trabalho.
    Seu valor normalmente é baixo em relação ao salário. Dê rumo à sua vida, não fique nesta de vou esperar 5 meses para procurar outro emprego ou assinarem minha carteira, este período tbm não conta tempo para sua aposentadoria.
    Algumas pessoas ficam recebendo o tal seguro desemprego e perdem oportunidades melhores de empregos durante este período.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    GuitarHouse
    Seguro desemprego nao tem como deixar. Ou vc pede e pega o $$, ou não pega nunca, sacou? Ele nao fica depositado guardado e rendendo.
    Affe! Então é melhor pegar sim, dinheiro à mais sempre é bom.

    E dinheiro é dinheiro, independente da forma de como o conseguiu.

    qew
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu pegaria o seguro desemprego e deixaria o FGTS lá até uma hora que tivesse uma quantia razoavel, pelo menos pra comprar um carro.

    edu.denbinski
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Amigo , seguro-desemprego é uma coisa que eu não gostaria de usar, mas se vc for ficar sem emprego por mais que um mês te aconselharia a pegar, até vc arranjar alguma coisa. Quanto ao FGTS, vc deve receber um valor bom, mas a melhor opção p/ aplicação depende do que vc considera "melhor".

    A poupança é algo seguro, no qual vc vai ter uma pequena rentabilidade do seu dinheiro. É boa para quem quer acumular dinheiro a longo prazo sem "se incomodar" com isso.

    Se vc quer mais rendimentos a curto prazo, aconselho vc a conversar sobre ações e investimentos em seu banco, mas vale lembrar que esse rendimento envolve riscos.

    Agora vai de vc decidir o que é melhor, pense com calma, pelo que eu entendi sua situação não é desesperadora, então vc vai ter um bom tempo p/ decidir onde aplicar essa grana que vc vai ganhar.

    Sem mais delongas, espero ter ajudado.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DarkMakerX
    tá vendo. todo mundo pegaria o seguro desemprego! Larga a mão de ser honesto e pega essa bufunfa!

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    qew
    FGTS vc não saca quando quer.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DarkMakerX
    Sua CTPS é assinada por quem?A empresa que te demitiu tem um CNPJ e a que vc está trabalhando tem outro?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com fundo de garantia e seguro-desemprego