Projeto prevê multa para som alto em celulares

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/10


Barulho em lojas de conveniência e no metrô poderá render multa de R$ 1 mil

Na frente da loja de conveniência do posto, dentro do supermercado ou no vagão lotado do metrô, o som alto em celulares e carros equipados com potentes alto-falantes costuma incomodar muita gente. Mas poucos sabem para quem reclamar. Um projeto de lei já aprovado pela Câmara Municipal em 1.ª votação pode mudar isso: prevê multa de R$ 1 mil para quem usar aparelho portátil com som acima de 45 decibéis (o equivalente ao barulho de um ar-condicionado ligado) em áreas residenciais.

A fiscalização deve ser realizada com auxílio da Polícia Militar nas atividades delegadas da Prefeitura. Os 6,5 mil integrantes da corporação, que hoje trabalham nas ações de zeladoria da cidade, devem ser ampliados para 10 mil até o fim do ano. Dessa forma, a população poderia acionar a corporação contra os infratores.

O projeto será votado em segunda discussão antes do recesso de janeiro e deve ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Hoje existe apenas uma lei federal, de 1965, que proíbe o uso de aparelhos sonoros nas ruas, mas não há registros de pessoas autuadas com base na legislação na capital.

A atual proposta surgiu em agosto de 2008, com o objetivo de criar uma legislação para coibir donos de carros que estacionam em postos de gasolina e ficam lá por horas com o som em alto volume. A cena é comum há mais de uma década no aquecimento para baladas da Vila Olímpia, zona sul, principalmente em postos da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Nas conveniências de bairros como Interlagos, perto de casas noturnas ao lado da Represa Guarapiranga, os donos de possantes aparelhos de som fazem até campeonatos mensais para ver quem tem o equipamento mais potente.

Abrangência. Nos últimos seis meses, porém, o projeto, de autoria dos vereadores Dalton Silvano (PSDB) e Antonio Carlos Rodrigues (PR), tornou-se mais abrangente. Por causa de reclamações de usuários do transporte público em relação ao som alto dentro de ônibus, trem, metrô e peruas, o texto da proposta incluiu a proibição dos aparelhos portáteis digitais e celulares.

'É um projeto que visa à saúde dos ouvidos das pessoas', resume Silvano. Comuns na região central e na Rua 25 de Março, os camelôs que usam carros de som de madeira com volume alto para anunciar a venda de CDs e filmes também estarão sujeitos à multa de R$ 1 mil, que dobra em caso de reincidência. Nas áreas de uso misto, onde há comércio e casas numa mesma rua, o limite do ruído em som portátil será de 65 decibéis, o equivalente ao barulho do toque de um celular.

Guerra musical. Uma das reclamações que chegaram à Câmara e motivaram a proposta é a guerra musical que ocorre no final do dia na Linha Vermelha do Metrô (Barra Funda-Itaquera). É comum ver, num mesmo vagão, evangélicos entoando hinos gospel em celulares com som no último volume e jovens ouvindo funk numa altura ainda maior.

'Existe uma disputa para ver quem coloca o som mais alto. É só entrar um evangélico no vagão com hino tocando no celular para a turma do funk aumentar o som. É horrível, cansei de reclamar no 156 e nunca tive resposta', conta Fátima Moreno Goes, de 36 anos, professora de ensino fundamental em uma escola estadual na Bela Vista, no centro, e moradora da Vila Matilde, na zona leste. Ela procurou a Câmara em julho para fazer a reclamação do som alto no Metrô.

Dentro dos ônibus e até nas salas de espera de hospitais públicos, o som alto em aparelhos MP4 e iPhones também gerou reclamações que chegaram ao Legislativo neste ano. 'O que custa a pessoa usar o fone de ouvido? Qualquer camelô vende o fone por R$ 5 no centro. A pessoa não usa porque acha legal as pessoas ficarem ouvindo sua música. São adolescentes sem educação, que usam a música para demarcar território. Os passageiros vêm reclamar comigo, mas não tenho o que fazer', critica o motorista de ônibus Walter Vicente Merguelino, de 46 anos.


Fonte: MSN/Estadão

Se for pra frente, palmas.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Não li o texto, mas aposto que a ideia é boa!!

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/10
· votar


Não li o texto, mas aposto que a ideia é boa!!
(2)

F.BankZ
Veterano
# nov/10
· votar


Se for pra frente, palmas.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


até nas salas de espera de hospitais públicos

Até nas enfermarias.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


E eles vão ter decibelímetros para ver se passou dos 45db?

