Flickr - Grupo Fórum Cifra Club

Autor Mensagem
Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Eu estou descobrindo muita coisa legal nesse mundo, principalmente a forma de enxergar as coisas... os detalhes das coisas.

Aham. Isso é mesmo interessante, eu também começei a ver o mundo de ''outra'' forma, as vezes quando estou indo para a aula eu fico observando as coisas, e como tem ''paisagens'' do nosso dia-a-dia que são muito interessantes e a maioria das vezes nós não nos damos conta de como aquilo é bonito e diferente.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


^
^
Sexta-feira, voltando pra escola ao meio dia, vi uma teia de aranha num lugar lá. Peguei minha câmera e tirei umas fotos legais.
Depois que aprendemos a fotografar, vemos o mundo com outros olhos, detalhes que passam despercebidos à pessoas comuns podem se transformar numa ótima fotografia.

Edit: Eu coloquei fotografar porque existe diferença entre simplesmente apertar o botão e tirar uma foto e fazer uma fotografia.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Aí povo.... fresquinha... acabei de tirar e postar...

http://www.flickr.com/photos/edurocker/5617406507/

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Mais uma lua...

To tentando.... um dia eu aprendo !!!

http://www.flickr.com/photos/edurocker

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Gostei das fotos da brasa e das luas, e principalmente das fotos de insetos.

Amanhã tentarei postar algumas fotos novas no meu.

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl
Depois que aprendemos a fotografar, vemos o mundo com outros olhos, detalhes que passam despercebidos à pessoas comuns podem se transformar numa ótima fotografia.

Edit: Eu coloquei fotografar porque existe diferença entre simplesmente apertar o botão e tirar uma foto e fazer uma fotografia.



é mesmo, se bem que não posso falar que sei fotografar, eu tento, pesquiso.. Mas não tenho muito dominio, ainda mais com uma compacta...

No maximo eu consigo configurar o ISO manualmente, mas ainda não consegui fazer muitas coisas...

Não sei se tu sabes bastante sobre isso, mas tipo: como ISO maior (3100) ele entra mais luz, e com o ISO menor (100) entra menos luz, é isso?? ou o inverso??


Só que quando quero experimentar outras coisas com o ISO (maioria das vezes com ele mais alto) ele sempre fica granulada.


Tens ideia como usar melhor??

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
Não sei se tu sabes bastante sobre isso, mas tipo: como ISO maior (3100) ele entra mais luz, e com o ISO menor (100) entra menos luz, é isso?? ou o inverso??


não

O ISO que a gente tem hoje nas câmeras digitais é o mesmo ASA dos filmes analógicos, e representa a sensibilidade do sensor (ou película) à luz. Quanto maior o ISO, mais sensibilidade, e mais ruído gerado na imagem final.

Um sensor é composto por fotosites que capturam a luz. Quando maior o sensor, maior o fotosite e mais informação ele consegue capturar. Por isso que câmeras compactas tem um desempenho à baixa luz muito inferior a uma dslr com sensor formato APS-C. Estas últimas tem um desempenho muito inferior a um modelo full frame, que por sua vez tem um desempenho muito menor a um médio formato e por aí vai.

O ideal é você pegar sua câmera, ir num lugar com pouca iluminação e tirar várias fotos, tentando englobar todo o alcance de iso da câmera. Depois analisar no pc até qual sensibilidade as imagens geradas por sua câmera tem um ruído aceitável.

Outro ponto é lembrar que somente o formato RAW é sem compressão. Quando você opta por salvar em jpg, a câmera faz uma série de ajustes de brilho, contraste e redução de ruído que 'finalizam' a imagem, dificultando a pos produção.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard

Valew... eu tava postando uma explicação sobre isso, e depois de 15 minutos escrevendo, esta porra deu pau !!!

