Fama de troglodita dos homens é justificada por bioantropólogo americano

Autor Mensagem
Prometheus Rising
Veterano
# jan/11


Fama de troglodita dos homens é justificada por bioantropólogo americano

A fama de trogloditas dos seres humanos do sexo masculino é mais do que justificada, afirma um bioantropólogo americano. Depois de analisar os traços físicos característicos dos homens, ele diz ter batido o martelo: estamos falando de armas.

"Os fenótipos [características] dos homens exibem fortes evidências de terem sido moldados pela competição direta", disse à Folha David Puts, da Universidade do Estado da Pensilvânia.

A conclusão está no artigo "Beauty and the beast: mechanisms of sexual selection in humans" ("A bela e a fera: mecanismos de seleção sexual em humanos"), na revista científica "Evolution and Human Behavior".

Puts realizou uma detalhada análise da literatura científica justamente para se opor ao que parece ser a visão predominante entre quem estuda a evolução do comportamento humano.

É que, segundo levantamento feito pelo biantropólogo e um assistente, mais de três quartos das pesquisas da área publicadas entre 1997 e 2007 negam que a disputa violenta, ou a ameaça dela, tenha forjado os machos da nossa espécie. A maioria dos estudos defende que a preferência das mulheres por certos tipos de homem --e vice-versa-- teria sido a variável mais importante da equação.

No fundo, trata-se de saber se os homens estão mais para pavões ou para bisões (veja arte). Grosso modo, essas são as duas principais formas assumidas pela chamada seleção sexual.

A seleção sexual, estudada pela primeira vez por Charles Darwin no século 19, refere-se justamente às características visíveis dos sexos, como a barba dos homens e os seios avantajados das mulheres, entre outros.

Em alguns casos, essas características são armas para a disputa por parceiros, como os chifres dos bisões, usados em combate. Em outros, elas são meros adornos, sinalizadores de qualidade genética cujo propósito é seduzir o(a) parceiro(a). É o caso da plumagem carnavalesca dos pavões do sexo masculino.

FORÇA E HONRA

Puts aposta que somos bisões, apoiando essa hipótese, em primeiro lugar, na grande diferença de força física entre homens e mulheres -disparidade típica de espécies nas quais há disputas entre os machos.

Da cintura para cima, por exemplo, os homens são, em média, 90% mais fortes do que as mulheres, e 65% mais fortes da cintura para baixo. Na verdade, aliás, o homem médio é mais forte do que 99,9% das mulheres.

Experimentos também mostram que a barba espessa, as sobrancelhas grossas e a voz grave, tipicamente masculinas, fazem os homens parecerem maiores e mais intimidadores do que realmente são (quando apenas a voz do sujeito pode ser ouvida, ou quando se compara o rosto com ou sem barba, por exemplo).

Ao mesmo tempo, esse conjunto de traços é relativamente pouco atraente para as mulheres. Se elas forem totalmente livres para escolher, muitas vezes preferem homens ligeiramente "femininos", a tal "cara de bebê".

O efeito de barba ou voz grossa sobre a capacidade de atrair parceiras é muito menor do que sobre a aparência de "dominância" do sujeito.

Para o bioantropólogo, embora o que as mulheres acham atraente tenha tido um papel na evolução dos machos também, o mais provável é que as disputas tenham predominado, e que os vitoriosos no combate tivessem mais chance de monopolizar parceiras ou até de multiplicar o número delas.

Em grupos de caçadores-coletores, com pouca diferença social, é mais difícil ter recursos para manter mais de uma mulher, reconhece ele.

"Mas os homens dominantes também poderiam conseguir mais parceiras de curto prazo, o que, se feito com frequência, seria equivalente à poligamia do ponto de vista reprodutivo", especula.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/853746-fama-de-troglodita-dos-hom ens-e-justificada-por-bioantropologo-americano.shtml

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/11
· votar


Como tem gente desocupada executando pesquisas inúteis e nenhum pouco interessantes.

Prometheus Rising
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prometheus Rising
· votar


Rafael Walkabout
Como tem gente desocupada executando pesquisas inúteis

Sério que você não vê nenhuma possível aplicação futura para o resultado desta pesquisa? É tão óbvio.

E mesmo que se tratasse de pesquisa básica, a utilidade é uma mera questão de tempo, necessidade e visão.

e nenhum pouco interessantes.

Isso aí é só sua opinião.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Hoje estamos burlando isso aí.

Homens cada vez mais femininos, andróginos ou então, bombados (o que é diferente de homem forte, homem bombado é falsificado) e a mídia que volta e meia divulga no mercado um novo perfil de homem que as mulheres estão preferindo, como por exemplo o nerd.

