Os pilares em que a ignorância humana se sustenta

Autor Mensagem
i got a bulletproof heart
Veterano
# jan/11
· votar


Lucas.Kb
dos energumenos kk

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Zep Rose
Nem um nem outro. Se é que me entende.

Stargazer
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stargazer
· votar


Codinome Jones
Sim, sim... Nada é verdade, tudo é permitido. Infelizmente, não adiantaria de nada que todos soubessem isso, se poucos foram adequadamente educados em sua moral para viver com esse conhecimento. Nesse caso, prefiro que a religião estabeleça regras para os seus seguidores, igualmente para o estado. A educação precária ou inexistente é sim, pra mim, o grande pilar da ignorância.

"Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade."

Theodore Roosevelt

Além do mais, grandes gênios da história eram religiosos e trouxeram avanços notáveis e imprecindíveis para a nossa evolução.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Stargazer
O que você chama de moral eu chamo de rédia, necessária naqueles malogrados por esse ignôrancia e seus pilares. É danificado por ela e por isso precisa de rédias, de moral.

Essa ignorância é diferente daquela presente no próprio conhecimento (o limite dele), é opcional, existe como negação do conhecimento e não como parte dele. Voltando ao ponto, não precisariamos de rédias imposta por outros, se não cultivassemos os pilares da ignorância, sendo assim, não existiria homem malogrado, não haveria necessidade de rédias desde o princípio.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar



Estado e religião

Precisamos de uma babá para nos dizer o que é certo e errado, porque somos incapazes de pensar por nós mesmos,estabelecer limites, inventar uma realidade quando na verdade somos incapazes de perceber ou aceitar uma única, em que nossa vontade não impera, criar pormenores, racionalizações na forma de lei dentro dos próprios ditames para que os mesmos permaneçam adequados no contexto em que estão.


Por que a conclusão está de cabeça pra baixo? Pela argumentação o Estado e a Religião são produtos da ignorância humana, se você removesse a ignorância acabaria com o Estado e a Religião, se removesse o Estado e a Religião, sem acabar com a ignorância o homem continuaria precisando de uma babá e todo esse blablablá, e criaria um novo estado e uma nova religião. Portanto a conclusão é que a ignorância é o pilar da religião e do Estado e não o contrário.

Stargazer
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Perfeito. +1

Igão
Veterano
# jan/11
· votar


Estado e religião

Precisamos de uma babá para nos dizer o que é certo e errado, porque somos incapazes de pensar por nós mesmos,estabelecer limites, inventar uma realidade quando na verdade somos incapazes de perceber ou aceitar uma única, em que nossa vontade não impera, criar pormenores, racionalizações na forma de lei dentro dos próprios ditames para que os mesmos permaneçam adequados no contexto em que estão.


Leia "Desobediência Civil" no seu tempo livre, de Thoreau.

Estou lendo, toda vez que pego ônibus e vou sentado. É legal, lhe permite refletir um pouco mais e pensar bastante, fico olhando pela janela e penso, penso...

É melhor do que criar um tópico revolucionário no OT e esperar que suas espectativas sejam correspondidas.

Abração!

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Sim, ambas conclusões estão certas. Estado e religião existem e são fundamentados pela ignorância, tendo essa como inerente aos pilares citados, Estado e religião se encarregariam de perpetuá-la. Assim, Estado e religião sustentariam e seriam sustentados por ignorância.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Igão
É melhor do que criar um tópico revolucionário no OT e esperar que suas espectativas sejam correspondidas.

E quem fez isso? Só criei um tópico para discutirmos, nada mais.

Igão
Veterano
# jan/11
· votar


Codinome Jones

Acho que eu que estou fora do clima : \

Mas leia mesmo "Desobediência Civil" de Thoreau. É bem interessante e trata de assunto parecido.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Igão
Obrigado pela dica.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


[i]
Sim, ambas conclusões estão certas. Estado e religião existem e são fundamentados pela ignorância, tendo essa como inerente aos pilares citados, Estado e religião se encarregariam de perpetuá-la. Assim, Estado e religião sustentariam e seriam sustentados por ignorância.