~:0p

Tubaína
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
aperta o botão de voltar que o recado aparece.

paulinho pc
Veterano
# abr/11
· votar


http://www.flickr.com/photos/paulinho_pc

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker


eu queria explicar sobre a relação 'luz externa' x sinal interno e o equilíbrio dessas duas forças do sensor, que leva ao ruído da imagem, mas não lembro bem dos termos, e não achei o livro aqui. Preferi não complicar.

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
O ISO das câmeras digitais simulam a sensibilidade do filme à luz. E sim, quanto maior o ISO, mais luz "entra", e isso permite que a câmera trabalhe com tempos de exposição menores e valores de abertura maior, mas esse último nem sempre é bom.

Só que quando quero experimentar outras coisas com o ISO (maioria das vezes com ele mais alto) ele sempre fica granulada.
É o ruído. Nas câmeras compactas o ruído é mais perceptível a partir de ISO 800.
A minha câmera é assim. Não gosto de tirar foto com ISO 1600 (o máximo no modo manual) justamente por causa do ruído, mas é o único jeito.
E não tem como diminuir o ruído. As SLR apresentam baixo ruído, mas além de serem caras tem a questão das lentes.


ghostbastard
Outro ponto é lembrar que somente o formato RAW é sem compressão. Quando você opta por salvar em jpg, a câmera faz uma série de ajustes de brilho, contraste e redução de ruído que 'finalizam' a imagem, dificultando a pos produção.
O cara tem uma compacta, nem suporta RAW.

---

Enfim, postei isso na página anterior, mas ninguém respondeu, então vou postar de novo: Um "amigo" meu comprou uma T2i, mas ele não sabe fotografar, sabe apenas apertar o botão. Ele só tira foto nos modos automáticos. Comofas?

---

E hoje postei uma foto nova no meu flickr, mas prometo postar mais fotos até amanhã.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl

Nem tinha lido que era uma compacta.


Nas câmeras compactas o ruído é mais perceptível a partir de ISO 800



ixi, tem compacta que acima de 400 a foto fica apenas 'aceitável'.

Tem outro ponto tambem: o ruido varia de máquina pra máquina, mesmo dentro de um mesmo modelo, então por isso é bom fazer o teste que eu mencionei.


Não entendi o seu comofas. Comofas o que?

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard
Na minha o ruído fica muito perceptível quando tá em 1600. Quase nunca tiro fotos com 800.

Não entendi o seu comofas. Comofas o que?
Esquece.

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Postei umas da lua de hoje... que tá super bonita...

E umas duns ovinhos de páscoa que estão aqui em casa.

www.flickr.com/photos/edurocker

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
Postei umas da lua de hoje...
Cara, teu flickr é só de lua?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl
Nem entrou pra ver e tá reclamando, tem altas fotos no Flickr dele...

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl

Ah... é que é cruel...

Todo dia olho pro céu a noite.... e sempre uma lua mais bonita que a outra... aí tiro...

Mas tem outras novas lá... até dos meus ovos de páscoa !!!!

~:0)

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Ow.... Brigadão !!!

~:0)

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


ghostbastard
Bassist_rsl


Aee valeu.. eu sempre acabo confundindo isso.. agora deu uma esclarecida...


Pois é eu fico muito limitado com a compacta, mas fazer o que né!!


E outra coisa do mesmo assunto: qual seria a regra BASICA para o uso do ISO?? Por exemplo de dia, com um bom tempo o certo seria usar um ISO baixo(certo?)

Então dependendo da luz ambiente teria que mudar isso, vocês tem como dar uma explicada mais, por exemplos mesmo!!


Isso eu não achei na internet..

EternoRocker
Veterano
# abr/11 · Editado por: EternoRocker
· votar


Córtex Frontal

Pense que o ISO influencia na sensibilidade da camera. Quanto mais alto o ISO... mas sensível a luz.

Se vc está num lugar bem iluminado, vc não vai precisar deixar a camera muito sensível... daí vc pode fotografar com ISOs baixos.

Agora, se vc está num lugar com pouca iluminação, aí vc tem que deixar a camera mais sensível... deixar que ela capte mais luz.