A evolução natural está sendo burlada por estereótipos criados socialmente e midiaticamente.

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Fama de troglodita dos homens é justificada por bioantropólogo americano
e a cura? acharam?

Guitar_RdS
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker
a mídia que volta e meia divulga no mercado um novo perfil de homem que as mulheres estão preferindo, como por exemplo o nerd.
deprimente

faith_girl
e a cura? acharam?
só achar uma mulher q não faz .. doce

Prometheus Rising
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prometheus Rising
· votar


faith_girl
e a cura? acharam?

É simples, porém os resultados serão a longo prazo.
Convença a maioria das mulheres do mundo a boicotá-los e só terem filhos com os homens que não apresentam geneticamente as características citadas.

brunohardrocker
Hoje estamos burlando isso aí.


Não tenho acesso a números, mas pergunto-me se estamos de fato burlando significativamente.

Por exemplo, para afirmar isso você levou em conta todo o mundo ou apenas a grande metrópole onde você vive? O mundo é bem maior que isso.

Homens cada vez mais femininos, andróginos

Sim, existem, novamente, não tenho acesso a números, mas se fosse algo tão comum, eu veria nas ruas aos montes, baseado nisso eu vejo como uma minoria.
Ainda mais dependendo dos lugares e horários que você frequente.
Se você só frequenta locais enviesados, obviamente vai achar que, relativamente, grande parte das pessoas são assim.

e a mídia que volta e meia divulga no mercado um novo perfil de homem que as mulheres estão preferindo, como por exemplo o nerd.


Novamente, será que é significativamente? Eu não sei.

A evolução natural está sendo burlada por estereótipos criados socialmente e midiaticamente.

Eu não sei.
Mas analisando criticamente com o pouco de informação que eu disponho, eu acho que não.

ps: discordo sobre o que você disse sobre os "bombados".

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Prometheus Rising

huahauh

Não leve muito a sério o que eu falei. Joguei qualquer porcaria por alto pra passar por alguma avaliação pra eu ver se o meu achismo tem algum fundamento.

Mas em algumas questões é de se pensar. Por exemplo, se na pré-história as fêmeas se sentiam mais atraídas pelos homens mais fortes, que caçavam e que conseguiam alimento mais facilmente e isso fosse um instinto natural humano. Hoje os homens não tem mais a oportunidade de praticar isso, nenhum homem vai sair caçando e demonstrando sua bravura por aí, muita coisa nova e diferente daquela realidade surgiu, então por exemplo, um homem "fraco" pode ser rico e "conseguir o alimento facilmente" e fazer com que a mulher se sinta segura, esse tipo de coisa.

E a mídia e nossas tendências sociais, são um fenômeno a levar consideração. Tudo ficou mais artificial, posso fazer um
"tunning" em qualquer coisa que antes era questão pura da natureza.

Sobre os bombados (que tiveram o corpo fruto de aplicações de anabolisantes), nem sempre são homens fortes, são somente encorpados de cheios d'água, o que um magro pode muito bem ter uma resistência física muito maior, e geralmente sua atividade sexual é prejudicada muito cedo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Prometheus Rising

Mais uma coisa: anabolisantes e silicone não significam nada na evolução, ou significam?

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Puts realizou uma detalhada análise da literatura científica justamente para se opor ao que parece ser a visão predominante entre quem estuda a evolução do comportamento humano.
eu rí :P

Prometheus Rising
Convença a maioria das mulheres do mundo a boicotá-los e só terem filhos com os homens que não apresentam geneticamente as características citadas.
aí q vira tudo viado de vez
aheuhaueh

Konrad
Veterano
# jan/11
· votar


Prometheus Rising

Welcome back my dear friend.

I hope I'm not wrong.

@topic

Aposto uma bala que haverá um piti feminista por conta da pesquisa.

Aliás, a pesquisa só corrobora com o senso comum, e é umprato cheio para os desconstrucionistas/relativistas sociais de plantaão argumentarem com base no tal do "é socialmente construído" ou "a ciência é fálica"..... blablabla

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Na verdade, aliás, o homem médio é mais forte do que 99,9% das mulheres.
Metira! Conheço umas gurias que dão uma surra no Mike Tyson!

Como tem gente desocupada executando pesquisas inúteis e nenhum pouco interessantes.[2] (interessante somente para nerds).

Não dá para explicar os seres humanos, muito menos as mulheres e os gostos delas! É tudo muito relativo!