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Não li o texto, vou ler;

Mas já adianto que, se for para acabar com a alegria dos funkeiros que põe aquelas porcarias de músicas na maior altura atrapalhando o sono alheio dentro do metrô, sou a favor;

fill.zanchez
Veterano
# nov/10
· votar


para acabar com a alegria dos funkeiros

e dos pagodeiros tmb!!! Aleluia!!!

Espero com esperança que isso seja aprovado!

GOREFESTA
Veterano
# nov/10
· votar


É comum ver, num mesmo vagão, evangélicos entoando hinos gospel em celulares com som no último volume e jovens ouvindo funk numa altura ainda maior.

Resumindo, é tudo culpa de Deus, do unicornio rosa, da alienação da religião e do mundo dominado pela tecnica
/oteenseateuagnosticoeousemelhantes

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Legal é que se o cara tocar eruption das 08:00 às 22:00 em uma casa de frente ao hospital com um Marshall 8080 Valvestate não tem problema.

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


... pra não dizer que estou sendo preconceituoso, que acabe com alegria de qualquer um que faça isso, princiapalmente das tiazinhas que vê a novela das 18:00 no celular na mó altura em pleno metrô lotado das 18:00 hrs;

Pow, custa comprar um fone?

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/10
· votar


Sou a favor, mas vai ser mais uma daquelas leis que ninguém vai fiscalizar e respeitar.

EternoRocker
Veterano
# nov/10
· votar


O celular é meu... eu comprei com som potente pra ouvir onde quiser...

Quem estiver achando ruim... que se exploda.

EternoRocker
Veterano
# nov/10
· votar


tiazinhas que vê a novela das 18:00 no celular na mó altura em pleno metrô lotado

Na boa... se eu ver uma tiazinha moscando com celulas lok@o no metrô.... eu tomo.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


A bazuca é minha, eu comprei potente pra poder explodir tudo.

Quem estiver achando ruim, será explodido.

mikia
Veterano
# nov/10
· votar


sou a favor. coisa mais chata que tem é andar toda concentrada na paisagem do lugar e passa um muleque com celular tocando sertanejo ou um funkzão bem alto. desconcentra né, po )):

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


essa lei é palhaçada, eu sou a favor da ubiquidade do funk

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


mikia

isso. funk carioca.

GOREFESTA
Veterano
# nov/10
· votar


A bazuca é minha, eu comprei potente pra poder explodir tudo.

Quem estiver achando ruim, será explodido.


ass: .jpg]Nemesis

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


GOREFESTA

Era chato ficar fugindo desse cara no RE 3 todo.

GOREFESTA
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro

Era chato ficar fugindo desse cara no RE 3 todo.

E era pior ainda pegar a manha daquela esquiva tosca para matar ele

som
Veterano
# nov/10 · Editado por: som
· votar


Legal é que se o cara tocar eruption das 08:00 às 22:00 em uma casa de frente ao hospital com um Marshall 8080 Valvestate não tem problema.

Há, basta reunir provas e testemunhas e ter paciência e coragem de registrar ocorrência. Chama-se perturbação do sossego alheio.

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda


http://www.planalto.gov.br/ccivil/Decreto-Lei/Del3688.htm

som
Veterano
# nov/10
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=JWH8J_u6cfs

exemplo de ação policial

faith_girl
Veterano
# nov/10
· votar


tinha de pegar o celular desse povo e enfia no cu

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


faith_girl

E ligar de 30 em 30 segundos pra fazer curtir o vibracal.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


brunohardrocker

muitos vão gostar

fill.zanchez
Veterano
# nov/10
· votar


faith_girl
tinha de pegar o celular desse povo e enfia no cu

uhauhauha imagino o policial fazendo isso com um funkeiro! Ah que alegria seria ver a cena...!

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Pow, custa comprar um fone?

Custa sim, + - R$10,00

faith_girl
Veterano
# nov/10
· votar


fico cabrera c essas coisas e sou bem fdp tbm e mando desliga a porcaria,vira e mexe eu bato boca c essa gente folgada dos infernos! qdo eu descia a serra direto tomava celular e falava q ia jogar na privada kkkkkkkkk os motoristas me chamavam de 'a pacifista' só pra enxe o saco.


brunohardrocker
tenho de concordar c o J. S. Coltrane pq aí n é castigo.

qew
Veterano
# nov/10
· votar


Tem que educar o brasileiro, não é porque a droga do celular que um filhodaputa compra em trocentas parcelas tem uma merda de um alto falante, que esse merda pode colocar a droga da musica que ele gosta e sair tocando ela na rua.

Deviam é proibir fabricar celulares com alto falantes, as funcionalidades tinham de ser semelhantes as de um mp4, que só se ouve com fone de ouvido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto prevê multa para som alto em celulares