Exemplo de foto com ISO baixo (esquerda) e ISO alto...

Observe que com o ISO alto, a imagem fica com ruídos (granuladinha).

Exemplo de ISO baixo e alto

A regra básica é.... usar sempre o menos ISO possível... quanto mais baixo menos ruído a imagem vai ter. Mas nem sempre é possível fotografar em lugares bem iluminados, daí, teste os ISOs mais altos.

Outro exemplo de ISO baixo e alto

Tamo aê !!!

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


EternoRocker
Mas tem outras novas lá... até dos meus ovos
o_O

Já vi seu flickr, gostei das fotos de insetos.

E você saberia me dizer qual o nível de ruído da T2i?

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
qual seria a regra BASICA para o uso do ISO??


A regra mais básica é: quanto menos ruído, melhor.

Mas aí vai depender de cada situação. Se você vai fotografar em um dia nublado, cenas com água e quer congelar o movimento das ondas, por exemplo, não precisa ter medo em subir o iso pra 400 ou até mesmo 800 (numa dslr).

Ou então se a fotografia é para uso pessoal, não vejo problema na granulação. Só vale ficar paranóico com o grão quando envolve uma foto artística ou com objetivo comercial.

Existe outro ponto que vale a pena mencionar: muitos filmes tinham granulação natural, mas o ruído gerado pelo sensor digital não é nem um pouco tão bonito quanto aquele ruído químico.Porém, vale a pena experimentar. Conheço pessoas que gostam do ruído na fotografia, principalmente em retratos, alegando que a imagem se torna mais 'orgânica'.

E em último caso, sempre existem os filtros redutores de ruído nos programas de edição de imagens.

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


EternoRocker
A regra básica é.... usar sempre o menos ISO possível.

ahh sim, é achava que era isso, mas como eu sempre ouvia pessoas falando sobre como regular o iso acabei por ficar meio confuso..


ghostbastard
Mas aí vai depender de cada situação. Se você vai fotografar em um dia nublado, cenas com água e quer congelar o movimento das ondas, por exemplo, não precisa ter medo em subir o iso pra 400 ou até mesmo 800 (numa dslr).



Aham, então o ''recomendavel'' é em cameras compactas usar o ISO até 400 (caso não queira o ruído) certo??



Outra coisa (rsrs) o ISO interfere na velocidade do orbiturador, certo?? Então caso eu queira fotografar algo em movimento, eu posso colocar o ISO mais alto (para não ficar tremida) e o inverso também??

PS: Isso levando em conta que uso compacta, ou seja, não é possivel regular apenas a velocidade do orbiturador..



Valeu ai pessoal, estão me ajudando bastante, mesmo que não faço nada com finalidade profissional, gosto de TENTAR fazer coisas diferentes e interessantes com a maquina..

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
Aham, então o ''recomendavel'' é em cameras compactas usar o ISO até 400 (caso não queira o ruído) certo??


Sim. De certa forma, o ruído sempre vai existir. Em iso baixo ele fica menos perceptível. Além de que a numeração do iso é padronizada, mas o resultados não, por isso é importante conhecer os valores aceitavel da sua câmera, o quanto você consegue empurrar na sensibilidade do sensor.

Mas de forma geral, pelo sensor da câmera ser menor, os fotosites são menores, então menos informação é armazenada. A única vantagem, se podemos dizer nisso é que quanto menor o sensor, maior será a profundidade de campo. Por isso é tão dificil conseguir fotografias mal focadas em compactas, assim como é dificil conseguir algum efeito artistico.


o ISO interfere na velocidade do orbiturador, certo??

