Abrindo um negócio. Estúdio ou Loja?

Autor Mensagem
geracaoanos2000
Veterano
# jan/11


Então, o que compensa mais? Montar uma loja de instrumentos ou um estúdio de gravação e ensaios? Qual você montaria? Pq?

TaylorBass
Veterano
# jan/11
· votar


Estúdio!
Pra eu ficar tocando qdo n tiver ngm!

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
de mais detalhes,tipo vc vai ter de paga ou o ponto é seu?

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


bom, são duas coisas completamente diferentes...

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl

Vai ser algo que eu e meu pai vai administrar. Mais por minha parte, por que eu sou músico. Meu pai vai mais é comandar, vigiar la, tomar de conta, e a contabilidade. Eu ainda não tenho o local, mas o dinheiro sim. Ai estamos na duvida de sobre qual negocio montar, sobre esses dois.

_FrEd_
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000

Po, com 15 aninhos ganhar um estúdio de gravação... quando eu tinha 15 anos eu tava lutando pra comprar uma pedaleira...

Pelos outros tópicos seus, eu acho que vc quer mais o estudio, e eu também acho que pra um musico interessado pode ser mais bacana o estúdio. Mas leva mais tempo pra render $$$

Zandor
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que estúdio, loja de instrumentos as coisas vão ficar lá mofando pra sempre porque não é todo mundo que compra guitarra e bateria novas o tempo inteiro

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
Montar loja é mais fácil. Pra montar um estúdio, se você for o responsável pela gravação, você precisa ter um baita conhecimento de softwares e o escambau todo. E se você só for o dono, vai precisar pagar alguém pra isso.
Além disso, você acha que vai abrir o estúdio e vai chover gente querendo gravar? Geralmente quem procura o estúdio pede algo que você já tenha gravado ali pra avaliar.


Sei disso porque meu irmão tá montando um home estúdio, e acredite, não é fácil.

hard rock and roll
Veterano
# jan/11
· votar


Zandor

Até que lojas de instrumentos musicais tem uma boa saída sim, mas tem que ter uma variedade grande e o investimento incial no estoque é alto. Estúdio costuma ter um retorno maior a curto prazo (mas tem que conquistar a clientela).

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Bassist_rsl
Além disso, você acha que vai abrir o estúdio e vai chover gente querendo gravar? Geralmente quem procura o estúdio pede algo que você já tenha gravado ali pra avaliar.

Bom.....uns demos de produção eu posso gravar sem problema, fazer cover de algumas musicas e produzir... : )

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
O que pedem é mais que isso. Pedem materiais de outros artistas para avaliação.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
tem de ver direitinho a situação aí na sua cidade :)

olha vou dar o exemplo de um estúdio aqui onde moro: os caras pagam uns 2 barão e meio de aluguel mais o lugar é grande (tanto q eles moram lá) é aberto 24 hrs mas eu acredito q o q fizeram eles ganhar dinheiro de verdade foi fechar pacote de hrs com as bandas nos horários de menor procura e o de maior procura o valor é mais alto e talz,sem dizer q os equipamentos são mto bons.

ThatG
Veterano
# jan/11
· votar


Estúdio. Com lojas eu jamais me envolveria, já que fico pensando naquilo que vou comprar e não vou conseguir vender...

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl

Hum, saquei. Tava pensando em contruir duas salas de ensaio, e outras para gravação. Fazer uns pacotes promocionais paras a bandas, pelo menos pra iniciio, pra chamar atenção mesmo de clientela.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/11
· votar


Falando nisto quanto custa a hora de ensaio em sua cidade ?
Se puder postar os equipos disponíveis e preço ajuda a melhorar o tópico.
Aqui em Curitiba, onde ensaiamos tem um Marshall 8080, um Peavey Bandit, Não lembro o ampli de baixo mas usa uma caixa com 4 10", bateria razoável, mas afinada em excelente estado, voz excelente.
O estúdio tem estacionamento e ar condicionado, cerveja e refri com preços acessíveis, e R$28,00 (Pila, nova unidade monetária) a hora.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Depende de uma série de fatores que já foram citados, e tbm da concorrência, você tem que ver se a concorrencia é muita, pois se você tiver uma loja e tiver muita concorrência o seu estoque vai encalhar, e se já tiver muitos bons estúdios você vai ter que ralar e muito para conseguir divulgar e para conquistar clientela voce vai ter que ter um serviço espetacular por um preço até abaixo do justo por algum tempo.

Sugiro que você e seus sócios (no caso seu pai, como você citou) tbm deêm uma passada no Sebrae para receber umas dicas sobre administração, principalmente de parte financeira e investimentos, porque a coisa não é mole não.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


jimmy vandrake

Então cara, o ensaio aqui nos estúdios, custam por volta de R$12,00 à R$20,00 a hora. BOm, sobre equipamentos, nas salas de ensaios, eu pretenderia colocar coisas simples, mas funcionando, já visando que o movimento será grande na sala, e ocorreria o risco de algum dano e prejuízo. Segue a lista para cada sala de ensaio:

KIT 3 MICROFONES VGA
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166061119-kit-3-microfones-gpa- c-case-maleta-similar-shure-sm58-sm-58-_JM


MESA CICLOTRON 8 CANAIS
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168657351-mesa-de-som-ciclotron -8-canais-c-notafiscal-somos-loja-_JM


AMPLIFICADOR DE POTENCIA
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169228354-amplificador-de-poten cia-profissional-250w-rms-mixer-estudio-_JM


(PA) de SOM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164065000-caixa-de-som-pa-snake -15ti-titanio-450w-rms-loja-4vias-_JM

(2 Unidades)

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
Além desses equipamentos, que softwares e hardwares você vai usar pra gravação?

