faculdade x Supletivo

Autor Mensagem
Staiver
Veterano
# jan/11


Aew galerinha do mal.
Minha duvida é a seguinte,eu consegui o certificado de conclusão do ensino médio através da prova do enem.
Com ele eu posso me matricular em faculdade ou prestar concurso publico né,pq ele é um supletivo,mas isso não me impediria de fazer uma faculdade normalmente.
Essa pergunta é pra quem ta na facul ou que trabalha em uma(melhor ainda)
Desde já agradeço.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr
é valido sim :) tbm completei o ensino médio pelo enem,a unica complicação agora é esperar passarem as informações p secretaria /delegacia de ensino q vc vai pegar o certificado.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


Na verdade eu já estou com o certificado nas mãos.
Peguei pessoalmente na coordenadoria regional da educação da minha cidade.
Então em hipótese alguma eu serei barrado em alguma universidade por causa dele.
Pq eu ouvi falar que algumas exigem que o aluno tenha completado presencialmente,mas acho que isso é apenas para o sistema de cotas para colégio publico.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


Eu fui la,dai a mulher conferiu minha nota no site do enem,e expediu o certificado.
E ficou tudo registrado la meus dados e que eu conclui e talz.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Staiverr
Pq eu ouvi falar que algumas exigem que o aluno tenha completado presencialmente
Nunca ouvi falar disso. Creio que nem possam, pois seria um tipo de preconceito.

Se existe supletivo, é porque é válido.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr
Pq eu ouvi falar que algumas exigem que o aluno tenha completado presencialmente
fica suave q n tem problema :)

mas acho que isso é apenas para o sistema de cotas para colégio publico.
q nada,termina pelo enem dá p usa no sisu e prouni

Eu fui la,dai a mulher conferiu minha nota no site do enem,e expediu o certificado.
nossa q beleza pq ano passado foi terrivel

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl

q nada,termina pelo enem dá p usa no sisu e prouni

É que eu pretendo passa na federal daqui ano que vem.
Só mais uma duvida,ano que vem eu posso usar a nota do enem de 2010 ou terei que fazer de novo,é que a federal da minha cidade usa 20% da nota do enem.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Staiverr
Ano que vem tem que fazer outra vez.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr
Só mais uma duvida,ano que vem eu posso usar a nota do enem de 2010 ou terei que fazer de novo,é que a federal da minha cidade usa 20% da nota do enem.
cara até o momento n lembro de ter lido em nenhum lugar a definição de validade p nota do enem.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl

Isso é da facul aqui da minha cidade mesmo (santa maria),mas resumindo então eu terminei o ensino médio,e esse diploma serve para qualquer coisa que exija a conclusão do ensino médio,inclusive universidades federais?
Ainda bem,é um alívio.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


faith_girl
A nota do Enem tem validade até o próximo Enem.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr
Isso é da facul aqui da minha cidade mesmo (santa maria),mas resumindo então eu terminei o ensino médio,e esse diploma serve para qualquer coisa que exija a conclusão do ensino médio,inclusive universidades federais?
Sim e cara ralei atras das informações antes de prestar o enem pq tinha começado a fazer o supletivo peo ceeja...que nem: eu fiz o 1 ano do ensino medio em colegio particular mas cm pedi o certificado pelo enem esse ano q fiz nem conta :) tão posso participar do prouni por ex. sem problema

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


KaTy
A nota do Enem tem validade até o próximo Enem.
antigamente era 2 anos

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11 · Editado por: KaTy
· votar


faith_girl
Beem antigamente. Já tem um bom tempo que não é assim. Acredito que uns 4 anos.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


KaTy
até onde eu sei só deixou de ser assim c a mudança da prova ano passado

Necrophagist
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que a faith_girl ta correta
Tiveram uns manolos amigos meus que tão usando a nota a dois anos

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Necrophagist
Conheço pessoas que tentaram e não conseguiam/conseguem.
Pessoas que tiraram nota boa em um ano, no outro não e não pode usar a nota antiga.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Necrophagist
PROUNI, por exemplo. Não tem como usar a nota antiga.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Necrophagist
faith_girl
MEC estuda aumentar validade da nota do Enem para até três anos

O MEC (Ministério da Educação) estuda ampliar de um para até três anos a validade das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apurou o UOL Educação nesta quinta-feira (18). Se a medida for adotada, um candidato poderá usar a nota da prova em mais de duas edições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Sisu é um sistema do MEC para o preenchimento de vagas em universidades federais, com base na nota do Enem. Segundo a secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari, o Sisu deve começar a rodar em 20 de janeiro.

Mais de um Enem por ano

Na terça-feira (16), o ministro Fernando Haddad disse que a aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais de uma vez por ano é "viável" e que poderia ajudar o governo a contar com mais parceiros comerciais e causaria menos "angústia" aos inscritos.