Sim, mas porque ISO, obturador e diafragma se relacionam ao controlar a luz. Cada um, na sua função influencia o trabalho do outro:

obturador: é a cortina que se abre, expondo o sensor à luz. Quando mais lento, mais luz entra. Suas diferentes velocidades causam borrões ou congelamento em objetos em movimento. Na câmera é represantado por uma fração: 1/125 - 125 partes de um segundo.

diafragma: controla a quantidade de luz que entra, como a pupila do nosso olho. Tem relação direta com a profundidade de campo, quando mais aberto, mais rasa a profundidade, ou DoF (dept of field). É representado pela letra F mais um número, no caso f9, f10, f11, etc. É nessa faixa de abertura que as objetivas apresentam melhor nitifez. A partir disso occorre a difração, que acaba por diminuir a nitidez dos objetos fotografados.

iso: representa a sensibilidade do sensor à luz. Quando maior, mais sensível. Sensores trabalham com faixas nativas de iso, mais aquels emulada, que podem ser abaixo, como Low 80 ou Hi 12000 das Nikon. Quanto maior a sensibilidade, maior a granulação. Vai do fotografo avaliar se a granulação esta aceitável ou não. às vezes é melhor ter uma fotografia que parece um quadro impressionista do que fotografia nenhuma.

Por exemplo, se eu estiver com uma imagem corretamente exposta a 1/400, f11, iso 100. Posso alterar qualquer um desse valores, mas essa alteração irá se refletir no fotometro. Se eu quiser equilibrar o fotometro novamente, ou volto a configuração, ou escolho outra. Posso aumentar o iso para 800 e então colocar a velocidade do obturador em 1/600, ou diminuir a abertura.

Outro ponto que pode não influenciar vc agora, com a compacta, mas caso vc compre uma reflex no futuro: a graça não esta em seguir tudo o que o fotometro te diz. Ele pode errar, considerando roupas brancas como estouros de luz, por exemplo. A graça está em você brincar com exposições acima ou abaixo e ver como elas afetam sua imagem final. Com isso muitas possibilidades criativas se abrem. Se for seguir tudo o que o fotometro te diz, é melhor deixar no automatico mesmo e pronto.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


se estiver mais curioso, aqui nesse site vc encontra mais informação:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2762.0

EternoRocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl

Cara... única máquina que poderia te falar com certeza é a Sony Hx1... que é a que tenho.

De comparativo de máquinas, neste mesmo tópico, postei um link aí pra trás... vai te ajudar... pq dá pra comparar várias máquinas.

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


outro tópico INTERESSANTÍSSIMO sobre ruído e exposição correta:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55599.0

Bassist_rsl
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bassist_rsl
· votar


EternoRocker
Sony Hx1
Man, tenho a Canon Sx30 IS. Pelo que andei vendo no seu post, a única coisa que ela perde pra Sony é a qualidade do vídeo. Enquanto a Canon faz vídeos em HD (720p) a Sony faz Full HD(1280p). Como eu quase só tiro fotos, não sinto falta.
E como é o nível de ruído dela?
Essa semana li uma revista que falava sobre a Canon, lá falava que a partir de ISO 800 já apresentava um nível de ruído significativo. Por experiência, não posso falar do ISO 800, acho que nunca tirei fotos com ele, mas com 1600 Me incomodo muito com o ruído.

ghostbastard
Cara, esses textos você mesmo escreve ou tira de algum lugar?
Isso tudo que você escreveu eu sei, mas eu não tenho saco pra escrever tudo isso.




E estou pensando em comprar uma T2i (kit com a lente 18-55) e também uma lente 18-200mm. Se eu for comprar nos EUA, fica em torno dos 3000 reais (cálculo feito sem considerar impostos e taxa de importação, pois talvez eu vá pra lá no próximo ano e compre). Que acham?

Edit: Apenas uma curiosidade, a 5D Mark II é melhor que a 1D, certo?

ghostbastard
Veterano
# abr/11
· votar


Bassist_rsl


Escrevo. E fico com preguiça de ler novamente pra corrigir concordância ou erro de digitação haha

Não conheço as câmeras Canon o suficiente pra responder as perguntas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flickr - Grupo Fórum Cifra Club