Flickr - Grupo Fórum Cifra Club

Autor Mensagem
ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


por falar nisso, experimentei uma daquelas Sony Alfa esses dias. Nossa, é bem estranhona!!

ghostbastard
Veterano
# abr/11 · Editado por: ghostbastard
· votar


Córtex Frontal


agora que percebi que você queria exemplos práticos:

exemplo 1:
Você esta fotografando uma flor, numa tarde sol. A flor não esta no sol direto, mas está ao ar livre: Use o iso mais baixo possível.

exemplo 2:
Você esta nesse mesmo lugar ao entardecer, num dia nublado ou prestes a chover: aumente o valor do iso no máximo aceitável pra tua câmera ou pro resultado que você quer chegar. Se ainda assim a velocidade do obturador ficar lenta, use um tripé e torça pra que a flor não se mova.

exemplo 3:
Você está fotografando um rio, esta um dia nublado e vc quer congelar o movimento da água: aumente o valor do iso no limite do aceitável e torça pra que a velocidade do obturador seja suficiente para congelar o movimento.

exemplo 4:
Você está neste mesmo rio, no mesmo dia, mas agora quer que as pequenas cascatas fiquem com o efeito 'veu de noiva': diminua o iso o máximo possivel para que o obturador fique aberto mais tempo. Use um tripé ou apoie a câmera numa pedra, tronco ou algo fixo.

exemplo 5:
Você está fotografando um carro em movimento, à noite, na rua e quer que ele apareça congelado: use o iso no máximo aceitável, torça para que o obturador fique rápido o suficiente ou utilize o flash dentro da área de alcance do seu modelo de máquina fotográfica.

exemplo 6:
Você está fotografando um carro em movimento, à noite, na rua e quer que apareçam os riscos da lanter atras do veículo: deixe o iso num valor médio, ajuste o flash para a segunda cortina (flash de sincronia lenta - rear) e tire a foto com o carro dentro da área de alcance do flash.

exemplo 7:
Você esta fotografando um carro em movimento, à noite, na rua e quer fazer um panning (quando o fundo fica com desfoque de movimento e o motivo fica nitido): ajuste o iso para o menor possível, capture a cena movimentando a câmera, sempre seguindo o carro. Isso precisa de muita prática.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


O segredo do ISO é resumidamente: Use o valor mais baixo possível, com uma velocidade do obturador razoável.


Eu, particularmente, não gosto de fotografar com a velocidade abaixo de 1/25. Mas se precisar, faço com 1/15, 1/4, e num pau 0"4. E mesmo com todo o zoom (ótico, 35x) puxado, consigo fazer uma boa fotografia.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Atualizei o meu hj...

www.flickr.com/photos/edurocker

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard
Não conheço as câmeras Canon o suficiente pra responder as perguntas.
Nikon?

Já mexi em muitas Nikon, mas eu prefiro as Canon. Acho superiores e mais fáceis de usar.

por falar nisso, experimentei uma daquelas Sony Alfa esses dias. Nossa, é bem estranhona!!
É boa? Nunca mexi numa, mas não boto fé na Sony não.
Acho que tem excelentes compactas, mas será que as SLR ficam no mesmo nível (ou até superior) às tradicionais Canon e Nikon?


E eu vi que a Nikon lançou uma compacta pra concorrer com a Sx30 IS da Canon.
Pelo que andei comparando o que sei da minha com as especificações da Nikon, tão pau a pau.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl


discutir canon x nikon é clichê já haha

Sim, sempre preferi o sistema Nikon. Trabalhei com os dois, mas me identifiquei mais com ela. A Sony produz alguns componentes para câmeras Nikon e Canon, se não me engano até os sensores, mas achei a câmera esquisita, muito seca, sem feeling. Pelo que me disseram, é boa de trabalhar.

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard

Ae cara, pow valeu mesmo.. tu é o cara.. rsrs

Li tudo que vc escreveu, tirou todas minhas duvidas.. valeu pela paciencia...



Bassist_rsl
O segredo do ISO é resumidamente: Use o valor mais baixo possível, com uma velocidade do obturador razoável.


sim, mas isso já não serve para quem usa compacta, já que não tem como regular a velocidade o obturador

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Atualizei o meu hj...

www.flickr.com/photos/edurocker



Tava viajando la no teu flickr, muito legal aquela foto da corrente ''ferrugem''..

Parabens \õ.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
sim, mas isso já não serve para quem usa compacta, já que não tem como regular a velocidade o obturador
Sim, mas mesmo nas compactas há como ver a velocidade e abertura antes de apertar o botão do obturador. Mas geralmente quem usa compactas despreza isso e aperta no botão. "Display" pra "limpar" a tela. Mas conseguindo saber a velocidade, se não achar suficiente, aumente o ISO.

Igão
Veterano
# abr/11
· votar


Poxa, fico no vácuo pq nunca usei uma DSLR :(

Minha experiência com câmeras se resume à minha Kodak Z915, mas eu adoro ela mesmo assim. Sei que não é uma Canon/Nikon, (ainda é compacta, rs), mas experimentem se puderem, rsrs...

ghostbastard

agora que percebi que você queria exemplos práticos:


Bons exemplos : P

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


Igão
Poxa, fico no vácuo pq nunca usei uma DSLR :(


USHEUeses É noiz \õ. hehehe

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Igão


tentei pegar situações que todo mundo fotografa.

Kensei
Veterano
# abr/11
· votar


Tabacudo

Manolo, valeu pelas críticas, algo dá pra levar em consideração, exceto o viés ideológico, não sou muleque, não precisa entrar no flickr para gerar ruído.
Valeu.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


Igão
Córtex Frontal
Poxa, fico no vácuo pq nunca usei uma DSLR :(

Eu já usei algumas vezes. No curso que frequento, as câmeras são fornecidas. Todas elas são Canon XTi com lentes Sigma 24 (ou 28, não lembro certinho)-300mm, e tem também como "reserva" as grandes angulares originais.