"Se nós tivermos mais de uma edição, teremos menos atropelos, mais parceiros, mais empresas interessadas em trabalhar com o sistema público", destacou o ministro. Para Haddad, com mais de uma edição por ano do exame, o número de inscritos em cada prova seria menor. "O aluno vai fazer mais de um exame por ano vai ser bom, vai gerar menos angústia", afirmou. Além disso, segundo ministro, o custo da prova é baixo – cerca de R$ 40 por aluno – uma das razões que torna a ideia realizável.
Fonte 1
Fonte 2

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


Alguém me explica o que é o diário oficial.
Ouvi falar que tem que aparecer o nome no diário oficial para oficializar a conclusão do ensino médio,mas tbm ouvi falar que é só em RJ,e agora o que é isso?Como funciona?

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


KaTy
um candidato poderá usar a nota da prova em mais de duas edições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Hum... sei não hein! Não sei se isso vai prestar ou vai ser aceitado, porém seria uma boa pra nós estudantes.

Mais de um Enem por ano
Eu acho que deveria ter pelo menos 2 edições do ENEM por ano (uma à cada semestre), assim não teria tantos atropelos e a muvuca que é em toda edição do ENEM.

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr

Oras, diário oficial é onde são registrados oficialmente concursos, multas, licitações e outros.

Dá uma pesquisada no google pelo D.O.U. , é provável que tenha que constar seu nome lá para dar legitimidade, mas a publicação não é você que tem que fazer, até porque ela é um tanto cara.

Leucocieetus
Veterano
# jan/11
· votar


Se existe supletivo, é porque é válido.

Pois é, mas a realidade do supletivo é muito, muito precária. E isso vale até pros particulares. Muita gente chega no segundo ano do EM de supletivo praticamente analfabeto funcional, sem bagagem o suficiente, e os professores são obrigados a lidar com essa realidade... o que acaba significando "amenizar" os conteúdos e dá-los de acordo com o que dão conta. O supletivo tem a função de inserção no mercado, muito mais do que dar um ensino sólido que se teria no ensino regular. Eu digo tudo isso porque tenho pessoas próximas a mim que trabalham no meio, sei como é a realidade lá. Raramente você vai ver alguém ali chegando a ir pra faculdade, e quando vai, são aquelas particulares mais pebinhas. Em termos de inserção, já é algo. Mas pra quem tem ou teve chance de fazer o regular, é uma perda.

Mas no caso do mano Staiverr, acho bem válido sim, apesar de que nao sei muito bem como funciona esse lance do enem.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# jan/11
· votar


Leucocieetus
Sim, eu sei disso. Sei como funciona e conheço professora de supletivo.

Mas ele perguntou se era válido, e válido é.

Leucocieetus
Veterano
# jan/11
· votar


KaTy

Ah tá, se é assim sim.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


É que na verdade eu conclui o primeiro e segundo ano com notas excelentes,mas não poderei concluir o terceiro por motivo de força maior,então eu fiz o enem com intuito de ganhar o certificado para no ano que vem prestar vestibular.
Mas o conteúdo do terceiro ano eu estudei paralelamente ao do segundo que cursei em 2010,logo passei pelo enem com pontuação bem acima da média,que é de 400 para questões objetivas e 500 para redação.
Logo não tenho uma base de conteúdo fraca,mas preciso ter o certificado para n ter que fazer o terceiro ano fora de época.

ROTTA
Veterano
# jan/11
· votar


Staiverr
Com ele eu posso me matricular em faculdade ou prestar concurso publico né,pq ele é um supletivo,mas isso não me impediria de fazer uma faculdade normalmente.

Não entendi bem o "certificado pelo ENEM", mas qualquer certificado de conclusão de supletivo reconhecido pelo MEC tem a mesma validade que o de um curso regular. Não pode haver impedimento para ingresso no ensino superior.

Abraços.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


ROTTA

Staiverr
Com ele eu posso me matricular em faculdade ou prestar concurso publico né,pq ele é um supletivo,mas isso não me impediria de fazer uma faculdade normalmente.


Não sei se é de seu conhecimento,mas a partir de 2009 o enem da certificado de conclusão do ensino médio para quem tira notas acima da média exigida(desde que vc marque a opção para pedir o certificado).
Ou seja,o enem substitui o encceja.
O enem obviamente é reconhecido pelo mec,do mesmo jeito que o certificado que tirei na coordenadoria regional da educação da minha cidade.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


Só gostaria que alguém pude-se me explicar com detalhes essa história de publicação do nome no diário oficial.

Staiver
Veterano
# jan/11
· votar


Pelo amor de Deus,alguém me explica essa história do diário oficial,como eu faço para saber se meu nome esta lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a faculdade x Supletivo