Não necessariamente, se o Estado e a Religião são originados da ignorância, quer dizer que dependem dela para existir, se a ignorância antecede e gera o Estado e a Religião, ela independe deles, e eles só podem perpetuá-la negativamente, ou seja, nem o Estado nem a Religião criam a ignorância, são uma consequência desta, e só perpetuam-na porque não podem negá-la, já que ela é o princípio criador de ambos, como por princípio eles não podem criá-la, não são pilares dela, são mera consequência.

A única forma positiva de perpetuação da ignorância nisso tudo, seria a imposição de uma limitação de liberdade, principalmente de pensamento, por parte dessas duas instituições, mas essa limitação de liberdade de certa forma é apenas a expressão da ignorância, é ela quem está por trás deste Estado, dando suporte a si mesma. Se houver uma mudança geral no pensamento da sociedade, em direção a uma menor ignorância dificilmente este Estado se sustentaria, da mesma maneira que uma libertação geral da ignorância significaria o fim do Estado.
O que se pode especular é que muito provavelmente o Estado mais tirânico sucumbiria a uma sociedade inteiramente esclarecida e não ignorante, e portanto ele não pode ser um pilar, já que sem a ignorância ele sucumbe, e se não há ignorância ele não pode criá-la, afinal, se estão todos esclarecidos, quem vai criar a ignorância? Quem vai desejá-la?
Por outro lado como disse anteriormente, a ignorância sim, é a criadora do Estado, existe por si mesma e é suporte deste.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar



Mas leia mesmo "Desobediência Civil" de Thoreau. É bem interessante e trata de assunto parecido.


Leia Discurso Sobre a Servidão Voluntária que foi o livro que Thoreau plagiou.

Vou dormir, flw.

janick
Veterano
# jan/11
· votar


Alguém ainda presta atenção nesses caras? É bem curioso esse comportamento tão compulsivo de necessidade de afirmação de emancipação social, seja de qual grupo/entidade for que alguns aqui tem. É a necessidade de contrariar, se negar. Sendo que do outro lado, dos crentes, ou das pessoas que "seguem o fluxo", não há essa fixação doentia, quase que similar à uma frustação pela falta de um ideal ou sentido na vida. Só um parêntesis mesmo, pois essa constante reclamação apenas exterioriza um interior vazio e buscando algo que dê significado em suas vidas.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


janick
Alguém ainda presta atenção nesses caras?

Você, aparentemente. Escreveu até varias linhas sobre nosso comportamento e tudo mais.

Crazy Batera
Veterano
# jan/11
· votar


Codinome Jones
Cara, pare de tomar vinho! [em excesso]

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11
· votar


Crazy Pantera
Cara, pare de tomar vinho! [em excesso]
Para não.

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Crazy Batera
Se eu parar vou ficar com dor de cabeça.

janick
Veterano
# jan/11
· votar


Codinome Jones
Presto?
Depois de meses sem nem dar bola fiz um comentário apenas. Mas pelo visto vocês continuam na mesma! Eu mesmo nem me importo mais, porque comecei a ficar mais e mais envolvido com coisas legais e parando de ligar para coisas tão triviais!

Fica a dica hein

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


janick
coisas legais->
isso
coisas triviaIs>
isso
pra mim isso é desculpa de quem cansou de pensar, debater e desistiu...

james_the_bronson
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire

Caralha, embaralhou a porra toda!!!

Bizet
Veterano
# jan/11
· votar


janick
Chorando de novo?

brunohardrocker
Veterano
# jan/11 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Tô morrendo de sono...

Skider
Veterano
# jan/11
· votar


Os pilares em que a ignorância humana se sustenta
chupem essa manga e vivam na Terra

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Skider

Tem algo a dizer?

Skider
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker
Uai; Já disse no post anteior; hahaha

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


james_the_bronson
Eu tô aqui pra confundir. Eu e o Chacrinha, pra confundir e comer a Rita Cadilac.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Eu quero de vocês o perfil de uma humanidade esclarecida e um plano concreto de como conseguir tornar real tudo o que vocês sonham.

Se não, nada feito.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Eu quero de vocês o perfil de uma humanidade esclarecida
Suicídio coletivo.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Mas entre você achar que a humanidade caminha rumo a uma sociedade sem Estado e sem religião, e você achar que essa sociedade pode ser implantada por algum tipo de revolução, ou mesmo você achar esse tipo de sociedade desejável, existe um abismo muito grande.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os pilares em que a ignorância humana se sustenta