Cara a cara com o entrevistador: o que está em jogo por trás de cada pergunta

    Autor Mensagem
    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/11


    Para mostrar a variedade de assuntos que podem surgir durante uma entrevista, o MonsterBrasil.com, site de recrutamento e seleção on-line, publicou uma lista com cem questões que podem surgir quando entrevistador e entrevistado estão frente a frente. A partir dela, o Boa Chance selecionou as mais inusitadas e convidou consultores de RH para dar as respostas... ou melhor, para explicar o que está em jogo por trás de cada pergunta. Confira:

    1 - Que estado da federação você apagaria do mapa?
    -> O objetivo aqui é provocar estranhamento e testar a capacidade de questionamento do candidato. Uma resposta possível: "não se pode apagar nenhum, mas se é para escolher, opto por um que ainda não conheço".

    2 - Cite cinco formas de usar um lápis. Escrever não vale.
    -> A ideia é testar a capacidade de o candidato pensar "fora da caixa", ou seja, de forma inovadora. Como a maioria dessas perguntas, não há resposta certa: ele pode dizer que faria do lápis uma haste de bandeirinha, um prendedor de cabelo etc., mas o que vale é soltar a imaginação e exercitar a criatividade.

    3 - Qual é a sua memória de infância preferida?
    -> A questão mede a maturidade emocional do entrevistado. Há quem lembre do irmão, de um Natal ou de uma viagem. Tudo é válido, menos chorar.

    4 - Quantas vezes os ponteiros de um relógio se sobrepõem por dia?
    -> A resposta correta (22) é o de menos no caso de perguntas como essa. A ideia aqui é observar o raciocínio lógico da pessoa. Vale até pedir um papel para calcular. Só não vale dizer "não sei".

    5 - O que você faria se, num almoço de negócios, seu filé chegasse bem passado, em vez de malpassado, como gosta?
    -> A resposta serve para avaliar o grau de segurança do candidato. Ele pode ser firme ao recusar o prato e ao mesmo tempo delicado ao explicar que preferia o bife malpassado.

    6 - Se você descobrisse que sua empresa está fazendo algo ilegal, como reagiria?
    -> A ética do candidato está sendo posta em xeque. Recomenda-se responder que denunciaria.

    7 - Descreva uma pessoa que fez diferença na sua carreira.
    -> Saber quem o candidato admira é uma forma de entender como ele é ou gostaria de ser. Pode-se citar, mas não é recomendável, familiares e professores. Opte por um ex-gestor, colega de trabalho ou até autor ou empresário conhecido.

    8 - Se tivesse que escolher algum poder de super-herói, qual seria?
    -> A questão ajuda a traçar o perfil do candidato: a resposta indica quais ferramentas ele usaria para resolver um possível problema. Ao escolher o poder, ele deve enfatizar uma característica que tem ou que gostaria de ter.

    9 - Que animal você seria?
    -> É a chamada pergunta projetiva: a pessoa tende a projetar no animal uma característica que valoriza ou que gostaria de ter, como lealdade, liderança, ousadia e autonomia.

    10 - Você tem alguma pergunta para mim?
    -> Não se trata de tentativa de inverter o jogo entre entrevistador e entrevistado, mas sim de descobrir o quanto o candidato conhece a empresa e/ou está interessado. Não diga que já sabe tudo: pergunte sobre as funções ligadas ao cargo, horário e até salário.

    11 - Qual é o seu maior medo?
    -> O importante não é o que nos causa medo, mas o que se faz para superá-lo. Se a pessoa tem medo de se apresentar em público, deve admitir a falha, mas, sabendo que a vaga exige essa aptidão, informar que já se matriculou num curso sobre técnicas específicas. É fundamental ser honesto e mostrar que está se esforçando para superar seus medos.

    12 - Se eu fosse seu supervisor e te pedisse para fazer algo com que não concorda, como você reagiria?
    -> Avalia valores, profissionalismo e como o candidato lida com a autoridade. Uma boa saída é sugerir a redistribuição da tarefa e até elogiar o desempenho de algum colega mais indicado ao trabalho.

    13 - Diga-me algo sobre você que eu não deveria saber.
    -> Fale dos seus pontos fracos, mas nunca sem informar o que está sendo feito para amenizar ou corrigir o problema. Por exemplo: "não tenho inglês fluente, mas estou fazendo conversação para melhorar vocabulário e pronúncia".

    Até Breve.
    Beijos ó :*

    Fonte

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Post solidário.

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/11
    · votar


    Bassist_rsl
    Obrigada! =´]


    eu já ia postar aqui: suuuuuuuuuucessoooooo!

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bassist_rsl
    Post solidário.

    na real isso aí é flood

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    KaTy
    é bem fácil pensar nas respostas mais erradas possíveis ahuaha

    Christina Amaral
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Interessante :)

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/11
    · votar


    Esse questionário me lembrou as finais do programa O Aprendiz, onde o Justus fazia perguntas desse tipo pros finalistas.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    KaTy
    . Uma resposta possível: "não se pode apagar nenhum, mas se é para escolher, opto por um que ainda não conheço".
    Eu discordo. Eu optaria por algum dos que já conhecesse, uma vez que seria interessante ainda conhecê-lo.

    No mais, achei todas muito interessantes.

    faith_girl
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    KaTy
    tá se preparando p mudar de emprego?

    KaTy
    Miss Simpatia 2012
    # jan/11
    · votar


    faith_girl
    Não. O meu é bom demais. Só vou mudar quando passar em um concurso.

    Lucas Borlini
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    13 - Diga-me algo sobre você que eu não deveria saber.
    -> Fale dos seus pontos fracos, mas nunca sem informar o que está sendo feito para amenizar ou corrigir o problema. Por exemplo: "não tenho inglês fluente, mas estou fazendo conversação para melhorar vocabulário e pronúncia".


    Nessa eu responderia ''se você não deve saber, então eu não devo contar, certo?''.

    Não sei se é a resposta certa, mas eu falaria em tom bem humorado, acho que seria criativo também.
    Nunca fiz uma entrevista de emprego. Já entrevistei, mas nunca fui entrevistado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu faço entrevistas de emprego, trabalho com RH!

    Mas para os cargos que eu geralmente contrato não se faz muitos rodeios.

    Na verdade eu gostaria era de sacanear cada um que entra pra fazer a entrevista.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/11
    · votar


    Depois não sabem porque rola tanta incompetencia nas empresas brasileiras.

    Just another fool.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Que perguntas imbecis, parece até que o entrevistador é o Pedro Bial em dia de eliminação.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu nunca passarei em uma entrevista dessas se não mentir em 95% das respostas.

    The Quack
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Essas perguntas não são idiotas...
    Se eles mandassem vc demonstrar a Equação de Nernst Ou a de Hendersson Hasselbalch vocês falariam que nunca usariam isso em ambiente de trabalho e logo as consideraria idiotas.
    As questões aqui expostas avaliam principalmente o raciocinio e o quanto não-bitolado o cara é, e pode crer que se o cara da Apple e da Google decidiram fazer esses tipos de questões, não é a toa, eles sabem bem o que fazem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cara a cara com o entrevistador: o que está em jogo por trás de cada pergunta