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Bassist_rsl

Soft's, eu sou mais acostumado a usar o Sonar 7, e sound forge para pequenas edições.

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
E hardware? Vai ligar direto da mesa no PC?

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Vou usar mesa de som, com pre amplificadores periféricos externos. Tava olhando aqueles pre da presonus studio channel studio, e um avalon para microfone.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Bassist_rsl

Por falar em hardware, você sabe me dizer uma configuração muito boa de pc para estudio cara? Qual processador, placa mãe, placa de som, sendo todos compatíveis uns com os outros?

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


geracaoanos2000
Compre um MacBook. Sério. Meu irmão vai pegar um.
Já placa de som, Ele pegou uma externa da M-Audio.


Aqui é um Home Studio, é um pouco diferente, mas o que temos aqui:
- Monitores Alesis M1 320 usb
- Computador com uma porrada de softwares. E o computador é exclusivo para mexer com som, ele não tem nada de jogo e etc que possam atrapalhar.
- Um controlador M-Audio Axiom 61 (que já funciona como mesa de som, se precisar)
- Placa de som M-Audio Firewire 410

Edit: Consegui o modelo da placa de som.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


uhum, saquei, o pc, to pensando em comprar as peças e montar sozinho, turbinar mesmo. O que fico com medo de fazer, é comprar a placa mae, o processador e a ram, e não ser compativel, tipo, a bios não reconhecer. Ai é tenso.

GuitarHouse
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Eu montaria um escritório de advocacia.

Mas falando sério. Quanto tem para investir?
Para dar opinião, é melhor você dizer isso antes. Dependendo do valor, ele pode ser inferior a um mínimo de qualidade, e o pessoal pode inclusive tentar prever parte dos custos.

Bassist_rsl
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
Daí já foge do meu conhecimento, mas eu sugiro que pegue um MacBook. No final vai ser mais barato que montar um PC porreta e vai ser muito melhor, afinal Apple>>>>>Microsoft.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Monta as duas coisas junto!

Pode até fazer isso com o tempo, mas fica bacana. Agrega muito mais público ao seu negócio.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Bassist_rsl

Sakeii. VOu pensando com calma quanto a isso, vou dar uma "passeada" por aqui nas rendondezas, e ver se vale a pena. Se der, tentar visitar como um intruso em estúdios aqui, pra ver como ta o esquema! hehehe vlw ae pela ajuda. Abraço e sucesso pra você, e o seu irmão.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11 · Editado por: geracaoanos2000
· votar


GuitarHouse

Mas falando sério. Quanto tem para investir?
Para dar opinião, é melhor você dizer isso antes. Dependendo do valor, ele pode ser inferior a um mínimo de qualidade, e o pessoal pode inclusive tentar prever parte dos custos.


Então caro modera, seguinte, é um valor legal que dê para construir um estúdio, ou melhor, o local. Nao pretendo investir muitooo, nas salas de ensaios, quanto a equipamento, nessas salas serão bem simples mesmo. Quanto à gravação, os periféricos não serão muitos, pre amplificador com compressor, não pretendo comprar equalizador, sendo que eu gosto de equalizar com plugin, depois de gravação. Vamo supor que com equipamento, incluido: pre's, microfones, controlador midi, computador, compressor, eu tenho ae por volta de R$ 15 à 19 mil. Esse valor nem é muito, já que é pra um estúdio profissional. Aos poucos, com o retorno, vamos aumentando. Lembrando q este é um projeto ainda a ser estudado.

Gui
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000
qualidade é melhor que quantidade...faça desse o seu diferencial..

tu colocou equipos pra voz lá em cima, mas os instrumentos? mesmo sendo um estudio simples, necessita de amps pros instrumentos (guitarra e baixo, pelo menos), além da bateria.

tu precisa de isolamento acustico e tratamento sonoro na sala....não basta enfiar uma porrada de amps na sala, tem que ver se reverbera muito, se é muito abafado o som...
além disso, ar condicionado é INDISPENSAVEL pra qualquer sala de ensaios..de gravação também!
--------------------------------
sobre loja de instrumentos...tu precisa de um investimento inicial legal.
Estoque é caro (mesmo instrumento de iniciante, não é algo que qualquer 2k tu tenha bom estoque)...também é bom ter variedade..e se possivel..tenha um foco..priorizar instrumentos de iniciante..costuma ser mais barato e rotativo...mas não são lojas que costumamos voltar pra comprar outro instrumento melhor.

seja como for..avalie a região que quer abrir o negocio.
estudio: tem muitos? gravam? as salas de ensaio são espaçosas? tem bom equipamento? é movimentado? tu conhece alguma clientela? algum dos estudios tem um diferencial semelhante ao meu?

loja: local movimentado? tem muita concorrencia? a concorrencia se foca em um nicho?

eu acho que pensaria mais ou menos nisso se fosse abrir algo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Abrindo um negócio. Estúdio ou Loja?