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Isso parece tópico meu.

Se eu não conhecesse minha falta de multipla personalidade diria que é um multi meu.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro

Até o link, é da folha uol. Só faltou falar "o poder é de vocês"

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker

E o dissertem, ou não.

Prometheus Rising

Tem futuro, ou não.

TWT ICE
Veterano
# jan/11
· votar


FORÇA E HONRA


Frase do mito Dourado

Leucocieetus
Veterano
# jan/11
· votar


Isso parece a área da psicologia evolutiva. É muito interessante, mas quando começam a querer explicar até a cultura pelo mesmo prisma evolutivo...

Devil Boy
Veterano
# jan/11
· votar


So eu tenho a impressao de que psicologia evolutiva na maioria das vezes e pseudo-ciencia?

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


Devil Boy

A própria Psicologia na maioria das vezes é pseudociência ou metafísica.

Só o behaviorismo se salva.

E viva Skinner.

Leucocieetus
Veterano
# jan/11
· votar


Devil Boy

Não discordo, mas disserte.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Por que algo que não é ciência tem que ser uma pseudo-ciência?
Focinho de porco não é tomada, logo focinho de porco é uma pseudo-tomada?

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker

Porque ela busca se tornar uma ciência.

Nem tudo que não é científico é pseudocientífico, só aquilo que pretende ser científico ou induz a um estudo e conhecimento com aplicação prática sem utilização do método científico e amostra suficiente para embasamento da eficácia.

Devil Boy
Veterano
# jan/11 · Editado por: Devil Boy
· votar


Cavaleiro
A própria Psicologia na maioria das vezes é pseudociência ou metafísica.

Pois e. Mas quando voce ve um monte de biologos, neurocientistas e economistas tentando reconstruir uma disciplina famosa por ser desprovida de pressupostos solidos, o minimo que voce espera e que eles nao caiam na mesma armadilha que criticavam...

Leucocieetus
Não discordo, mas disserte.

Try to make sense of this:

1. "Machos socialmente dominantes sao mais aptos a proteger sua familia de ameacas e necessidade do que os nao-dominantes"

2. "Mulheres correm um risco muito maior na procriacao do que os homens e, por isso, tem um incentivo economico/evolutivo natural a ter atracao por machos socialmente dominantes".

3. "Ter barba e ser troglodita e sinal de dominancia social".

4. "Mulheres tem mais atracao por homens que nao tem barba e nao sao trogloditas."

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro
Porque ela busca se tornar uma ciência.
Nem tudo que não é científico é pseudocientífico, só aquilo que pretende ser científico ou induz a um estudo e conhecimento com aplicação prática sem utilização do método científico e amostra suficiente para embasamento da eficácia.

Mas se pretende ser quer dizer que existe um processo de estudos, não que seja falsa em sí.

Devil Boy

O foda é ler seus posts com teclado sem acento :/

Cavaleiro
Veterano
# jan/11
· votar


brunohardrocker

Sim, mas não é científico.

Não que o conhecimento não seja válido.

Mas ele não é cientificamente válido. Um bom exemplo são os medicamentos e as plantas medicinais, um é feito através de implicações clínicas, estudos científicos e larga amostra e outro não.

Então a comunidade científica não recomenda a utilização das plantas porque não se tem conhecimento sobre os efeitos causados, o conhecimento não é científico. Já o medicamento precisa antes ser amplamente testado com amostras relevantes durante anos.

Nem por isso as plantas não são usadas, a comunidade científica até recomenda a utilização por países que não podem arcar com as despesas com medicamento, tomando as devidas preocauções.

É a mesma coisa para outros conhecimentos não científicos, tomadas as devidas proporções.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Cavaleiro

Sim, mas a questão é ser chamada de "falsa". Pra muitas coisas não existem explicações científicas, ou parcialmente científicas, como por exemplo as causas psicológicas. Aí a psicologia se propõe a explicar por ter a competência mais próxima ao objeto de estudo. Não necessitando ser uma ciência...

ghostbastard
Veterano
# jan/11
· votar


só eu que achei engraçado o sobrenome do cara ser Puts?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar




só eu que achei engraçado o sobrenome do cara ser Puts?


Eu relacionei Puts com Ruby.[/nerd]

Bizet
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bizet
· votar


Konrad
Welcome back my dear friend.

I hope I'm not wrong.


Já foi suspenso ><

james_the_bronson
Veterano
# jan/11
· votar


Prometheus Rising

Você foi o único que eu reconheci de cara quem era...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fama de troglodita dos homens é justificada por bioantropólogo americano