Depois que usa uma SLR, perde a vontade de usar compactas. Mas ultimamente tenho usado a minha, pois é melhor que as câmeras do curso.


---

Perguntei na página anterior, vou perguntar de novo aqui.
Tô pensando em comprar uma T2i (kit com a lente 18-55) e também uma lente 18-200mm. Se eu for comprar nos EUA, fica em torno dos 3000 reais (cálculo feito sem considerar impostos e taxa de importação, pois talvez eu vá pra lá no próximo ano e compre). Que acham?

Kensei
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl
Tem um link para essa 18-200 mm?

Cara, já compensa pegar a t3i não acha? Outra coisa, se vc for pegar essa lente, não há necessidade alguma de comprar a 18-55, esse range já está coberto pela outra, assim sendo, compre somente o corpo.

EternoRocker
Veterano
# abr/11 · Editado por: EternoRocker
· votar


Ah ta... É o Tabacudo que ta querendo pagar de fodão no Flickr ???

É um mulequinho mesmo. Não tem capacidade suficiente pra se relacionar de forma saudável com as pessoas aí apela para a ignorancia... Cara, vc pro mundo é só mais um. Se vc se acha um artista foda, bom pra vc. Meu objetivo no flickr é compartilhar com meus amigos, do fórum ou não, fotos que EU fiz e que achei interessante. Não quero pagar de artista como vc pensa. Lamento frustrá-lo.

Cresce e aparece por suas forças, não tentando montar nos outros.

Mediocridade é foda.

Pode ir lá no meu flickr querer aparecer. Vou deixar que as pessoas que vão lá na paz olhem pros seus posts invejosos e desqualificados.

Só assim nessa vida é que vc vai ter atenção... Dependendo da caridade dos outros.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


Kensei
Cara, já compensa pegar a t3i não acha?
Muda muita coisa pra T2i? Posso estar falando merda agora, me corrijam se for o caso, mas pelo que andei vendo a única coisa que muda é que a T3i tem a tela móvel. Sem falar que como é uma câmera nova, agora ela está sendo vendida mais cara que a T2i, mas creio que até eu ir pra lá o preço baixe.

Outra coisa, se vc for pegar essa lente, não há necessidade alguma de comprar a 18-55, esse range já está coberto pela outra, assim sendo, compre somente o corpo.
Eu sei que a 18-200 já cobre, mas dá pra comprar só o corpo da T2i? Não é só vendido o kit com a 18-55 ou a 18-135?

Edit: O link pra lente 18-200mm.

E tô por fora dessa revolta contra o tabacudo, como é a história?

Kensei
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl
http://www.bhphotovideo.com/c/product/675617-REG/Canon_4462B001_Canon_ EOS_Rebel_T2i.html




Revolta por parte dele, não minha

Kensei
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard
Velho, vc que tem um bom conhecimento técnico, se tiver paciência, poderia explicar melhor como funciona o esquema de medição de luz? Tenho apanhado bastante com isso, bem como o WB.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


Kensei
Me permita explicar sobre a medição de luz.
As câmeras tem um fotômetro, que é o que mede a luz. Na câmera ele aparece como uma "régua", assim.
O "ideal" é deixar ele no meio, ou seja, no 0. Mas é importante saber que o fotômetro não mede a luz em qualquer lugar. Na verdade, ele mede a luz no cinza 14%. Então, a medição nem sempre vai ser correta. Eu mesmo não confio totalmente nele, uso mais pra me orientar mesmo.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Kensei


Bem isso que o Bassist_rsl disse. Outro ponto é que nem sempre queremos realmente seguir o fotômetro, se fosse assim seria mais fácil colocar no automático e pronto. A graça está em saber quando subexpor ou sobreexpor pra chegar a um determinado resultado.

Já o white balance se refere à temperatura da luz. Cada tipo de luz tem uma temperatura de cor diferente, e a câmera precisa ser configurada para que entenda essa temperatura de cor. Se você tem uma câmera que tira em raw, isso pode ser facilmente resolvível.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl

O cara entrou no meu flickr pra xingar, falar asneiras... Nada construtivo ou com alguma lógica... Só pra causar mesmo.

Se quiser ler o que ele escreveu, ainda ta la no meu flicker... Mas jaja apago. Os 5 minutos de glória dele ja estão se encerrando.

Um franguinho com acesso à internet. Tem muito o que crescer ainda.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker


não consegui ler o que ele escreveu.

Kensei

Outra forma mais completa de vc medir a luz e o contraste de uma cena é usando o historigrama, quer pouca gente sabe pra que serve. Leia isso:

http://www.dicasdefotografia.com.br/como-interpretar-um-histograma

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard

O frouxo apagou os comentários... Muito mulequinho.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Poderia citar o que ele falou?

Kensei
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl
ghostbastard
valeu dudes ... achei um lance interessante, uniWB, conhecem?

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


Kensei
Não. Fale mais.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl

Chamando todo mundo de cuzao, falando de pt, que indies saem tirando fotos de qq coisa... Falou um monte de merdas.. Foram 3 comentarios nesse estilo. Mas enfim... Nossas fotos såo maiores que isso.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Que retardado.

Desafio ele a postar nesse tópico.

EternoRocker
Veterano
# abr/11 · Editado por: EternoRocker
· votar


E a lua hj esta lindona... Lamento, mas vou enfiar mais uma lua na minha galeria !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flickr - Grupo Fórum Cifra Club